ADSE - Vale a pena?

Acho que o caminho para a ADSE passa não pela sua extinção, mas sim por uma revisão das tabelas de pagamento, que se encontram claramente desatualizadas.

Relativamente à conversa dos funcionários do privado relativamente aos do público, já não há paxorra. Tanta injustiça social... Porque trabalham 35h... Mas no que é que se traduz mesmo em temos de produtividade aumentar a carga horária dos funcionários públicos de 35 para 40h? E nas contas do estado? Hum? E será que os funcionários do público têm incentivos como os do privado? Nomeadamente prémios de produtividade.. Ou horas extra.. Trata-se de carreiras estagnadas sem grandes perspetivas de futuro e com vencimentos sempre iguais (e nivelados por baixo) todos os meses.

Mas o tuga é bom é a reclamar, e a catar injustiças. Somos um povo de desgraçadinhos.

Coitadinhos, pagam 3,5% do salário por um seguro universal que quase qualquer hospital privado aceita - são 35€ num salário mensal de 1000€, veja-se a brutalidade.
Mas se eu, que ganho exactamente o mesmo e pago exactamente os mesmos impostos, quiser ter também um seguro médico, pagar só 35€ por mês e ter as mesmas benesses, chupo no dedo. Sou português de 2ª?

Onde é que conseguem consultas num dentista com acordo com a ADSE?
Na zona onde moro não existe um único! Tal como não existe de muitas outras especialidades, como dermatologia por exemplo.

Onde é que conseguem consultas num dentista com acordo com a ADSE?
Na zona onde moro não existe um único! Tal como não existe de muitas outras especialidades, como dermatologia por exemplo.

Não sei onde moras, mas o Hospital da Luz tem (ou tinha?).

EDIT: E tem Dermatologia, não sei é se com ou sem acordo...

Última edição:
Acho que o caminho para a ADSE passa não pela sua extinção, mas sim por uma revisão das tabelas de pagamento, que se encontram claramente desatualizadas.

Relativamente à conversa dos funcionários do privado relativamente aos do público, já não há paxorra. Tanta injustiça social... Porque trabalham 35h... Mas no que é que se traduz mesmo em temos de produtividade aumentar a carga horária dos funcionários públicos de 35 para 40h? E nas contas do estado? Hum? E será que os funcionários do público têm incentivos como os do privado? Nomeadamente prémios de produtividade.. Ou horas extra.. Trata-se de carreiras estagnadas sem grandes perspetivas de futuro e com vencimentos sempre iguais (e nivelados por baixo) todos os meses.

Mas o tuga é bom é a reclamar, e a catar injustiças. Somos um povo de desgraçadinhos.

Eles por mim até podiam trabalhar 30h por semana.

Desde que eu quando vou a um departamento do estado enquanto utente, não esteja uma fila enorme e os 2 energumeos a trabalhar com a maior calma e lentidão do mundo e ainda se dão ao luxo de perder tempo com utentes a falar de estarem velhos.

Epá poupem-me.

Em muitas coisas as 35h semanais são um problema. Penso em escolas e infantários e horarios de funcionamento das repartições (principalmente nas zonas rurais). Penso em hospitais... sim, na GRANDE maioria das vezes as 40h em vez das 35h dariam uma folga muito maior para manter serviços em vários departamentos, sem contratação de mais pessoal (portanto mais despesa).

Os ordenados são mais baixos que no privado? Só para cargos mais diferenciados, porque na grande maioria dos casos são mais elevados que no privado.
A quantidade de auxiliares em várias posições com ordenados bastante superiores aos que fazem o mesmo trabalho em empresas privadas é bastante significativo.

Já agora, os 3,5% são sobre o ordenado base ou sobre o bruto, isto é, subsídios contam para o aumento dos 3,5%? e ajudas de custo também?

Pois eu acho mal. Na prática basta ou bastava ser familiar de FP para se ter passes quase à borla, consultas quase à borla , etc.

É certo que pode haver um desconto extra por parque de quem era FP mas todo o salário sai do bolso dos contribuintes.

Trabalhar 5h por dia e ainda sustentar familiares deles? É bonito de dizer isso de quem vai todos os dias trabalhar 8 ou 9h para ganhar 600 euros, ó, eu diria que é impecável. Ou mesmo se quisermos comparar com um funcionário do estado há 10 anos a recibos verdes que ao lado dele tem destes casos.....

Mas e qual âmbito social.......falamos de alguem que não desconta há 20 anos !

Na prática basta ser familiar ? Tretas... tenho cá em casa que trabalhe há 30 anos e apenas em 2/3 desses anos é que usufruiu da ADSE. Sabes porquê? Porque nesse período trabalhou para o Estado e VOLUNTÁRIAMENTE, inscreveu-se na ADSE. Fora isso, sempre trabalhou no privado e nunca reuniu condições para usufruir dos tais pseudo-benefícios.

Qual é a lógica do salário sair do bolso dos contribuintes? Tretas de novo .... Trabalhas, pagam-te, no público ou no privado. Ou então podemos ver a coisa de outra maneira... Trabalhas numa empresa, certo? Tem lucros certo? Ainda bem! Paga IRC, certo? E o IRC vai para o OE, certo? Que é para se ter serviços públicos, escolas, estradas, etc .... blablabla... Já pensaste que ela ao pagar-te a ti está a diminuir o valor que vai para o OE? Então nesse caso o teu vencimento também vem do OE, certo ?

Ahhh espera, trabalha numa IPSS ? tchiiii Não pagam imposto... o OE é que te paga! fenomenal!!!

Trabalha 5 h por dia ?!? Essa não percebi...

Ah ó Omega eu não disse tudo [:p]

Então é assim ( e porque falavas em questão social que até podia ser, mas... )

- O marido ganha quase 1000 liquidos por mês enquanto FP
- A mulher não desconta há 20 anos
- A mulher tem consultas a 4 euros no dentista ( creio que agora já não , mas foi há pouco tempo diga-se )
- Vivem num apartamento de haitação social, pagam tipo 100 e tal euros de renda.
- Chegaram a gastar 10 ou 15 mil euros num carro novo.

Vai daí, a minha opinião deveria ser que o estado deveria pelo menos questionar o porquê de atribuir uma coisa social a alguem que na familia directa tem um carro de 15 mil euros.

Não quero fazer de inspector social ou de finanças, e nem falo por mim, mas por todas as pessoas honestas, e, diga-se, que ninguem é santo e eu nem estou a apontar o dedo a quem o faz, mas sim ao estado que devia supervisionar melhor.

Pá ..... [:D]

Olha lá:

- Brutos: 1300 x 3,5% = 45,50/mês - nem me lembro se é x 12 ou 12, mas sejam 12 = €546,00 ano paga ele por ter ADSE
- a mulher não desconta, mas ele deverá pagar mais alguma coisa por isso - nem sei nem quer saber quanto... Se não trabalha porque raio terá que descontar;
- a 4 euros mês a consulta se me arranjares alguma avisa. Eu nem com adse + seguro de saúde consigo isso.
- a CM que Atualize as rendas ...
- 10 ou 15 mil por uma carro é muito ? - pode ser ou não, mas um tipo que compre um de €50.000,00 também pode ter os mesmos benefícios ... está bem? Não. está mal. Alterem a lei!

Por aqui ...

Eles por mim até podiam trabalhar 30h por semana.

Desde que eu quando vou a um departamento do estado enquanto utente, não esteja uma fila enorme e os 2 energumeos a trabalhar com a maior calma e lentidão do mundo e ainda se dão ao luxo de perder tempo com utentes a falar de estarem velhos.

Epá poupem-me.

Livro amarelo conheces ?

Há serviços onde agradeciam que o usasses...

Coitadinhos, pagam 3,5% do salário por um seguro universal que quase qualquer hospital privado aceita - são 35€ num salário mensal de 1000€, veja-se a brutalidade.
Mas se eu, que ganho exactamente o mesmo e pago exactamente os mesmos impostos, quiser ter também um seguro médico, pagar só 35€ por mês e ter as mesmas benesses, chupo no dedo. Sou português de 2ª?

Andas a escolher mal as companhias de seguros... Eu tenho um para 4 pessoas, extra ADSE em que pago por mês menos de €40,00.

Em muitas coisas as 35h semanais são um problema. Penso em escolas e infantários e horarios de funcionamento das repartições (principalmente nas zonas rurais). Penso em hospitais... sim, na GRANDE maioria das vezes as 40h em vez das 35h dariam uma folga muito maior para manter serviços em vários departamentos, sem contratação de mais pessoal (portanto mais despesa).

Os ordenados são mais baixos que no privado? Só para cargos mais diferenciados, porque na grande maioria dos casos são mais elevados que no privado.
A quantidade de auxiliares em várias posições com ordenados bastante superiores aos que fazem o mesmo trabalho em empresas privadas é bastante significativo.

Já agora, os 3,5% são sobre o ordenado base ou sobre o bruto, isto é, subsídios contam para o aumento dos 3,5%? e ajudas de custo também?

Auxiliares ? Claro que também os há. Ganham mais do que no privado. Num casos sim, noutros não.

Tens noção que a maioria dos Funcionários públicos exercem atualmente funções que requerem formação de nível superior? Faz a comparação por aí. Pessoas com o mesmo nível de formação, com funções equivalentes no público e no privando e na banca, no seguros, ... e depois falamos.

Auxiliares ? Claro que também os há. Ganham mais do que no privado. Num casos sim, noutros não.

Tens noção que a maioria dos Funcionários públicos exercem atualmente funções que requerem formação de nível superior? Faz a comparação por aí. Pessoas com o mesmo nível de formação, com funções equivalentes no público e no privando e na banca, no seguros, ... e depois falamos.

Faço sim e vejo as seguintes profissões (na minha área) bem melhor pagas no público que no privado, principalmente em início de carreira:

Farmacêuticos, Técnicos de Farmácia, Audiologistas têm ordenados superiores (por vezes muito superiores) no público que no privado.

Safam-se os enfermeiros (e só se comparados com os que trabalham nos grandes hospitais privados) e os médicos (que trabalham quase exclusivamente em regime de prestação de serviços para o privado).

Falo apenas em profissões em que tenho conhecimento de causa e das quais tenho a certeza. Outros técnicos Superiores de saúde podem ter realidades distintas, mas não tenho conhecimentos que me permitam dizer que sim ou que não.

€40,00 total. 2 adultos + 2 adolescentes a caminhar para a idade adulta.

Omega, desculpa mas algo está errado no que dizes. Esse produto não existe no mercado nacional. Um SEGURO de saúde a 40€ para um agregado familiar? Eu trabalho com Medis, Multicare e AdvanceCare todos (TODOS) os dias e não conheço nada que tenha valores sequer da mesma ordem de grandeza que mencionas...

Será que o que tens é um cartão de descontos? Aí já acredito...

Voltar
Superior