Tópico do BTT

Esta "pseudo" troca não se deve ao conforto (já tenho a minha Cube), mas sim para diminuir cerca de 1kg visto que o quadro da Vag deve pesar umas 2350 gramas..

Obrigado pelo link, ainda não tinha visto.. [;)]

Sim, continuo a utilizar a Vag quando as voltas são mais pequenas e têm mais alcatrão. Para o "verdadeiro" BTT a Cube é a eleita! [;)]

Sobre o RCZ, deduzo então que o scandium partirá mais cedo do que o alumínio e que será mais tábua também, correcto?

Não sabia que ainda lhe davas uso regular. Sendo assim tens que ver o que é mais importante para ti, a troca do quadro da VAG pelo RCZ ou a compra das Fulcrum RM3 para a Cube [;)]

Em relação ao RCZ não sei se partirá mais cedo pelo facto de ser de Scandium. Eu nesse aspecto desconfio sempre dos quadros leves, quanto mais leves menos resistentes...

Esta "pseudo" troca não se deve ao conforto (já tenho a minha Cube), mas sim para diminuir cerca de 1kg visto que o quadro da Vag deve pesar umas 2350 gramas..

Obrigado pelo link, ainda não tinha visto.. [;)]

Quando eu falo do conforto é porque uma liga de alumínio-scandium nem "mexe", não tem flexão (muito pouca). Numa HT vais "ler" cada gravilha do terreno[:p] Mesmo para quem o conforto não seja uma prioridade, tem ali um osso para roer.

Vantagens que eu vejo em ter um quadro nesta liga: falta de flexão/rigidez (de referir que tenho uma FS), peso.

Em relação ao partir é como tudo, senão tiver uma estrutura suficiente (se pouparem) vai partir como os outros.

A liga alu-sc não se vê muito em PT, mas por aqui há vários adeptos e produtos no mercado com esta liga. Uma das marcas que mais aposta nesta liga penso que seja a Kona.

EDIT: Se quiseres aprender mais sobre as propriedades/características da liga googla "Scandium-Aluminum alloy"

Última edição:
Obrigado, tonyV. Com a tua opinião (que considero de confiança) já fiquei mais esclarecido. [;)]

Abri também no forumbtt este tópico Quadro RCZ Scandium e fiquei confuso com esta opinião.

Mais ainda depois de ter visto este video: Scandium vs. Aluminium - ?? - ???? - ????

O facto de ser menos confortável deduzo que seja por não flectir, ou estou errado? :confused:

Estás certo. Vou postar mais uns links "properties scandium alloy". Fica atento onde se usam estas ligas no desporto[;)] e percebes que flexão não combina.

properties and application of scandium-reinforced aluminum, The | JOM | Find Articles at BNET

Scandium, Chemical Element - Overview, Discovery and naming, Physical properties, Chemical properties, Occurrence in nature, Isotopes

Applications of Scandium in Al-Sc Alloys

http://www.teksidaluminum.com/pdf/25-2-2.pdf

Tens muito com que te entreter[:D]

EDIT: No video ele fala de scandium vs alumínio. Não referiu liga!? Outra coisa é comparar tubos com a mesma forma, tamanho e espessura. Como disse para ganhar ainda mais peso há fabricantes que "cortam" nos tubos (mais pequenos, menos espessos) e aqui a comparação não é possível.

Última edição:
Malta, precisava de uma opinião acerca da cor da futura suspensão...
Até há bem pouco tempo, uma suspa branca era quase certa, no entanto, há bocado estive a olhar para a miúda e se calhar uma preta tb não ficava mal. Se fosse vossa, o que faziam?

Umas fotos para facilitar:

SP_A0208.jpg

SP_A0211.jpg

SP_A0212.jpg

Estou com a bicicleta parada devido a uma queda. Bati num pedra e caí. Ia a uns 30kms/h a descer e foi a morte do artista. A roda da frente está feita num oito. Eu rebolei uns bons 10 metros. A cabeça e as mãos estão ok mas pernas, ombros, joelhos, braços etc estão pisados e arranhados. :sh)
Felizmente não parti nada. [:cool:] Vai ser uma semaninha parado.

Raios,isso é que mau.

mas vá lá,não partiste nada já não é assim tão mau!

O que eu tenho medo é mesmo de não saber cair e partir algum osso!
Um colega que costuma andar comigo,partiu o radio numa queda em que estava quase parado,são azares!

Rapida recuperação,tua e da roda[:cool:]

Malta, precisava de uma opinião acerca da cor da futura suspensão...
Até há bem pouco tempo, uma suspa branca era quase certa, no entanto, há bocado estive a olhar para a miúda e se calhar uma preta tb não ficava mal. Se fosse vossa, o que faziam?

Com a cor dos travões que tens eu meteria uma branca, mas não com a coroa branca como tu queres, acho que fica foleiro na tua bike.
Se não tivesses os travões brancos meteria uma preta.

Muito obrigado, tonyV!! apr:)

senhorpedro, eu colocava uma suspa branca e depois um avanço branco (Ritchey WCS ou Easton E90 0graus que há na kompressor)! Ficava perfeito! [:cool:]

senhorpedro, eu colocava uma suspa branca e depois um avanço branco (Ritchey WCS ou Easton E90 0graus que há na kompressor)! Ficava perfeito! [:cool:]

Naaaa... Acho que não fica la mto bem. Mas obrigado na mesma PMAT ;).
Primeiro a suspa (branca ou preta) e depois, conjunto guiador, avanço e espigão ritchey em carbono. Ou então estes:
Avanço: Potencia Contact SLR - partsaccessories | Bicis Giant / Giant Bicycles | España/Portugal
Guiador: Manillar de Montaña Contact SLR - Plano - partsaccessories | Bicis Giant / Giant Bicycles | España/Portugal
Espigão: Tija de sillín Contact SLR - partsaccessories | Bicis Giant / Giant Bicycles | España/Portugal

Mais tarde um selim branco e voila...

EDIT: Acho este avanço qlq coisa...

Última edição:
senhorpedro interessantes esses componentes da Giant. Também gostei da estética do avanço. Esses componentes são para que preço?

Já agora, para mim era a suspensão em branco.

PS: Vais mudar para guiador recto?

Hoje estava bom tempo e fui dar uma volta. Aproveitei e passei pelo terreno de que me tinham falado em Valadares. Não foi muito difícil dar com aquilo, mas não andei muito lá por dentro, porque estava com alguma pressa.

IMG_0436.jpg

IMG_0437.jpg

IMG_0438.jpg

Do que andei, pareceu porreiro, mas tenho de voltar lá para explorar aquilo melhor. Portanto, ao ricardodsb, que me tinha pedido para falar um bocado sobre aquilo, ainda não posso responder. Só sei que também se deve jogar muito paintball por lá.

IMG_0439.jpg

Ainda deve haver trilhos nesta zona onde não andei, mas quando saí de lá fiquei surpreendido por ver uma placa a dizer proibido entrar. Não percebi, porque vi lá gente a andar de moto 4. :confused:

As pernas hoje também não ajudaram muito, mas ainda fiz 35km.

As melhoras para todos os que tiveram quedas recentemente [;)].

senhorpedro interessantes esses componentes da Giant. Também gostei da estética do avanço. Esses componentes são para que preço?

Já agora, para mim era a suspensão em branco.

PS: Vais mudar para guiador recto?

Não faço ideia PC mas é uma questão de perguntar no representante da GIANT em Viseu. Mas deverá andar pela média de preços que se praticam no carbono em marcas cmo Ritchey e afins... Se calhar um pouco mais acessível. Em principio esta semana irei lá ver s arranjo uma protecção de escora da Giant pq perdi a minha ontem (foi a volta mais dura e selvagem que dei por estas bandas[:D]).
Quanto ao guiador, sim. Mesmo com a redução do nº de anilhas ainda sinto a frente a levantar mais que o que devia. Está, sem dúvida, melhor nesse aspecto agora mas mto por culpa do avanço ainda se nota essa tendência. Além disso, acho não ia ficar bem este avanço com guiador elevado. Mas a minha prioridade agora é a suspensão.
Para dar uma ideia do aspecto do avanço:
Resultados da pesquisa de http://cdn.mos.bikeradar.com/images/news/2009/08/03/1249289362709-fd05dvlcvp46-500-90-500-70.jpg no Google

Extreme Zone - Bikeshop

Hoje estava bom tempo e fui dar uma volta. Aproveitei e passei pelo terreno de que me tinham falado em Valadares. Não foi muito difícil dar com aquilo, mas não andei muito lá por dentro, porque estava com alguma pressa.

Do que andei, pareceu porreiro, mas tenho de voltar lá para explorar aquilo melhor. Portanto, ao ricardodsb, que me tinha pedido para falar um bocado sobre aquilo, ainda não posso responder. Só sei que também se deve jogar muito paintball por lá.

Ainda deve haver trilhos nesta zona onde não andei, mas quando saí de lá fiquei surpreendido por ver uma placa a dizer proibido entrar. Não percebi, porque vi lá gente a andar de moto 4. :confused:

As pernas hoje também não ajudaram muito, mas ainda fiz 35km.

As melhoras para todos os que tiveram quedas recentemente [;)].

Por acaso era pra ter ido lá também estas férias mas não houve tempo...
Se chegar a ir vou ver se arranjo fotos.

De qualquer das formas obrigado. [;)]

Estive a lavar a bike agora.
Reparei que ando a ficar com o quadro todo arranhado por causa dos cabos dos travões e da transmissão. Sabem onde se vendem daqueles autocolantes transparentes? Quando instalei os travões falei disso ao senhor da loja e ele colou-me alguns, mas falhou alguns pontos e alem disso queria ficar com mais de reserva pq os que tenho vão acabar por descolar cm o tempo...

Para os Interessados, na Decatlhon jerseys manga curta a 1,95€...
Decathlon - vesturio - roupa parte superior camisola - camisa B'TWIN - Camisola 3 m/curta larga preto B'TWIN - praticantes de BTT com bom tempo.
Jerseys de manga comprida a 8,95€...
Decathlon - vesturio - roupa parte superior camisola mangas compridas B'TWIN - Camisola m/comp larga 7 cinza B'TWIN - praticantes de BTT em todas as condies climatricas.

Não sei se é nas lojas todas, na de Aveiro havia "n" delas, só lá não vi o tamanho M...

Eu não preciso de Jerseys, mas pelo preço comprei 3...[:D][:D][:D]

Eu continuo no estaleiro. Além da queda agora estou gripado. :sh)[8b]
A roda deve estar pronta amanhã. A Mavic alterou as chaves das rodas para as Crosstrail de 2011 que a oficina onde as deixei teve de pedir umas ao importador da Mavic.

Boas pessoal!

Nestes últimos tempos tenho pensado em começar fazer alguma coisinha a nível físico. Elegi o BTT como o ideal para mim!

Mas tenho dois grandes problemas! Vivo em Gaia (urbano) e não conheço locais bons para andar a não ser á beira mar. Segundo, não tenho qualquer equipamento para BTT, começando pela máquina!!!

Não me querem enumerar uns conselhos básicos para principiantes!
Cumps

Voltar
Superior