Tópico do BTT

Já algum tempo que tenho uma dúvida em relação à caixa de direcção do meu quadro.

Existem 2 diametros diferentes para as caixas de direcção, a minha é semelhante à imagem que coloco a baixo, mas existem umas mais largas.

DSCN7041.jpg

Esta foto não é da minha bike, é retirada da net só para exemplo.

A questão é, qual o real problema, ou desvantagem desta dimensão da caixa de direcção?

Essa caixa de direcção é de 1.18, é o mais comum de se encontrar nos quadros, o maior problema é o de por vezes se encontrarem suspensões de 1.5 que já não dão nesses quadros.

Há marcas que agora estão cada vez mais a optar pelos modelos taper de 1.5, principalmente FOX, até a Suntour já tem cada vez mais modelos de 1.5. Dizem que vai ser o standard daqui para a frente e que aos poucos 1.18 vao deixar de existir, não se sabe é quanto tempo levará essa transição.

Essa caixa de direcção é de 1.18, é o mais comum de se encontrar nos quadros, o maior problema é o de por vezes se encontrarem suspensões de 1.5 que já não dão nesses quadros.

Há marcas que agora estão cada vez mais a optar pelos modelos taper de 1.5, principalmente FOX, até a Suntour já tem cada vez mais modelos de 1.5. Dizem que vai ser o standard daqui para a frente e que aos poucos 1.18 vao deixar de existir, não se sabe é quanto tempo levará essa transição.

A dúvida surgiu mesmo por causa das suspensões.

É que por exemplo, tenho a bicicleta em fase de troca de travões, e mais umas peças, e como já vejo muitas de 1.5, pensei se quando chegar a altura de trocar de suspensão, que tanto pode demorar 6 meses ou 1 ano, não consigo comprar nenhuma de jeito devido às limitações do quadro, e ando a investir para depois não poder por uma suspensão melhor, ou ter que trocar de quadro.

Mas também não quero nenhuma FOX, nem nada do género...

A dúvida surgiu mesmo por causa das suspensões.

É que por exemplo, tenho a bicicleta em fase de troca de travões, e mais umas peças, e como já vejo muitas de 1.5, pensei se quando chegar a altura de trocar de suspensão, que tanto pode demorar 6 meses ou 1 ano, não consigo comprar nenhuma de jeito devido às limitações do quadro, e ando a investir para depois não poder por uma suspensão melhor, ou ter que trocar de quadro.

Mas também não quero nenhuma FOX, nem nada do género...

Por enquanto, ainda há muitas suspensões de 1.18, mas cada vez menos, é certo.

A FOX já tem muitas de 1.5, até a Suntour Epicon, que não é muito cara, os modelos de 2011 já trazem bastantes com 1.5 também. Depende da marca e não do preço das suspensões em si.

Vai ser o novo standard, e é normal que cada vez se fique mais limitado na escolha de suspensões para caixas de 1.18. Mas, a não ser que, as marcas muito rapidamente comecem a optar por unicamente 1.5, ainda deve passar uns bons anos sem esse problema.

RockShox é que parece que ainda não aderiu muito a isso, poucas têm de 1.5, é tudo 1.18.

deves de te ter enganado!!! acho que é ao contrario...
O tamanho standard vai ser 1.1/8 e não 1.5, alias é extremamente difícil encontrar suspensões em condições no tamanho 1.5. Normalmente só as bikes de supermercado é que têm este tamanho de pivo.

Se vires no site da Fox e da Suntour não têm lá nenhuma com pivo 1.5.
FOX RACING SHOX :: BIKE : FORKS : 32 FLOAT FIT RLC
SR SUNTOUR Cycling

EDIT: vês apenas como opção

..

Última edição:
Já ca cantam os maxxis. apr:) Amanha vou monta-los. E no domingo, serra co´eles.apr:)apr:)apr:)
Entretanto, já afinei o travão de trás... O problema era daquela rosca que faz a ligação entre o cabo e o travão. Foi só rodar e, voila!

deves de te ter enganado!!! acho que é ao contrario...
O tamanho standard vai ser 1.1/8 e não 1.5, alias é extremamente difícil encontrar suspensões em condições no tamanho 1.5. Normalmente só as bikes de supermercado é que têm este tamanho de pivo.

Se vires no site da Fox e da Suntour não têm lá nenhuma com pivo 1.5.
FOX RACING SHOX :: BIKE : FORKS : 32 FLOAT FIT RLC
SR SUNTOUR Cycling

EDIT: vês apenas como opção

..

Não me enganei, é mesmo assim, disso tenho a certeza, dito por um importador.

Repara lá nas Suntour Epicon 2011, muitas delas já são de 1.5, nas Axon, a mesma coisa. E o ano passado, essas mesmas suspensões, ainda eram de 1.18.

Podes ir fazer essa pergunta ao fórum BTT, que vais ver como está correcto, o standard é para ficar cada vez mais em 1.5.

Última edição:
O que vocês estão a falar é das suspensões com o tubo de direcção cónicos:

binary.php

Steerer tube:1.5' - 1-1/8' conical taper alloy

Estão a aparecer cada vez mais quadros e agora suspensões que utilizam este sistema, mas daí ao sistema "tradicional" desaparecer ainda vai uma grande distância...

Estive recentemente quase a comprar um quadro novo, um dos motivos para o não comprar foi exactamente o facto de utilizar estas suspensões com o tubo cónico... é que já tenho cá uma suspensão "normal" para utilizar.

edununo ficou bem melhor esteticamente e deves de ter tirado ainda umas gramas valentes. Mas eu preferia vê-la com umas Fulcrum RM3 [;)]

Epá, não sofram por antecipação! [:D]
Não "agitem os mercados", como diz o nosso Primeiro-Ministro!

Daqui até acabarem as suspensões, que conhecemos como normais (1-1'8), ainda muita água vai passar debaixo da ponte. É verdade que algumas marcas já apresentam quadros com essa(s) medida(s), principalmente a Cannondale, mas, pelo que tenho visto, ainda não são maioria, longe disso.

KingTDI, as de supermercado (acho que agora já poucas vão tendo) têm a medida de 1'', um pouco mais estreita que a normal.

edununo ficou bem melhor esteticamente e deves de ter tirado ainda umas gramas valentes. Mas eu preferia vê-la com umas Fulcrum RM3 [;)]

O peso declarado é de 1685g. As Crossland declaravam: Peso de 971g (frente) e 1103g (trás). Isto é cerca de 2074g. Ambas sem chavetas. [;)]

Por curiosidade pesei a bike.
A Cube declara 11.8kg para esta LTD, apesar de em alguns sitios erradamente aparecer 10.8kg [:D][:D] Até no catálogo oficial chegou a aparecer esse valor. Depois mudaram para os tais 11.8kg.

Retirei cerca de 1200g em várias coisas e acrescentei umas 250g nos bar-ends, pedais encaixe, ciclómetro, sensor cadência etc......

Logo a bike deveria de estar nos 10.8 mais coisa menos coisa......

Depois de pesada deu 11.450kg :sh)

Se é psicológico ou não, nos 10kms que fiz para testar as rodas senti uma boa melhoria no rolamento e a acelerar.
Esteticamente são uma grande melhoria.

cube ltd team 2010.jpg

vs

crosstrail (2).jpg

Estive recentemente quase a comprar um quadro novo, um dos motivos para o não comprar foi exactamente o facto de utilizar estas suspensões com o tubo cónico... é que já tenho cá uma suspensão "normal" para utilizar.

Podes usar na mesma uma suspensão com tubo 1 1/18 num quadro com caixa de direcção 1.5, o contrário é que é mais complicado, visto que, nem cabe. [:D]

Basta comprar um adaptador para colocar em baixo, onde é mais largo, que funciona na mesma. Não sei se são caros ou não, ou se são fáceis de arranjar, mas esses adaptadores existem.

Última edição:
Epá, não sofram por antecipação! [:D]
Não "agitem os mercados", como diz o nosso Primeiro-Ministro!

Daqui até acabarem as suspensões, que conhecemos como normais (1-1'8), ainda muita água vai passar debaixo da ponte. É verdade que algumas marcas já apresentam quadros com essa(s) medida(s), principalmente a Cannondale, mas, pelo que tenho visto, ainda não são maioria, longe disso.

KingTDI, as de supermercado (acho que agora já poucas vão tendo) têm a medida de 1'', um pouco mais estreita que a normal.

Pois, já reparei nisso, após alguma pesquisa reparei que a 1 1/2 é mais moderna (apareceu á pouco tempo) , eu é que pensei que fosse ao contrario.
A que vai surgir vai ser a 1 1/2...
Sempre a aprender.
resink, tens razão...

Se é psicológico ou não, nos 10kms que fiz para testar as rodas senti uma boa melhoria no rolamento e a acelerar.

Não é psicológico. É das coisas que se nota mais. então se for uma mudança de rodas com cubos a precisar de revisão e já meias empenadas a diferença é mesmo da noite para o dia.

Voltar
Superior