Tópico do BTT

Boas pessoal!

Nestes últimos tempos tenho pensado em começar fazer alguma coisinha a nível físico. Elegi o BTT como o ideal para mim!

Mas tenho dois grandes problemas! Vivo em Gaia (urbano) e não conheço locais bons para andar a não ser á beira mar. Segundo, não tenho qualquer equipamento para BTT, começando pela máquina!!!

Não me querem enumerar uns conselhos básicos para principiantes!
Cumps

Boas.

Perto de Gaia tens essa marginal mas de tão plana que é........... até chateia. [:D]
Tens Valongo que é bem mais interessante. [;)]

Quanto ao resto, tens de dizer qual o teu tecto.

Como disse o EduNuno tens q nos dizer um máximo a gastar, desse bolo deves contar c aproximadamente 10 a 15% p/ equipamento.

Assim, e sem saber o teu nível de experiência nem se já praticaste, no caso de nunca teres praticado recomendo uma ida à Decathlon ou SportZone mais próximas e veres as bikes de marca própria q eles têm.

Edd :)

Talvez gastar uns 300€ no máximo!!
Mas mesmo nessas lojas a quantidade de bicicletas é enorme!!

Nunca pratiquei a serio, tinha uma shimano toda preta, que utilizei entre os meus 15A aos 18A.

Mesmo nessas lojas qual a vossa preferência?!

TMoura, partindo do principio que queres gastar 300€ já com equipamento, eu começava por uma bicicleta destas

Decathlon - bicicletas BTT B'TWIN - Rockrider 5.2 B'TWIN - praticantes principiantes de BTTem passeios desportivosno campo ou na montanha.

Sport Zone

Sport Zone

As 2 primeiras são muito semelhantes, acho que deves escolher a que achares mais bonita, ou que gostares mais.

Assim ainda ficas com dinheiro para um capacete
Sport Zone

Decathlon - Capacete Adulto - Protecções - Vestuário - Ciclismo

E uns calções ou calças, ja que o traseiro vai ser uma das partes do corpo a queixar-se para além das pernas. Quanto aos calções é melhor passares por uma dessas lojas, já que existem justos, largos, e há quem prefira uns a outros.

Dos links que envias-te gostei bastante da última, aquela que já apresenta travões de disco.

Não sei se interessa, mas eu tenho 1.86m e 83 kg :confused::confused:
Acho que isso é importante para escolher tamanhos de quadros e coisas do género...

Dos links que envias-te gostei bastante da última, aquela que já apresenta travões de disco.

Não sei se interessa, mas eu tenho 1.86m e 83 kg :confused::confused:
Acho que isso é importante para escolher tamanhos de quadros e coisas do género...

Normalmente as que trazem discos nestes preços costuma baixar um pouco na qualidade de outros componentes, mas não estou muito por dentro da gama sram nessas gamas. Eu prefiro nesses casos os discos, pois tornam mais fácil um possivel upgrade futuro.

Quanto ao tamanho, no link diz tamanho M, mas é pequeno para ti, eu tenho a mesma altura que tu, e o tamanho é na passagem, ou limite entre o L e o XL.

Bolas!!! Nunca pensei que fossem tao caros.:sh)
A trocar, serão das ultimas coisas, mas já agora, se fosse tua o que trocarias em primeiro lugar (fora suspensão)?

Talvez gastar uns 300€ no máximo!!
Mas mesmo nessas lojas a quantidade de bicicletas é enorme!!

Nunca pratiquei a serio, tinha uma shimano toda preta, que utilizei entre os meus 15A aos 18A.

Mesmo nessas lojas qual a vossa preferência?!

"Orçamentar" um desportista praticante de BTT é sempre complicado, nunca sabemos aquilo que vai andar.
300€ para inicio de "orçamento" dá para uma bicicleta que permite praticar desporto (um BTT muuuiito levezinho) e um capacete, como o que indicou o user superveloce, mas depois é necessário mais qualquer coisa em termos de dinheiro, porque dá jeito uma Jersey, porque vem o verão e é preciso um bidon extra, uns calções, depois tambem é necessário uma bomba, uma câmara de ar suplente, uma caixa de remendos ou um selim mais confortável, etc, etc, etc...
Nestes casos, como o teu, costumo aconselhar, a quem me pede estas opiniões, 1º a pensar bem se é mesmo BTT que querem praticar ou se é só para dar umas voltas na ciclovia ao domingo de manhã, depois verem qual é o orçamento que podem disponibilizar no total, e ai fazem-se as contas, x para a bike, y para um equipamento e z para alguns extras.

"Orçamentar" um desportista praticante de BTT é sempre complicado, nunca sabemos aquilo que vai andar.
300€ para inicio de "orçamento" dá para uma bicicleta que permite praticar desporto (um BTT muuuiito levezinho) e um capacete, como o que indicou o user superveloce, mas depois é necessário mais qualquer coisa em termos de dinheiro, porque dá jeito uma Jersey, porque vem o verão e é preciso um bidon extra, uns calções, depois tambem é necessário uma bomba, uma câmara de ar suplente, uma caixa de remendos ou um selim mais confortável, etc, etc, etc...
Nestes casos, como o teu, costumo aconselhar, a quem me pede estas opiniões, 1º a pensar bem se é mesmo BTT que querem praticar ou se é só para dar umas voltas na ciclovia ao domingo de manhã, depois verem qual é o orçamento que podem disponibilizar no total, e ai fazem-se as contas, x para a bike, y para um equipamento e z para alguns extras.

Tens toda a razão!
De inicio como é obvios serei um mero cicloturista, porque não tenho condição fisica nem conhecimento para me colocar em grandes aventuras de BTT. O que não me ajuda nada é o sítio onde vivo, porque não tenho áreas florestais perto, que me permitam ir directo de casa para praticar.

O que me interessa de ínicio é uma bicicleta razoável e equipamento que cumpra a sua função.

Não tenho ilusões a longo prazo, vou começar a andar de bicicleta e depois mediante a experiência logo penso no tipo de evolução que vou ter.

Referi os valores porque por vezes o pessoal quer comprar bike apenas para andar na ciclovia ao domingo de manhã (por ex:), e ai o orçamento é reduzido e a bike serve qualquer uma.

Hoje foi dia de volta. Organizamos um grupo de pessoal do trabalho que habitualmente costuma andar separado, e fizemos uma incursão pela serra da penha em Guimarães.

Mas para continuar a saga que tem havido na ultima semana aqui no forum, dei um bruto de um tralho.. [8b]

Resultado: escoriações espalhadas pelo corpo, a zona por baixo de um braço dorida, e arranhões numa perna, num braço, e na cara... [8b][8b]

Ia a descer para aí a 15 ou 20km/h, mas tinha uma saliência no trilho, tipo uma raíz. Ainda consegui levantar a frente para ajudar a absorver o impacto, mas a roda de trás bateu em cheio e levantou, quando pousou já estava de lado, e lá fui ao chão.

Hoje foi dia de volta. Organizamos um grupo de pessoal do trabalho que habitualmente costuma andar separado, e fizemos uma incursão pela serra da penha em Guimarães.

Mas para continuar a saga que tem havido na ultima semana aqui no forum, dei um bruto de um tralho.. [8b]

Resultado: escoriações espalhadas pelo corpo, a zona por baixo de um braço dorida, e arranhões numa perna, num braço, e na cara... [8b][8b]

Ia a descer para aí a 15 ou 20km/h, mas tinha uma saliência no trilho, tipo uma raíz. Ainda consegui levantar a frente para ajudar a absorver o impacto, mas a roda de trás bateu em cheio e levantou, quando pousou já estava de lado, e lá fui ao chão.

Hj tb foi dia de volta... e quase partia um pulso.
Não caí mas estive perigosamente perto. Descia a uns 40kmh, e só quando estava em cima dela é que vi um grande "rasgo" (com uns 70cm, ou mais, de profundidade) no caminho, provavelmente ocasionado pelas chuvas.
Pois bem, ainda travei mas de pouco me valeu... fui para "dentro" dele, a roda da frente bateu na "parede" e quase que saia catapultado. Nesse movimento, as costas da mão direita fizeram um ângulo que provavelmente passou um bocadinho dos 90º em direcção á parte de cima do meu antebraço (não sei s estão a ver a ideia). Ainda me doi. A minha sorte foi que ainda consegui abrandar pq senão a esta hora estava com o pulso engessado de certeza absoluta.
Agora só volto a andar para o ano. [:D]

Boa tarde a todos,
existe aqui malta da margem sul e arredores e que costume dar umas pedaladas aqui na zona?
Comprei a minha "máquina" a pouco tempo e embora o tempo ainda não o tenha permitido assim que puder vou testá-la, não conheço é zonas boas fora costa da caparica e fonte de telha (diga-se no mato) para o fazer.
Se houver sugestões elas aceitam-se :)

Obrigado e Bom Ano.

Isto anda tudo a cair. :sh)

As melhoras. ;)
Eu da queda já estou bom agora é recuperar da gripe.

Já tenho a bicicleta. A roda está direita embora me avisassem que está ok mas ficou sempre mais frágil. Já esperava isso. Vamos ver agora é numa utilização normal o que isso significa.

@senhorpedro , já esperava esses valores. Um guiador de topo em carbono ou um espigão ou avanço, passam sem problemas dos 100 euros cada. Se calhar ganhas mais rendimento com umas rodas novas.

Para todos umas boas entradas.

Hj tb foi dia de volta... e quase partia um pulso.
Não caí mas estive perigosamente perto. Descia a uns 40kmh, e só quando estava em cima dela é que vi um grande "rasgo" (com uns 70cm, ou mais, de profundidade) no caminho, provavelmente ocasionado pelas chuvas.
Pois bem, ainda travei mas de pouco me valeu... fui para "dentro" dele, a roda da frente bateu na "parede" e quase que saia catapultado. Nesse movimento, as costas da mão direita fizeram um ângulo que provavelmente passou um bocadinho dos 90º em direcção á parte de cima do meu antebraço (não sei s estão a ver a ideia). Ainda me doi. A minha sorte foi que ainda consegui abrandar pq senão a esta hora estava com o pulso engessado de certeza absoluta.
Agora só volto a andar para o ano. [:D]

Também apanhei uns desses, mas não tão profundos, e ainda me levaram a um outro contacto com o chão, pelo menos da bike, já que eu já ia a medo devagar, e acabei só por deixa-la ir.. [:D]

Isto anda tudo a cair. :sh)

As melhoras. ;)
Eu da queda já estou bom agora é recuperar da gripe.

Já tenho a bicicleta. A roda está direita embora me avisassem que está ok mas ficou sempre mais frágil. Já esperava isso. Vamos ver agora é numa utilização normal o que isso significa.

Para todos umas boas entradas.

Obrigado, isto agora com gelo e tempo vai lá... Espero eu. lol

Isso com as rodas ainda novas, e de um gajo ficar fod###, mas agora não há nada a fazer, é como dizes, esperar para ver como andam em utilização normal.

Um bom ano também

primeira volta do ano; solitária: ainda está tudo a curar os excessos [:D]

em braga, o dia esteve sempre de nevoeiro. mas não no monte. para quem conhece, o percurso foi até ao sameiro pelo bom jesus, e depois nascente do rio este, e regresso pelo monte, até ao início da variante do fojo. arrisquei um trilho novo, e tive que voltar para trás. 5 km gastos ali. fazia-se tarde, e a fome apertava. do início da variante do fojo até casa foi por estrada.
tentei adivinhar o caminho no mapmyride. fica o link.
Pedro Patricio in Braga, Portugal | Cycling Social Network | MapMyRIDE

e fotos. no sameiro, com a cidade debaixo de um manto branco.
Img008.jpg

no monte, já depois da nascente do rio este.

Img004.jpg

Eu ainda não andei desde a queda, faz hoje uma semana. Acho que a roda não está ok. Não está empenada mas parece descentrada. Está mais encostada a um lado do que outro. Isto nos 360º completos.
Amanhã vou com a roda à loja para ver ao certo o que tem.

Hoje foram 53km's com variedade nos pisos e dificuldade, desde picadas íngremes com muita lama e cascalho com respectivas descidas cheias de regos fundos devidos ás chuvas, e uma parte rolante em estrada. Portanto, zona de Loulé até praia da falésia em Vilamoura [:cool:]

Deu para uns sustos devido à perda de tracção nas subidas e descidas derivadas das lamas, tornando esta parte muito técnica e mais apropriada a all mountain.

Ponto negativo do dia é só a má educação de muitos colegas ciclistas que nem cumprimentam ou facilitam em certas situações e tenho pena que seja cada vez mais comum esta falta de camaradagem :(

cumps

Voltar
Superior