ADSE - Vale a pena?

Omega, desculpa mas algo está errado no que dizes. Esse produto não existe no mercado nacional. Um SEGURO de saúde a 40€ para um agregado familiar? Eu trabalho com Medis, Multicare e AdvanceCare todos (TODOS) os dias e não conheço nada que tenha valores sequer da mesma ordem de grandeza que mencionas...

Será que o que tens é um cartão de descontos? Aí já acredito...

Um desses que tu referiste acima.

Faço sim e vejo as seguintes profissões (na minha área) bem melhor pagas no público que no privado, principalmente em início de carreira:

Farmacêuticos, Técnicos de Farmácia, Audiologistas têm ordenados superiores (por vezes muito superiores) no público que no privado.

Safam-se os enfermeiros (e só se comparados com os que trabalham nos grandes hospitais privados) e os médicos (que trabalham quase exclusivamente em regime de prestação de serviços para o privado).

Falo apenas em profissões em que tenho conhecimento de causa e das quais tenho a certeza. Outros técnicos Superiores de saúde podem ter realidades distintas, mas não tenho conhecimentos que me permitam dizer que sim ou que não.

Farmaceuticos no público a ganhar bem ?!? Estranho. Tenho ideia exatamente contrária.

Aliás qual a % de farmácias públicas ?

Deixem-se de *****s quem for bom e/ou bom vendedor tem uma potencialidade de rendimentos mensais muitas vezes superior a qualquer FP na esmagadora maioria das áreas.

Em muitas coisas as 35h semanais são um problema. Penso em escolas e infantários e horarios de funcionamento das repartições (principalmente nas zonas rurais). Penso em hospitais... sim, na GRANDE maioria das vezes as 40h em vez das 35h dariam uma folga muito maior para manter serviços em vários departamentos, sem contratação de mais pessoal (portanto mais despesa).

Os ordenados são mais baixos que no privado? Só para cargos mais diferenciados, porque na grande maioria dos casos são mais elevados que no privado.
A quantidade de auxiliares em várias posições com ordenados bastante superiores aos que fazem o mesmo trabalho em empresas privadas é bastante significativo.

Já agora, os 3,5% são sobre o ordenado base ou sobre o bruto, isto é, subsídios contam para o aumento dos 3,5%? e ajudas de custo também?

Sobre o vencimento + subsídios.

A que ajudas de custo te referes?

Na prática basta ser familiar ? Tretas... tenho cá em casa que trabalhe há 30 anos e apenas em 2/3 desses anos é que usufruiu da ADSE. Sabes porquê? Porque nesse período trabalhou para o Estado e VOLUNTÁRIAMENTE, inscreveu-se na ADSE. Fora isso, sempre trabalhou no privado e nunca reuniu condições para usufruir dos tais pseudo-benefícios.

Qual é a lógica do salário sair do bolso dos contribuintes? Tretas de novo .... Trabalhas, pagam-te, no público ou no privado. Ou então podemos ver a coisa de outra maneira... Trabalhas numa empresa, certo? Tem lucros certo? Ainda bem! Paga IRC, certo? E o IRC vai para o OE, certo? Que é para se ter serviços públicos, escolas, estradas, etc .... blablabla... Já pensaste que ela ao pagar-te a ti está a diminuir o valor que vai para o OE? Então nesse caso o teu vencimento também vem do OE, certo ?

Ahhh espera, trabalha numa IPSS ? tchiiii Não pagam imposto... o OE é que te paga! fenomenal!!!

Trabalha 5 h por dia ?!? Essa não percebi...
Vocês FP lidam muito mal com o facto de muitos terem grandes ordenados e regalias e haver quem não concorde com isso.

E não é tretas , é a minha opinião baseada em factos.

E sim era 5h por dia ! ou achas que estou a inventar? era bom. Felizmente não é assim em toda a FP.

O que é que um país ( falido como o nosso ) tem a ver com uma empresa que dá lucros?

Eu acho é que há pessoas que lidam mal com o facto de uma fatia muito significativa dos FPs serem quadros superiores, com o que isso acarreta em termos monetários....

Vocês FP lidam muito mal com o facto de muitos terem grandes ordenados e regalias e haver quem não concorde com isso.

E não é tretas , é a minha opinião baseada em factos.

E sim era 5h por dia ! ou achas que estou a inventar? era bom. Felizmente não é assim em toda a FP.

O que é que um país ( falido como o nosso ) tem a ver com uma empresa que dá lucros?

Estás a falar para a pessoa errada. EU claramente não lido mal com isso. Aliás se lidasse nem poderia em termos práticos exercer a função que exerço! Por mim quanto mais as pessoas ganharem melhor!

As 5h por dia continuo a não perceber onde queres chegar ... o pessoal balda-se é isso ? Também já trabalhei no setor privado. também se baldavam lá. O filme é o mesmo. Então nalgumas grandes empresas até mete dó ...

País falido como o nosso/lucro empresarial ? - Não há relação?!? - Há e muita. Felizmente no nosso país há muitas e boas empresas a apresentar muito bons resultados económicos, financeiros e fiscais.

O problema é a quantidade de "cancros" que foge à norma.

Quanto às tretas, não me vou repetir. Estou habituado a lidar com factos, e o que apresentei foram factos e não divagações. Adiante ...

Onde é que conseguem consultas num dentista com acordo com a ADSE?
Na zona onde moro não existe um único! Tal como não existe de muitas outras especialidades, como dermatologia por exemplo.

Dermatologistas que não querem receber 12 ou 13€ brutos por consulta. Como se atrevem... [:D]

Pá ..... [:D]

Olha lá:

- Brutos: 1300 x 3,5% = 45,50/mês - nem me lembro se é x 12 ou 12, mas sejam 12 = €546,00 ano paga ele por ter ADSE
- a mulher não desconta, mas ele deverá pagar mais alguma coisa por isso - nem sei nem quer saber quanto... Se não trabalha porque raio terá que descontar;
- a 4 euros mês a consulta se me arranjares alguma avisa. Eu nem com adse + seguro de saúde consigo isso.
- a CM que Atualize as rendas ...
- 10 ou 15 mil por uma carro é muito ? - pode ser ou não, mas um tipo que compre um de €50.000,00 também pode ter os mesmos benefícios ... está bem? Não. está mal. Alterem a lei!

Nao mas eu nao tou a dizer que é muito, só que é uma ofensa para quem realmente passa dificuldades.....

4 euros de consulta.....a câmara actualizar as rendas....pois estás a ver como em certa medida nestes casos me dás razão?

Mal ? Depende do caso... Mas quem se está aqui a queixar é quem não é FP. Que venham então para a FP, esse mundo maravilhoso!!! [:D]
Por acaso é mais ao contrário. Muitos dos que se queixam até são mesmo FP.

De resto estás a bater na porta errada porque eu e tantos aqui somos " os primeiros " a dizer que há FP muito mal pagos mesmo que sejam competentes.

Estás a falar para a pessoa errada. EU claramente não lido mal com isso. Aliás se lidasse nem poderia em termos práticos exercer a função que exerço! Por mim quanto mais as pessoas ganharem melhor!

As 5h por dia continuo a não perceber onde queres chegar ... o pessoal balda-se é isso ? Também já trabalhei no setor privado. também se baldavam lá. O filme é o mesmo. Então nalgumas grandes empresas até mete dó ...

País falido como o nosso/lucro empresarial ? - Não há relação?!? - Há e muita. Felizmente no nosso país há muitas e boas empresas a apresentar muito bons resultados económicos, financeiros e fiscais.

O problema é a quantidade de "cancros" que foge à norma.

Quanto às tretas, não me vou repetir. Estou habituado a lidar com factos, e o que apresentei foram factos e não divagações. Adiante ...

Eu não estou a duvidar dos teus factos mas tu tens esses e eu tenho outros.

Sim horários de 5h, e ninguém se baldava, era o horário obrigatório ! O que não impede que numa junta de freguesia que tambem conheci, trabalhavam das 9 às 18h. Há de tudo.
Agora não me digas que ficas surpreendido de haver tantos FP's a trabalhar quase em part time .....

E lá estás tu a falar do privado.....mas vocês batem sempre na mesma tecla? No privado quem paga não é o contribuinte......

Nao mas eu nao tou a dizer que é muito, só que é uma ofensa para quem realmente passa dificuldades.....

4 euros de consulta.....a câmara actualizar as rendas....pois estás a ver como em certa medida nestes casos me dás razão?

Mas só é possível os €4,00 se o preço base da consulta for baixo. Ora quem determina o preço da consulta é o médico. A ADSE comparticipa com x% com limite de ....

Quantos às CM, que atualizem as rendas sim, mas se não atualizam que culpa tem a ADSE ?!?

Por acaso é mais ao contrário. Muitos dos que se queixam até são mesmo FP.

De resto estás a bater na porta errada porque eu e tantos aqui somos " os primeiros " a dizer que há FP muito mal pagos mesmo que sejam competentes.

Eu disse queixam, AQUI, no fórum ... Eu não me queixo. Para o bem o para o mal foi a opção que fiz. Se estivesse noutro lado público ou privado era igual.

Voltar
Superior