Tópico do BTT

E qual é o espanto de com esse tempo ter rodas empenadas? Por norma as rodas devem ser levar tensões de raios reajustadas passado pouco tempo de uso, por isso se não fizeste isto é normal que tenhas rodas empenadas. Depois de reajustadas é que não devem empenar, mas essa parte deve-se mais ao que se faz com elas, se fizermos apenas XC não devem levar grandes empenos agora se fizermos DH, já não haverá rodas que aguentem...

Se as rodas da Cube precisavam de ser reajustadas nao sei. Se precisavam ninguem me disse nada apos a compra (pensava que se fazia a pre-tensao dos raios antes da montagem). As rodas actuais que ja uso a largos meses estao iguais ao dia em que chegaram. Nao levaram ajuste nenhum dos raios e vao a sitios mais agrestes (trilhos downhill incluido) que as outras.

Boas!

Primeiro post neste tópico. Apesar de já ter lido bastante (não li as 312 paginas) tenho umas duvidas de iniciado: o que querem dizer as siglas HT e FS quando se referem as bicicletas? e o que é que distingue uma da outra em termos de quadro/componentes e tipo de percurso/terreno a que se destinam?

Obrigado desde já e as minhas desculpas se for repost.

FLP

Viva!

HT significa Hard Tail, bicicletas sem suspensão atrás.

FS significa Full Suspension, bicicletas com suspensão atrás (no quadro) e à frente.

As HT hoje em dia são mais utilizadas em XC (cross country), e maratonas, e em aplicações onde não lhes são exigidos esforços muito elevados no material. Daí são normalmente mais leves e mais baratas que as FS para as mesmas aplicações. Também há HT de 4x ou free ride.

As FS são utilizadas em tudo desde o XC ao DownHill...são mais caras e geralmente mais pesadas (se bem que em muitos dos casos muito ligeiramente) mas permitem um controlo da traseira muito diferente (para melhor) e um conforto muitíssimo superior. Normalmente são muito superiores a descer, abdicando de uma ligeira perda a subir (conforme os quadros...e os cursos dos mesmos).
Que eu conheça, há cursos desde 80mm até aos 200mm (conforme a agressividade da actividade).

Nas fotos do pc surgiu-me uma dúvida, a altura das caixas de direcção não é uma medida normalizada?

Ou seja, o corte que é feito a um tubo de uma suspensão, não tem a ver apenas com a altura que queremos para o avanço? ou uma suspensão com uma determinada medida de corte pode não funcionar noutro quadro?

Nas fotos do pc surgiu-me uma dúvida, a altura das caixas de direcção não é uma medida normalizada?

Ou seja, o corte que é feito a um tubo de uma suspensão, não tem a ver apenas com a altura que queremos para o avanço? ou uma suspensão com uma determinada medida de corte pode não funcionar noutro quadro?

Mais importante que a altura do avanço é a altura da testa do quadro. A suspensão da minha Cube que tem um quadro 18" dificilmente é instalado num quadro maior porque terá uma testa maior.

quadroit1.jpg

Por exemplo, a minha Cube 18" tem uma testa de 110mm. Se eu quisesse comprar um quadro FS da Cube já não daria para usar estes componentes.

Este quadro no mesmo tamanho tem uma testa de 140mm.

CUBELTD Ams 100 Pro

Enquanto que o meu tem de apenas 110mm.

CUBELtd Team black anodized

Mesmo tirando a anilha espacejadora que é de 10mm, ainda faltariam 20mm de tubo.

É que a questão é mesmo essa, passar para um quadro maior.

Sendo assim se trocar de quadro, a suspensão pode não ser compativel com ele, ou então se primeiro me decidir por comprar suspensão é melhor não a cortar, com o risco de depois de trocar de quadro ela não funcionar...

Turbofan e Cª. quando quiserem fazer um btt a sério tens de meter a bicla no carro e dar um salto aqui a Espinho.

Ultimamente não tenho andado por falta de tempo, mas a partir de meados de Janeiro vou começar a andar com mais regularidade.
Aos sábados de manhã podemos ir com uma malta de Cortegaça, puxadinho, para os lados de Santa Maria da Feira. É pessoal altamente que gosta de andar bem.

Ao Domingo podemos ir com uma malta que se junta aqui numa loja de bicicletas e que, de vez em quando gostam de dar umas voltas mais soft, mas igualmente de btt (é conforme a composição do grupo). Só de referir que neste grupo de Domingo costuma vir o campeão nacional de btt de 2004.

Por isso já sabes: btt aí em Valadares ou Canelas sabe a pouco. Santa Maria da Feira e arredores é que é!

Ao Sábado e Domingo de manhã estou ocupado. Até Espinho não era difícil ir, mas mais longe é complicado, porque ainda não conduzo.

Além disso, como já não faço 35 km seguidos há mais de 2 meses e só peguei na bicicleta para fazer 15 km, já não devo estar tão bem fisicamente, ver se nas férias recupero.

Obrigado pelo convite, mas podes dizer a localização dos trilhos em Espinho [;)].

Quanto à minha deixei-a ontem para pôr o novo disco, corrente e afinar. Amanhã já a devo ter.

Estou a pensar comprar uma luz para a frente e talvez para trás, mas esta com menos urgência. Em quanto é que ficam umas razoáveis?

pc, muito bonita, a bike [;)].

Última edição:
É que a questão é mesmo essa, passar para um quadro maior.

Sendo assim se trocar de quadro, a suspensão pode não ser compativel com ele, ou então se primeiro me decidir por comprar suspensão é melhor não a cortar, com o risco de depois de trocar de quadro ela não funcionar...

Alguma coisa terás de cortar. Normalmente as suspensões vêm com 25 ou 26cms de tubo. A minha Cube com uma anilha 10mm + uma de 2mm e 44mm de avanço, ficou com cerca de 19cm de tubo.

tubo.jpg

Como o tubo é de carbono, o manual recomendava o uso de uma anilha de 2mm debaixo da tampa da caixa de direcção e no máximo 30mm debaixo do avanço. Mas 30mm levantava muito o guiador e mantive os 10mm que já tinha anteriormente. Está com 19cm e no máximo poderia ter 21cms. Vinha com 26,5cms.
Pesou 1410g com 26.5cms. Com 19 não sei mas deve ter perdido no máximo umas 20g.

Turbofan obrigado [;)] Em relação às luzes depende do que queres, se é para ver ou ser visto.

edununo esse peso é excelente apr:)

Hoje já fiz umas mudanças na Believe:
- os cabos dos travões foram cortados, agora estão no tamanho certo para o quadro
- montei um ciclometro do Lidl. Nestes dois dias em que andei sem ele, notei bastante essa ausência principalmente para ver as horas [:D]

Turbofan obrigado [;)] Em relação às luzes depende do que queres, se é para ver ou ser visto.

- os cabos dos travões foram cortados, agora estão no tamanho certo para o quadro
- montei um ciclometro do Lidl. Nestes dois dias em que andei sem ele, notei bastante essa ausência principalmente para ver as horas [:D]

[:D]. Está boa. A mim aconteceu o mesmo. Perdi em tempos o ciclómetro Berg que tinha durante uma volta e só reparei nisso porque fui ver as horas! :sh)

A SID WC anuncia 1400g na versão de 2010 (A de 2011 até são 1345g salvo erro) mas na balança da loja deu 1410g. É muito bom.

Qual será melhor compra? A contar também no futuro:

http://www.bergoutdoor.com/pt/cycles/Product.aspx?pid=701&catalogId=21

ou

Marin Bikes | 2009 Collection | Mountain HT | Hydro HT | Bobcat Trail - Ruby

A Marin é desta côr e a loja faz por 390€ (usada), com 9 mudanças atrás, tem é travões mecânicos ao contrário da berg, vi a bike e está como nova.

A Marin tem uma geometria estranha. Para XC a Berg parece melhor. Depende do uso que vais dar.
Vê também a Rockrider 8.0.

Ser visto.

Quanto aos ciclómetros, eu que o diga. Antes tinha um básico, que nem horas tinha e estava sempre a pegar no telemóvel. Agora é olhar para baixo e lá estão as horas.

Alguma coisa terás de cortar. Normalmente as suspensões vêm com 25 ou 26cms de tubo. A minha Cube com uma anilha 10mm + uma de 2mm e 44mm de avanço, ficou com cerca de 19cm de tubo.

Ver anexo 89177

Como o tubo é de carbono, o manual recomendava o uso de uma anilha de 2mm debaixo da tampa da caixa de direcção e no máximo 30mm debaixo do avanço. Mas 30mm levantava muito o guiador e mantive os 10mm que já tinha anteriormente. Está com 19cm e no máximo poderia ter 21cms. Vinha com 26,5cms.
Pesou 1410g com 26.5cms. Com 19 não sei mas deve ter perdido no máximo umas 20g.

Ah ok, muito obrigado pelo esclarecimento.

Contudo se calhar é mais prudente se calhar comprar as duas coisas ao mesmo tempo.

Viva!

HT significa Hard Tail, bicicletas sem suspensão atrás.

FS significa Full Suspension, bicicletas com suspensão atrás (no quadro) e à frente.

As HT hoje em dia são mais utilizadas em XC (cross country), e maratonas, e em aplicações onde não lhes são exigidos esforços muito elevados no material. Daí são normalmente mais leves e mais baratas que as FS para as mesmas aplicações. Também há HT de 4x ou free ride.

As FS são utilizadas em tudo desde o XC ao DownHill...são mais caras e geralmente mais pesadas (se bem que em muitos dos casos muito ligeiramente) mas permitem um controlo da traseira muito diferente (para melhor) e um conforto muitíssimo superior. Normalmente são muito superiores a descer, abdicando de uma ligeira perda a subir (conforme os quadros...e os cursos dos mesmos).
Que eu conheça, há cursos desde 80mm até aos 200mm (conforme a agressividade da actividade).

Boas,

Muito obrigado pelos esclarecimentos!

apr:)apr:)apr:)

FLP

Ser visto.

Quanto aos ciclómetros, eu que o diga. Antes tinha um básico, que nem horas tinha e estava sempre a pegar no telemóvel. Agora é olhar para baixo e lá estão as horas.

Para isso recomendo-te uma de Led's e que tenha a função intermitente. Eu utilizo uma BBB BLS29 e gosto dela. Serve para ser visto, e se for devagar dá para ver também.

LANTERNA FRENTE HIGHWATT BLS-29 - 1 LED

Existem outros modelos mais baratos que devem de ser bons também.

Se as rodas da Cube precisavam de ser reajustadas nao sei. Se precisavam ninguem me disse nada apos a compra (pensava que se fazia a pre-tensao dos raios antes da montagem). As rodas actuais que ja uso a largos meses estao iguais ao dia em que chegaram. Nao levaram ajuste nenhum dos raios e vao a sitios mais agrestes (trilhos downhill incluido) que as outras.

Boas.

As tuas rodas eram umas sun ringlé ryde tonyV ?

Têm sempre que levar uma afinação nos raios depois de uns 100 km's encima ao inicio. Foi o que fiz porque notou-se logo um ligeiro empeno nos primeiros quilómetros devido ao acamamento do material ás novas forças agora sujeito. Por agora ficaram ok mas gostava de saber como se portam estas rodas com mais uso encima...

Já agora, futuro upgrade que estou a pensar (quando houver $), naturalmente, nas rodas. estive a ver as specs das dt swiss x1600 mas está difícil saber preços por cá. Não há nenhuma loja que venda estas rodas? Como se comparam ás equivalentes na Mavic e outras marcas?

cumps

Última edição:
Voltar
Superior