Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
O problema aqui é só um, a curva é para a esquerda e o jago do jaguar roda o volante para a direita.
o problema de contrabrecar é que num carro com ESP isso pode ter resultados muito maus. o ESP tenta virar o carro para onde as rodas da frente apontam. se viras as rodas para fora, o ESP vai encarregar-se de vos meter fora da estrada []
o problema de contrabrecar é que num carro com ESP isso pode ter resultados muito maus. o ESP tenta virar o carro para onde as rodas da frente apontam. se viras as rodas para fora, o ESP vai encarregar-se de vos meter fora da estrada []
Isso é numa situação, em sobreviragem funciona de forma diferente.
Tens sempre que contrabrecar por pouco que seja, por isso é que disse que não se deve fazer da forma que se vê no vídeo.
Quando o carro entra em sobreviragem o esp trava a roda dianteira exterior à curva para trazer o carro de volta à trajectória certa, mas se não contrabrecares um pouco, quando ele ganhar tracção se continuares com as rodas viradas para o interior da curva vais em direcção a onde?
O ESP não é a salvação total dos despistes
YouTube - Bosch ESP 5
Este foi um caso em que o ESP só atrapalha.
O instinto do condutor foi corrigir a trajectoria com contra volante, mas o que fez foi enganar o ESP, nota-se claramente no video.
Para quem já experimentou o ESP no limite sabe do que falo, por isso com Sistemas ESP o melhor é não fazer nada, porque se induz em erro o sistema.
No caso em que a traseira descola, o ESP controla esse mesmo deslizamento, e raramente se produz o efeito de "chicote" se mantiver o volante na mesma trajetória, agora se contra-brecamos já o produz.
Para perceber melhor
O calculador mede:
Ângulo de volante
Velocidade de cada roda
aceleração lateral, com sensor de giro
Posição acelerador, pressão de travagem
O esp inclusive pode anular e anula pressão de travagem, para que funcione melhor, dito isto, o facto de o condutor ter travado na curva é irrelevante.
Por isso quando acende a luzinha, e se ouve o sistema a funcionar(o mesmo ruído quando o ABS funciona), o melhor é manter aceleração e volante na mesma posição(isto claro se estamos em curva, porque a desviar um obstáculo, muito parâmetro muda).
Contra-brecagem... a mais! Foi o problema.
Como foi possível verificar, o Jaguar foi precisamente para onde as rodas da frente apontavam.
A mudar o pneu acho que já ensinam. E têm de saber onde é que está a vareta do óleo, verificar o líquido dos travões, de refrigeração, etc... aquelas coisas que dá para verificar abrindo o capot.
Viste um video diferente.Este foi um caso em que o ESP só atrapalha.
O instinto do condutor foi corrigir a trajectoria com contra volante, mas o que fez foi enganar o ESP, nota-se claramente no video.
Para quem já experimentou o ESP no limite sabe do que falo, por isso com Sistemas ESP o melhor é não fazer nada, porque se induz em erro o sistema.
No caso em que a traseira descola, o ESP controla esse mesmo deslizamento, e raramente se produz o efeito de "chicote" se mantiver o volante na mesma trajetória, agora se contra-brecamos já o produz.
Para perceber melhor
O calculador mede:
Ângulo de volante
Velocidade de cada roda
aceleração lateral, com sensor de giro
Posição acelerador, pressão de travagem
O esp inclusive pode anular e anula pressão de travagem, para que funcione melhor, dito isto, o facto de o condutor ter travado na curva é irrelevante.
Por isso quando acende a luzinha, e se ouve o sistema a funcionar(o mesmo ruído quando o ABS funciona), o melhor é manter aceleração e volante na mesma posição(isto claro se estamos em curva, porque a desviar um obstáculo, muito parâmetro muda).
No caso de ser um condutor sem qualquer noção de controlo do veículo, ou tiver um desejo estranho de se despistar é pé no travão, mãos na cabeça e rezar se for crente...Vou ser do contra; Acho que ele fez muito bem em travar. Perdeu velocidade e reduziu força de embate.
Primeiro que tudo não me parece que vá assim tão depressa como isso. Não deve ir no limite que está estipulado, mas também é normal os limites estipulados terem alguma tolerância. Segundo, a história de "ah mete uma abaixo, vira o volante enquanto faz ponta-tacão e come um pastel de nata" e tem o carro direitinho é engraçado de dizer mas quando se está na situação as coisas são ligeiramente diferentes. Terceiro e último, volto ao primeiro parágrafo, ao acelerar para tentar controlar corre-se o risco de se perder o controlo do carro na mesma e depois embate-se sem se ter perdido velocidade. Ao travar pelo menos já não se bate com a mesma força e isso pode ser a pequena diferença entre ficar cá ou ir desta para melhor.
[Vi e revi o filme varias vezes, o contra-volante não é excessivo, mas o suficiente para o esp deixar de actuar e lançar o carro para onde as rodas estavam viradas.
Vai experimentar o ESP no limite e com condições de aderencia fracas, e depois vem opinar sobre as reacções do mesmo.1
Eu pelo menos posso opinar sobre vários tipos de ESP, e nas variadas condições de aderência.
Conduzo a diário vários carros com o dito sistema, inclusive na frota existe um Jaguar, e posso garantir que, o sistema do jaguar de igual com o que equipa o seat ibiza, dentro do bom que é o sistema é péssimo, comparando por exemplo com o seu irmão maior o Leon.
1. tenho formação de sistema de ESP e provas praticas do mesmo.
Vou ser do contra; Acho que ele fez muito bem em travar. Perdeu velocidade e reduziu força de embate.
Primeiro que tudo não me parece que vá assim tão depressa como isso. Não deve ir no limite que está estipulado, mas também é normal os limites estipulados terem alguma tolerância. Segundo, a história de "ah mete uma abaixo, vira o volante enquanto faz ponta-tacão e come um pastel de nata" e tem o carro direitinho é engraçado de dizer mas quando se está na situação as coisas são ligeiramente diferentes. Terceiro e último, volto ao primeiro parágrafo, ao acelerar para tentar controlar corre-se o risco de se perder o controlo do carro na mesma e depois embate-se sem se ter perdido velocidade. Ao travar pelo menos já não se bate com a mesma força e isso pode ser a pequena diferença entre ficar cá ou ir desta para melhor.
[][
] Eu já tive oportunidade de ver e experimentar vários carros de várias marcas com ESP, inclusive participei em palestras sobre ESP e outros dispositivos de segurança activa com provas práticas realizadas em circuito fechado com o objectivo de analisar o seu funcionamento, de maneira que sinto que posso opinar sobre o video em questão.
Agora opiniões há muitas e cada um tem a sua, no mínimo devem ser respeitadas!
[]
Vou ser do contra; Acho que ele fez muito bem em travar. Perdeu velocidade e reduziu força de embate.
Por definição reduzir força de embate implica que o embate acontece. Se não ocorrer embate não existe "força de embate".Se não trava-se ainda reduzia mais a força do embate, porque provavelmente não batia
O carro começa a fugir na entrada da curva, ele só trava no fim da curva depois de virar o volante para a direita a tentar compensar.O problema é que o acidente pode ter sido causado pela travagem []
Se tiveres o azar de ter um furo a meio duma aula...ensinam ! []