Acidente num ponto negro

o problema de contrabrecar é que num carro com ESP isso pode ter resultados muito maus. o ESP tenta virar o carro para onde as rodas da frente apontam. se viras as rodas para fora, o ESP vai encarregar-se de vos meter fora da estrada [:D]

o problema de contrabrecar é que num carro com ESP isso pode ter resultados muito maus. o ESP tenta virar o carro para onde as rodas da frente apontam. se viras as rodas para fora, o ESP vai encarregar-se de vos meter fora da estrada [:D]

Isso é numa situação, em sobreviragem funciona de forma diferente.

Tens sempre que contrabrecar por pouco que seja, por isso é que disse que não se deve fazer da forma que se vê no vídeo.

Quando o carro entra em sobreviragem o esp trava a roda dianteira exterior à curva para trazer o carro de volta à trajectória certa, mas se não contrabrecares um pouco, quando ele ganhar tracção se continuares com as rodas viradas para o interior da curva vais em direcção a onde? :rolleyes:

O ESP não é a salvação total dos despistes

YouTube - Bosch ESP 5

Última edição:
No meu BMW das poucas vezes que me fugiu de traseira, foi em curvas para a direita com a traseira a dar-se para o exterior da curva (para a minha esquerda), eu simplesmento deixo o volante endireitar-se e largo ligeiramente o acelerador, o carro voltou a agarrar na boa e a endireitar-se.

Este foi um caso em que o ESP só atrapalha.
O instinto do condutor foi corrigir a trajectoria com contra volante, mas o que fez foi enganar o ESP, nota-se claramente no video.
Para quem já experimentou o ESP no limite sabe do que falo, por isso com Sistemas ESP o melhor é não fazer nada, porque se induz em erro o sistema.
No caso em que a traseira descola, o ESP controla esse mesmo deslizamento, e raramente se produz o efeito de "chicote" se mantiver o volante na mesma trajetória, agora se contra-brecamos já o produz.
Para perceber melhor
O calculador mede:
Ângulo de volante
Velocidade de cada roda
aceleração lateral, com sensor de giro
Posição acelerador, pressão de travagem
O esp inclusive pode anular e anula pressão de travagem, para que funcione melhor, dito isto, o facto de o condutor ter travado na curva é irrelevante.
Por isso quando acende a luzinha, e se ouve o sistema a funcionar(o mesmo ruído quando o ABS funciona), o melhor é manter aceleração e volante na mesma posição(isto claro se estamos em curva, porque a desviar um obstáculo, muito parâmetro muda).

Isso é numa situação, em sobreviragem funciona de forma diferente.

Tens sempre que contrabrecar por pouco que seja, por isso é que disse que não se deve fazer da forma que se vê no vídeo.

Quando o carro entra em sobreviragem o esp trava a roda dianteira exterior à curva para trazer o carro de volta à trajectória certa, mas se não contrabrecares um pouco, quando ele ganhar tracção se continuares com as rodas viradas para o interior da curva vais em direcção a onde? :rolleyes:

O ESP não é a salvação total dos despistes

YouTube - Bosch ESP 5

O instinto do condutor foi corrigir a trajectoria com contra volante, mas o que fez foi enganar o ESP, nota-se claramente no video.
Para quem já experimentou o ESP no limite sabe do que falo, por isso com Sistemas ESP o melhor é não fazer nada, porque se induz em erro o sistema.
No caso em que a traseira descola, o ESP controla esse mesmo deslizamento, e raramente se produz o efeito de "chicote" se mantiver o volante na mesma trajetória, agora se contra-brecamos já o produz.
Para perceber melhor
O calculador mede:
Ângulo de volante
Velocidade de cada roda
O esp inclusive pode anular e anula pressão de travagem, para que funcione melhor, dito isto, o facto de o condutor ter travado na curva é irrelevante.
Por isso quando acende a luzinha, e se ouve o sistema a funcionar(o mesmo ruído quando o ABS funciona), o melhor é manter aceleração e volante na mesma posição(isto claro se estamos em curva, porque a desviar um obstáculo, muito parâmetro muda).

Contra-brecagem... a mais! Foi o problema.

Com ESP e ABS, temos na mesma que virar o volante. O sistema não faz tudo... E o condutor do Jaguar, e como é um erro comum sobretudo para quem não tem experiência, contra-brecou demasiado, pq não esperou pela reacção do carro aos seus inputs, continuando a virar o volante.

Como o Luís disse, se apontamos as rodas numa direcção, o carro vai trabalhar por seguir nessa direcção. Pode não ser imediato, e isso pode levar a um ângulo exagerado de volante, que ultrapassa a direcção que realmente pretendiamos.

Como foi possível verificar, o Jaguar foi precisamente para onde as rodas da frente apontavam.

Contra-brecagem... a mais! Foi o problema.

Como foi possível verificar, o Jaguar foi precisamente para onde as rodas da frente apontavam.

O Esp não foi desenhado para condutores experientes,o que trás problemas a esses mesmos, porque se o condutor era inexperiente, via a luz acender e continuava com a sua vidinha.
Por isso é que experimento as minhas viaturas(em locais adequados) para saber as suas reacções e testar sistemas.

A mudar o pneu acho que já ensinam. E têm de saber onde é que está a vareta do óleo, verificar o líquido dos travões, de refrigeração, etc... aquelas coisas que dá para verificar abrindo o capot.

Se tiveres o azar de ter um furo a meio duma aula...ensinam ! [:)]

Vou ser do contra; Acho que ele fez muito bem em travar. Perdeu velocidade e reduziu força de embate.
Primeiro que tudo não me parece que vá assim tão depressa como isso. Não deve ir no limite que está estipulado, mas também é normal os limites estipulados terem alguma tolerância. Segundo, a história de "ah mete uma abaixo, vira o volante enquanto faz ponta-tacão e come um pastel de nata" e tem o carro direitinho é engraçado de dizer mas quando se está na situação as coisas são ligeiramente diferentes. Terceiro e último, volto ao primeiro parágrafo, ao acelerar para tentar controlar corre-se o risco de se perder o controlo do carro na mesma e depois embate-se sem se ter perdido velocidade. Ao travar pelo menos já não se bate com a mesma força e isso pode ser a pequena diferença entre ficar cá ou ir desta para melhor.

Para perceber melhor
O calculador mede:
Ângulo de volante
Velocidade de cada roda
Viste um video diferente.

No video em causa devido à reacção brusca e exagerada com a direcção, juntando a reduzida aderência do piso molhado, com ou sem ESP o despiste seria praticamente inevitável.

[;)]

Vi e revi o filme varias vezes, o contra-volante não é excessivo, mas o suficiente para o esp deixar de actuar e lançar o carro para onde as rodas estavam viradas.
Vai experimentar o ESP no limite e com condições de aderencia fracas, e depois vem opinar sobre as reacções do mesmo.1
Eu pelo menos posso opinar sobre vários tipos de ESP, e nas variadas condições de aderência.
Conduzo a diário vários carros com o dito sistema, inclusive na frota existe um Jaguar, e posso garantir que, o sistema do jaguar de igual com o que equipa o seat ibiza, dentro do bom que é o sistema é péssimo, comparando por exemplo com o seu irmão maior o Leon.

1. tenho formação de sistema de ESP e provas praticas do mesmo.

Vou ser do contra; Acho que ele fez muito bem em travar. Perdeu velocidade e reduziu força de embate.
Primeiro que tudo não me parece que vá assim tão depressa como isso. Não deve ir no limite que está estipulado, mas também é normal os limites estipulados terem alguma tolerância. Segundo, a história de "ah mete uma abaixo, vira o volante enquanto faz ponta-tacão e come um pastel de nata" e tem o carro direitinho é engraçado de dizer mas quando se está na situação as coisas são ligeiramente diferentes. Terceiro e último, volto ao primeiro parágrafo, ao acelerar para tentar controlar corre-se o risco de se perder o controlo do carro na mesma e depois embate-se sem se ter perdido velocidade. Ao travar pelo menos já não se bate com a mesma força e isso pode ser a pequena diferença entre ficar cá ou ir desta para melhor.
No caso de ser um condutor sem qualquer noção de controlo do veículo, ou tiver um desejo estranho de se despistar é pé no travão, mãos na cabeça e rezar se for crente...

Uma coisa é certa, neste caso o acidente teve esta amplitude (carro desfeito e não se sabe se feridos) únicamente devido ao condutor, ele fez tudo o que não devia fazer!! Por isso é que este video é Muito Bom didáticamente falando.

[;)]

Vi e revi o filme varias vezes, o contra-volante não é excessivo, mas o suficiente para o esp deixar de actuar e lançar o carro para onde as rodas estavam viradas.
Vai experimentar o ESP no limite e com condições de aderencia fracas, e depois vem opinar sobre as reacções do mesmo.1
Eu pelo menos posso opinar sobre vários tipos de ESP, e nas variadas condições de aderência.
Conduzo a diário vários carros com o dito sistema, inclusive na frota existe um Jaguar, e posso garantir que, o sistema do jaguar de igual com o que equipa o seat ibiza, dentro do bom que é o sistema é péssimo, comparando por exemplo com o seu irmão maior o Leon.

1. tenho formação de sistema de ESP e provas praticas do mesmo.
[:D][:D] Eu já tive oportunidade de ver e experimentar vários carros de várias marcas com ESP, inclusive participei em palestras sobre ESP e outros dispositivos de segurança activa com provas práticas realizadas em circuito fechado com o objectivo de analisar o seu funcionamento, de maneira que sinto que posso opinar sobre o video em questão.

Agora opiniões há muitas e cada um tem a sua, no mínimo devem ser respeitadas!

[;)]

O problema é que o acidente pode ter sido causado pela travagem [;)]

[:D][:D] Eu já tive oportunidade de ver e experimentar vários carros de várias marcas com ESP, inclusive participei em palestras sobre ESP e outros dispositivos de segurança activa com provas práticas realizadas em circuito fechado com o objectivo de analisar o seu funcionamento, de maneira que sinto que posso opinar sobre o video em questão.

Agora opiniões há muitas e cada um tem a sua, no mínimo devem ser respeitadas!

[;)]

Não há desrespeito algum [;)]

Mas tudo não passa de conjecturas sobre o que realmente passou, por aquilo que vejo e interpreto do vídeo, é que o condutor cometeu vários erros, no sentido de que senão tivesse ESP "talvez" se tivesse safo.
Agora também não se sabe na realidade o estado dos pneus, a sua "marca", estado suspensão e afins.

Como tu, deveriam haver mais condutores, informados sobre sistemas de segurança e seu funcionamento. apr:)apr:)apr:)

Se não trava-se ainda reduzia mais a força do embate, porque provavelmente não batia

Se não trava-se ainda reduzia mais a força do embate, porque provavelmente não batia
Por definição reduzir força de embate implica que o embate acontece. Se não ocorrer embate não existe "força de embate".

O problema é que o acidente pode ter sido causado pela travagem [;)]
O carro começa a fugir na entrada da curva, ele só trava no fim da curva depois de virar o volante para a direita a tentar compensar.
A travagem destabilizou o carro mas não foi ao travar que o carro começou a fugir. É daquelas coisas que só sabes se a acção foi correcta ou incorrecta depois de tudo já ter acontecido. E depois saber o que era o correcto é sempre muito fácil. Quando está a acontecer é que é complicado. E eu sei bem porque é o tipo de situação que já me aconteceu várias vezes e o factor principal ainda continua a ser a sorte. Uma coisa é quando vamos provocar o carro e sabemos o que vai fazer outra é acontecer do nada.

Se tiveres o azar de ter um furo a meio duma aula...ensinam ! [:)]

A mim ja me aconteceu, tive que voltar para a escola a meio de uma aula porque notei que a direcçao tava muito pesada e para estacionar era um problema, fomos ver o pneu dianteiro do lado direito tava com pouco ar [:D]

Tava a ver que tinha de pagar o pneu [:D]

Voltar
Superior