Trabalhar em Consultoria

Como diz uma amiga minha, ganhar mais que a média e depois nao ter tempo de o gastar, mais vale ganhar menos e ter vida propria :)

Concordo com ela, tudo bem que de tempos a tempos lá me calha tb um serao ou ir trabalhar a um fim de semana mas pelo menos tenho direito a dias de recuperação.

Só a minha modesta opiniao :)

Acho que mal se sai da faculdade, não faz mal nenhum a ninguem ir para consultoria, analistas ou qualquer outra profissão onde se trabalhe muito.

Quando saí da faculdade, fui para um dos maiores escritorios de advogados de portugal e o meu irmao foi para um banco em Londres ( 3 anos depois, acabei em londres num escritorio de advogados) , já à mais de 10 anos. Tanto eu como ele, fizemos varias directas e trabalhamos varias vezes até depois da meia-noite. Quando voltei para Portugal, escolhi para onde quis ir, trabalho muito menos que em Londres e na minha opiniao e dos meus chefes que me pagam so mais eficiente que os meus colegas e sou uma mais valia com clientes estrangeiros...
Agora, aqueles anos custaram-me, mas valeram, e muito, a pena

Que cursos têm mais procura para área de consultadoria?

Engenharias? Quais? Informática penso que até há exemplos neste tópico, e outras, são procuradas?

Acho que mal se sai da faculdade, não faz mal nenhum a ninguem ir para consultoria, analistas ou qualquer outra profissão onde se trabalhe muito.

Eu não concordo totalmente com a questão de sair da faculdade e ir para consultoria. Sinceramente, vai ser consultor com que bases? Com a teoria que aprendeu? Recomendo a que se passe um período em áreas diferentes, para ganhar experiência.
Talvez isso se veja mais na minha área (alimentar), onde há consultores que de tão anedóticos que são nem sabem accionar um lava-mãos... E depois insistem que está avariado... Enfim...

Eu não concordo totalmente com a questão de sair da faculdade e ir para consultoria. Sinceramente, vai ser consultor com que bases? Com a teoria que aprendeu? Recomendo a que se passe um período em áreas diferentes, para ganhar experiência.
Talvez isso se veja mais na minha área (alimentar), onde há consultores que de tão anedóticos que são nem sabem accionar um lava-mãos... E depois insistem que está avariado... Enfim...

Quem entra sem experiencia para consultoria não vai propriamente desempenhar o verdadeiro papel de consultor. Só passado uns 5 anos com experiencia em projectos é que já se pode chamar de consultor, com capacidade de avaliar as necessidades dos clientes e desempenhar tarefas mais comerciais e de gestão de projectos.

Que cursos têm mais procura para área de consultadoria?

Engenharias? Quais? Informática penso que até há exemplos neste tópico, e outras, são procuradas?
Em consultoria que eu conheça procuram-se licenciados na área de informática, matemática, electrotecnia, economia, gestão de empresas, psicologia, direito, etc...

Fui à cerca de um mês fazer testes na accenture no amoreiras, ligaram-me a dizer que vai haver uma nova formação em Janeiro que depois me ligam para e falar com um manager. Estou acabar a licenciatura de bolonha. Alguém sabe como se processa o recrutamento? Ainda vai haver mais uma fase no processo de selecção? Qual o ordenado no inicio?

Eu trabalhei na Accenture de Fevereiro a Agosto deste ano. Acabei por me demitir. Trabalhava em média 11 horas por dia. Fazendo a conta à hora ganhava menos que uma empregada de limpeza.

Normalmente fazes exames uma vez e caso esses exames tenham corrido bem vais a 1 ou 2 entrevistas.

Recebes 1100 euros com lic. Bolonha. Depois de pagares impostos ficas com 900 euros, o que a dividir pelas 242 horas mensais (11horas * 5dias * 4semanas) dá 3.70€ à hora. Uma emprega de limpeza ganha 6€/hora...

Saí da Accenture, vim para a Sonae, recebo 9.40€/hora e não trabalho mais de 8 horas diárias.

Conselho: Não vás trabalhar já, tira o mestrado e arranja um emprego em condições fora do mundo da consultoria.

Eu trabalhei na Accenture de Fevereiro a Agosto deste ano. Acabei por me demitir. Trabalhava em média 11 horas por dia. Fazendo a conta à hora ganhava menos que uma empregada de limpeza.

Normalmente fazes exames uma vez e caso esses exames tenham corrido bem vais a 1 ou 2 entrevistas.

Recebes 1100 euros com lic. Bolonha. Depois de pagares impostos ficas com 900 euros, o que a dividir pelas 242 horas mensais (11horas * 5dias * 4semanas) dá 3.70€ à hora. Uma emprega de limpeza ganha 6€/hora...

Saí da Accenture, vim para a Sonae, recebo 9.40€/hora e não trabalho mais de 8 horas diárias.

Conselho: Não vás trabalhar já, tira o mestrado e arranja um emprego em condições fora do mundo da consultoria.

E onde arranjar esse bom emprego fora da consultoria?
No meu caso, area de informática, parece que so existe emprego na consultoria... só se vê anuncios relacionados com empresas de consultoria

E onde arranjar esse bom emprego fora da consultoria?
No meu caso, area de informática, parece que so existe emprego na consultoria... só se vê anuncios relacionados com empresas de consultoria

Na área de informática o que não falta são empregos... depende é da sub-área (programação, BD, testes).

Em qual te sentes mais à vontade?

Na área de informática o que não falta são empregos... depende é da sub-área (programação, BD, testes).

Em qual te sentes mais à vontade?

Neste momento estou na área de desenvolvimento, mas gostava de experimentar outras áreas como por exemplo BD e testes.
Ainda não tenho muita experiencia, trabalho à mais ou menos 1 ano e meio, mas sinceramente, gostava de sair da área de programação tentar seguir por outra área como BD, testes e quem sabe mais tarde tentar seguir a área de gestão...
Se conheceres alguma empresa porreira para ir para uma dessas sub-areas (BD ou testes) diz [;)]. Thanks

Neste momento estou na área de desenvolvimento, mas gostava de experimentar outras áreas como por exemplo BD e testes.
Ainda não tenho muita experiencia, trabalho à mais ou menos 1 ano e meio, mas sinceramente, gostava de sair da área de programação tentar seguir por outra área como BD, testes e quem sabe mais tarde tentar seguir a área de gestão...
Se conheceres alguma empresa porreira para ir para uma dessas sub-areas (BD ou testes) diz [;)]. Thanks

Eu não sou de informática (embora tenha conhecimentos de programação, BD, administração windows e linux) e fui para os testes.

É agradável, quando tens uma bom equipa, e bons responsáveis.

É uma função de grande responsabilidade, porque qualquer erro que o cliente detecte, és o 1º a "dar o corpo ao manifesto", mas aí depende muito das chefias.

quando sair dos testes, gostava de ir para a área de análise e desenho de requisitos, ou para a de BD. Gestão de projectos seria um passo para dar mais à frente (com mais experiência).

De que zona és?

Eu não sou de informática (embora tenha conhecimentos de programação, BD, administração windows e linux) e fui para os testes.

É agradável, quando tens uma bom equipa, e bons responsáveis.

É uma função de grande responsabilidade, porque qualquer erro que o cliente detecte, és o 1º a "dar o corpo ao manifesto", mas aí depende muito das chefias.

quando sair dos testes, gostava de ir para a área de análise e desenho de requisitos, ou para a de BD. Gestão de projectos seria um passo para dar mais à frente (com mais experiência).

De que zona és?

Sou de da zona de Lisboa...
Tambem penso na vertente área de análise e desenho de requisitos e mesmo BD.

Sou de da zona de Lisboa...
Tambem penso na vertente área de análise e desenho de requisitos e mesmo BD.

Lisboa não conheço nada pessoalmente, mas não faltam anúncios pata testers no http://itjobs.com.pt/

Dá uma vista de olhos.

Depois de entrares para testes, é fácil passares para os requisitos, para a formação e help-desk, porque nos testes (na maior parte das vezes) tens uma visão global do sistema/software.

Tenta [;)] sem tentar, ninguém consegue.

Se precisares de mais informações, diz. Ou aqui, ou PM.

Lisboa não conheço nada pessoalmente, mas não faltam anúncios pata testers no http://itjobs.com.pt/

Dá uma vista de olhos.

Depois de entrares para testes, é fácil passares para os requisitos, para a formação e help-desk, porque nos testes (na maior parte das vezes) tens uma visão global do sistema/software.

Tenta [;)] sem tentar, ninguém consegue.

Se precisares de mais informações, diz. Ou aqui, ou PM.

Ok. Obrigado

Aviso à navegação. O texto que segue abaixo encontra-se cheio de sarcasmo. Não é dirigido a nenhum utilizador em particular.

<START SARCASM>
Portugal é um pais de opiniões bem "diversas":

• Se trabalhas na função pública e sais às 17:29 és um "vagabundo"...
  • Se trabalhas no privado e sais às 17:31 és um "explorado"...

• Se trabalhas na função pública a recibos verdes és "precário"...
  • Se trabalhas no privado (principalmente IT) a recibos verdes então és "visionário e freelancer"...

• Se trabalhas na função pública e tens uma semana de férias então és um "sempre em férias"...
  • Se trabalhas na privado e tens uma semana de férias então és um "sortudo"...

• Se trabalhas na função pública e és avaliado então és um "coitadinho"...
  • Se trabalhas no privado e és avaliado então é "normal"...

• Se estás na Ferrari em 1979 e não ultrapassas o Sheckter em Monza, apesar de possuires um carro mais rápido, então tens "honra"...
  • Se estás na Ferrari em 2004 e não ultrapassas o Schumacher, apesar de possuires um carro mais rápido, então és "Barrichelo"...
</START SARCASM>

O que quiz dizer com este texto acima é que existem muitas opiniões diferentes e então ao assunto de trabalhar em Consultoria então as opiniões diferem ainda mais.

Cada um de nós é diferente. Cada um tem tolerâncias diferentes, há quem ache que mais do que 8 horas de trabalho é demais, há quem ache que 10 horas é normal. Há quem esteja disposto a fazer sacrificios a longo prazo, há quem prefira ter mais disponibilidade a curto prazo.

Não há certo nem há errado. O que há actualmente é uma mudança de mentalidades. O que era certo e adquirodo ontem, hoje pode ser errado e obsoleto. Existe muita variedade de consultoria, desde a empresa com 50 pessoas (antigamente conhecidas como Software houses) às empresas com mais de 1000 (Big Five). Cada uma delas tem aproximações ao mercado diferente e um escalonamento interno diferente também.

Há quem seja contra iniciar a vida de trabalho em consultoria. Eu só gostaria de relembrar que são extremamente raros começar lá no topo (0,0000001%). Quer a empresa seja pequena ou grande, no geral começam sempre por baixo, normalmente pelo programador (no caso das Consultoras IT). Com sacrificio, dedicação e vontade de aprender então é expectável subir na hierarquia.

Não é isto inerente e igual a todas as outras profissões?

Última edição:
Gostei do teu post e percebo que queiras defender esse teu lado porque se tem montado aqui talvez um cenário injusto para com a consultoria.

Tudo depende da mentalidade, prioridade e tolerância de cada um, esta é que é verdade.

Comecei a trabalhar há cerca de 3 meses. O meu contrato de trabalho é de 8h...que eu nunca as cumpro porque até me sinto mal sair às 17:30 :sh) não tou habituado a isso. Na faculdade era de sol a sol, agora embora mais leve, estou à vontade para sair as 19h por aí...mas embora os meus colegas, alguns da velha guarda, encarem isso como de "anormal" e muitos deles já me disseram para sair mais cedo...A verdade é que se sair à hora do contrato me sinto um "vagabundo" e um "inutil"...não sei explicar...tou numa empresa de capital digamos...internacional em que o estado tem uma participação tb mas aqui o "regime" é privado digamos...

http://www.vantyx.com/default.asp?id=p1p6p152&l=1

Mais uma achega ...

Lembrei-me do que uma vez um formador me disse.
As empresas de consultoria servem para oferecer oportunidades de participação em grandes projectos. O dinheiro que se ganha, o nº de horas de trabalho por dia é secundário.
Eu acredito nisto e também é uma razão para que haja tanta rotatividade neste tipo de empresas. É um ponto de passagem e uma alavancagem profissional.
E não vejo as pessoas com mais de 10 anos de consultoria em cima a procurar melhores oportunidades. Neste patamar já se ganha muito bem e acima da média.

Agora toda a gente tem direito a tentar ir por atalhos ...

Voltar
Superior