Tópico do IRS

Tenho uma casa arrendada (sou senhorio), com o contrato devidamente registado nas finanças e todos os recibos por lá emitidos também. O meu inquilino confirma que do lado dele também aparece o contrato e os recibos, mas que nas deduções à coleta-encargos com imóveis aparece tudo a zero... Não era suposto as finanças recolherem estes dados de forma automática?!

Será que ele não tem a tua casa como morada fiscal (morada do cartão cidadão)?

Acabámos de falar e parece que foi isso mesmo! Celebrámos contrato com início a 01/05/2022 mas nem lhe passou pela cabeça que tinha que mudar a morada fiscal, que continua a ser a da casa dos pais! Tramou-se..

Se isso implicar muitos euros, que meta manual, dando divergência apresenta o contrato e à partida uma declaração da Junta de Freguesia deve resolver o assunto.

Acabámos de falar e parece que foi isso mesmo! Celebrámos contrato com início a 01/05/2022 mas nem lhe passou pela cabeça que tinha que mudar a morada fiscal, que continua a ser a da casa dos pais! Tramou-se..

Segundo li, pode incluir manualmente na declaração, mas terá de se preparar para ser chamado a provar à AT que é efetivamente a morada habitual, nomeadamente através da apresentação de bastantes faturas de compras locais.

E, para os primeiros 4 meses de 2023, já está com o mesmo problema. Provavelmente, só as rendas pagas após a mudança de morada serão automáticamente incluídas nas deduções da próxima declaração.

Última edição:
Segundo li, pode incluir manualmente na declaração, mas terá de se preparar para ser chamado a provar à AT que é efetivamente a morada habitual, nomeadamente através da apresentação de bastantes faturas de compras locais.

E, para os primeiros 4 meses de 2023, já está com o mesmo problema. Provavelmente, só as rendas pagas após a mudança de morada serão automáticamente incluídas nas deduções da próxima declaração.

Talvez seja possível, mas não me vou meter nisso, não vá o homem depois dizer que o andei a aconselhar mal. É um problema para ele resolver.

Tenho uma casa arrendada (sou senhorio), com o contrato devidamente registado nas finanças e todos os recibos por lá emitidos também. O meu inquilino confirma que do lado dele também aparece o contrato e os recibos, mas que nas deduções à coleta-encargos com imóveis aparece tudo a zero... Não era suposto as finanças recolherem estes dados de forma automática?!

Também tenho uma casa arrendada e também com contrato registado nas finanças e recibos mensais também passados pelas finanças e na minha declaração aparece lá o valor pago de 2022. Deve ter dado algum erro e se calhar tens de por à mão.

Por acaso tenho uma questão relativamente a arrendamento que alguém me poderá esclarecer. Como disse, o ano passado tive uma casa arrendada a um casal e portanto tinha um contrato e passava recibos sobre esse contrato mas acontece que mudaram os inquilino no inicio do ano e agora tenho lá duas pessoas amigas que logicamente querem contratos e recibos separados. Sabem se faço o contrato sobre a mesma casa para cada um ou isto segue um procedimento diferente?

Pessoal, uma dúvida para quem possa entender:

Um contribuinte com rendimentos de 769,40€ da categoria A e 3.600,00€ da categoria F (com despesas de condomínio de 384,00€ e IMI de 154,00€), dá-lhe um valor a pagar de 339,16€. Este valor estará correto? Os rendimentos não chegam ao ordenado mínimo de 2022. Não deveria ser aplicado o valor mínimo de subsistência económica?

Um contribuinte com rendimentos de 769,40€ da categoria A e 3.600,00€ da categoria F (com despesas de condomínio de 384,00€ e IMI de 154,00€), dá-lhe um valor a pagar de 339,16€. Este valor estará correto? Os rendimentos não chegam ao ordenado mínimo de 2022. Não deveria ser aplicado o valor mínimo de subsistência económica?

O minimo de existência só se aplica a rendimentos das categorias A e B. Os da categoria F são tributados normalmente, independentemente do total de rendimentos.

16 dias depois (entreguei a declaração dia 31 de madrugada, ou seja, dia 1 de abril) finalmente passou a declaração certa. Estava difícil!

Voltar
Superior