Como proprietário de dois Focus MK2 e MK3 mando também a minha posta de bacalhau..
--> Primeiro ponto: Astra J vs Focus MK2? Astra J all the time.. Estamos a falar de uma projecto de 2009/2010 para um projecto de 2005, e aí notam-se muito bem as diferenças: materiais usados, tecnologia, estética, etc..
-- >Segundo ponto: Astra H vs Focus MK2? Já estamos a falar de projectos similares. Um projecto de 2004 para um de 2005. Na altura escolhi o Focus por algumas razões muito simples: dinâmica mais apurada, motor 1.6 TDCi mais interessante que o brarulhento 1.7 CDTi, interiores mais bonitos e exterior não tão desenhados à régua.
-->Terceiro ponto: Astra J vs Focus MK3? Muito mais difícil de escolher do que no "combate anterior". Dois excelentes automóveis com pontos a favor e contra: de um lado um Astra totalmente diferente do H, muito elegante, interior soberbo (alguns não gostam devido aos botões), tecnologia disponível como o sistema de iluminação AFL e suspensão FlexRide vindos do primo Insignia. Do outro temos o Focus, com tecnologia que nunca mais acaba e que é costume no segmento acima, como o estacionamento automático, reconhecimentos de sinais de trânsito ou o aviso de saída de estrada; tem um interior futurista, um 1.6 TDCi renovado e muito bom em baixas, e a dinâmica como o seu ponto forte.
Penso que, nestes dias que correm, é um erro enorme afirmar que o Focus, Astra, Mégane ou outro qualquer seja o melhor carro do segmento. O segmento C nunca esteve tanto ao rubro, com BMW, Mercedes e Audi metidos ao barulho para atrapalhar as coisas.
Agora se me perguntarem: "tens algum segmento C preferido?" ou "qual é o melhor segmento C para ti?". Tenho, claro que tenho, é o Ford Focus, é o meu carro. Se o é, não, provavelmente não, mas para mim é-lo.