Voto obrigatório

Voto obrigatório

• Sim

Votos: 76 47,8%
  • Não

Votos: 83 52,2%

• Total de eleitores
    159
  • Sondagem encerrada .
:confused::confused:

Por essa ordem de ideias, se não votar ninguém, não teremos ninguém eleito democráticamente!

E depois, vais tu para o poder? [:D][:D]

Pois... já ouvi quem diga que é melhor um não voto que um mau voto[:cool:]

claro que tudo é discutivel...o problema é que mta gente vota sempre nos mesmos como se um partido politico fosse um clube de futebol pra toda a vida[:blush:]

A abstenção é uma acto de anti-cidadania.
Quem se abstem é quem não se preocupa com o destino dos seu pais e de todos nós. Mas são os primeiros a virem berrar para a praça publica contra o Governo.

Quem não se rever nas opções sujeitas a voto, deve então votar em branco.

Acho graça a certas pessoas que tanto falam do fascismo e do 25 Abril e depois esquecem-se qual foi um dos motivos que originou a revolução, que foi o de poderem exercer o seu direito de voto e poderem escolher quem os governa.
Mais uma vez, eu posso não gostar de quem abstem porque eu não o faço, mas se vamos chamar-mos democráticos, temos de respeitar os seus desejos em não votar.

Uma democracia nunca foi fácil de se dirigir porque implica aceitar o menos desejável com o mais desejável sem impor a nossa vontade naquilo que "não gostamos". Temos de respeitar esse direito das pessoas.

Como eu disse antes, se os politicos queriam ter menos abstenções no dia de eleições, melhor seria apresentar ideias que podiam atrair essa gente para ir as urnas, em vez de obrigá-los a escolher entre aqueles que não gostam. Isso é o que fazem os regimes autoritários.

O voto é um direito... Já basta os impostos serem uma obrigação.

P.S: E mesmo não votando considero-me sempre no direito de reclamar... Enquanto pagar os milhares de impostos que pago, para alimentar palhaços, considero-me no direito de reclamar. Tenha ou não votado.

Exacto!!!

Lá tinha que o BE e o PCP serem os culpados de tudo[8b]

mas o que tizes até tem piada,...portugal é o ku da europa e tudo devido a politicas desastrosas do PSD e CDS PP e do PS que tem atrofiado o país nestes ultimos 30anos.

e a culpa ainda continua a ser do BE e do PCP que nem governam e representam apenas uma "cabeça de alfinete" em toda a politica portuguesa, estranho não?[;)]

O PCP tem a sua quota parte por Portugal ser o ku da europa, como tu dizes

Lá tinha que o BE e o PCP serem os culpados de tudo[8b]

mas o que tizes até tem piada,...portugal é o ku da europa e tudo devido a politicas desastrosas do PSD e CDS PP e do PS que tem atrofiado o país nestes ultimos 30anos.

e a culpa ainda continua a ser do BE e do PCP que nem governam e representam apenas uma "cabeça de alfinete" em toda a politica portuguesa, estranho não?[;)]

Ninguém está a culpa o PCP e o BE, apenas temos o direito de criticar as suas opções politicas.
Hoje Portugal pode estar no "ku" da Europa mas se os portugueses tivessem dado ouvidos ao PCP hoje estavamos no era no "ku" do mundo.

Como é autoritário obrigar as pessoas a cumprir a lei, como é autoritário obrigar ao pagamento de impostos,...

Democracia não é liberdade incondicional! [;)]

A minha pergunta é: no limite, se ninguém votasse, como se elegeriam os nossos representantes democráticos?!
O nosso sistema já contempla essa possibilidade, basta que só os deputados com assento parlamentar votem, para ver um replay da actual maioria absoluta.

Por isso, votar em branco ou não votar não lhes aquece nem arrefece.

É certo que muitas das vezes (senão quase sempre), as pessoas não se reveêm nos candidatos, mas penso que é mais uma razão para irem votar, mas votar em branco.

Tendo em conta a abtenção que se verifica sempre, se toda essa abtenção se convertesse em voto em branco, tal mostraria a toda a "população política" a crise de valores.

Como é autoritário obrigar as pessoas a cumprir a lei, como é autoritário obrigar ao pagamento de impostos,...
Já agora, porque não obrigar a nossa juventude a fazer parte de um movimento do estado, tipo como a Mociedade Portuguesa era?

E vamos voltar a ter o recenciamento militar. Porque não obrigar as pessoas a ir para a tropa tambem?

Democracia não é liberdade incondicional! [;)]
Quem o diz? A liberdade devia ser algo que, desde que não interfer com a liberdade dos outros, devia-se expressar sem probelmas.

Desde que vi últimamente, quem abstem do voto não está a interferir com a liberdade dos outros. Portanto, não vejo com a tua analogia faz sentido aqui.

A minha pergunta é: no limite, se ninguém votasse, como se elegeriam os nossos representantes democráticos?!
Chama-se "ter o que queremos". Este governo, esta sistéma politico é aquilo que o povo deseja. Livramente, eles foram as urnas, ano após ano, e elegeram essa gente para o poder.

Há aqueles que simplesmente não gosta das opções no boletim, e queres obrgá-los a ir para as urnas e escolher entre um deles? Desculpa, mas isso jamais se chama democracia. Isso é um acto autoritário.

Alias, o que propoe é mais do genero de dar os políticos mais conforto em continuar o seu status quo e não obrigá-los a mudar as suas ideias.

Talvez um melhor opção não seria obrigar as pessoas votar, mas sim anular os resultados se a abstenção ultrapassa x por cento e forçar novas eleições. Assim os politicos não podiam ter o conforto de qualquer resultado e, daí sim, teria mesmo de mudar as suas maneiras de obter votos.

É certo que muitas das vezes (senão quase sempre), as pessoas não se reveêm nos candidatos, mas penso que é mais uma razão para irem votar, mas votar em branco.

Tendo em conta a abtenção que se verifica sempre, se toda essa abtenção se convertesse em voto em branco, tal mostraria a toda a "população política" a crise de valores.

E abstenção não mostra isso mesmo que existe uma crise de valores, eu não consigo perceber qual a diferença entre não votar ou votar em branco.

O nosso sistema já contempla essa possibilidade, basta que só os deputados com assento parlamentar votem, para ver um replay da actual maioria absoluta.

Por isso, votar em branco ou não votar não lhes aquece nem arrefece.

Acredito que não lhes aqueça nem arrefeça! Até acredito que lhes dê jeito a abstenção! Porque tenho a certeza que se essa abstenção votasse (sendo obrigatório) não iria votar PS/ PSD. Ou votaria em branco ou em partidos alternativos.

Agora, com votos apenas de meia dúzia de deputados neles próprios, não vamos chamar isso de democracia!

Talvez um melhor opção não seria obrigar as pessoas votar, mas sim anular os resultados se a abstenção ultrapassa x por cento e forçar novas eleições. Assim os politicos não podiam ter o conforto de qualquer resultado e, daí sim, teria mesmo de mudar as suas maneiras de obter votos.
Alias, não vejo como não há mais pessoas a subscrever a essa ideia.

Se, no dia de eleições, houver 50% ou mais de abstenções, devia-se anular os resultados e voltar as urnas uns meses depois. Obrigando os partidos a alterar as suas estratégias e a presentar melhores propostas aos eleitores.

Não acho que é a responsabilidade do eleitor em escolher um candidato, mas sim, do candidato a mostar-se ser uma boa escolha de ser eleito.

Acredito que não lhes aqueça nem arrefeça! Até acredito que lhes dê jeito a abstenção! Porque tenho a certeza que se essa abstenção votasse (sendo obrigatório) não iria votar PS/ PSD. Ou votaria em branco ou em partidos alternativos.

Agora, com votos apenas de meia dúzia de deputados neles próprios, não vamos chamar isso de democracia!

O problema é que nem partidos alternativos validos temos

O voto obrigatório será mais um sinal de decadência da nossa democracia, pelo menos como ela foi/é pensada nos países europeus, isto é, como sistema directamente ligado à liberdade.

Para mim a verdadeira liberdade de voto não deixa de passar também pela liberdade de não votar.

Mal anda a democracia quando tem que criar mecanismos de defesa de si própria!

O voto obrigatório será mais um sinal de decadência da nossa democracia, pelo menos como ela foi/é pensada nos países europeus, isto é, como sistema directamente ligado à liberdade.

Para mim a verdadeira liberdade de voto não deixa de passar também pela liberdade de não votar.

Mal anda a democracia quando tem que criar mecanismos de defesa de si própria!
apr:) x2

A mera ideia de obrigar as pessoas a escolher entre candidatos que não gostam até é um bocado perverso no contexto democrático.

Já agora, porque não obrigar a nossa juventude a fazer parte de um movimento do estado, tipo como a Mociedade Portuguesa era?

E vamos voltar a ter o recenciamento militar. Porque não obrigar as pessoas a ir para a tropa tambem?

Quem o diz? A liberdade devia ser algo que, desde que não interfer com a liberdade dos outros, devia-se expressar sem probelmas.

Desde que vi últimamente, quem abstem do voto não está a interferir com a liberdade dos outros. Portanto, não vejo com a tua analogia faz sentido aqui.

Chama-se "ter o que queremos". Este governo, esta sistéma politico é aquilo que o povo deseja. Livramente, eles foram as urnas, ano após ano, e elegeram essa gente para o poder.

Há aqueles que simplesmente não gosta das opções no boletim, e queres obrgá-los a ir para as urnas e escolher entre um deles? Desculpa, mas isso jamais se chama democracia. Isso é um acto autoritário.

Alias, o que propoe é mais do genero de dar os políticos mais conforto em continuar o seu status quo e não obrigá-los a mudar as suas ideias.

Repito o que já foi dito: Estás descontente, não concordas - Voto em Branco.

A diferença é ENORME para a abstenção. Abstenção é desinteresse! Ah, estou de férias, quero lá saber!!! Depois logo me junto à manifestação! Agora c@guei![:p]

Isso só depende do barulho que a comunicação social fizesse e de haver ou não um europeu.

Porque para todos os efeitos os resultados seriam:

PS( 45,03%) 121
PPD/PSD( 28,77%) 75
PCP-PEV( 7,54%) 14
CDS-PP: (7,24%) 12
B.E. (6,35%) 8

Quando for obrigatório os partidos terem pessoas capazes, isentas e que cumpram as promessas de fazem (e existir penalizações para quem não cumpre), aí sim considero obrigatório.

Até lá, a política para mim será apenas uma lutinha pelas cadeiras do poder, mais tipo Wrestling (teatral).

Repito o que já foi dito: Estás descontente, não concordas - Voto em Branco.

A diferença é ENORME para a abstenção. Abstenção é desinteresse! Ah, estou de férias, quero lá saber!!! Depois logo me junto à manifestação! Agora c@guei![:p]
Acho que o Nthor disse bem(.....espera, eu mesmo disse isso?!?![:D]) quando disse que os políticos estão plenamente nas tintas se o voto é em branco ou se abstem porque acabam por ser votados na mesma.

Agora, em vez de por mais resposabilidade em cima dos eleitors de escolher candidatos que pouco trabalho, devia era por mais responsabilidade em cima dos CANDIDATOS e impor uma regra que anula os resultados se houve uma certa percentagem de abstenções.

Quando os politicos andam a desleixar com a gerencia do pais, acho ridiculo é obrigar o povo a continuar a votar para eles. Os politicos é que devem ser obrigados a mudar. Alias, eles não são senhores, são é FUNCIONÁRIOS DO ESTADO.

Voltar
Superior