Acidente num ponto negro

Por definição reduzir força de embate implica que o embate acontece. Se não ocorrer embate não existe "força de embate".

O carro começa a fugir na entrada da curva, ele só trava no fim da curva depois de virar o volante para a direita a tentar compensar.
A travagem destabilizou o carro mas não foi ao travar que o carro começou a fugir. É daquelas coisas que só sabes se a acção foi correcta ou incorrecta depois de tudo já ter acontecido. E depois saber o que era o correcto é sempre muito fácil. Quando está a acontecer é que é complicado. E eu sei bem porque é o tipo de situação que já me aconteceu várias vezes e o factor principal ainda continua a ser a sorte. Uma coisa é quando vamos provocar o carro e sabemos o que vai fazer outra é acontecer do nada.

O carro fugiu primeiro, mas ao virar o volante e travar é que ele fugiu "ao contrário" [;)]

Tu assustas-te e tentas perder velocidade! É uma reacção natural. As pessoas normais não são pilotos.

Depende, já me aconteceu e eu não travei. Não quero armar-me em piloto nem nada do género, mas basta ter um bocado de sangue frio.

Quando me aconteceu, não pensei em bater devagar mas sim em tentar não bater.

A distância do ponto em que perdi a traseira do carro até ao sítio em que bati é qualquer coisa de outstanding...[:D]

Quando me aconteceu, não pensei em bater devagar mas sim em tentar não bater.

A distância do ponto em que perdi a traseira do carro até ao sítio em que bati é qualquer coisa de outstanding...[:D]
Pois eu uma vez tive de decidir em segundos se era preferível bater num rail ou num camião. Qualquer um acha que o melhor é não bater, mas às vezes não tens grandes escolhas...

Pois eu uma vez tive de decidir em segundos se era preferível bater num rail ou num camião. Qualquer um acha que o melhor é não bater, mas às vezes não tens grandes escolhas...

Sim, isso é óbvio. A questão é que nem sempre conseguimos prever o que vai acontecer após a nossa reacção...ou até que ponto estamos a controlar a situação.

Eu preferia não ter feito a coisa certa (ainda que da forma errada), ter travado e contrabrecado e ter feito um pião (se fosse essa a consequência).

Por definição reduzir força de embate implica que o embate acontece. Se não ocorrer embate não existe "força de embate".

O carro começa a fugir na entrada da curva, ele só trava no fim da curva depois de virar o volante para a direita a tentar compensar.
A travagem destabilizou o carro mas não foi ao travar que o carro começou a fugir. É daquelas coisas que só sabes se a acção foi correcta ou incorrecta depois de tudo já ter acontecido. E depois saber o que era o correcto é sempre muito fácil. Quando está a acontecer é que é complicado. E eu sei bem porque é o tipo de situação que já me aconteceu várias vezes e o factor principal ainda continua a ser a sorte. Uma coisa é quando vamos provocar o carro e sabemos o que vai fazer outra é acontecer do nada.
Hein?? O Jaguar só entra em sobreviragem +- 1 segundo antes de o condutor contrabecar.

[;)]

Ninguém está a dizer que o homem é piloto, mas não é por isso que passa a ser correcto travar com o carro desequilibrado.
Eu também não disse que é correcto. Disse que é natural a reacção e disse também que apesar de ser algo errado no caso de tudo correr mal (que foi o que aconteceu) reduz a velocidade e isso é bom se houver embate.

Vou ser do contra; Acho que ele fez muito bem em travar. Perdeu velocidade e reduziu força de embate.
Primeiro que tudo não me parece que vá assim tão depressa como isso. Não deve ir no limite que está estipulado, mas também é normal os limites estipulados terem alguma tolerância. Segundo, a história de "ah mete uma abaixo, vira o volante enquanto faz ponta-tacão e come um pastel de nata" e tem o carro direitinho é engraçado de dizer mas quando se está na situação as coisas são ligeiramente diferentes. Terceiro e último, volto ao primeiro parágrafo, ao acelerar para tentar controlar corre-se o risco de se perder o controlo do carro na mesma e depois embate-se sem se ter perdido velocidade. Ao travar pelo menos já não se bate com a mesma força e isso pode ser a pequena diferença entre ficar cá ou ir desta para melhor.

Não tava nada à espera desta vinda de ti pah.

Pelo que vi do vídeo e pela experiência que tenho em o carro me fugir, o que ele fez com ou sem ESP ia dar no mesmo resultado, nota-se bem pela forma como o pedal do travão foi accionado...

Sei que para quem tem alguma noção de ter um carro a fugir com uma sistema de ESP tem de agir de forma diferente, pois se não, como foi dito acaba-se por se enganar o sistema e piorar o resultado final.

Experiência que me deixou os quilhões na curva.
Entrei numa curva com excesso de velocidade, mas mesmo muito! A frente agarrou até aí tudo bem, a traseira descolou, estou a falar de um Fiesta mk4. Vinha uma pick-up também a fazer a curva em sentido inverso, reacção desviar-me da carrinha para não me acertar mesmo na minha porta! O que eu fiz foi contra-brecar e dosear o acelerador, acabei por perceber que contra-brequei de mais quando recebi o chicote de prenda, resultado ainda hoje lá passo e faço a curva muito mais devagar e ainda me pergunto como consegui recuperar o carro a velocidade que trazia na altura do susto.

Faço a curta a 50km/h na vez do susto entrei a mais de 80km/h, porque já tinha metido 3ª isto porque meti as mudanças todas as redline, e a 2ª naquele carro "corta" aos 80.

É preciso saber adequar a velocidade a estrada, tempo e estado do carro. Fora a perícia de cada um.

Nota-se naquele caso que que para nível de experiência aquele ia mesmo muito acima do seu limite.

Sustos todos apanhamos e vamos apanhar se conduzirmos, por vezes quando vamos devagar também temos imprevistos.
Agora a forma como conseguimos lidar com eles e aprender com eles diz muita coisa [;)]

E não existe pilotos perfeitos, todos um dia acabamos ter um azar na vida, alguns simplesmente têm a sorte de o vir a poder "repetir".

Torres existem casos em que se travares aumentas a velocidade do carro, por acaso este carro como tem ABS não ia acontecer, e já estou a excluir a hipótese de aguaplanagem. É uma questão de teres noção das leis da física.

Não tava nada à espera desta vinda de ti pah.
Porquê?
Eu nem te sei dizer a carrada de vezes que tive situações semelhantes. Sei bem como se reage. Demorou algum tempo a conseguir reagir por instinto da melhor maneira, ou pelo menos de uma maneira menos prejudicial. Hoje em dia travagem, raríssimas vezes é a minha primeira opção.

Para mim o homem assustou-se e tentou parar o carro. No "big picture" pode não ser a decisão acertada, mas dadas as condicionantes da altura acho que o que ele fez é o normal de se fazer. Tentou parar.

Torres existem casos em que se travares aumentas a velocidade do carro, por acaso este carro como tem ABS não ia acontecer, e já estou a excluir a hipótese de aguaplanagem. É uma questão de teres noção das leis da física.
É muito difícil ganhares velocidade travando. Não perder velocidade ainda é como o outro nalgumas condições. Agora ganhar, é só num caso extremo.

Porquê?
Eu nem te sei dizer a carrada de vezes que tive situações semelhantes. Sei bem como se reage. Demorou algum tempo a conseguir reagir por instinto da melhor maneira, ou pelo menos de uma maneira menos prejudicial. Hoje em dia travagem, raríssimas vezes é a minha primeira opção.

Para mim o homem assustou-se e tentou parar o carro. No "big picture" pode não ser a decisão acertada, mas dadas as condicionantes da altura acho que o que ele fez é o normal de se fazer. Tentou parar.

Em Dezembro passado o meu pai teve um acidente semelhante. Curva para a direita, e um cão que apareceu do lado esquerdo fez com que ele tivesse uma reacção instintiva...pé no travão.

Nada mais errado, o carro ia em apoio e soltou logo a traseira...ele próprio mal falou ao telefone comigo disse " o pior que fiz foi travar, tinha atropelado o canito mas o carro estava intacto, mal pisei o travou senti logo a traseira a virar e nem sequer deu a minima hipótese".

Mesmo com ESP e ABS numa situação destas de perda de tracção nunca se deve travar, é deixar o ESP actuar e contrabrecar o suficiente.

Travar numa situação destas nunca reduz a força do impacto, aqui entram as leis da fisica.

Eu comprrendo o que dizes, é a reacção mais normal, mas é a mais incorrecta...o problema está mesmo aqui, é que a maioria das pessoas não sabem conduzir...sabem guiar. [;)]

Em Dezembro passado o meu pai teve um acidente semelhante. Curva para a direita, e um cão que apareceu do lado esquerdo fez com que ele tivesse uma reacção instintiva...pé no travão.

Nada mais errado, o carro ia em apoio e soltou logo a traseira...ele próprio mal falou ao telefone comigo disse " o pior que fiz foi travar, tinha atropelado o canito mas o carro estava intacto, mal pisei o travou senti logo a traseira a virar e nem sequer deu a minima hipótese".

Mesmo com ESP e ABS numa situação destas de perda de tracção nunca se deve travar, é deixar o ESP actuar e contrabrecar o suficiente.

Travar numa situação destas nunca reduz a força do impacto, aqui entram as leis da fisica.

Eu comprrendo o que dizes, é a reacção mais normal, mas é a mais incorrecta...o problema está mesmo aqui, é que a maioria das pessoas não sabem conduzir...sabem guiar. [;)]
Depende!
Se andares aos papéis de um lado para o outro a virar o volante enquanto o carro te vai fugindo e vais travando, se houver espaço, perdes velocidade [:p] Trust me, I know!
Bem, mas ok, agora o Civic faz tudo por mim, por isso [:D]

Depende!
Se andares aos papéis de um lado para o outro a virar o volante enquanto o carro te vai fugindo e vais travando, se houver espaço, perdes velocidade [:p] Trust me, I know!
Bem, mas ok, agora o Civic faz tudo por mim, por isso [:D]

Se tiver a chover sem ABS trava lá a fundo e vais ver a velocidade que ganhas a ir contra o alvo não pretendido lol

Se for num descampado e se fores travando ao de leve, mas ñ é a fundo e rezar em Deus lol.

Já tás como um caso que eu conheço que houve 1 sra que em pleno Setúbal, passou um vermelho e o q ela fez, tirar a mãos do volante e travar já no fim de o ter passado, não deu em acidente do grosso por muito pouco. E a desculpa dela, fiquei tão atrapalhada que só pensei em travar e rezar em Deus, isto sem as mãos no volante...

Se tiver a chover sem ABS trava lá a fundo e vais ver a velocidade que ganhas a ir contra o alvo não pretendido lol

Se for num descampado e se fores travando ao de leve, mas ñ é a fundo e rezar em Deus lol.

Já tás como um caso que eu conheço que houve 1 sra que em pleno Setúbal, passou um vermelho e o q ela fez, tirar a mãos do volante e travar já no fim de o ter passado, não deu em acidente do grosso por muito pouco. E a desculpa dela, fiquei tão atrapalhada que só pensei em travar e rezar em Deus, isto sem as mãos no volante...
Volto-te a dizer que só ganhas velocidade numa travagem em circunstâncias muito particulares. Na situação que descreves, o mais normal é não perda de velocidade, que é muito diferente de ganhar velocidade, algo que do ponto de vista de quem pretende perdê-la se traduz em algo semelhante. Mas não é.
Não percebo muito bem é o que é que aquilo que eu disse é "estar como a senhora que conheces", mas tudo bem.
Andar sem ABS foi "só" durante 10 anos.

Voltar
Superior