Tópico do IRS

...
Obrigado, de qualquer maneira. Acabo de descobrir que o IRS me vai comer quase metade do que eu vou ganhar a mais no novo emprego! [:vm)]

Essa constatação é quase chapa 5... quanto mais se ganha... mais se desconta...

Pior é uma pessoa esperar por um aumento e por alguns euros... um ou dois... o ganho liquido ser quase nulo...

Essa constatação é quase chapa 5... quanto mais se ganha... mais se desconta...

Pior é uma pessoa esperar por um aumento e por alguns euros... um ou dois... o ganho liquido ser quase nulo...
Exacto, ha casos q uma pessoa é promovido, ganha um pouco mais, mas acaba por descontar mais ao IRS e ganha-se o mesmo q antes e acaba por ter mt mais trabalho!

A minha sogra ia acontecer isso qd era para ser promovida, recusou, pq n valia pena e estava já perto da reforma

Desculpem a ignorância mas os valores indicados dizem respeito ao valor líquido mensal ("limpo") ou ao valor do contracto sobre o qual ainda incidem os impostos?

Eu acho que pago uma brutalidade de SS para não falar de IRS :sh)

O valor que se paga à SS é definido como? Há tb uma tabela?

O trabalhador paga 11% e o empregador paga 23,75%
Isto significa que se ganhares 1.000 euros além do IRS descontas 11% para a segurança social, e o empregador ainda tem que pagar mais 237,50 euros, ou seja o empregador tem que entregar à segurança social 347,50 euros.

Isto é o regime geral, há outros regimes com taxas diferentes mas são situações residuais.

Existe também o mito que qauanto mais se ganha mais se desconta e no fim o que se ganha a mais é mais do que comido pelos impostos. Isto não corresponde minimamente à verdade.

O trabalhador paga 11% e o empregador paga 23,75%
Isto significa que se ganhares 1.000 euros além do IRS descontas 11% para a segurança social, e o empregador ainda tem que pagar mais 237,50 euros, ou seja o empregador tem que entregar à segurança social 347,50 euros.

Isto é o regime geral, há outros regimes com taxas diferentes mas são situações residuais.

Exactamente!

E é sobre esses 1.000€ que incide o IRS.

Agora uma coisa eu aprendi, apesar de ires ganhar mais compensa sempre o aumento. É que no proximo ano a base de aumento salarial é maior...logo o aumento em termos quantitativos támbèm o será!

Existe também o mito que qauanto mais se ganha mais se desconta e no fim o que se ganha a mais é mais do que comido pelos impostos. Isto não corresponde minimamente à verdade.

Excepto em situações em que estás no limiar de passares de escalão.

Eu já propus a 2 colaboradores que iam entrar na empresa, e já tinham a remuneração acordada que passassem a ganhar menos 1€ que descontariam menos 1% de IRS tornando o liquido maior!.....

Mas são situações pontuais analisadas caso a caso!

Eu acho que pago uma brutalidade de SS para não falar de IRS :sh)

O valor que se paga à SS é definido como? Há tb uma tabela?

É o valor de 11% sobre o rendimento bruto que estará sujeito a SS

Por exemplo, Prémios de Desempenho não têm desconto para a Segurança Social

O subsídio de refeição está isento do desconto para segurança social até um determinado valor (de momento não me lembro qual era 5 euros e qualquer coisa, depois posso ver isso melhor) Se o subsídio de alimentação fosse superior a esse valor, o desconto para a segurança social seria os 11% do valor em excesso e não a totalidade ... não sei se me fiz entender ... :sh) :sh)

Cumprimentos [;)]

Voltar
Superior