Tópico do IRS

Rasec,

Estive agora de volta disto, tb me deu erro!

Tens que abrir o modo "edição" da morada e colocar a plica embaixo, onde diz "morada do último ano"

Mas ATENÇÃO que só funciona se colocares o nº do artigo do terreno/prédio existente na caderneta predial, e para teres a certeza tens de verificar essa caderneta (está lá o link mais acima)
NOTA ainda que só precisas de colocar a plica da morada num contribuinte (não precisas de confirmar a morada da tua mulher, p.ex., se for diferente.

Boa sorte, eu demorei 10minutos a fazer isto! lol
Dá-me sempre erro a verificar a morada fiscal, tenho casa própria, a minha mulher tem outra casa, mas vivemos numa cara arrendada (morada fiscal) e o sistema não entende...

Como não entende a morada fiscal, não me deixa verificar o agregado familiar.... patético... Gostava de conhecer os engenheiros que desenham estes front ends.

Dá-me sempre erro a verificar a morada fiscal, tenho casa própria, a minha mulher tem outra casa, mas vivemos numa cara arrendada (morada fiscal) e o sistema não entende...

Como não entende a morada fiscal, não me deixa verificar o agregado familiar.... patético... Gostava de conhecer os engenheiros que desenham estes front ends.

O teu agregado familiar mudou em 2019?

O sistema só "entende" a tua morada fiscal se tu lha transmitires através do portal das finanças ou da actualização do cartão do cidadão ( uma coisa actualiza a outra automaticamente ). Até podes por lá a morada do castelo de S. Jorge ou da torre dos clérigos … desde que lá tenhas alguém que receba a carta que te enviarão com um código para comprovar que realmente estás nessa morada .

Verifica em "dados pessoais" qual é a morada que consta do teu cadastro. Só a podes mudar a partir daí e esperando pela referida carta.

Pelo que dizes não tens nenhum benefício associado à actual morada ( renda / crédito ) pelo que é indiferente a morada que lá estiver, por isso eu neste momento preocupava-me apenas com a composição do agregado ( cujo prazo de actualização acabava ontem ) mas essa deve estar certa se não houve nascimentos em 2019

Última edição:
Você está aqui Início​
Os Seus Serviços
​
Entregar
​
Pedido
​
Alteração de Morada

Esta página permite alterar o domicílio fiscal registado na Administração Fiscal. Por questões de segurança, essa alteração será feita em duas etapas:

​
Etapa 1
- Após ter submetido com sucesso a nova morada neste ​
site
, ser-lhe-á enviada uma carta para a mesma, contendo um código de confirmação. Enquanto a confirmação não for efectivada, a morada válida para a Administração Fiscal continua a ser a antiga morada.

​
Etapa 2
- Quando receber a carta com o código de confirmação, deve seleccionar a opção "Confirmar Morada", e introduzir o código indicado na carta. A partir desse momento, para a Administração Fiscal, a morada válida será a nova morada.

Aqui podes alterar a morada mas não de forma imediata (tens que esperar pela carta para validar a alteração )

Disse acima que não terias benefício, mas provavelmente tens já que é arrendada mas se a morada arrendada não consta do cadastro já não a consegues alterar para ter efeitos no IRS de 2019 ( pelo menos sem pagar multa ) ​

Última edição:
A morada fiscal está certa, tanto no CC como no portal das Finanças. Daí que não entendo porque dá erro e não aceita.

O contrato de arrendamento está registado correctamente e recebo notificação do mesmo nos impostos (pelo menos recebi nos de 2018.

EDIT: para ser sincero nem percebo para que serve este processo de declarar o agregado familiar, em 2019 (referente ao ano dee 2018) também não o fiz (passei o prazo por ignorância) e este ano passei o prazo porque deu sempre erro todas as vezes (que foram várias) que tentei, mas não tive problema nenhum no ano passado, espero não ter também este ano. Considerando como é um processo ridiculamente mal parido imagino que a vasta maioria da população também não o faça dentro do prazo.

Última edição:
Este processo só faz falta para o Irs automático, para mais nada.
Quem não tiver atualizado actualiza no irs e resolve o assunto sem problema. Quem não puder meter irs automático este processo não serve para nada.
Quanto ao processo em si não é muito intuitivo, é preciso editar dados, alguns deles não faço a mínima ideia porquê.
Quanto a alterar a morada, penso que agora no site não se consegue alterar. (Estou no tlm não testei no site) Pelo menos há uns tempos não se conseguia, dizia para alterar através do cartão do cidadão. Ou seja a morada do CC deverá ser sempre igual às finanças.

As únicas facturas que não tenho no e-factura são as do SNS (uma consulta num centro de saúde e umas análises). É normal ainda não terem carregado as mesmas? O que me disseram é que eram colocadas em meados de Fevereiro.

Boas pessoal este ano devido a aquisição de 1 veículo as despesas gerais são superiores aos rendimentos isto poderá trazer problemas ou não tem nada a ver?
O carro está a ser pago a financeira mas o stand passou a fatura do valor total do veículo daí o motivo para a minha questão.
Obrigado

Boas pessoal este ano devido a aquisição de 1 veículo as despesas gerais são superiores aos rendimentos isto poderá trazer problemas ou não tem nada a ver?
O carro está a ser pago a financeira mas o stand passou a fatura do valor total do veículo daí o motivo para a minha questão.
Obrigado
Honestamente não sei, mas em última análise se fores chamado por isso, é só mostrares o contrato do financiamento.

As únicas facturas que não tenho no e-factura são as do SNS (uma consulta num centro de saúde e umas análises). É normal ainda não terem carregado as mesmas? O que me disseram é que eram colocadas em meados de Fevereiro.
Voltei a confirmar e só agora reparei que está lá uma informação tipo "pop-up" quando se coloca o cursor do rato por cima, a dizer que ainda não estão contabilizadas as taxas moderadoras.

Voltar
Superior