Tópico do IRS

Excepto em situações em que estás no limiar de passares de escalão.

Eu já propus a 2 colaboradores que iam entrar na empresa, e já tinham a remuneração acordada que passassem a ganhar menos 1€ que descontariam menos 1% de IRS tornando o liquido maior!.....

Mas são situações pontuais analisadas caso a caso!

isso é uma falácia, o IRS que descontamos mês a mês não é o "verdadeiro" IRS , esse apura-se no final do ano.

claro que normalmente as pessoas só olham para o que lhe entra no bolso no imediato e querem lá saber do "fecho de contas" que é a declaração de IRS

MCunha

Isto é o que verdadeiramente interessa, e não há "cortes bruscos", o imposto é razoavelmente linear

Taxas de IRS para 2007
Rendimento colectável
(em euros) Continente
Taxa Parcela a abater
Até 4.544 10,5%
+ 4.544 a 6.873 13,0% 113,60
+ 6.873 a 17.043 23,5% 835,26
+ 17.043 a 39.197 34,0% 2.624,78
+ 39.197 a 56.807 36,5% 3.604,71
+ 56.807 a 61.260 40,0% 5.592,95
+ 61.260 42,0% 6.818,18

exº uma pessoa com o rendimento colectável de 39196€ paga 10.701,86 de imposto
uma com 39200 paga 10703.29

Última edição:
Excepto em situações em que estás no limiar de passares de escalão.

Eu já propus a 2 colaboradores que iam entrar na empresa, e já tinham a remuneração acordada que passassem a ganhar menos 1€ que descontariam menos 1% de IRS tornando o liquido maior!.....

Mas são situações pontuais analisadas caso a caso!

Cá está o mito. O valor que se desconta no recibo não é o que se paga de IRS. As continhas são todas feitas no fim do ano, ou o valor que se recebe o que se paga não conta para nada?

O valor que se desconta no recibo é para pagar o IRS... no final do ano acertam-se contas...

Expliquem lá isso melhor se faz favor. É que eu sou um leigo nesta matéria. Todos os meses uma parte do salário é descontada para IRS e outra para SS. Até aqui entendido. Depois com a declaração o que é que se vai apurar? E como é que, em modos gerais, se vai saber se se vai pagar ainda mais ou receber ou então permanecer tudo na mesma?

Aproveito para colocar uma questão...

Quem recebe comissões na folha de vencimento, essas comições entram em descontos para o IRS? E são somadas com o ordenado base ou são a parte?

Aproveito para colocar uma questão...

Quem recebe comissões na folha de vencimento, essas comições entram em descontos para o IRS? E são somadas com o ordenado base ou são a parte?

conta como se fosse ordenado e é tratado da mesma forma

eu recebo ordenado base + comissões=X

sobre esse X incide SS e IRS

conta como se fosse ordenado e é tratado da mesma forma

eu recebo ordenado base + comissões=X

sobre esse X incide SS e IRS

Então e se o ordenado base não chegar a ter valor suficiente para descontar para o IRS? passa a descontar se quando somado com as comissões atingir o valor para os descontos certo?

Expliquem lá isso melhor se faz favor. É que eu sou um leigo nesta matéria. Todos os meses uma parte do salário é descontada para IRS e outra para SS. Até aqui entendido. Depois com a declaração o que é que se vai apurar? E como é que, em modos gerais, se vai saber se se vai pagar ainda mais ou receber ou então permanecer tudo na mesma?

Eu não sou a pessoa mais classificada para explicar... não tenho formação suficiente na área.

Mas basicamente, descontamos uma parcela do nosso ordenado todos os meses para IRS, no final do ano é apurado o total do nosso salário anual e as contribuições totais e são feitos acertos, podemos pagar ou receber... além disso existem as deduções e abatimentos...

Penso que naõ disse um asneira mt grande... :sh) mas alguem que possa, esclareca o colega..

O valor que se desconta mensalmente funciona como um adiantamento ao Estado.

Verdadeiramente o IRS é calculado quando entregas a tua declaração de rendimentos, em que vais dizer quanto é que ganhas, quais os teus abatimentos (habitação, saúde, etc.) e quanto foram as tuas retenções (o valor que te é descontado mensalmente no recibo).
Cam base nisto o Estado vai-te dizer: o senhor durante este ano ganhou x, tem os abatimentos de Y, por isso aplicamos a tabela do IRS seguinte:

Rendimento colectável Taxas
Até 4544 - 10,50%
De mais de 4544 até 6873 - 13 %
De mais de 6873 até 17 043 - 23,5%
De mais de 17 043 até 39 197 - 34%
De mais de 39 197 até 56 807 - 36,5%
De mais de 56 807 até 61 260 - 40%
Superior a 61 260 - 42%

Atenção que as taxas são de aplicção progressiva, ou seja, se se ganhar 5.000 euros paga-se 10,5% até 4.544 e 13% sobre 456 (5000-4544).

Depois de determinar o montante do imposto, por exemplo 5.500 euros, o Estado diz-te "Ora muito bem, o senhor durante o ano foi-lhe retido mensalmente no seu ordenado um total de 6.000 euros, portanto vamos mandar-lhe um chequezinho de 500 aerios.

Isto significa que se te retiverem um valor superior, esse valor será reembolsado. O que conta exactamente é a tabela acima.

Como é que são calculadas as retenções? Existem umas tabelas "práticas" para a retenção mensal para diversos tipos de contribuintes (casados, não casados, 1 titular, 2 titulares, nº de dependentes, deficientes, etc.) que são elabradas para que em teoria o valor retido se aproxime o mais possível do valor do IRS a pagar no fim do ano, mas basta em duas famílias exctamente iguais uma comprar mais uma caixa de aspirinas e o valor do IRS já será deiferente. Mas repito as retenções são apenas um adiantamento por conta ao Estado, não quer dizer que a taxa efectiva do IRS seja a que vem mencionada no recibo.

...
Depois de determinar o montante do imposto, por exemplo 5.500 euros, o Estado diz-te "Ora muito bem, o senhor durante o ano foi-lhe retido mensalmente no seu ordenado um total de 6.000 euros, portanto vamos mandar-lhe um chequezinho de 500 aerios.
...

É pena esquecerem-se dos juros... :sh)

Isso é o prazo do reembolso, mas a nossa 1ª comparticipação do ano em causa tem mais de um ano...

Isso é verdade, mas por outro lado tu também tens rendimentos mensais, o teu rendimento não é todo no fim do ano, além disso, também o Estado tem encargos mensais com ordenados (alguns bem outros mal mas isso não é para aqui chamado), rendas, etc..

O valor que se desconta mensalmente funciona como um adiantamento ao Estado.

Verdadeiramente o IRS é calculado quando entregas a tua declaração de rendimentos, em que vais dizer quanto é que ganhas, quais os teus abatimentos (habitação, saúde, etc.) e quanto foram as tuas retenções (o valor que te é descontado mensalmente no recibo).
Cam base nisto o Estado vai-te dizer: o senhor durante este ano ganhou x, tem os abatimentos de Y, por isso aplicamos a tabela do IRS seguinte:

Rendimento colectável Taxas
Até 4544 - 10,50%
De mais de 4544 até 6873 - 13 %
De mais de 6873 até 17 043 - 23,5%
De mais de 17 043 até 39 197 - 34%
De mais de 39 197 até 56 807 - 36,5%
De mais de 56 807 até 61 260 - 40%
Superior a 61 260 - 42%

Atenção que as taxas são de aplicção progressiva, ou seja, se se ganhar 5.000 euros paga-se 10,5% até 4.544 e 13% sobre 456 (5000-4544).

Isto significa que se te retiverem um valor superior, esse valor será reembolsado. O que conta exactamente é a tabela acima.

Como é que são calculadas as retenções? Existem umas tabelas "práticas" para a retenção mensal para diversos tipos de contribuintes (casados, não casados, 1 titular, 2 titulares, nº de dependentes, deficientes, etc.) que são elabradas para que em teoria o valor retido se aproxime o mais possível do valor do IRS a pagar no fim do ano, mas basta em duas famílias exctamente iguais uma comprar mais uma caixa de aspirinas e o valor do IRS já será deiferente. Mas repito as retenções são apenas um adiantamento por conta ao Estado, não quer dizer que a taxa efectiva do IRS seja a que vem mencionada no recibo.

Obrigado, já deu para ter uma ideia da coisa. Tenho que ir buscar a calculadora e fazer umas continhas. Já agora, esses montantes (das tabelas dos cálculos e os nossos valores propriamente ditos) dizem respeito aos ganhos totais anuais, ou seja, incluindo o subsídio de férias e Natal, certo?

Obrigado, já deu para ter uma ideia da coisa. Tenho que ir buscar a calculadora e fazer umas continhas. Já agora, esses montantes (das tabelas dos cálculos e os nossos valores propriamente ditos) dizem respeito aos ganhos totais anuais, ou seja, incluindo o subsídio de férias e Natal, certo?

Certo.

, portanto vamos mandar-lhe um chequezinho de 500 aerios.

Eu recebi no mês passado 2000. Foi par a mim uma surpresa[:cool:]...
Acontece que não percebi como é que eles lá chegaram. Ando a ver se tiro algum tempinho para fazer as contas mas sinceramente não tenho pachora...

Eu recebi no mês passado 2000. Foi par a mim uma surpresa[:cool:]...
Acontece que não percebi como é que eles lá chegaram. Ando a ver se tiro algum tempinho para fazer as contas mas sinceramente não tenho pachora...

Concerteza terás feito umas deduções jeitosas (despesas habitação, saúdes, seguros, etc).

Por outro lado fizeste uma retenção muito boa também (descontos mensais sobre o ordenado ganho em 2006) e contas feitas e taxa aplicada deu um valor a teu favor, ou seja pagaste demasiado dinheiro ao estado e catrapumba, caiu as notas pro lado de cá apr:)

Cumps

Simulador IRS 2008 gratuito

Simulador IRS 2008 gratuito

Porque vi um tópico aqui sobre a não existência de um simulador de IRS gratuito à excepção do das finanças, venho partilhar que existe um simulador de IRS efectivamente gratuito (já existia o ano passado) e já tem a simulação para 2008. Visitem http://www.o-informador-fiscal.pt e visitem a secção de Software e Downloads.
Chama-se Escritório Fiscal e actualmente, que eu saiba, é o único verdadeiramente gratuito. Além disso também faz a entrega da declaração (gratuito para 1 entrega).

cumps.

Voltar
Superior