Tópico do IRS

Não havia um local própria para as despesas com ginásios?
Se for 23% e não houver um atestado médico, são despesas gerais.

Portanto, acho que, de cabeça, a receita era para as lentes (faz sentido haver uma receita para armações?) e essas já serão indicadas como despesa de saúde por serem taxadas a 6% e já estará automático? Tudo o resto será taxado a 23% e não havendo receita, preenche-se o campo "não" e está feito, é isso?
Normalmente, as receitas de armações existem para planos de saúde que comparticipam e precisam descriminado.
Preenches, portanto, o campo "não".
 
Boas.. No meu site do E-factura aparece uma nota de crédito da Caixa Geral de Depósitos em meu nome de 15euros. Não tenho conta la já vai para 2 anos.

Alguém faz alguma ideia do que será?
 
Caros, uma ajuda, se souberem.

Comprei uma casa em 2004, e posteriormente comprei outra em 2017, mantendo a primeira para arrendamento.

Acabei por vender a primeira casa em 2018, e pensei que poderia amortizar a mais valia pela compra da nova (diz o código do IRS que o reinvestimento pode ser feito 36 meses antes ou 24 meses depois).

As Finanças locais dizem-me que como a casa vendida estava com arrendamento, não era habitação própria permanente, não posso amortizar a mais valia. Ora, para quê dar a opção dos 24 meses posteriores? Ultrapassa-me esta questão...então ficava com duas casas, uma fechada, e a que comprei nova não era HPP...não entendo.

Aos entendidos, confirmam este entendimento dos serviços de saque do estado?

Abraço
 
Caros, uma ajuda, se souberem.

Comprei uma casa em 2004, e posteriormente comprei outra em 2017, mantendo a primeira para arrendamento.

Acabei por vender a primeira casa em 2018, e pensei que poderia amortizar a mais valia pela compra da nova (diz o código do IRS que o reinvestimento pode ser feito 36 meses antes ou 24 meses depois).

As Finanças locais dizem-me que como a casa vendida estava com arrendamento, não era habitação própria permanente, não posso amortizar a mais valia. Ora, para quê dar a opção dos 24 meses posteriores? Ultrapassa-me esta questão...então ficava com duas casas, uma fechada, e a que comprei nova não era HPP...não entendo.

Aos entendidos, confirmam este entendimento dos serviços de saque do estado?

Abraço

Apenas se a casa que vendeste fosse habitação própria e permanente daria para excluir de tributação a mais valia.
 
Caros, uma ajuda, se souberem.

Comprei uma casa em 2004, e posteriormente comprei outra em 2017, mantendo a primeira para arrendamento.

Acabei por vender a primeira casa em 2018, e pensei que poderia amortizar a mais valia pela compra da nova (diz o código do IRS que o reinvestimento pode ser feito 36 meses antes ou 24 meses depois).

As Finanças locais dizem-me que como a casa vendida estava com arrendamento, não era habitação própria permanente, não posso amortizar a mais valia. Ora, para quê dar a opção dos 24 meses posteriores? Ultrapassa-me esta questão...então ficava com duas casas, uma fechada, e a que comprei nova não era HPP...não entendo.

Aos entendidos, confirmam este entendimento dos serviços de saque do estado?

Abraço
Confirma se, só para habitacao permanente.
 
O CAE: 45310, entra para dedução de IRS, na categoria de reparação de automóveis, ou entra para gerais?
Obrigado.
Se compraste peças (parece ser oc aso já que esse cae é para vendas por grosso) entra para gerais, se é um mecânico e reparaste lá o carro entra para o IRS. Um pouco como comprar produtos para cozinhar ou ir ao restaurante comer.
 
Caros,

Uma ajuda: a minha mãe faleceu o ano passado e não tinha qualquer bem pelo que não foi necessário efetuar qualquer habilitação de herdeiros. Sucede que agora, passado mais de 1 ano sobre o falecimento, fui informado que a minha mãe teria a receber uma pequena quantia (pouco mais de 1.000 €) de indemnização relativa à insolvencia da empresa onde trabalhava (processo que se arrastava desde 2007!).

Para poder receber esta quantia (e dividir com a minha irmã) será necessário efetuar a habilitação de herdeiros.

Questão: este valor será tributado em sede de IRS no proximo ano, ou está isento?

Obrigado pela ajuda
 
Voltar
Superior