Tópico do IRS

O que eu acho deveras extraordinário é que perdem o rastro das contas de Sócrates, Salgados e cia, e estão muito preocupados em que o cidadão comum declare uma conta no Revolut que muitos usam para ter um cartão para comprar na net e tal.

O costume.

Eu acho que tudo isto não passa de um equívoco... Faz-me lembrar a primeira vez que um governante falou sobre a Uber, só disparates e depois até legalizou a coisa.

Aquele anexo já existe há muito e tem finalidades objetivas. A questão é que o mundo roda e roda bem depressa... Ninguém estava preparado para estas tecnologias e quando alguém se lembrou de questionar alguém deram a resposta objectiva que não deixa de ser verdade... Tem IBAN? Então coloquem...

Agora alguém já deve ter percebido que se calhar não faz muito sentido, por isso disseram que iam emitir um comunicado final... Aguardemos..

Parabéns, em 2021 quando tiveres a fazer o IRS de 2020 não vais ter esse problema.
E em 2020 quando precisar do IBAN para colocar no IRS vai descobrir que isso é impossivel porque apagou a conta... se calhar mais um motivo pelo qual isto não tem pés nem cabeça.
E em 2020 já nem vai saber quando é que cancelou a conta...

há dias dizia numa notícia que eram 6000 acessos por minuto, a tendência na primeira semana é para aumentar, não há servidor que aguente...só se for um supercomputador da NASA
O grupo do AliExpress no ano passado no evento do 11:11 vendeu qualquer coisa como 720 mil artigos por minuto, mais de mil milhões ao fim das 24 horas. Se para realizar a compra considerarmos que as pessoas têm que visitar várias páginas, comparar, passar pela parte do pagamento, etc... É fazer as contas.

A Google do no seu motor de busca processa 4 milhões de buscas todos os minutos.

Isso sim, é trabalho pesado...

Nem que os cerca de 5 milhões de agregados familiares quisessem entregar o IRS todos no mesmo dia isso não seria nada de extraordinário... E nada justifica os verdadeiros blackouts que o sistema das Finanças todos os anos tem, não só no IRS, mas em tudo, até porque atualmente tudo depende das finanças. Esta semana tive uma escritura que quase foi cancelada porque ninguém conseguia tirar as guias do IMT e IS. Acho inaceitável...

Que descubram eles.

Tenho 10€ no Revolut que criei por carolice.
Claro que descobrem. O Revolut também é abrangido pelas normas do CRS / AEOI, só não informam a cor das tuas cuecas às finanças se não souberem, de resto dizem tudo: nome, local de nascimento, números de identificação, saldo da conta no final do ano, transações financeiras, se entretanto a conta for encerrada informam a data de encerramento, etc... Etc...

Não tenho a certeza que a AT já esteja a fazer o cruzamento dos dados, em especial em contas com valores reduzidos, o problema é que eles têm 5 anos para o fazer e se entretanto de lembrarem da multa por teres que entregar uma declaração de substituição fora de prazo não te livras.

"Os dois fiscalistas admitem" já vale o que vale... [:D]
Como é que as finanças vai associar o meu NIF português a uma conta revolut que nem os meus dados pessoais tem em condições?
Simplesmente estão à espera da honestidade dos tugas...
O carteiro com os dados que deste encontrou a tua casa... Porque achas que as finanças são mais burras do que os CTT?

O que eu acho deveras extraordinário é que perdem o rastro das contas de Sócrates, Salgados e cia, e estão muito preocupados em que o cidadão comum declare uma conta no Revolut que muitos usam para ter um cartão para comprar na net e tal.

O costume.
Portugal é insignificante a nível mundial e como podes imaginar não pode impor aos outros países que enviem informação. Os EUA há uns anos simplesmente impuseram ao mundo o FATCA, mas eles têm esse poder.

Desde 2018/2019 existe um sistema que permite essa troca, mas foi porque a OCDE e a UE dinamizaram essa iniciativa.

Se fosse hoje a vida do Sócrates e afins não tenhas dúvidas que seria um pouco mais difícil.. e lembra-te que foi preciso uma denúncia de um banco no âmbito de normas anti lavagem de dinheiro para que a justiça olhasse para o óbvio.

Por isso, não acho que estas leis sejam assim tão negativas. Para mim é só por lá o IBAN e pronto, não altera mais nada na minha vida. Mas até pode ajudar a ser menos roubado no futuro pelos Sócrates desta vida.

Um esclarecimento por favor:

Se optar pelo entrega do IRS automático, em determinada etapa das confirmações é possível indicar o NIF da instituição para onde pretendo seja entregue os 0,5% do imposto, ou não

Obrigado

Voltar
Superior