Ajudar mendigos

Estás a falar da boca para fora com zero conhecimento de causa.

Tive colegas escuteiros que passavam claras dificuldades, emprestávamos material, comiam da comida de todos, passavam a farda de uns para os outros.
Deve ser dos hobbies mais baratos que podes ter, andar pelo mato a desfrutar da natureza é grátis, apenas para actividades pontuais precisam de ajuda para transportes e logística, e para muitas crianças andar em igualdade de circunstâncias é importantíssimo: ajuda a tirar a cabeça das dificuldades,dá tempo aos pais,ocupa os tempos livres, cria competências e valores etc.

Ainda gostava de saber qual é mesmo o problema, as associações desportivas e culturais das terras não fazem festas, eventos, rifas, leilões etc?
Não são muitas vezes adultos até?
Qual é mesmo a diferença?

Caramba, se há instituição que merece alguma compreensão será uma que promove um estilo de vida saudável, que cria valores e promove o contacto com a natureza e solidariedade nas crianças... enfim

Não concordam, não dêem, agora fazer juízos com base no vossa opinião rebuscada é lamentável.
Estou a falar de pessoas que nem sequer uma rede de suporte têm, quanto mais acesso a escuteiros. Tu é que falas sem conhecimento de causa e conheces a pobreza só perto de casa.

Esses que falas passam dificuldades, não são pobres. Também sei o que são, mas não são pobres.

E faço os juízos de valor que bem entender.

Estou a falar de pessoas que nem sequer uma rede de suporte têm, quanto mais acesso a escuteiros. Tu é que falas sem conhecimento de causa e conheces a pobreza só perto de casa.

Esses que falas passam dificuldades, não são pobres. Também sei o que são, mas não são pobres.

E faço os juízos de valor que bem entender.

Disseste "tretas" quando eu disse que nos escuteiros há gente de todas as classes. É isso que contesto com conhecimento de causa.

Depois desconversas com o nível de pobreza... Quem passa dificuldades não é pobre... [:D] Para ti ser pobre é só viver debaixo da ponte...
Eu sei bem das dificuldades que certos colegas meus tinham, e não te devo justificações.
E o acesso que tinham aos escuteiros era aparecer lá, iam a pé e perguntavam se podiam fazer as actividades, os pais nunca os vi tão pouco, juntavam os poucos euros para pagar (ou não) o seguro anual e pronto. Actividades íamos nos carros dos chefes etc, nada de extravagâncias.

Portanto, as tretas meu caro, não são minhas

Disseste "tretas" quando eu disse que nos escuteiros há gente de todas as classes. É isso que contesto com conhecimento de causa.

Depois desconversas com o nível de pobreza... Quem passa dificuldades não é pobre... [:D] Para ti ser pobre é só viver debaixo da ponte...
Eu sei bem das dificuldades que certos colegas meus tinham, e não te devo justificações.
E o acesso que tinham aos escuteiros era aparecer lá, iam a pé e perguntavam se podiam fazer as actividades, os pais nunca os vi tão pouco, juntavam os poucos euros para pagar (ou não) o seguro anual e pronto. Actividades íamos nos carros dos chefes etc, nada de extravagâncias.

Diferentes níveis de pobreza. Se estão numa zona com acesso a escuteiros, já não são tão pobres.

É a típica pobreza de cidade que desconhece que há pessoas que nem uns sapatos têm.

Devo admitir que por vezes sou mal educado com escuteiros, já vem de há muitos anos. :sh)

Porque é estúpido senão vejamos: escuteiros com Iphon6 no bolso ( papá paga) a pedir trocos à porta do supermercado? Qual é mesmo a lógica? É porque é uma boa acção, ou porque assim os papas vão ao cinema e jantar fora descansados pq os putos ficam nos escuteiros e fazer peditórios? Já cheguei a responder: "vai pedir ao teu paizinho".

Nota: sei: escuteiros de cidade.[:D]

Aqui na zona só vejo os escuteiros 2x, nas recolhas do Banco Alimentar.

Acho que nunca os vi a pedir para eles próprios (ao contrário de outras "instituições" menos conhecidas).

Que estranho, eu só os vejo pedir dinheiro para eles: para a viagem aqui, o acampamento ali.
Tenho ideia que se trata de um clube de férias onde os pais não pagam quota...

Eu ajudo sempre que posso
Como a maioria não escolhe ficar e dificuldades não faço distinções a quem dou.
A grande maioria dos casos são devido a erros ou infelicidades nas suas vidas, como qualquer humano já cometi vários erros e se calhar por sorte não estou no lugar de um deles, talvez por isso sinta alguma empatia e tenha menos dificuldades em abrir mão de 1 ou 2 euros

Porque é que será que quando miúdos escuteiros me vem logo à memória a juventude Itleriana e a mocidade Portuguesa? será pelo fardamento?
E porque será que quando vejo um escuteiro já com idade para ter juizo muito ligado aos miúdos, penso logo em pedófilia?

Diferentes níveis de pobreza. Se estão numa zona com acesso a escuteiros, já não são tão pobres.

É a típica pobreza de cidade que desconhece que há pessoas que nem uns sapatos têm.

Já percebi, a diferença aqui é o conceito de pobreza.

"Pobre" para ti é um mendigo de mão estendida. Quem tiver 300€/mês para ti já não é pobre, está na classe média.

Havia e há pessoas de vários extratos sociais, claro! E a vantagem é mesmo essa! E conseguindo ser "auto-suficientes", dá para incutir sentido de responsabilidade aos putos.

Iamos nos carros dos chefes, ou de comboio, ou de camioneta, ou a pé... Velhos tempos, esses. Lembro-me de irmos acampar para a serra de valongo, irmos de comboio, depois fazermos kms valentes a pé... Chegarmos, prepararmos tendas, outros a preparar as coisas para a cozinha improvisada, cada um tinha uma tarefa, e as coisas fluiam quase que organicamente. A noite, depois de jantar e tudo lavado e arrumado, a fogueira, as historias, as canções...

Deixaste-me nostálgico, agora...

E porque será que quando vejo um escuteiro já com idade para ter juizo muito ligado aos miúdos, penso logo em pedófilia?

É como os professores, são todos pedófilos. Já com idade para terem juízo e ainda andam pelas escolas ligados aos miúdos... [:D]

Eh pá, querias que as coisas funcionem sem responsáveis? [:D]

Que estranho, eu só os vejo pedir dinheiro para eles: para a viagem aqui, o acampamento ali.

Na última festa de uma terrinha aqui ao lado, as colectividades montaram barraquinhas de comes e bebes, entre as quais as dos escuteiros.

Aquilo estava sempre com fila, e estavam sempre a vender moelas, feveras no pão, caldo verde, bolos, vinho, etc.

É claro que os "materiais" foram doações dos pais/familiares, e o dinheiro reverteu para os escuteiros.

Tenho a dizer que têm lá 10€ meus, mas as moelas estavam muito boas [:D]

É como os professores, são todos pedófilos. Já com idade para terem juízo e ainda andam pelas escolas ligados aos miúdos... [:D]

Eh pá, querias que as coisas funcionem sem responsáveis? [:D]

Isso e treinadores de futebol das camadas jovens - pedófilos!

E os pediatras? Nesses ninguém fala...

Eles, como já disseram aqui, não pedem dinheiro! Fazem eventos, vendas, etc, para angariarem dinheiro para as actividades. Quem quer dá, quem não quer, não dá, simples. Quando "ajudo", também obtenho algo em troca. Não é por 1€ de um pão com chouriço, que até o vou comer, que vou ficar mais pobre.

No meu caso, detestava fazer vendas, outros tinham talento natural para isso, tanto que hoje em dia estão na área comercial. No entanto, quando havia eventos, lá estava eu para alombar noutras tarefas.

1. Não era numa cidade, era numa pequena vila.
2. Já percebi que precisas de exemplos (não queria ter que chegar aqui) Tinha um colega que morava naquilo que era basicamente um barracão velho amplo com telhas e vigotas de madeira à vista com apenas um magro ordenado a sustentar 3 pessoas, que aparecia muitas vezes sem ter comido nada nesse dia, tive outros que vinham de uma família problemática com antecedentes criminais e má reputação...
Como tinham sapatos se calhar não eram pobres... enfim
3. Reitero, nos escuteiros há todo o tipo de classes sociais, especialmente nas terras e aldeias mais pequenas onde há menos disparidades entre classes que em cidades.

Obviamente, e usando bom senso não falamos de pobreza extrema e miséria, onde as prioridades são sobreviver, mas isso deveria ser óbvio.
Pelos vistos não é...

Repito, quantas associações culturais, desportivas, recreativas etc fazem angariações de verbas de toda a espécie junto do público, para jogar à bola, para fazer teatro, para o rancho, para desportos vários, para música, para a igreja etc... Quase todas.

Mas subitamente os escuteiros, cujo target são crianças, que incute valores sólidos e um sentido de responsabilidade social e ambiental, que fazem voluntariado, cujos responsáveis adultos são voluntários, é que são criticados por venderem rifas e terem autonomia para fazerem algumas das suas actividades?
Não consigo encontrar lógica a quem critica isto... sinceramente.

já agora alguns trabalhos mais recentes dos meninos ricos dos iphone que só olham para o seu umbigo e lazer.

https://www.escoteiros.pt/noticias/2017/07/castanheira-pera-150-escoteiros-ajudaram-nos-incendios/

http://observador.pt/2017/06/19/os-escuteiros-que-distribuiram-comida-a-mais-de-560-bombeiros/

e a titulo informativo para quem faz distinção nas dadivas e não as quer direcionar para fações religiosas:
escuteiros (cne) - ligados a igreja católica
escoteiros (aep) - não estão ligados a nenhuma religião

Já percebi, a diferença aqui é o conceito de pobreza.

"Pobre" para ti é um mendigo de mão estendida. Quem tiver 300€/mês para ti já não é pobre, está na classe média.

Conheço pessoal "pobre" a ganhar 1.000 euros por mês, mas que considero que apenas passam dificuldades. E pessoal a viver bem a ganharem o salário mínimo.

Agora quem é realmente pobre tem prioridades muito bem definidas e hobbys não é uma delas. Esses são aqueles que passam dificuldades.

1. Não era numa cidade, era numa pequena vila.
2. Já percebi que precisas de exemplos (não queria ter que chegar aqui) Tinha um colega que morava naquilo que era basicamente um barracão velho amplo com telhas e vigotas de madeira à vista com apenas um magro ordenado a sustentar 3 pessoas, que aparecia muitas vezes sem ter comido nada nesse dia, tive outros que vinham de uma família problemática com antecedentes criminais e má reputação...
Como tinham sapatos se calhar não eram pobres... enfim
3. Reitero, nos escuteiros há todo o tipo de classes sociais, especialmente nas terras e aldeias mais pequenas onde há menos disparidades entre classes que em cidades.

Obviamente, e usando bom senso não falamos de pobreza extrema e miséria, onde as prioridades são sobreviver, mas isso deveria ser óbvio.
Pelos vistos não é...

Repito, quantas associações culturais, desportivas, recreativas etc fazem angariações de verbas de toda a espécie junto do público, para jogar à bola, para fazer teatro, para o rancho, para desportos vários, para música, para a igreja etc... Quase todas.

Mas subitamente os escuteiros, cujo target são crianças, que incute valores sólidos e um sentido de responsabilidade social e ambiental, que fazem voluntariado, cujos responsáveis adultos são voluntários, é que são criticados por venderem rifas e terem autonomia para fazerem algumas das suas actividades?
Não consigo encontrar lógica a quem critica isto... sinceramente.

Eu critico que crianças façam esse tipo de actividades, seja ou não nos escuteiros.

Eu critico que crianças façam esse tipo de actividades, seja ou não nos escuteiros.

Por onde começar...

És portanto contra qualquer tipo de associativismo onde existam crianças que ajudem em quermesses, tasquinhas, rifas, peditórios e afins.
Onde é que se admite que crianças e adolescentes lutem por aquilo que gostem, que ajudem e trabalhem para um bem comum. Enfim

Ok, está no teu direito de criticar, e eu estou no direito de achar que é infundado e utópico.

Voltar
Superior