Violência doméstica

Provavelmente já terão mencionado isto, mas o maior problema da violência doméstica (falando da mais comum, homem que bate na mulher sem grandes motivos para isso) é que a mulher compactua. Apanha, os vizinhos chamam a polícia, a polícia chega lá e ela nega tudo.

Dá para ter pena quando as pessoas são masoquistas?

Muitas negam, porque sabem que a justiça em Portugal, é demasiado lenta e ineficaz.

Sabem que se admitirem o facto à polícia, o homem vai preso, está meia dúzia de horas detido, vem para casa e carrega o dobro em cima dos costins.

Os EUA podem ter muitos defeitos, mas pelo que os meus familiares que lá moram contaram, o vizinho um dia lembrou-se de bater forte e feio na mulher, eles chamaram a polícia e minutos depois o homem tinha a casa cercada. É de ressalvar que esteve 2 anos na cadeia.

Namoradas agredidas
Insultos e bofetadas são mais comuns, mas também há tentativas de estrangulamento.

Cerca de quarto dos jovens portugueses admite ter agredido a namorada ou o namorado durante uma relação amorosa. A conclusão faz parte de uma investigação que contou com o depoimento de 1500 jovens, entre os 15 e os 20 anos de idade.
"Quando abordados sobre os seus relacionamentos, 25% dos jovens admitem ter agredido o/a seu/sua parceiro/a e 29% relatam ter sido vítimas de comportamentos violentos", lê-se no estudo de Madalena Sofia Oliveira, doutorada em Ciências Sociais e Psicologia.
No topo dos comportamentos violentos mais descritos estão os insultos e as difamações, com percentagens que variam entre os 38 e os 42%, e a bofetada, referida por 30 a 40% dos jovens. No entanto, a tentativa de estrangulamento, considerada como uma das formas mais graves de violência, é citada por 9 a 15% dos jovens inquiridos.
"Os resultados do estudo aferem uma relação direta entre os relacionamentos íntimos juvenis e o ambiente familiar. Quanto mais violência houver nos relacionamentos íntimos juvenis, mais comportamentos abusivos são sinalizados nos seus ambientes familiares", concluiu a investigadora e docente na Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

Namoradas agredidas - Sociedade - Correio da Manhã

Qual é a duvida? Vais preso e mais nada, basta a sogra denunciar esse crime publico.
O que? Uma bofetada na sogra é um crime publico? Este mundo ta de pernas para o ar. [;)]
Eu quando li o tópico percebi que era violência doméstica, grave sem dúvida, mas depois vejo sondagens que metem bofetadas e adolescentes e enfim....quem nunca levou um tapa de uma miúda? Elas gostam de dar e isso não tem nada a ver com violência doméstica...

Venho a este tópico porque sinto que tenho que fazer alguma coisa relativamente a um caso na vizinhança, mas não sei bem como o fazer. O quadro é o típico: segundo os vizinhos porta com porta (eu estou um pouco mais afastado e não me apercebo directamente das coisa), o pai de família, que é uma pessoa com formação académica, uma situação financeira aparentemente boa e muito educada cá fora, parece que dentro de portas de vez em quando distribui porrada na mulher, insulta os filhos, enfim, um quadro deplorável. O problema é que se trata de uma pessoa que veio viver recentemente para aqui, ninguém conhece a sua cepa, e portanto toda a gente tem medo das consequências caso apresente queixa. Pode ser um louco violento, ninguém sabe. Daí a minha pergunta: nestes casos de violência doméstica é possível apresentar queixa de forma anónima?

Daí a minha pergunta: nestes casos de violência doméstica é possível apresentar queixa de forma anónima?

Sim. A polícia até pode saber a tua identificação mas não vai dar-lhe essa informação.

P.S. Para além disso, se é do estilo que conheço, essa gente faz tudo para manter as boas aparências cá para fora. Não me parece que arranjar confusões com vizinhos seja boa ideia para a imagem. São verdadeiros cavalheiros fora de casa.

Última edição:
Violência Domestica é um crime publico, basta que alguém denuncie tem que ser investigado, mas se a(s) vitima(s) não apresentar algum tipo de prova, a única coisa que isso gera é uma serie de consultas psiquiátricas. O agressor por norma é presente a um júri de psiquiatras, mas sendo uma pessoa educada e com cultura, duvido que se descontrole com o júri e que dê em algo.

Violência Domestica é um crime publico, basta que alguém denuncie tem que ser investigado, mas se a(s) vitima(s) não apresentar algum tipo de prova, a única coisa que isso gera é uma serie de consultas psiquiátricas. O agressor por norma é presente a um júri de psiquiatras, mas sendo uma pessoa educada e com cultura, duvido que se descontrole com o júri e que dê em algo.

Pois, a nós (ao condomínio) quer-nos parecer que a mulher provavelmente vai negar tudo se confrontada com a situação. Parece ser daquelas pessoas que aguenta o que aguenta porque depende economicamente do marido...

Pois, a nós (ao condomínio) quer-nos parecer que a mulher provavelmente vai negar tudo se confrontada com a situação. Parece ser daquelas pessoas que aguenta o que aguenta porque depende economicamente do marido...

Estas situações devem ser sempre denunciadas mas, se formos realistas, a polícia vai lá a casa e vai ser tudo inconclusivo. Ela não vai reconhecer que é agredida, ele vai ter um comportamento exemplar, se não existirem sinais muito evidentes (marcas físicas, etc), não dá em nada.

A partir do momento em que fecharem a porta, ainda é capaz de levar a dobrar porque ele vai achar que ela andou a contar coisas que não devia a outras pessoas.

Voltar
Superior