::::: Tópico Dos Radares :::::

Se isto fosse um país sério faziam a estatistica do antes e do depois do nº de acidentes com a instalacao dos radares.

Mas as estatísticas não incluem os pequenos toques que se dão diáriamente, especialmente na 2ª Circular, e pelo que lá passo desde que instalaram os radares parece-me que estes pequenos toques aumentaram por causa das travagens abruptas para passar devagarinho pelo radar [;)]

O radar é de 80km/h assim como é o limite no resto da via, eu passo ou a 80 ou a 90 porque é a velocidade a que lá circulo e assim não ando a empatar o transito. O radar tem uma tolerância de 20km/h e os nossos velocimetros um erro que pode variar entre os 5 e os 10km/h. [;)]

Na minha opinião os radares até poderão ajudar a regular o transito se existir igualmente uma consciência cívica por parte de alguns condutores, pois na 2ª circular, muitas viaturas que poderiam circular na faixa mais à direita, não o faz porque como sabem a 2ª circular tem bastantes entradas e saídas e como é lógico ninguém gosta de parar, preferido a faixa central e da mais à direita.
Situação caricata é que em alguns locais e mesmo à hora de ponta pode-se por vezes circular na faixa da direita por algumas centenas de metros sem nunca ter de parar, apenas abrandar para quem está a entrar ou a sair na 2ª circular. Será por causa dos radares?

O problema resolvia-se com faixa de acelaração, se calhar na saída do campo grande é dificil de fazer, mas do estádio universitário e do hospital julio de matos existe muito espaço. E os que andam na faixa da esquerda continuam na mesma faixa depois do transito, ou seja dps dos radares e só passam para a direira na descida do ralis.

Se todos cumprirem os limites, não há travagens bruscas!

Eu vou a 80 km/h tou a cumprir o limite, agora o que vai a frente e trava esta a efectuar uma condução perigosa, se quer travar 1º abrande e encosta a direita deixando os outros passarem.

´
Em relacção ao funcionamento dos radares, ao que parece a CML quer colocar os aparelhos já a multar mesmo sem a auturização da comissão de protecção de dados que esta atrasado no aval dos radares.

Se todos cumprirem os limites, não há travagens bruscas!
[:D]

como e?

se todos cumprirem o limite, nao ha travagens bruscas?
se calhar tb nao ha acidentes, querem ver?

e espantoso como o numero de mortos anda a volta dos 1000! com este tipo de atitudes, o natural seria um numero bastante superior.

como e?

se todos cumprirem o limite, nao ha travagens bruscas?
se calhar tb nao ha acidentes, querem ver?

e espantoso como o numero de mortos anda a volta dos 1000! com este tipo de atitudes, o natural seria um numero bastante superior.

Ele tem razão na medida em que se os condutores viessem à velocidade permitida no troço
com o radar, não teriam de travar quando se aproximam do radar e logo não havia acidentes
derivados dessas eventuais travagens bruscas, nesse aspecto está certo.[;)]

Como é mais do que sabido que as radares não estão a funcionar, eu não abrando nos radares.

De qualquer forma, como faço a 2ª Circular todos os dias, farto-me de apanhar gente a fazer travagens bruscas por causa dos ditos radares.

Como alguém disse, o português não foi ensinado a conduzir. Ninguém lhes explicou que não se deve travar nos radares, mas sim levantar o pé do acelerador antes de lá chegarmos.

Como é mais do que sabido que as radares não estão a funcionar, eu não abrando nos radares.

De qualquer forma, como faço a 2ª Circular todos os dias, farto-me de apanhar gente a fazer travagens bruscas por causa dos ditos radares.

Como alguém disse, o português não foi ensinado a conduzir. Ninguém lhes explicou que não se deve travar nos radares, mas sim levantar o pé do acelerador antes de lá chegarmos.

se fores a 140km/h como vejo muitos na 2ªa circular e te aparecer o radar tens de levantar o pé 1km atrás...o problema nao sao os que andam devagar...mas sim os que andam deamsiado depressa e quando veêm o radar siga de travar a fundo...e depois andam ao papeis para agarrar o carro...agora é hipocrisia dizer.mos que nao andamos depressa...eu ando mas sinceramente nao me lembro de travar bruscamente...até porque ás horas que passo nesses locais há transtio logo anda tudo devagar...

Última edição:
De facto, não ando devagar...quando há condições para isso. Como acho que a 2ª Circular não tem condições para andar a 140, não o faço.

De qualquer forma, como sei perfeitamente onde estão os radares, não preciso de levantar o pé 1 km antes, basta ir reduzindo a velocidade com toda a calma.

De facto, não ando devagar...quando há condições para isso. Como acho que a 2ª Circular não tem condições para andar a 140, não o faço.

De qualquer forma, como sei perfeitamente onde estão os radares, não preciso de levantar o pé 1 km antes, basta ir reduzindo a velocidade com toda a calma.

Mas tu és um especimen raro que já percebeu que levantando o pé do acelerador o carro perde velocidade, a maioria dos condutores ignora isso, chego a ver pessoal a travar numa recta em AE sem terem carros á frente.:confused:

Mas tu és um especimen raro que já percebeu que levantando o pé do acelerador o carro perde velocidade, a maioria dos condutores ignora isso, chego a ver pessoal a travar numa recta em AE sem terem carros á frente.:confused:

Isso também é incrível, e extremamente perigoso, noto tanta gente a fazer isso, são as tais coisas que (geralmente) não se ensinam nas escolas de condução,
o civismo e a consciência do que se está a fazer. Felizmente tive um excelente
instrutor nesse campo.

Isso é muito perigoso e irrita-me profundamente [8b]
Mas a culpa é, na maioria, das escolas de condução, porra eu aprendi a usar eficientemente a caixa quando pegava no carro com o meu pai, porque nas aulas de condução, está quieto [8b]

Quando vou na VCI então é flagrante, basta tirar o pé do acelerador mas não, esperam até estar mesmo em cima do radar e é logo pé no travão.

Isso é muito perigoso e irrita-me profundamente [8b]
Mas a culpa é, na maioria, das escolas de condução, porra eu aprendi a usar eficientemente a caixa quando pegava no carro com o meu pai, porque nas aulas de condução, está quieto [8b]

Quando vou na VCI então é flagrante, basta tirar o pé do acelerador mas não, esperam até estar mesmo em cima do radar e é logo pé no travão.

Isso é sempre... é 100/120 até ao radar, pé no travão para reduzir para 90 (a queimar), passar o radar a 90 e depois acelerar até aos 120 outra
vez...

Nos 1ºs tempos ainda se via muitos acidentes mesmo antes dos radares, agora já não vejo um desses há algum tempo...

Radares em Lisboa

Radares em Lisboa

Parece que vai ser a sério. Uma duvida: será a 2ª circular uma via municipal ???

Lisboa: Radares em regime sancionatório só na segunda-feira
[SIZE=-1][/SIZE]
​
Os 21 radares colocados pela Câmara de Lisboa em várias vias da cidade vão ser reactivados hoje, mas só começam a funcionar em regime sancionatório a partir de segunda-feira, anunciou hoje a Comissão Administrativa da autarquia.

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) autorizou sexta-feira o funcionamento dos radares de velocidade.
De acordo com o documento que autoriza o funcionamento dos radares, a que a Lusa teve hoje acesso, a decisão foi tomada mediante algumas condições, nomeadamente que o tratamento dos dados resulte apenas de radares colocados em vias municipais, sobre as quais a Polícia Municipal (PM), através da Câmara de Lisboa, tem jurisdição.
Em conferência de imprensa, a presidente da Comissão Administrativa que gera a autarquia até às eleições de 15 de Julho, Marina Ferreira, esclareceu que os radares estão colocados apenas em vias municipais.
Marina Ferreira assegurou que a autarquia não vai intervir fora da sua jurisdição.
Diário Digital / Lusa 09-07-2007 13:23:02

Luz verde para radares em Lisboa

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) autorizou o funcionamento dos radares de velocidade colocados pela Câmara de Lisboa em várias vias da cidade. O regime sancionatório começa a funcionar na próxima segunda-feira, anunciou entretanto a autarquia.
Os 21 radares colocados pela Câmara de Lisboa em várias vias da cidade vão ser reactivados hoje, mas só começam a funcionar em regime sancionatório a partir de segunda-feira, anunciou hoje a Comissão Administrativa da autarquia.

Em conferência de imprensa, a presidente da comissão que gere a autarquia até às eleições de 15 de Julho, Marina Ferreira, esclareceu que os radares estão colocados apenas em vias municipais e assegurou que a Câmara não vai intervir fora da sua jurisdição.

Condições para funcionamento

A CNPD autorizou sexta-feira o funcionamento dos radares de velocidade.

De acordo com o documento que autoriza o funcionamento dos radares, a que a Lusa teve acesso, a decisão foi tomada mediante algumas condições, nomeadamente que o tratamento dos dados resulte apenas de radares colocados em vias municipais, sobre as quais a Polícia Municipal (PM), através da Câmara de Lisboa, tem jurisdição.

Nos casos de infracção grave ou muito grave, prevê-se que a foto com a matrícula seja impressa e remetida com o auto à Direcção-Geral de Viação.
A CNPD fundamenta ainda a autorização com a "fixação de dois anos sobre a data de verificação da contra-ordenação como prazo de conservação dos elementos obtidos por recursos aos fotogramas".

A segunda condição para a autorização visa o "cumprimento das normas de segurança da informação". A CNPD lembra que os serviços municipais, onde se incluem as polícias, se encontram vinculados às disposições sobre a matéria que constam da lei de Protecção de dados, mas que seria desejável que fossem instituídos "por regulamento ou decisão camarária, os procedimentos de segurança mais adequados à forma como são recolhidos e processados os dados".

Na decisão, a Comissão permite assim à Polícia Municipal o tratamento de dados como o local, data e hora da infracção, número de fotografia, velocidade detectada, velocidade relevante e fotograma do veículo com registo de matrícula.

De acordo com a mesma decisão, a PM fica autorizada a elaborar autos de notícia relativos a infracções de trânsito, mas apenas nas vias de jurisdição municipal.

Vinte e um radares em Lisboa

A Câmara tem colocados desde o final do ano passado 21 radares de velocidade em várias vias da cidade, mas só em 16 de Fevereiro notificou a CNPD sobre a intenção de tratar dados relativos a infracções de trânsito.

Os radares estão colocados:
  • na Segunda Circular (três)
  • na avenida das Descobertas,
  • na avenida da Índia,
  • na avenida Cidade do Porto,
  • na avenida de Brasília,
  • na avenida de Ceuta (dois),
  • na avenida Infante D. Henrique (dois),
  • na avenida Estados Unidos da América,
  • na avenida Marechal Gomes da Costa
  • na avenida Gago Coutinho,
  • no túnel do Campo Grande (dois),
  • no túnel do Marquês de Pombal,
  • no túnel da Avenida João XXI (dois),
  • na Radial de Benfica (dois).
Os critérios que estiveram na base da escolha destas 14 vias foram o elevado índice de sinistralidade, a inexistência de semáforos e serem saídas de túneis.

fonte: SIC/Lusa

---------

Já agora, vejam este vídeo do Top Gear:

http://www.youtube.com/watch?v=bvtvfSJi2fg

Última edição:
Passei há pouco na radial de Benfica onde o limite é de 50km/h [8b]

Quase dá para desligar o carro, por a perninha de fora à lá Flinstone e poupar gasolina naquele troço :sh)

Luz verde para radares em Lisboa

(...)

• [*]na Radial de Benfica (dois).
Os critérios que estiveram na base da escolha destas 14 vias foram o elevado índice de sinistralidade, a inexistência de semáforos e serem saídas de túneis.

fonte: SIC/Lusa

(...)

Tretas! A radial de benfica é um dos locais de lisboa com menos sinistralidade. Segundo a PSP em 2006 ocorreu num ano 1 acidente com um ferido ligeiro, de resto não tinham registos de mais nenhum acidente. Este não me convencem que não foi para ganharem mais uns trocos.

De resto concordo com a filosofia, e acho que se devia alargar também a zonas perigosas nas auto-estradas, com a mesma filosofia de avisar antes de por o radar, como se vê nas auto-estradas espanholas.

Última edição:
(...)A antiga vereadora da mobilidade adiantou ainda que já foi concluído o processo para permitir que, em alguns pontos, a velocidade máxima seja superior a 50 quilómetros por hora.

«A regra geral dentro das localidade é um limite de velocidade de 50 km/h. Sempre que as autarquias acharem que as vias tem condições para aumentar a velocidade, temos de pedir autorização e aplicar determinadas regras», salienta a responsável.

«Esse processo já foi concluído e já foi autorizado pela Direcção-geral de Viação, no prolongamento da avenida EUA e na radial de Benfica, onde a velocidade limite será de 80 km/h», explica Marina Ferreira.(...)

TSF

No prolongamento da Av. dos EUA dantes andava lá o radar escondido e o limite era de 50km/h, agora como o radar é fixo já deve ser uma via mais segura e já se pode circular a 80km/h [:D]

Voltar
Superior