Acidente num ponto negro

A sensação numa situação dessas é de total impotência. A traseira ganha vida muito muito depressa, e num momento estamos a ver o interior da curva, e no segundo a seguir estamos a ver o exterior da mesma. O grande problema para mim nos carros actuais, quando a traseira foge, é a direcção pouco directa. Num controlo desse género que tu tentaste fazer, o volante é demasiado lento para a situação.

E não só. O facto de ser tão leve e artificial dá uma falsa sensação de segurança. Torna-se mais difícil perceber como se deve tentar corrigir, qual o peso certo a aplicar.

Enfim, agora é juntar isso a um condutor inexperiente e a um traçado que mal conhecia. Pensando bem, não ter batido mal a traseira se soltou já não foi mau. [:D]:sh)

On topic: Se o Jaguar tem ESP, assim a reacção do condutor não tivesse sido bruta como pareceu e possivelmente tinha-se evitado a situação.

Só que lá está, é muito fácil falar. Só quem vive o momento e acaba por falhar sabe qual é a sensação. A tal de impotência, talvez de algum medo, quando a traseira se vai.

, acho que me acobardei com a chicotada...

É complicado para quem tem muito pouco de prática [;)]

A chicotada assusta, já levei algumas, no meu carro e no carro de outros e mesmo depois de ja ter virado alguns carros mas sem consequências é uma sensação sempre diferente.

Ainda hoje me assustei, ia a circula a 70/80 quando passo por uma depressão do asfalto e o gajo da frente trava a fundo, eu travei quando a suspensão ficou esticada da lomba, tive a sensação de travar no ar, e quando o gajo assentou as rodas bloquearam...

Carro sem ABS...já nem me lembrava de como era um travagem a fundo num carro destes [:D]

muitos de voces dizem.....que devemos contrabecar e acelerar o maximo...

mas tem cabimento? nao tenho muita experiencia a nivel de conducao...

mas ja conduzi horas e horas um jipe nos montes e na estrada....e num carro tracao traseira se ele fugir devemos tirar o pe do acelerador que ele agarra logo..

num carro traccao a frente como voces dizem...devemos acelerar....

entao e quando o carro volta dps a agarrar a estrada? quantos tem a rapidez de tirar o pe do acelerador?

se vao contra becar...o volante esta virado para o outro lado... se aceleram o carro quando agarra vai sair disparado para esse sitio....

ou nao?

pelo que ja tenho sentido..tirar os pes dos pedais e controlar com o volante... é o melhor

mas ja conduzi horas e horas um jipe nos montes e na estrada....e num carro tracao traseira se ele fugir devemos tirar o pe do acelerador que ele agarra logo..

entao e quando o carro volta dps a agarrar a estrada? quantos tem a rapidez de tirar o pe do acelerador?

se vao contra becar...o volante esta virado para o outro lado... se aceleram o carro quando agarra vai sair disparado para esse sitio....

ou nao?

pelo que ja tenho sentido..tirar os pes dos pedais e controlar com o volante... é o melhor

Naturalmente, é preciso saber dosear a coisa. Eu, pessoalmente, ainda não sei.

Mas nesta situação, num FWD, se travas e fazes contrabrecagem...a probabilidade de fazeres um pião sobe. Até pode ser benéfico, desde que não venha ninguém atrás de ti. [:D]

ou nao?

A cena é tentares controlar o "drift" digamos.

Ou seja, não é acelerar à maluca, nem contrabrecar à maluca.

Naquela situação, e não sabemos todos os "ses", travar é dizer " vira-te ao contrário" e viu-se.

Num FWD se tirares o pé em apoio também te viras ao contrário, e até é mais complicado controlar uma traseira de um FWD quando foge.

Mas na teoria é mais fácil, não há nada como exprimentar, porque sentir um carro a fugir assusto muita gente, e aí perde-se a noção de tudo.

mas fazer conducao ha la drifter...nao é qualquer um...

porque se o carro escorrega...tu aceleras...as rodas vao patinar...e pode chegar uma altura que patine bastante rotacao sobe rapido e derepente...agarra a estrada....la vais tu disparado

mas fazer conducao ha la drifter...nao é qualquer um...

porque se o carro escorrega...tu aceleras...as rodas vao patinar...e pode chegar uma altura que patine bastante rotacao sobe rapido e derepente...agarra a estrada....la vais tu disparado

Por isso é que não é acelerar prego a fundo. É como contrabrecar, se fazes demais o que te lixa mesmo é a chicotada...e quando pensas que o agarraste e ele sai-te disparado [;)]

A ver se entendi:

Nesta situação do Jag, quando a traseira descola, vira-se o volante para o mesmo lado em que a traseira vai depois de descolar, certo?

Eu penso que não se deve levantar o pé do acelerador, mas acelerar a fundo não será a melhor solução. O melhor é seguir a intuição: acelerar quando temos a contrabrecagem feita e o carro a começar a endireitar-se longitudionalmente com a estrada, levantar o pé conforme o carro se desvia novamente do eixo longitudional da estrada, e iniciar nova contrabrecagem para o lado contrário, com acelerador. Ou seja, acelerar enquanto ele vai para o sentido que queremos, e levantar o pé quando ele se desvia do mesmo. My opinion. Tem resultado até agora.

A ver se entendi:

Nesta situação do Jag, quando a traseira descola, vira-se o volante para o mesmo lado em que a traseira vai depois de descolar, certo?

Se o condutor tivesse alguma (diga-se que muita) experiência neste tipo de situações podia virar o volante para o mesmo lado que foge a traseira mas tinha de controlar com o acelerador, provavelmente pisar a fundo e depois endireitar a saída da curva, mas vem já alguém e confirma ..

A ver se entendi:

Sim, mas naquela situação (e em qualquer uma, mas especialmente nesta) penso que tinha de ser feito com muito rigor e sensibilidade porque o carro ia muito depressa...viu-se que um simples toque no volante, com uma travagem no momento errado fez o carro fugir imediatamente para o outro lado.

É complicado para quem tem muito pouco de prática [;)]

A chicotada assusta, já levei algumas, no meu carro e no carro de outros e mesmo depois de ja ter virado alguns carros mas sem consequências é uma sensação sempre diferente.

Ainda hoje me assustei, ia a circula a 70/80 quando passo por uma depressão do asfalto e o gajo da frente trava a fundo, eu travei quando a suspensão ficou esticada da lomba, tive a sensação de travar no ar, e quando o gajo assentou as rodas bloquearam...

Carro sem ABS...já nem me lembrava de como era um travagem a fundo num carro destes [:D]

Este post tinha-me passado.

Enfim, nada como testar várias vezes num sítio deserto, com muito espaço. E mesmo assim só se fica com uma ideia, dado que há varios factores que podem alterar o comportamento do carro.

Eu não cheguei a fazer pião, mas teria sido preferível. Obviamente, estas coisas não se escolhem. [;)]

Desculpem estar a diversificar o tópico mas acho que neste vídeo podemos ver como se faz para controlar uma situação parecida com a que estamos a debater.

Mas ver e falar é fácil, agora aplicar é que é complicado.

Era o que eu pensava.
Já tive uma situação numa rotunda de alcatrão liso aqui perto de casa em que a fiz por dentro a cerca de 40 kms/h e em que a traseira a partir do meio da rotunda me começou a fugir e eu simplesmente virei um pouco para a direita(mesmo lado para o qual a traseira fugia), ia com o pé a carregar ligeiramente no acelerador e quando o carro endireitou senti uma pequena chicotada.
De referir que foi a 1ª vez que o carro me fugiu e na altura senti que algo não estava bem e só quando comecei a virar o volante para me dirigir à saída percebi que a traseira estava a fugir.
A pouca correcção de volante que fiz aliado a uma baixa velocidade ajudaram a que não fosse nada de grave, pois não me apercebi imediatamente o que se passava :sh)

Obrigado a quem confirmou [;)]

A ver somos todos dotados, mas parece-me pela repentina viragem de direcção que o condutor se asustou com a traseira. talvez um segundo mais tarde e o ESP tinha resovido o problema.

O raid também ajudou a festa.

Este?

imagem.asp
[:D][:p]

É rail não raid... [;)]

ou nao?

Como já disseram não se faz as coisas "a maluca", não é acelerar a fundo e trancar a direcção. Tens que acelerar e virar o volante na proporção certa e uma questão de sensibilidade e experiência. Quando o carro começa a se endireitar começas a virar o volante para a saída da curva para evitar ao maximo a chicotada.

Há situações em que os joguinhos de video são muito porreiros...
Embora sejam completamente irrealistas em quase tudo, o aspecto do virar para o lado X na situação Y, está presente!

O carro já me fugiu com óleo o que provocou saída de traseira, e foi com os ..."conhecimentos" dos joguinhos que me safei.

Desculpem estar a diversificar o tópico mas acho que neste vídeo podemos ver como se faz para controlar uma situação parecida com a que estamos a debater.

Mas ver e falar é fácil, agora aplicar é que é complicado.

Aqui penso que entra outra coisa que é o carro poder estar afinado para isso mesmo. Para poder andar "de lado" sem grandes surpresas.
Aquela caixa... levou ali uns pregos. [:D]

Voltar
Superior