Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Penso que isso, quase todos os que gostam de conduzir e têm noção do que pode acontecer quando se anda na estrada, fazem. O problema são os outros que andam de carro e nem se apercebem que andam de luzes apagadas à noite, que andam com os limpa pára-brisas ligados sem chover, não sabem onde se liga o farol de nevoeiro, etc, quanto mais preocuparem-se em conhecer o carro. Daí ter dito anteriormente que seria importante, a nível da segurança rodoviária, haver umas horas dedicadas a situações de emergência, no ensino da condução. Não ia transformar avózinhas em pilotos mas despertava essa sensibilidade.
Aqui penso que entra outra coisa que é o carro poder estar afinado para isso mesmo. Para poder andar "de lado" sem grandes surpresas.
Aquela caixa... levou ali uns pregos. []
Se nem ensinam a mudar um pneu ou o que fazer em caso de avaria ou mesmo quando se deve conduzir com as luzes acesas [8b][8b][8b]
Infelizmente nas escolas de condução aprende-se a guiar. Depois no "real world" é que se aprende a conduzir.
A mudar o pneu acho que já ensinam. E têm de saber onde é que está a vareta do óleo, verificar o líquido dos travões, de refrigeração, etc... aquelas coisas que dá para verificar abrindo o capot.
O video que referiste não serve como exemplo, não só trata-se de um carro alterado para o efeito como não vês o que o piloto faz com os pés, o que é muito importante.Sim, este tem uns ajustes.
A ideia era mostrar como agir em uma situação destas, nomeadamente volante e aceleração!
É preciso saber dosear na proporção certa.
O video que referiste não serve como exemplo, não só trata-se de um carro alterado para o efeito como não vês o que o piloto faz com os pés, o que é muito importante.
[]
Também o costumo fazer, principalmente em rotundas largas. Até uma pressão nos pneus diferente altera por completo o comportamento do carro.Eu tenho por habito, em locais sem transito e com espaço, "picar" os limites dos carros com que ando, de forma a ter uma ideia dos seus limites e das suas reacções.
Pelo menos tento não ser apanhado muito desprevenido.
Não sabes se o pé está a fundo, a meio, a travar ligeiramente, ainda por cima num carro como esse...Mas vês as correcções que o piloto faz com o volante, quanto aos pés podes sempre ouvir o som, não é a mesma coisa mas ajuda.
Lá nisso os videos da Best Motoring são porreiros []
Não sabes se o pé está a fundo, a meio, a travar ligeiramente, ainda por cima num carro como esse...
Vê estes exemplos:
YouTube - Tiff Needell: FWD basics: Scandinavian Flick
YouTube - Tiff Needell, Burning Rubber
[]
A essas velocidades não é pêra doce, ainda por cima quando menor fôr a distancia entre eixos do carro pior, pois exige reacções mais rápidas. Tenho gravada a 1ª vez que tive de contrabecar no Clio a uns 110/120... e não foi pêra doce.Pois. Eu já estive nessa situação, foi assim que mandei o Clio para a sucata.
Agarrar uma traseira que descola a 100 km/h (no meu caso) não é tarefa fácil. No meu caso acabei por contrabrecar demais, o que piorou a situação.
Não é do pé para a mão que se consegue corrigir algo do género com relativa precisão. Exige experiência, treino.
Para quem ainda não o tem, o ideal é tentar evitar estas situações...coisa que eu também devia ter feito.
Felizmente não capotei e saí do carro com um insignificante arranhão, apenas.
Tirei a carta no fim do ano passado e não me ensinaram a mudar. []
Exactamente! A juntar a isso o video tem muito boa qualidade e o cenário bem que podia ser uma qualquer via rápida em Portugal, pois excessos desses são diários.A coincidência do filme é arrepiante...
E é mesmo assim que elas acontecem. Ter o sangue frio para recuperar de uma saída de traseira àquela velocidade, numa mudança alta, sem potencia, sem estar à espera, esta ao alcance de alguns só.
Parece-me que o condutor do Jag entra rápido (provavelmente até conhecia bem a estrada), mas descontraído demais para a velocidade que vinha e o piso molhado. Tira o pé, trava e a física fez o resto.
Podia ter feito muitas coisas, mas não fez e deve ter tido infelizmente consequências. Poucos de nós faríamos melhor. Acho o video do mais didáctico que tem passado no forum. Imagens reais que merecem uma reflexão.
Do que se pode concluir pelas imagens, concordo que houve ali um não saber lidar com a situação. Também me parece que contrabrecou em demasia e travou...
É por estas e por outras que acho que para além de ser preciso saber girar o volante e meter mudanças para se ter carta de condução, devia haver uma preparação para lidar com estas situações. Para que quando acontecesse a sério, já não fosse novidade e haver mais sangue frio.