Tópico do BTT

Estás a dizer isso com base em conhecimentos técnicos?
É que o material de "esferovite" é basicamente o mesmo nas várias marcas.
Agora se tem mais uma camada por cima do material de protecção (o tal "esferovite", esse sim importante) para efeitos pouco mais que estéticos, isso aí já depende de marca para marca. Porque em caso de queda, não é certamente essa camada exterior que te vai minorar os efeitos do embate da cabeça.
Ou achas que a GIRO (que fornece tantos corredores profissionais de ciclismo) ia descurar a segurança por não colocar uma camada por cima do material protector?
giro_indicator.jpg

Prolight_White_Silver_Side_3.jpg

Giro_Ionos_rear_view.jpg

Vês a diferença para um modelo de topo??

Já é todo em fibra, não tens o esferovite exposto.

Se tivesses 39€ para a compra de um capacete, qual compravas, um todo em fibra(Scott) ou "esferovitado"(Giro, Bell, Berg, etc)??

Última edição:
Mas o que entendes por "todo em fibra"? Isso é apenas uma camada superficial. O material que te protege a cabeça é basicamente o mesmo, não tem grandes diferenças.
Claro que esteticamente poderá ficar melhor e esses acabamentos, arestas melhor limadas, etc, pagam-se, é óbvio.

Mas o que entendes por "todo em fibra"? Isso é apenas uma camada superficial. O material que te protege a cabeça é basicamente o mesmo, não tem grandes diferenças.
Claro que esteticamente poderá ficar melhor e esses acabamentos, arestas melhor limadas, etc, pagam-se, é óbvio.

Estou convicto que o capacete com a tal camada, tem maior capacidade de me proteger a nuca do que os modelos só em esferovite, e em termos de resistência aos elementos e em termos de lavagens(lamas, etc) seja bastante superior e pelo mesmo preço a decisão foi facílima [kiss]

No fim do mês vou à feira das biclas a Santarém e vou falar com os representantes das marcas e vou solicitar esclarecimentos :)

Última edição:
Poderá dar uma protecção, como referiste, a pequenos impactos (pedras soltas, ramos, etc) e em termos de limpeza ser mais funcional, mas estes também não colocam em causa (em princípio) a estrutura do capacete. Depois coloca aqui o que te disseram e umas fotos da feira para o pessoal ver, que não sei se consigo lá ir.

Escolheste o azul, não foi. Também gostei desses capacetes da Scott.

Poderá dar uma protecção, como referiste, a pequenos impactos (pedras soltas, ramos, etc) e em termos de limpeza ser mais funcional, mas estes também não colocam em causa (em princípio) a estrutura do capacete. Depois coloca aqui o que te disseram e umas fotos da feira para o pessoal ver, que não sei se consigo lá ir.

Escolheste o azul, não foi. Também gostei desses capacetes da Scott.

Não, comprei o preto :)

Depois coloco umas fotos da feira [;)]

Tenho um Giro Havoc 70€(laranja/com 322g) e recomendo, superior ao Berg 20€(não sei o modelo/azul/com 249g-275), é mais bonito e a traseira do Giro é bem mais alongada, apenas a notar que a esponja interior do Berg tem mais volume, logo mais almofadado.

Última edição:
Se há coisa em que não se deve poupar é no capacete. Um bom capacete pode fazer muita diferença numa situação mais complicada.

Já agora, preciso de limpar toda a transmissão da minha bike, já anda há bastante tempo toda borrada e ainda hoje cheguei com ela a casa cheia de lama e pequenas pedras metidas lá no meio, aconselham ao produto para o efeito?

Última edição:
Estou convicto que o capacete com a tal camada, tem maior capacidade de me proteger a nuca do que os modelos só em esferovite, e em termos de resistência aos elementos e em termos de lavagens(lamas, etc) seja bastante superior e pelo mesmo preço a decisão foi facílima [kiss]

No fim do mês vou à feira das biclas a Santarém e vou falar com os representantes das marcas e vou solicitar esclarecimentos :)
Quando fazia triatlo, infelizmente tive de por 2 capacetes à prova um giro e um specialized, tanto um como outro tinham essa "camada" e a não ser que tenha mudado nos últimos anos, essa "camada" protege tanto como uma pintura. É muito fininha e quase de certeza que é só por motivos estéticos.

Hoje lá fui dar uma volta com um amigo.

Saí de casa em direcção à Serra de Canelas e como foi a primeira vez que lá fui ainda demorei algum tempo a descobrir a entrada para os trilhos. O problema é que aquilo tem subidas que não me lembro de ver em mais sítio nenhum. Como na sexta tinha chovido muito, aquilo ainda estava com poças enormes e muitas vezes tínhamos que sair da bike. Devemos ter seguido o trilho em pior estado, que tinha buracos que mais pareciam de obras a canos.

Depois, seguimos para a praia (estavam umas ondas :eek:) e no final passei por uma bomba de gasolina e "lavei" a bicicleta. Não fiz muitos km, foram apenas 35.

Cheguei a casa, lubriquei-a e parece-me que vai ficar parada umas semanas, que agora estão a chegar os testes [8b].

Costumam ter encontros "indesejados" com cães? Às vezes eles começam a correr atrás das bicicletas e já apanhei uns sustos à conta disso. E hoje parecia que tinham saído todos à rua!

Edununo

Aplicas algum producto especial para manteres o quadro da tua Cube. Lavei hoje a minha ..depois de 3 h de Lama na Batalha e parece que perdeu o brilho.

Penso que a tua é anodizada, se for penso que tens que ter cuidados especiais. Retirei isto do site da Regiabike:

O anodizado é um acabamento superior à tinta mas os quadros assim acabados não devem ser lavados com detergentes ácidos para evitar marcas aquando a secagem. No entanto, estas marcas podem ser removidas através da passagem de um pano embebido em óleo ou qualquer lubrificante pelo quadro.

Penso que a tua é anodizada, se for penso que tens que ter cuidados especiais. Retirei isto do site da Regiabike:

O anodizado é um acabamento superior à tinta mas os quadros assim acabados não devem ser lavados com detergentes ácidos para evitar marcas aquando a secagem. No entanto, estas marcas podem ser removidas através da passagem de um pano embebido em óleo ou qualquer lubrificante pelo quadro.

Obrigado PC.

Voltar
Superior