Tópico do software para Android

Interessante esta último teste, onde o meu Desire obteve um valor de 1142, num escalonamento (após submissão dos resultados) desta forma

(imagem removida da citação)

Como é que isto deve ser interpretado?

Não tem nenhuma interpretação em especial... Quanto maior o valor, mais performance terá em principio o terminal. Os outros valores que aparecem são valores de referencia para vários terminais À venda no mercado..

No entanto, tal como eu indiquei este benchmark tem alguns problemas, que tornam a comparação entre dispositivos um pouco perigosa e nem sempre reflecte a realidade.

Última edição:
Não tem nenhuma interpretação em especial... Quanto maior o valor, mais performance terá em principio o terminal. Os outros valores que aparecem são valores de referencia para vários terminais À venda no mercado..

No entanto, tal como eu indiquei este benchmark tem alguns problemas, que tornam a comparação entre dispositivos um pouco perigosa e nem sempre reflecte a realidade.
Ou seja, pelo que percebi há sempre nuances de apetência (hardware e software) que podem alterar o desempenho, que variam de terminal para terminal, certo?

Ou seja, pelo que percebi há sempre nuances de apetência (hardware e software) que podem alterar o desempenho, que variam de terminal para terminal, certo?

O problema aqui é que esta é uma aplicação que tenta medir a performance global do terminal. E para isso tem que dar ponderações a cada um dos testes que faz.. Isto se num PC já é dificil, num telefone ainda é mais...

Imagina este cenário bem real:

- Tens de um lado um Nexus One com o Froyo, que como é sabido tem algumas optimizações de CPU que tornam o Nexus One em concreto num terminal super rápido ao nível da CPU.

- Tens do outro lado um Galaxy S com o Eclair. Que a nível de CPU com o Eclair, acaba por ser bem mais lento.. Mas por outro lado tem uma GPU que é muito mais rápida.. 3 vezes mais pelo menos...

Qual destes dois terminais é mais rápido? [;)]

Segundo o Quadrant o Nexus One com o Froyo 2.2 terá cerca de 1250 pontos, e o Galaxy S cerca de 900, mas se quiseres jogar o Asphalt 5 HD no Nexus one os FPS são um bocado baixos e o jogo fica um pouco aos soluços, no Galaxy S é completamente fluido sem qualquer soluço ou hesitação..

Resumindo, nenhum dos dois é o mais rápido em tudo.. A escolha ideal depende do que queres fazer com ele, e a isso o Quadrant não te responde.

Depois há coisas que alteram os resultados de uma forma absurda. Só para te dar um exemplo, no mesmo Galaxy S basta mudares o sistema de ficheiros usado pela memoria interna, que é apenas um dos componentes do telefone e os resultados saltam de 950 para 2300.. No entanto em tudo o que apenas usa o CPU, ou os graficos a performance é exactamente igual à que tinhas antes.. [;)]

falando nessa questão dos jogos com comandos no ecra, nao ha hipotese de eu meter os comandos nos botoes do teclado de um xperia mini pro? e que nao me da mesmo jeito nenhum os comandos desses jogos no ecra :/

O problema aqui é que esta é uma aplicação que tenta medir a performance global do terminal. E para isso tem que dar ponderações a cada um dos testes que faz.. Isto se num PC já é dificil, num telefone ainda é mais...

Imagina este cenário bem real:

- Tens de um lado um Nexus One com o Froyo, que como é sabido tem algumas optimizações de CPU que tornam o Nexus One em concreto num terminal super rápido ao nível da CPU.

- Tens do outro lado um Galaxy S com o Eclair. Que a nível de CPU com o Eclair, acaba por ser bem mais lento.. Mas por outro lado tem uma GPU que é muito mais rápida.. 3 vezes mais pelo menos...

Qual destes dois terminais é mais rápido? [;)]

Segundo o Quadrant o Nexus One com o Froyo 2.2 terá cerca de 1250 pontos, e o Galaxy S cerca de 900, mas se quiseres jogar o Asphalt 5 HD no Nexus one os FPS são um bocado baixos e o jogo fica um pouco aos soluços, no Galaxy S é completamente fluido sem qualquer soluço ou hesitação..

Resumindo, nenhum dos dois é o mais rápido em tudo.. A escolha ideal depende do que queres fazer com ele, e a isso o Quadrant não te responde.

Depois há coisas que alteram os resultados de uma forma absurda. Só para te dar um exemplo, no mesmo Galaxy S basta mudares o sistema de ficheiros usado pela memoria interna, que é apenas um dos componentes do telefone e os resultados saltam de 950 para 2300.. No entanto em tudo o que apenas usa o CPU, ou os graficos a performance é exactamente igual à que tinhas antes.. [;)]
Sim, meu caro, faz todo o sentido, pelo que, então, este tipo de testes apenas dá "dicas" genéricas sobre os aparelhos e não permite, nem se destina a isso, comparar especifica mas transversal e exaustivamente os diversos aparelhos entre si, pois basta um pequeno reajuste para fazer de quase qualquer um ter desempenhos de referência ou medíocres...

Obrigado pela explicação. [;)]

A diferença entre o android 2.1 e 2.2 é assim tão grande?:confused:

Estou para comprar o San Francisco que vem com o 2.1 (é o meu 1º android) mas espero que seja fácil actualizar para o 2.2.

Estou para comprar o San Francisco que vem com o 2.1 (é o meu 1º android) mas espero que seja fácil actualizar para o 2.2.

É tudo muito relativo. O que para uma pequena parte dos utilizadores é uma diferença enorme, para outros pode passar completamente despercebido. Depende muito da forma como se usa o equipamento (vale também para computadores). Ainda há pouco tempo tive um grande exemplo, um colega pediu-me para instalar o Windows 7 num PC que antes tinha o XP. O que para mim é uma diferença enorme, para ele não faz diferença alguma. Ele até preferia o velhinho XP [:D]. Nos smartphones acontece o mesmo. Se calhar 95% das pessoas que tem um equipamento destes nunca irão fazer nenhuma actualização durante o tempo de vida do equipamento, nem vão sentir a mínima falta dela..

É, o FroYo está melhor optimizado. O 2.1 tornou-se um bocado pesado, há alguns telemóveis que perderam fluidez com o update de 1.6 para o 2.1. O FroYo veio anular isso e é o Android mais rápido de todos em máquinas equivalentes, que tenham arcaboiço para ele.

Ainda não é garantido que o San Francisco receba o update oficialmente.

É tudo muito relativo. O que para uma pequena parte dos utilizadores é uma diferença enorme, para outros pode passar completamente despercebido. Depende muito da forma como se usa o equipamento (vale também para computadores). Ainda há pouco tempo tive um grande exemplo, um colega pediu-me para instalar o Windows 7 num PC que antes tinha o XP. O que para mim é uma diferença enorme, para ele não faz diferença alguma. Ele até preferia o velhinho XP [:D]. Nos smartphones acontece o mesmo. Se calhar 95% das pessoas que tem um equipamento destes nunca irão fazer nenhuma actualização durante o tempo de vida do equipamento, nem vão sentir a mínima falta dela..

Já percebi a ideia, o que faz com que espere que o San Francisco possa evoluir para o 2.2 (e o HTC wildfire também).

O windows 7 é outra fruta...[:D]

É, o FroYo está melhor optimizado. O 2.1 tornou-se um bocado pesado, há alguns telemóveis que perderam fluidez com o update de 1.6 para o 2.1. O FroYo veio anular isso e é o Android mais rápido de todos em máquinas equivalentes, que tenham arcaboiço para ele.

Ainda não é garantido que o San Francisco receba o update oficialmente.

Mas se o 2.1 é mais pesado e vem em alguns telemóveis, a partir daí só podem melhorar com uma actualização...

Passa despercebido quem nao é exigente com o aparelho claro, mas quem exige bem do aparelho a diferença do 2.1 para o 2.2 ainda é grande. Notei bastante quando meti o Liquid do 2.1 para a primeira Leak do 2.2, se ja notei essa diferença a nova Leak é 3x mais rapida que a primeira Leak, ou seja, quem exige muito de um aparelho e falando no caso do Liquid passar do 2.1 para a ultima Leak é uma diferença do dia para a noite. Por exemplo nunca meti as animaçoes nas transiçoes dos menus porque tornava-se lento abrir alguma coisa, desde que meti essa Leak meti as animaçoes e abre mais rapido do que antes sem as transiçoes. Mas claro quem nao liga a estas ''mariquices'' nao ira notar muita diferença, mas acaba por notar alguma sempre, o JIT (e nao sou) deu outra alma ao OS [;)]

O Froyo é um bocado overrated... No inicio falava-se em aumentos de velocidade mirambulantes, e essa era a grande novidade do Froyo, mas depois percebeu-se que esses aumentos astronómicos só aconteceram no Nexus One (e em menor escala em telefones com o mesmo processador) e que teve muito a ver com o facto de o Froyo ser totalmente optimizado para um processador muito especifico, o do Nexus One..

Isso não só fez com que em outros terminais o aumento de velocidade não seja praticamente notório, como até tornou o processo de adaptar o Froyo a plataformas diferentes mais moroso e difícil do que seria de esperar.

De resto, como grandes novidades têm:

- suporte ao Flash no browser. Que pode ser porreiro, mas é um enorme sorvedouro de bateria e RAM..
- Wireless AP nativo. (em muitos terminais não é novidade porque já tinham esta função via aplicações próprias).
- Suporte à instalação de apps no cartão de memoria, que é uma função útil apenas nos terminais low-end e nos high-end que têm quantidades de ROM desajustadas. Nos terminais mais recentes com espaço para apps entre 1 a 2 GB esta função não tem qualquer utilidade.

Resumindo... É melhor ter o Froyo que o Eclair, mas se tiveres o Elair também não perdes nada de muito importante.

Voltar
Superior