Violência doméstica

rosinha2000

New member
qual é a vossa opinião sobre estes nºs que assustam qualquer um.

Violência doméstica matou 35 mulheres em oito meses

Foram 35 as mulheres vítimas de violência doméstica que acabaram assassinadas às mãos dos companheiros, de Janeiro a Agosto deste ano. Em apenas oito meses foram mortas mais dez do que em todo o ano de 2007.
Os distritos de Lisboa e Porto são os de maior incidência de homicídios de mulheres vítimas de violência doméstica. O JN apurou, junto do Observatório de Mullheres Assassinadas (OMA), um departamento da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que é Lisboa que está no topo, tendo-se registado sete homicídios este ano, seguindo-se o Porto (seis), Açores (quatro), Coimbra e Setúbal (ambos com três), Aveiro, Portalegre e Viseu (dois) e Braga, Castelo Branco, Évora, Leiria, Santarém, Viana do Castelo, todos com um.

Editado pela última vez por um moderador:
A minha opinião é que deveriam fazer um estudo "inverso", sobre o numero de homens que são vitimas de violencia doméstica.

Porque ninguem conhece numeros nem caras e ela existe cada vez mais, mas a nossa sociedade está pré-concebida para ver a versão " homem bate em mulher" e não o inverso.

E não, não sou machista [;)]

A minha opinião é que deveriam fazer um estudo "inverso", sobre o numero de homens que são vitimas de violencia doméstica.

Porque ninguem conhece numeros nem caras e ela existe cada vez mais, mas a nossa sociedade está pré-concebida para ver a versão " homem bate em mulher" e não o inverso.

eu sei que existe, e é uma realidade que muita gente desconhece, mas o facto é que 35 mulheres morreram nas maos dos companheiros desde o inicio do ano

Assim de repente, pensei que quando os casais chegam a certos confrontos, já com divórcio á vista (acho que a maior percentagem desses casos, já estavam separados/divórcio a correr), as mulheres devem de andar de arma em punho, visto ser a única maneira de parar os ex-companheiros.

Nestes casos (traições) não justifica tirar uma vida...

Continuam a haver muita violência doméstica, na maior parte das vezes misturada com crimes passionais e questões de trabalho/dinheiro.

É uma valor exagerado e absurdo. Mas é um crime quase impossível de combater!

Depois há o outro lado da questão, homens que apanham forte e feio e não dizem nada a ninguém por vergonha! Ainda há 2 dias uma mulher matou o Homem.

Continuam a haver muita violência doméstica, na maior parte das vezes misturada com crimes passionais e questões de trabalho/dinheiro.

É uma valor exagerado e absurdo. Mas é um crime quase impossível de combater!

Depois há o outro lado da questão, homens que apanham forte e feio e não dizem nada a ninguém por vergonha! Ainda há 2 dias uma mulher matou o Homem.

é certo que a mulher matou o Homem e nada justifica isso, mas foi um acto de desespero depois de anos de tortura. Muitos dirão: Ahh que saisse de casa.

Provavelmente ja lhe teria passado pela cabeça, e provavelmente ja lhe teria passado também pela cabeça que se o fizesse seria mais um numero a adicionar as estatisticas

Normalmente a violência no sentido inverso, ou seja, a vítima é o homem, tende a ser mais violenta. O resultado muitas vezes passa por tiros e ás vezes mortes.

De qualquer forma, seja para um lado ou para o outro, os números são preocupantes. Se se consegue resolver? Sinceramente não acredito...

O exemplo de sair de casa por vezes dá para o torto, como ás vezes é noticiado: fulano pegou numa espingarda e matou ex-companheira, etc e tal... Enfim...

Acho que é um defeito de termos nascido "inteligentes", ao contrário dos restantes animais, e quando vem esse lado ao de cima, estraga tudo...

é certo que a mulher matou o Homem e nada justifica isso, mas foi um acto de desespero depois de anos de tortura. Muitos dirão: Ahh que saisse de casa.

Provavelmente ja lhe teria passado pela cabeça, e provavelmente ja lhe teria passado também pela cabeça que se o fizesse seria mais um numero a adicionar as estatisticas
O "normal" estatisticamente é o homem ser o agressor.

Mas se um homem mata uma mulher é pq era agressivo e a matou.
Se uma mulher mata um homem, foi defesa...

O caso mais marcante de que me lembro foi este...

http://dn.sapo.pt/2007/06/01/sociedade/matou_marido_agressor_e_absolvida.html

"Após 40 anos de maus tratos, Maria Clementina Pires matou o marido com um machado de cozinha. Ontem, a mulher de 63 anos foi absolvida pelo Tribunal de S. João Novo, no Porto, uma decisão aplaudida em plena sessão pela meia centena de pessoas que encheram a sala. O juiz-presidente do Colectivo, João Grilo, considerou que agiu em legítima defesa e evitou tornar-se mais uma vítima de violência doméstica."

Antigamente tinha-se a ideia que o casamento seria para sempre, e as mulheres teriam de aceitar as coisas todas, violência e humilhações.

Hoje em dia, as mulheres trabalham e algumas são independentes, e quando as coisas correm mal, certos homens não aceitam a "humilhação" que representa para eles serem deixados e recorrem à violência extrema.

Já tive conversas com várias amigas que só não deixaram namorados, maridos e companheiros com medo de represálias...

O contrário também acontece, serem as mulheres a "violentar" os homens, mas neste caso o medo da humilhação pública leva-os a manterem-se no anonimato.

E olha que conheco muitas situações em que a mulher provoca até ao extremo sabendo elas que se sentem mais protegidas,sou contra a violencia mas a provocação devia ser punível e alguns casos remetida a favor

E olha que conheco muitas situações em que a mulher provoca até ao extremo sabendo elas que se sentem mais protegidas,sou contra a violencia mas a provocação devia ser punível e alguns casos remetida a favor

Temos muitas vezes tendência a pensar na "violência" como murros e pontapés, e esquecemo-nos que a violência psicológica consegue ser mais esmagadora ainda, violência essa que não provoca desacatos nem gritos e os vizinhos n sabem. Depois dizem: eram tão pacíficos, davam-se tão bem... :(

Temos muitas vezes tendência a pensar na "violência" como murros e pontapés, e esquecemo-nos que a violência psicológica consegue ser mais esmagadora ainda, violência essa que não provoca desacatos nem gritos e os vizinhos n sabem. Depois dizem: eram tão pacíficos, davam-se tão bem... :(

Ora... ia precisamente dizer isso!

Conheço um caso de um oficial da GNR que bate e aterroriza a mulher há anos e no entanto é o senhor bem reputado e amigo do seu amigo...

Um psicopata nas forças de segurança...

é vergonhoso e algo que deve ser combatido, há mais homens a fazê-lo mas também há mulheres, tanto um caso como o outro é condenável e não é compreensível.

A culpa disto tudo deve-se à tradição Católica e à sua nefasta influência em alguns aspectos da sociedade. Em que se fartam de argumentar que o casamento é para a vida e que quando um dos lados do casal (maioritariamente o feminino) vai lá pedir apoio, o mesmo discurso oco e inútil de que o que Deus uniu o homem não pode separar e o restante rosário de tretas.

E é ver as iniciativas de aleigeirar as questões do divórcio, que são boicotadas pela maioria dos sectores da sociedade, que os apelida de esquerdistas. :confused: :confused:

A violência é terrível. Mandaram-me este mail para passar, mas também pode ficar aqui.

Este anúncio foi premiado internacionalmente, mas não passou na nossa televisão, em Portugal. Porque será?
Recordo o poema da criança de 3 anos, 'Meu nome é Sara'

O meu nome é ''Sara''

Tenho 3 anos

Os meus olhos estão inchados,

Não consigo ver.

Eu devo ser estúpida,

Eu devo ser má,

O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?

Eu gostaria de ser melhor,

Gostaria de ser menos feia.

Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.

Eu não posso falar,

Eu não posso fazer asneiras,

Senão fico trancada todo o dia.

Quando eu acordo estou sozinha,

A casa está escura,

Os meus pais não estão em casa.

Quando a minha mãe chega,

Eu tento ser amável,

Senão eu talvez levaria

Uma chicotada à noite.

Não faças barulho!

Acabo de ouvir um carro,

O meu pai chega do bar do Carlos.

Ouço-o dizer palavrões.

Ele chama-me.

Eu aperto-me contra o muro.

Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos.

Tenho tanto medo agora,

Começo a chorar.

Ele encontra-me a chorar,

Ele atira-me com palavras más,

Ele diz que a culpa é minha, que ele sofra no trabalho.

Ele esbofeteia-me e bate-me,

E berra comigo ainda mais,

Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.

Ele já a trancou.

Eu enrolo-me toda em bola,

Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.

Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,

E o meu dia continua com horríveis

palavras...

'Eu lamento muito!', eu grito

Mas já é tarde de mais

O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.

O mal e as feridas mais e mais,

'Meu Deus por favor, tenha piedade!

Faz com que isto acabe por favor!'

E finalmente ele pára, e vai para a porta,

Enquanto eu fico deitada,

Imóvel no chão.

O meu nome é 'Sara'

Tenho 3 anos,

Esta noite o meu pai *matou-me*.

TRISTE

O "normal" estatisticamente é o homem ser o agressor.

Mas se um homem mata uma mulher é pq era agressivo e a matou.
Se uma mulher mata um homem, foi defesa...

Se te estás a referir á mulher da Madeira que matou marido á dias...toda a vizinhança disse que o marido se embebedava e lhe dava cargas de porrada...

Só fez senão bem em te-lo morto.[;)]

E o que é que te garante a ti que uma boa parte das 35 vitimas femininas de violencia nao foram assassinadas depois de anos e anos de tortura aos seus companheiros?

Porque é que num caso se assume que o assassino é simplesmente um homem violento e no outro há uma presunçao de inocência e investigaçao para as razoes do crime?

Penso que todas as vitimas deviam ser tratadas por igual perante a lei, apenas isso.

Voltar
Superior