Pelo que vi do vídeo e pela experiência que tenho em o carro me fugir, o que ele fez com ou sem ESP ia dar no mesmo resultado, nota-se bem pela forma como o pedal do travão foi accionado...
Sei que para quem tem alguma noção de ter um carro a fugir com uma sistema de ESP tem de agir de forma diferente, pois se não, como foi dito acaba-se por se enganar o sistema e piorar o resultado final.
Experiência que me deixou os quilhões na curva.
Entrei numa curva com excesso de velocidade, mas mesmo muito! A frente agarrou até aí tudo bem, a traseira descolou, estou a falar de um Fiesta mk4. Vinha uma pick-up também a fazer a curva em sentido inverso, reacção desviar-me da carrinha para não me acertar mesmo na minha porta! O que eu fiz foi contra-brecar e dosear o acelerador, acabei por perceber que contra-brequei de mais quando recebi o chicote de prenda, resultado ainda hoje lá passo e faço a curva muito mais devagar e ainda me pergunto como consegui recuperar o carro a velocidade que trazia na altura do susto.
Faço a curta a 50km/h na vez do susto entrei a mais de 80km/h, porque já tinha metido 3ª isto porque meti as mudanças todas as redline, e a 2ª naquele carro "corta" aos 80.
É preciso saber adequar a velocidade a estrada, tempo e estado do carro. Fora a perícia de cada um.
Nota-se naquele caso que que para nível de experiência aquele ia mesmo muito acima do seu limite.
Sustos todos apanhamos e vamos apanhar se conduzirmos, por vezes quando vamos devagar também temos imprevistos.
Agora a forma como conseguimos lidar com eles e aprender com eles diz muita coisa [

]
E não existe pilotos perfeitos, todos um dia acabamos ter um azar na vida, alguns simplesmente têm a sorte de o vir a poder "repetir".
Torres existem casos em que se travares aumentas a velocidade do carro, por acaso este carro como tem ABS não ia acontecer, e já estou a excluir a hipótese de aguaplanagem. É uma questão de teres noção das leis da física.