Voto obrigatório

Voto obrigatório

• Sim

Votos: 76 47,8%
  • Não

Votos: 83 52,2%

• Total de eleitores
    159
  • Sondagem encerrada .
Deveria o voto ser obrigatório em Portugal? Para todas as eleições (legislativas, autárquicas, presidenciais, europeias, referendos).

Deveriam os cidadãos ser multados em caso de abstenção injustificada?

Deixem-me votar por via electrónica, e eu voto, nem que seja em branco!

E tal como eu, milhares de outros imigrantes...

Acho que o Nthor disse bem(.....espera, eu mesmo disse isso?!?![:D]) quando disse que os políticos estão plenamente nas tintas se o voto é em branco ou se abstem porque acabam por ser votados na mesma.

Agora, em vez de por mais resposabilidade em cima dos eleitors de escolher candidatos que pouco trabalho, devia era por mais responsabilidade em cima dos CANDIDATOS e impor uma regra que anula os resultados se houve uma certa percentagem de abstenções.

Quando os politicos andam a desleixar com a gerencia do pais, acho ridiculo é obrigar o povo a continuar a votar para eles. Os politicos é que devem ser obrigados a mudar. Alias, eles não são senhores, são é FUNCIONÁRIOS DO ESTADO.

Concordo com o que disseste, só alterava este parágrafo:

Agora, em vez de por mais resposabilidade em cima dos eleitors de escolher candidatos que pouco trabalho, devia era por mais responsabilidade em cima dos CANDIDATOS e impor uma regra que anula os resultados se houve uma certa percentagem de votos em branco.

Eu costumo de na hora de votar fazer o que o coração manda, se não gosto de ninguém eu nem saio de casa, se é daquelas eleições que nem aquece nem me arrefece voto em branco, se algum candidato merece o meu voto leva-o

Concordo com o que disseste, só alterava este parágrafo:

Agora, em vez de por mais resposabilidade em cima dos eleitors de escolher candidatos que pouco trabalho, devia era por mais responsabilidade em cima dos CANDIDATOS e impor uma regra que anula os resultados se houve uma certa percentagem de votos em branco.
E porque não os 2?

Um voto em branco tem practiamente o mesmo valor que uma abstenção. Deixamos o povo, livremente, decidir quem eles querem e, se há uma precentagem elevada de abstenções MAIS votos brancos, anula-se os resultados e obriga os partidos a voltar a fazer campanha.

Eu até ia mais um passo em frente e simplesmente dizer que o dinheiro que eles receberam inicialmente tem de durar esse tempo todo, mesmo se eles são obrigados a fazer campanha após campanha até que se atinge um número menor de abstenções. Quando esses fundos dos partidos começam a secar, mais facilmente irão de pensar em maneiras mais inovadores de motivar o eleitorado.

eu vou mais longe, o voto devia ser obrigatório, e os votos em branco deviam dar direito a cadeiras vazias na assembleia da republica.

Além de obrigatório, os partidos que nos desgovernaram nas últimas décadas, deveriam de ser proibidos de fazer campanha, e responsabilizados pela situação em que nos deixaram [8b]

Quando for obrigatório os partidos terem pessoas capazes, isentas e que cumpram as promessas de fazem (e existir penalizações para quem não cumpre), aí sim considero obrigatório.

Até lá, a política para mim será apenas uma lutinha pelas cadeiras do poder, mais tipo Wrestling (teatral).

Acho que o Nthor disse bem(.....espera, eu mesmo disse isso?!?![:D]) quando disse que os políticos estão plenamente nas tintas se o voto é em branco ou se abstem porque acabam por ser votados na mesma.

Agora, em vez de por mais resposabilidade em cima dos eleitors de escolher candidatos que pouco trabalho, devia era por mais responsabilidade em cima dos CANDIDATOS e impor uma regra que anula os resultados se houve uma certa percentagem de abstenções.

Quando os politicos andam a desleixar com a gerencia do pais, acho ridiculo é obrigar o povo a continuar a votar para eles. Os politicos é que devem ser obrigados a mudar. Alias, eles não são senhores, são é FUNCIONÁRIOS DO ESTADO.

Se acham que os politicos que lá estão não prestam, podem sempre se oferecerem para ir para o seu lugar, seja se filiando num partido politico ou criando um novo partido. [;)]

eu vou mais longe, o voto devia ser obrigatório, e os votos em branco deviam dar direito a cadeiras vazias na assembleia da republica.
Isso, para alem de ser um bocado demagógico, é muito perigoso.

A unica coisa que as cadeiras vazias no AR irá fazer e consolidar ainda mais o poder dos que estão presentes. Se alguma coisa, ia é piorar a situação actual.

Resposta ao inquérito: Não!

Devemos votar se tivermos consciência do que representa o voto de cada cidadão e ainda se estamos convictos (minimamente[:p]) no que votamos.[;)]

Por exemplo, lembro-me no referendo do aborto de colegas que foram votar só porque era giro votar nisso, mas nem sabiam o que iam votar.[8b]

Se acham que os politicos que lá estão não prestam, podem sempre se oferecerem para ir para o seu lugar, seja se filiando num partido politico ou criando um novo partido. [;)]
Já estou filiado no CDS desde 1997. E estive, durante um tempo, bem militante no mesmo.

Agora, não os vejo com um partido digno de ser chamado "da direita". São tão da direita que o PS e PSD hoje em dia [:vm)]

Mais uma vez, acho que a abstenção devia ser usado, não só com uma forma de protesto, mas sim com uma "arma de remesso". Impõe uma cláusula que diz que, se a soma das abstenções mais os votos em branco ultrapassa 50%, então anula-se os resultados eleitorais e vai aos votos dali a uns meses. Os partidos não recebem mais fundos para fazer campanha, tornando a tarefa deles menos confortável e mais necessários de serem inovadores, e os que estão no governo/AR começam a receber aos duodecimais. Quanto mais tempo dura, menos guito recebem.

Ou seja, impor um mecanismo que OBRIGA os partidos e os seus respectivos candidatos a sensibilizar mais com os eleitores para que não precisam de ir a mais eleições subsequentes.

Isso sim, seria uma alteração para o melhoramento da nossa democracia.

O voto obrigatório será mais um sinal de decadência da nossa democracia, pelo menos como ela foi/é pensada nos países europeus, isto é, como sistema directamente ligado à liberdade.

Para mim a verdadeira liberdade de voto não deixa de passar também pela liberdade de não votar.

Mal anda a democracia quando tem que criar mecanismos de defesa de si própria!

O voto é obrigatório na Grécia, no Luxemburgo e na Bélgica. [;)]

Não. Não podemos nem devemos obrigar ninguém a ir votar, ninguém é obrigado a preocupar-se com o país.
Lembro de algo que foi dito há uns tempos atrás. Algo semelhante que tinha a ver com a obrigação do povo a "interessar" pelo país. Acho que foi do genero:

"Tudo pela nação. Nada contra a nação" [:D]

Última edição:
Voltar
Superior