Acidente num ponto negro

Para estas coisas não há fórmulas. É sentir o carro, e agir a tempo sendo muito ágil. E isso só com experiência é que vem, quando vem.

Eu tenho por habito, em locais sem transito e com espaço, "picar" os limites dos carros com que ando, de forma a ter uma ideia dos seus limites e das suas reacções.
Pelo menos tento não ser apanhado muito desprevenido.

Penso que isso, quase todos os que gostam de conduzir e têm noção do que pode acontecer quando se anda na estrada, fazem. O problema são os outros que andam de carro e nem se apercebem que andam de luzes apagadas à noite, que andam com os limpa pára-brisas ligados sem chover, não sabem onde se liga o farol de nevoeiro, etc, quanto mais preocuparem-se em conhecer o carro. Daí ter dito anteriormente que seria importante, a nível da segurança rodoviária, haver umas horas dedicadas a situações de emergência, no ensino da condução. Não ia transformar avózinhas em pilotos mas despertava essa sensibilidade.

Penso que isso, quase todos os que gostam de conduzir e têm noção do que pode acontecer quando se anda na estrada, fazem. O problema são os outros que andam de carro e nem se apercebem que andam de luzes apagadas à noite, que andam com os limpa pára-brisas ligados sem chover, não sabem onde se liga o farol de nevoeiro, etc, quanto mais preocuparem-se em conhecer o carro. Daí ter dito anteriormente que seria importante, a nível da segurança rodoviária, haver umas horas dedicadas a situações de emergência, no ensino da condução. Não ia transformar avózinhas em pilotos mas despertava essa sensibilidade.

Se nem ensinam a mudar um pneu ou o que fazer em caso de avaria ou mesmo quando se deve conduzir com as luzes acesas [8b][8b][8b]

Infelizmente nas escolas de condução aprende-se a guiar. Depois no "real world" é que se aprende a conduzir.

Aqui penso que entra outra coisa que é o carro poder estar afinado para isso mesmo. Para poder andar "de lado" sem grandes surpresas.
Aquela caixa... levou ali uns pregos. [:D]

Sim, este tem uns ajustes.

A ideia era mostrar como agir em uma situação destas, nomeadamente volante e aceleração!

É preciso saber dosear na proporção certa.

Se nem ensinam a mudar um pneu ou o que fazer em caso de avaria ou mesmo quando se deve conduzir com as luzes acesas [8b][8b][8b]

Infelizmente nas escolas de condução aprende-se a guiar. Depois no "real world" é que se aprende a conduzir.

A mudar o pneu acho que já ensinam. E têm de saber onde é que está a vareta do óleo, verificar o líquido dos travões, de refrigeração, etc... aquelas coisas que dá para verificar abrindo o capot.

Sim, este tem uns ajustes.

A ideia era mostrar como agir em uma situação destas, nomeadamente volante e aceleração!

É preciso saber dosear na proporção certa.
O video que referiste não serve como exemplo, não só trata-se de um carro alterado para o efeito como não vês o que o piloto faz com os pés, o que é muito importante.

[;)]

O video que referiste não serve como exemplo, não só trata-se de um carro alterado para o efeito como não vês o que o piloto faz com os pés, o que é muito importante.

[;)]

Mas vês as correcções que o piloto faz com o volante, quanto aos pés podes sempre ouvir o som, não é a mesma coisa mas ajuda.

Lá nisso os videos da Best Motoring são porreiros [:D]

Eu tenho por habito, em locais sem transito e com espaço, "picar" os limites dos carros com que ando, de forma a ter uma ideia dos seus limites e das suas reacções.
Pelo menos tento não ser apanhado muito desprevenido.
Também o costumo fazer, principalmente em rotundas largas. Até uma pressão nos pneus diferente altera por completo o comportamento do carro.

E esses testes já me permitiram safar de situações inesperadas.

[;)]

Pois. Eu já estive nessa situação, foi assim que mandei o Clio para a sucata.

Agarrar uma traseira que descola a 100 km/h (no meu caso) não é tarefa fácil. No meu caso acabei por contrabrecar demais, o que piorou a situação.

Não é do pé para a mão que se consegue corrigir algo do género com relativa precisão. Exige experiência, treino.

Para quem ainda não o tem, o ideal é tentar evitar estas situações...coisa que eu também devia ter feito.

Felizmente não capotei e saí do carro com um insignificante arranhão, apenas.
A essas velocidades não é pêra doce, ainda por cima quando menor fôr a distancia entre eixos do carro pior, pois exige reacções mais rápidas. Tenho gravada a 1ª vez que tive de contrabecar no Clio a uns 110/120... e não foi pêra doce.

[;)]

Última edição:
Assim a olho eu diria que o gajo ía entre os 120 e 140, mas é complicado adivinhar.
Em todo o caso, acho que o acidenta ganhou proporções anormais devido ao rail já que este serviu de rampa para o que se viu a seguir.
Se o rail estivesse em condições o carro batia na lateral e ficava...

A coincidência do filme é arrepiante...

E é mesmo assim que elas acontecem. Ter o sangue frio para recuperar de uma saída de traseira àquela velocidade, numa mudança alta, sem potencia, sem estar à espera, esta ao alcance de alguns só.

Parece-me que o condutor do Jag entra rápido (provavelmente até conhecia bem a estrada), mas descontraído demais para a velocidade que vinha e o piso molhado. Tira o pé, trava e a física fez o resto.

Podia ter feito muitas coisas, mas não fez e deve ter tido infelizmente consequências. Poucos de nós faríamos melhor. Acho o video do mais didáctico que tem passado no forum. Imagens reais que merecem uma reflexão.

A mim ensinaram a mudar um pneu na escola de conduçao, claro isto na teorica, mas sei de escolas (privadas) que ensinam mesmo a mudar realmente o pneu.

Quanto ao video pa nunca se sabe o que fazer ali, e a primeira reacçao naquela situaçao é travar porque queremos que o carro para e so fazemos pior, mas bloqueamos naquela altura e ter sangue frio ali é dificil.

Eu fez o mes passado 1 ano que tirei a carta, e passado 2 meses ia a abrir com uma 307 Break numa estrada de serra, e aquilo pa dava-me gozo abrir com aquilo porque nao andava muito(1.4 HDI 75cv o que se esta a espera [:D]) e sempre dava para um gajo se divertir, pa numa curva o eixo traseira cedeu e deu-me um esticao so tive tempo de virar tudo para o lado que tava a ir a traseira mas travei, bloqueiei as rodas de tras e fiquei com a carrinha virada para o lado contrario e na via contraria, ou seja, em contra-mao [:D] eu e o pessoal que ia comigo ficamos tipo parvos, as raparigas entao ficaram em panico, foi um sustozinho mas deu para aprender.

Depois no verao, numa curva que tinha o piso molhado por causa dos regadores de jardins, entrei a abrir com uma berlingo e novamente traseira bye bye, ai foi colar o acelerador mas mantive a direcçao queita (panico novamente) e aquilo voltou ao sitio, pior foi o chicotada que deu mas voltei a via na boa :sh)

Pa nunca se sabe o que fazer nessas situaçoes, e claro nesse video o que ainda piorou a coisa foi travar, se virem bem antes da chicotada o carro ja tinha ganho novamente a trajectoria normal mas o gajo travou e virou para dentro da curva claro o carro fugui de frente. Pa acontece, pena é se esse acidente tive mortes isso é que é de lamentar.

A coincidência do filme é arrepiante...

E é mesmo assim que elas acontecem. Ter o sangue frio para recuperar de uma saída de traseira àquela velocidade, numa mudança alta, sem potencia, sem estar à espera, esta ao alcance de alguns só.

Parece-me que o condutor do Jag entra rápido (provavelmente até conhecia bem a estrada), mas descontraído demais para a velocidade que vinha e o piso molhado. Tira o pé, trava e a física fez o resto.

Podia ter feito muitas coisas, mas não fez e deve ter tido infelizmente consequências. Poucos de nós faríamos melhor. Acho o video do mais didáctico que tem passado no forum. Imagens reais que merecem uma reflexão.
Exactamente! A juntar a isso o video tem muito boa qualidade e o cenário bem que podia ser uma qualquer via rápida em Portugal, pois excessos desses são diários.

[;)]

Do que se pode concluir pelas imagens, concordo que houve ali um não saber lidar com a situação. Também me parece que contrabrecou em demasia e travou...
É por estas e por outras que acho que para além de ser preciso saber girar o volante e meter mudanças para se ter carta de condução, devia haver uma preparação para lidar com estas situações. Para que quando acontecesse a sério, já não fosse novidade e haver mais sangue frio.

Aqui está um ponto importante (para além da travagem), ao contrabrecar em demasia a partir do momento que o carro volta a ter tracção dá-se o efeito "chicote" e o Jag foi exactamente para onde as rodas dianteiras estavam viradas.

O melhor IMHO seria levantar um pouco o acelerador e contrabrecar de forma doseada, até porque pelo vídeo percebe-se que a traseira não deriva muito e depois era esperar que o carro voltasse à trajectória correcta.

Já me aconteceu uma situação semelhante em molhado e foi assim que resolvi.

No entanto é perfeitamente compreensível que no momento o instinto seja outro, mesmo condutores experientes e com Know-how podem reagir de forma errada. E por vezes nem a fazer o que é supostamente o melhor se vai lá... o melhor mesmo é a prudência.

Cumpts [;)]

Última edição:
Voltar
Superior