Voto obrigatório

Voto obrigatório

• Sim

Votos: 76 47,8%
  • Não

Votos: 83 52,2%

• Total de eleitores
    159
  • Sondagem encerrada .

Zizo

Consultor
Deveria o voto ser obrigatório em Portugal? Para todas as eleições (legislativas, autárquicas, presidenciais, europeias, referendos).

Deveriam os cidadãos ser multados em caso de abstenção injustificada?

o voto devia ser era facilitado e nao ser feito de forma primitiva como ainda é feito. Acredito que se assim fosse era mais facil votar e mais gente votava.[;)]

Concordo com o voto obrigatório.

O pagamento de impostos é obrigatório. A comparência em Tribunal, quando solicitado é obrigatória. Etc, etc... Tudo deveres de cidadania.

Porque quando toca a usufruir dos votos de quem não se absteve, usufruem todos! [;)]

Se o país é democrático em todo o sentido da palavra, o voto não pode, nem nunca podia ser obrigatório.

Obrigar as pessoas em escolher algo que poderá nem ser o que eles querem é mais autoritário do que democrático. E, mesmo que eu próprio não faço, a abstenção poderá ser um bom método de protesto se a população em geral se faz de forma de protestar quem está no poder.

Posso não gostar de quem abstem, mas respeito o seu direito a fazer o mesmo. Isso sim, é o verdadeiro espírito democrático.

Como o Alpiger já disse, o voto é um dever.

Infelizmente as pessoas não dão o devido valor, mas depois quem não chega a votar é o primeiro a queixar-se das coisas, de que os governantes não servem e trinta por uma linha...

As peesoas quando tem oportunidade de fazer a diferença não ligam e não querem "perder" tempo [s)]

O voto é um dever cívico.

Não me parece que seja justo haver penalizações para quem não o faz. Cada um tem o direito a decidir se vota ou não.

Infelizmente as pessoas não dão o devido valor, mas depois quem não chega a votar é o primeiro a queixar-se das coisas, de que os governantes não servem e trinta por uma linha...

As peesoas quando tem oportunidade de fazer a diferença não ligam e não querem "perder" tempo [s)]
Num lado tens razão. Se não votares, como podes mudar as coisas?

Ao mesmo tempo, se optas para votar, quem está no boletim que podias mesmo dizer qua ia fazer uma diferença? Se todos os candidatos presntam a mesma porcaria na campanha, poderá ser muito dificil distinguir um para votar no poder. Daí é que está.

Bem, o PCP e BE de certeza mudarão a maneira que o país funciona, mas isso é o tipo de mudanção que prefiro não ter [:D]

Mesmo se alguns aqui não gosta da ideia, o direito a abstenção tambem é um ideal democrático.

e até faz sentido...se uma pessoa nao votou faz logica ser o 1º a se queixar de ser vittima do mau voto dos outros[;)]

Se o país é democrático em todo o sentido da palavra, o voto não pode, nem nunca podia ser obrigatório.

Obrigar as pessoas em escolher algo que poderá nem ser o que eles querem é mais autoritário do que democrático. E, mesmo que eu próprio não faço, a abstenção poderá ser um bom método de protesto se a população em geral se faz de forma de protestar quem está no poder.

Posso não gostar de quem abstem, mas respeito o seu direito a fazer o mesmo. Isso sim, é o verdadeiro espírito democrático.

Para isso existe o voto em branco.

Não.

Mas o direito ao voto devia ser o resultado de um pré requisito.

Como o serviço militar ou o pagamento de impostos, etc.

A abstenção é uma acto de anti-cidadania.
Quem se abstem é quem não se preocupa com o destino dos seu pais e de todos nós. Mas são os primeiros a virem berrar para a praça publica contra o Governo que não escolheram.

Quem não se rever nas opções sujeitas a voto, deve então votar em branco.

Acho graça a certas pessoas que tanto falam do fascismo e do 25 Abril e depois esquecem-se qual foi um dos motivos que originou a revolução, que foi o de poderem exercer o seu direito de voto e poderem escolher quem os governa.

e até faz sentido...se uma pessoa nao votou faz logica ser o 1º a se queixar de ser vittima do mau voto dos outros[;)]
É o "preço" que eles pagam por abster-se. Mas nunca podemos tirar essa opção a eles.

Mais uma vez, obrigar as pessoas em votar é mais autoritário do que democrático. Melhor seria os candidatos presentar melhores ideias para convernçer as abstenções a mudar as suas intenções.

Bem, o PCP e BE de certeza mudarão a maneira que o país funciona, mas isso é o tipo de mudanção que prefiro não ter [:D]

.

Lá tinha que o BE e o PCP serem os culpados de tudo[8b]

mas o que tizes até tem piada,...portugal é o ku da europa e tudo devido a politicas desastrosas do PSD e CDS PP e do PS que tem atrofiado o país nestes ultimos 30anos.

e a culpa ainda continua a ser do BE e do PCP que nem governam e representam apenas uma "cabeça de alfinete" em toda a politica portuguesa, estranho não?[;)]

O voto é um direito... Já basta os impostos serem uma obrigação.

P.S: E mesmo não votando considero-me sempre no direito de reclamar... Enquanto pagar os milhares de impostos que pago, para alimentar palhaços, considero-me no direito de reclamar. Tenha ou não votado.

Mais uma vez, obrigar as pessoas em votar é mais autoritário do que democrático. Melhor seria os candidatos presentar melhores ideias para convernçer as abstenções a mudar as suas intenções.

Como é autoritário obrigar as pessoas a cumprir a lei, como é autoritário obrigar ao pagamento de impostos,...

Democracia não é liberdade incondicional! [;)]

A minha pergunta é: no limite, se ninguém votasse, como se elegeriam os nossos representantes democráticos?!

Voltar
Superior