Tópico do IRS

Abri uma conta no revolut, e estou com umas duvidas nas datas de abertura. Recebi o cartão em janeiro ( lá para 15 de janeiro), mas na app na dá para ver o dia de abertura da conta. Queria ter a certeza se foi em 2018 ou 2019 por causa desta situação do IRS.
Como sabem o dia exacto de abertura da conta?[;)]

Não tens um mail deles a confirmar?

Mas o Estado não recebe a informação dessas contas? Se recebe para quê que as pessoas têm que as comunicar, pelo menos na UE?
Ou será que não recebe? É que o que não falta são pessoas com contas no estrangeiro que nunca as comunicaram seja mais recentemente revolut seja ex emigrantes por exemplo, são aos milhares (dezenas ou mesmo centenas de milhares). E nunca tiveram qualquer problema como é perfeitamente normal.
Se querem apanhar quem anda a lavar dinheiro, não será com o IRS que as apanham ou acham que quem tem um milhão de euros no revolut de lavagem de dinheiro vai declarar essa conta?

O que estas noticias vieram fazer foi lançar caos e confusão, sendo que muitos andam já a fechar as contas com medo.
Se tiveres conta revolut estás lixado com o IRS, já se tiveres uma conta off shore com milhões de euros não há stress nenhum. É a tugolândia no seu melhor só se complica o que por norma é fácil.

Isso é típico comentário tuga.
Há regras. E são para cumprir. Quer seja uma conta de revolut com 10€ ou uma conta com 50 biliões de tráfico de droga.
Quem não cumpre arrisca-se a sofrer as consequências.

É a mesma coisa com as datas de entrega do IRS, há sempre quem entrega antes do prazo. A lei é claro. Há um prazo e há coimas para quem entrega fora do prazo, e não é especificado que seja só para quem entrega depois... Logo quem entrega antes pode ter a mesma multa. Nunca conteceu. Mas se acontecer não há nada que se possa fazer.

O que a notícias fizeram neste caso foi alertar para uma obrigaçãop

Há uns anos aconteceu o mesmo com o Anexo da SS para quem tinha Anexo B, sempre foi obrigatório e ninguém entregava e nunca aconteceu nada. Mas a verdade é que era obrigatório.

Neste caso só cumpre quem quer. Mas se houver multas, não há como escapar.

Tenho alguns finais de Dezembro e início de Janeiro
Só pedi o cartão em Janeiro.
Agora não sei o que conta, se desde que se recebe o cartão, ou quando aderi.
Porque só com o cartão é que se pode utilizar a conta.

Não. Logo que abres a conta podes utilizar o cartão virtual. [;)]

Quando é que carregaste os 10€ para "confirmar" a abertura?

Não. Logo que abres a conta podes utilizar o cartão virtual. [;)]

Quando é que carregaste os 10€ para "confirmar" a abertura?

Só carreguei em Janeiro de 2019, e quando fiz as confirmações dos documentos.E Enviei a selfie e cartão cidadão.
Penso que assim a conta só deve ser valida a partir de Janeiro de 2019, ou estou a ver mal?[;)]

Isso é típico comentário tuga.
Há regras. E são para cumprir. Quer seja uma conta de revolut com 10€ ou uma conta com 50 biliões de tráfico de droga.
Quem não cumpre arrisca-se a sofrer as consequências.

É a mesma coisa com as datas de entrega do IRS, há sempre quem entrega antes do prazo. A lei é claro. Há um prazo e há coimas para quem entrega fora do prazo, e não é especificado que seja só para quem entrega depois... Logo quem entrega antes pode ter a mesma multa. Nunca conteceu. Mas se acontecer não há nada que se possa fazer.

O que a notícias fizeram neste caso foi alertar para uma obrigaçãop

Há uns anos aconteceu o mesmo com o Anexo da SS para quem tinha Anexo B, sempre foi obrigatório e ninguém entregava e nunca aconteceu nada. Mas a verdade é que era obrigatório.

Neste caso só cumpre quem quer. Mas se houver multas, não há como escapar.
É um comentário típico tuga, mas é uma verdade, isto parece uma republica das bananas. Só se complica o que não tem complicação nenhuma.
Obviamente sei que há uma regra, que neste caso nem sequer é clara ao contrário do que dizem, mesmo os fiscalistas têm duvidas e na própria AT há quem dê a informação que não é preciso declarar...
Se o fisco recebe informação das contas para quê que as tens que comunicar? É isto que não percebo.
O anexo da SS é outra estupidez... pior ainda já que estamos a falar de organismos do Estado.
Perdes metade do tempo da tua vida a tratar de burocracias que são simplesmente estúpidas e que em muitos casos apenas duplicam e triplicam informação e que em vez de ajudar seja o que for só faz o oposto.
Mas como bem dizes por não entregar algo que é obrigatório como o anexo SS não acontecia nada e percebe-se porquê, porque não faz sentido.

A forma como as coisas foram apresentadas assustaram muita gente, quase fazem crer que quem tem uma conta destas é um criminoso ou coisa parecida.
Eu tenho um cartão pré pago, que para mim não é nenhuma conta bancária, nem nada lá perto, neste momento.

Edit: Felizmente parece que alguém no Estado tem 2 dedos na testa e está a analisar a questão porque acha exactamente aquilo que tenho vindo a escrever. As coisas estão longe de serem preto no branco o que alguns têm vindo a dizer. A lei deve existir para servir os cidadãos, não para complicar a sua vida.

Última edição:
Podes crer! E o gajo que inventou o anexo SS devia levar com uma resma de papel direitinha na testa. É que aquilo é mesmo andar a fazer copy-paste de informação que está no resto da declaração de IRS. [8b]

E o gajo que inventou todos os anos termos que declarar o Estado Civil do Sujeito Passivo no ano anterior dos rendimentos quando o ministerio da justiça tem essa informação
Pior, todos os anos termos que declarar a residençia fiscal continente,madeira,açores quando o proprio ministerio das finanças sabe o nosso bairro fiscal no ano anterior
Desde sempre souberam estas informaçoes e ate nas declaraçoes automaticas temos que preencher
[h=4][/h]

Tenho lido pelas nets, que quem fiz a simulação nos primeiros dias dava um valor e passados uns dias fez novamente simulação e já dava um valor superior :sh)

Por isso vou esperar pelos últimos dias, assim devo receber uma pipa de massa [:D]

Voltar
Superior