Xsara 1.5D

citação:Originalmente colocada por monicamelo

Sei perfeitamente a história do 1.4 D e do 1.5 D. Este último surgiu com cabeça em ferro fundido para eviatar o problema já referido. Aumentaram-lhe a cilindrada, por forma a apresentar melhor prestações, uma vez que iria equipar carros mais pesados do que o AX (que também chegou a equipar).

Não sabes muito bem.

O 1.5d não tem mais CC que o 1.4 para ter melhores prestações uma vez que ambos os motores são práticamente iguais em termos de prestações.

O 1.5d surgiu unicamente para substituir o problemático 1.4d, e o resultado é um motor com uma fiabilidade e longevidade reconhecida.

citação:Originalmente colocada por margalhau

Sei perfeitamente a história do 1.4 D e do 1.5 D. Este último surgiu com cabeça em ferro fundido para eviatar o problema já referido. Aumentaram-lhe a cilindrada, por forma a apresentar melhor prestações, uma vez que iria equipar carros mais pesados do que o AX (que também chegou a equipar).

Não sabes muito bem.

O 1.5d não tem mais CC que o 1.4 para ter melhores prestações uma vez que ambos os motores são práticamente iguais em termos de prestações.

O 1.5d surgiu unicamente para substituir o problemático 1.4d, e o resultado é um motor com uma fiabilidade e longevidade reconhecida.

São praticamente iguais em termos de prestações porque equiparam carros substancialmente diferentes. A não ser o AX... Faça lá a comparação!

Sabes [?] É que a cabeça do 1.5 D, pasme-se, é a mesma do 1.4 D e feita do mesmo material, alumínio. Como disse anteriormente, o bloco sim, é inteiramente novo.

O 1.5 D apenas deixou de equipar os Corsas e foi substituido pelo 1.7, apenas devido a questões ambientais (ao menos podia ter pegado por aqui [:p]). Continuou o 1.5 TD pois era menos poluente. Nos comerciais ficaram o 1.7 D e o 1.5 TD.
O 1.7 chegou bom tempo antes das normas ambientais obrigarem a tal...

São praticamente iguais em termos de prestações porque equiparam carros substancialmente diferentes. A não ser o AX... Faça lá a comparação!
São bastante diferentes no que toca a performances e sobretudo utilização...

Tanto o 1.4 D e o 1.5 D equiparam o AX, o ZX, o 106 e o Rover 100.

Depois disso, a Nissan também recrutou o 1.5 D para aparecer debaixo do capot do Micra (1998).

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Em relação ao que diz sobre os motores diesel PSA admito que são muito bons e que muitos construtores deveriam aprender com estas marcas. Pelo meio também fizeram algumas "asneiradas" como o 1.4 D. Mas como o objectivo era ser económico, ele foi atingido. O 1.5 D não foi mais do que um upgrade do 1.4 em que lhe eliminaram o seu principal defeito, o facto de queimar juntas da cabeça.
Não é um simples up grade. É mais do que isso... Sabes o que é um bloco inteiramente novo e noutra liga [?]

No entanto, é um motor que nunca foi referência e em nenhum aspecto. Para a robustez tinhamos o 1.5 da Isuzu e a economia e prestações foram claramente ultrapassadas com a chegada, pouco depois, dos motores de injecção directa. Aliás quando o 1.5 D, chegou já se caminhava a passos largos nesse sentido.
Olhando para a concorrência da altura, era o melhor a nível de prestações/consumos. Tanto que a Opel teve de meter o 1.7 D nos Corsa para não ficar para trás. Por outro lado, é um motor já bem domesticado, sobretudo no que toca a ruído. E já no final de carreira passou a contar com centralina, o que melhorou os aspectos acima mencionados.

Falta apenas referir a fiabilidade deste bloco. O único problema que teve de mais grave foi umas ligeiras fugas de óleo a nível da cabeça e que podia contaminar a correia de distribuição. Nada mais. Face aos problemas de refrigeração conhecidos dos ISUZU, o resultado é excelente.
Foi isso que aconteceu ao meu Xsara 1.5D.. foi o único problema de maior, que ele teve

citação:Originalmente colocada por JthGuedes

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

O carro mais molengao que conduzi em toda a minha vida.

Ate o 1.4 do Focus I com 75cv e mais rapido.

O carro e realmente um caracol... mas tambem depende do carro que conduzes actualmente.

Um proprietario de um carro com 60cv ou 65cv nao sente grande diferença.. ou ate mesmo com um Aixam.
Volto a repetir : Há exemplos bem piores..... inclusivé na VAG

O facto de existir pior nao retira o facto de esse Xsara ser dos maiores molengoes do mercado.
A gastar quantos l/100 km?

é que Polo 1.0 , Cordoba 1.0 , Fabia break 1.2 , etc.. são bem mais lentos e consomem muito mais....

Golf III 1.4 ... etc

Não sabes muito bem.

Mas o Xsara 1.5D andava bem mais que o AX 1.4D..:)

O carro e realmente um caracol... mas tambem depende do carro que conduzes actualmente.

Um proprietario de um carro com 60cv ou 65cv nao sente grande diferença.. ou ate mesmo com um Aixam.

O facto de existir pior nao retira o facto de esse Xsara ser dos maiores molengoes do mercado.

é que Polo 1.0 , Cordoba 1.0 , Fabia break 1.2 , etc.. são bem mais lentos e consomem muito mais....

Golf III 1.4 ... etc

Ignorancia basta ;)

Entao comparas carros a diesel com outros a gasolina?

E ja agora, mentir e feio.

O Xsara 1.5D e obviamente mais lento que o Golf III 60cv ou o Fabia 1.2 break.

Dados do Xsara 1.5D

1500cc
58cv/5000rpm
95Nm/2250rpm
150Km/h
19,2seg

Sinceramente, se algum tivesse um carro assim, deitava-me ao lixo [8)]

Golf III 1.4 ... etc

Ignorancia basta ;)

Dados do Xsara 1.5D

1500cc
58cv/5000rpm
95Nm/2250rpm
150Km/h
19,2seg

Eu ofendi-te ? chamei.t ignorante ?

Olha e cá por casa já passaram vários carros, entre eles um Xsara 1.5D e um Golf III 1.4 e digo.t que o Golf é o mais lento que já cá andou....O xsara é bem mais rápido que o Golf 1.4 , e isto é saber por experi~encia própria... pois o meu pai já os teve, e sabe o que é andar com o Golf.....
Depois, o fabia break 1.2 54cv é mais lento que o Xsara, sendo que demora 19.5s dos 0-100

Além disso, esses dados de 19.2s dos 0-100 são da Xsara 1.5D break.... o xsara "normal" faz 18/18.5s...e é quando é novo... depois disto, é ligeiramente melhor....

Isto é saber, e não amandar baitaites .....

Já agora... xsara 1.5D = 1500cc... grande descoberta :)

Não sabes muito bem.

Não digas asneiras. As prestações do 1.5d num AX são praticamente iguais as do 1.4d no mesmo AX.

A potencia é identica ganhando apenas um pouco mais de força pelo aumento de CC, mas nada de significativo até porque o 1.5 é mais lento em arranque.

AX 1.4D (de 09/88 à 06/94) 53 ch à 5000 tr/min, 8,6 mkg à 2500 tr/min, 0 à 100 km/h en 14,3 s., v. max. de 155 km/h, conso. 5,2/5,0/3,6 l/100 km

AX 1.5D (de 09/94 à 06/97) 58 ch à 5000 tr/min, 9,7 mkg à 2250 tr/min, 0 à 100 km/h en 15,7 s., v. max. de 158 km/h, conso. 5,1/4,9/3,6 l/100 km

Golf III 1.4 ... etc

Ignorancia basta ;)

Dados do Xsara 1.5D

1500cc
58cv/5000rpm
95Nm/2250rpm
150Km/h
19,2seg

Eu ofendi-te ? chamei.t ignorante ?

Olha e cá por casa já passaram vários carros, entre eles um Xsara 1.5D e um Golf III 1.4 e digo.t que o Golf é o mais lento que já cá andou....O xsara é bem mais rápido que o Golf 1.4 , e isto é saber por experi~encia própria... pois o meu pai já os teve, e sabe o que é andar com o Golf.....
Depois, o fabia break 1.2 54cv é mais lento que o Xsara, sendo que demora 19.5s dos 0-100

Além disso, esses dados de 19.2s dos 0-100 são da Xsara 1.5D break.... o xsara "normal" faz 18/18.5s...e é quando é novo... depois disto, é ligeiramente melhor....

Isto é saber, e não amandar baitaites .....

Já agora... xsara 1.5D = 1500cc... grande descoberta :)

[}:)]

Se depois um carro e mais rapido entao o Golf tambem e mais rapido certo? [}:)]

Que analise tendenciosa.

Bem fica ai a discutir caracois que isso nao e para mim [}:)]

Quanco chegares a conclusao de qual e o caracol mais rapido avisa [}:)]

Era bom que as pessoas que ainda não começaram a conduzir, se abstivessem de certos comentários. Mas, para quem não sabe, às vezes um bom condutor consegue fazer com que "arrastadeiras" como o Golf III 1.4 (carro que conduzi bastante e de que gosto) andem razoavelmente e até, pasme-se, transmitam algum gozo na condução.

É tudo uma questão de mãozinhas, pézinhos e cabecinha... Se o carro não anda muito:

- Insere-te no normal fluxo da circulação;
- Não te ponhas a acelerar nas descidas e a ultrapassar à herói porque, na subida seguinte, vais ser "humilhado" e revoltares-te com o carro;
- Estuda o carro: descobre os regimes em que se sente mais à vontade e descobre a velocidade de cruzeiro ideal (é fácil de perceber para quem é experiente);
- Descontrai, aceita o que tens, faz das viagens momentos de relax;

Experimentem, pensem, concluam, desfrutem.

citação:Originalmente colocada por Lenine

Ó paulinhuu (mas que belo nick, hã:D:D:D), tu quantos anos tens?
Pois... este nick era apenas para exprimentar, para ver se me conseguia registar na AHO.... só que depois de começar a postar... nunca mais me deu vontade de criar um novo user...:D:D:D

Tenho 18 , e estou a tirar a carta.... Mas digo que o Golf III não dá gozo de conduzir, porque quem me disse isto é o meu pai... só isso....

citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

Era bom que as pessoas que ainda não começaram a conduzir, se abstivessem de certos comentários. Mas, para quem não sabe, às vezes um bom condutor consegue fazer com que "arrastadeiras" como o Golf III 1.4 (carro que conduzi bastante e de que gosto) andem razoavelmente e até, pasme-se, transmitam algum gozo na condução.

É tudo uma questão de mãozinhas, pézinhos e cabecinha... Se o carro não anda muito:

- Insere-te no normal fluxo da circulação;
- Não te ponhas a acelerar nas descidas e a ultrapassar à herói porque, na subida seguinte, vais ser "humilhado" e revoltares-te com o carro;
- Estuda o carro: descobre os regimes em que se sente mais à vontade e descobre a velocidade de cruzeiro ideal (é fácil de perceber para quem é experiente);
- Descontrai, aceita o que tens, faz das viagens momentos de relax;

Experimentem, pensem, concluam, desfrutem.

;)

AX 1.5D (de 09/94 à 06/97) 58 ch à 5000 tr/min, 9,7 mkg à 2250 tr/min, 0 à 100 km/h en 15,7 s., v. max. de 158 km/h, conso. 5,1/4,9/3,6 l/100 km[/i]
Peta... 15,7s faz o Saxo que é só 220 Kg mais pesado que o AX 1.5 D...

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

AX 1.5D (de 09/94 à 06/97) 58 ch à 5000 tr/min, 9,7 mkg à 2250 tr/min, 0 à 100 km/h en 15,7 s., v. max. de 158 km/h, conso. 5,1/4,9/3,6 l/100 km[/i]
Peta... 15,7s faz o Saxo que é só 220 Kg mais pesado que o AX 1.5 D...

Foi os valores que encontrei anunciados, mas atenção que se trata dos valores do AX 1.5d de 5 lugares, e que não foi comercializado cá.

citação:Originalmente colocada por Lenine

Ó paulinhuu (mas que belo nick, hã:D:D:D), tu quantos anos tens?
Pois... este nick era apenas para exprimentar, para ver se me conseguia registar na AHO.... só que depois de começar a postar... nunca mais me deu vontade de criar um novo user...:D:D:D

Tenho 18 , e estou a tirar a carta.... Mas digo que o Golf III não dá gozo de conduzir, porque quem me disse isto é o meu pai... só isso....

Não vas por ai man.

Tens de ver as coisas por ti proprio. basta veres que ha pessoal que detesta conduçao de um tdi pk diz que e bruto e nao sei que.
Se fosse por este forum eu dizia que era uma cagada.

Mas experimentei eu mesmo, e digo-te, nao so gostei como ja tenho dois:D

Não te prendas tanto ao que os outros te dizem, e sê um bocado aberto a outros carros. Assim vao-te chamar sempre fanatico, tu defendes os franceses com unhas e dentes pa:D;)

Voltar
Superior