Tópico do IRS

A minha também está parada desde o dia 19. Entregue a dia 4 e validada a 19.
Devem ter pago alguns reembolsos para poderem dizer na CS que já estão a reembolsar e agora ficou parado. :sh)

Submetida a 04/04.

Validada a 18/04.

Sempre 5 dias atrás da tua.

Ok. Então faltam 3 dias para processarem a minha liquidação![:D]

Não te fies muito nisso.

A minha foi submetida no dia 31 de manhã e passou a declaração com reembolso no dia 28 de Abril.

Submeti a dos meus velhotes no dia 31 ao fim da tarde e só hoje passou a declaração com reembolso.

Como estou bem disposto até já adiantei o pilim do IMI ao Leão, mesmo antes de ele devolver o meu que lá tem a mais!

Há burocracias que neste ano do Senhor de 2021 não consigo compreender. Não compreendo o porquê de um cidadão ter numero de CC, numero de contribuinte, numero de utente do SNS, numero de carta de condução, tal como não compreendo como é que o ministério das finanças não chega ao fim de cada ano e a faz acerto de contas de todos os impostos de um cidadão.

"Sr. X você reteve Y. Tem uma casa que paga w1 de IMI, um carro que paga w2 de IUC, e vamos ficar com w3 de IRS. Tome lá o troco!" Custa assim tanto, nesta era onde os meios informáticos são abundantes?

"Sr. X você reteve Y. Tem uma casa que paga w1 de IMI, um carro que paga w2 de IUC, e vamos ficar com w3 de IRS. Tome lá o troco!" Custa assim tanto, nesta era onde os meios informáticos são abundantes?

É mais ou menos isso que acontece no UK. O income tax é simplificado e feito mensalmente via "pay as you earn" aka PAYE.
Não é necessário a burocracia toda do nosso IRS [s)] :sh)

Manual submetida a 31 de Março.

Validada como certa a 13 de Abril.

Passou a declaração com reembolso no dia 28 de Abril.

Liquidação processada também a 28 de Abril.

Reembolso emitido com data de 29 de Abril.

Como estou bem disposto até já adiantei o pilim do IMI ao Leão, mesmo antes de ele devolver o meu que lá tem a mais!

Há burocracias que neste ano do Senhor de 2021 não consigo compreender. Não compreendo o porquê de um cidadão ter numero de CC, numero de contribuinte, numero de utente do SNS, numero de carta de condução, tal como não compreendo como é que o ministério das finanças não chega ao fim de cada ano e a faz acerto de contas de todos os impostos de um cidadão.

Proibido pela constituição. Não sabias?
Artigo 35 alínea 5.

Essa questão do número único é uma reflexão já antiga. É uma situação absurda mas para isso acontecer tem de haver revisão da CRP.

Por aqui foi entregue no dia 1 , passou a certa no dia 16, ontem deu como reembolsada. Acho que na Segunda tenho o dinheiro na conta.

Tenho a ideia que os reembolsos demoram mais ou menos de acordo com o valor. Os maiores vão ficando mais para a frente. Não é que eu receba uma fortuna, mas como tenho montes de coisas a descontar, acabo por ser sempre reembolsado em 3K - 4K, o que acredito ser um valor "acima da média". Como vejo aqui gente que entregou muito depois de mim, e recebeu muito antes, presumo que tenha a ver com o facto do valor ser menor? Confirmem por favor se este raciocínio está certo.

Não necessariamente. Eu faço sempre a declaração da minha mãe no mesmo dia que a minha, o reembolso dela é superior e geralmente caiem na conta no mesmo dia.

Voltar
Superior