Acidente - ajuda

Baiones visto pelo teu prisma, tens toda a razão.
Não faz sentido chamar a policia, porque motivo for, se é "obrigado" a reitrar a vitura do local, ficaria esgosta a necessidade da presença deles.

Agora temos que ver a lei, e neste caso tb o CE, como um todo.
A legislação tem vindo a tentar acelarar a resolução de sinistros, dando especial atenção e relevo à utilização da Declaração Amigável - que geralmente é utilizada em sinistros com pouca gravidade.
Nestes casos, em que até há um acordo, pode não fazer muito sentido estarem a bloquear o transito e por isso, a necessidade deste artigo.

Uma latinha de tinta em spray é suficiente para marcar a posição no chão.

Se as pessoas não usam uma coisa que, neste momento é muito usual, que é uma camara fotográfica no telemóvel, quantas possuem um lata de spray no carro [;)]

Mas é uma possibilidade, utilizada até pelas autoridades.

Se as pessoas não usam uma coisa que, neste momento é muito usual, que é uma camara fotográfica no telemóvel, quantas possuem um lata de spray no carro [;)]

Mas é uma possibilidade, utilizada até pelas autoridades.
Mas as fotografias, digitais ou não, e tiradas por ti, já são aceites legalmente como prova?

Sempre ouvi dizer que em Portugal fotografias e videos não podiam ser utilizados legalmente como prova...

Mas é sempre bom saber isso!

A fotografia é um documento como outro qualquer que pode ser junto ao processo.

Depois tal como outro documento fica sujeito a apreciação, etc, etc.

Pelo menos é a minha opinião. (art 368 CC)

A fotografia é um documento como outro qualquer que pode ser junto ao processo.

Depois tal como outro documento fica sujeito a apreciação, etc, etc.

Pelo menos é a minha opinião. (art 368 CC)
o problema que se falava era que as imagens/videos em formato digital poderiam ser muito bem alteradas, sendo que só seriam aceites imagens com negativo associado, mas tal como o Valium disse todo o documento fica sujeito a apreciação podendo ser ou não aceite como prova.

[;)]

o problema que se falava era que as imagens/videos em formato digital poderiam ser muito bem alteradas, sendo que só seriam aceites imagens com negativo associado, mas tal como o Valium disse todo o documento fica sujeito a apreciação podendo ser ou não aceite como prova.

[;)]
Então o ideal é trazer uma descartavel dentro do carro...

[;)]

A veracidade ou não é outra história...
[;)]

Obrigado a todos pelas informações.
É lei, mas por vezes se retiramos os veículos da via, então estamos tramados. Nem toda a gente é séria.

O problema da legislação será sempre o assumir que toda a gente é séria.
Já vimos aqui relatos de acidentes de 1 veiculo em marcha-atrás e depois o relato às autoridades foi falsificado.

Isso realmente não tem lógica nenhuma, embora por vezes por um acidente menos grave possa-se estar a perturbar o transito, eu normalmente se tenho um acidente prefiro primeiro preencher a declaração amigavel e só depois retirar o carro, pois há pessoas que por vezes gostam de se dar como culpadas, e depois quando os carros saiem do sitio mudam a sua estoria... (já me aconteceu, a "sorte" é que o outro rapaz estava bem bebado, e eu não tirei o carro do sitio até a policia chegar).

Actualmente, a declaração amigavel não vale nada... Se calhar devia valer mas na pratica não!

Dou o exemplo de dois colegas que foram na cantiga da DA e depois lixaram-se. Nos dois casos o outro condutor deu-se como culpado e depois na seguradora dele foi dizer que afinal não foi bem assim.

Um desses colegas já pediu um empréstimo para pagar o arranjo, fartou-se de andar de carro alugado á conta dele e já não tem a certeza se vai reaver o dinheiro.

Por isso, em caso de acidente, chamo a policia. Prefiro levar um multa de 120 euros do que ficar com milhares a voar...

Eu das poucas vezes que tive a infelicidade de ter um acidente se fosse a confiar nos outros condutores estava tramado...entao se tirasse o carro do sitio era de abraço...

Hoje por acaso vi uma multa por este motivo...

Os dois deixaram os carros no local, não passando qq pessoa naquela rua.
Como devem compreender bloqueram a rua totalmente (ate percebo que sejam autuados).

Agora não sei se contestando, a coima não será retirada, se calhar estará muito relacionado com a gravidade do acidente.

Voltar
Superior