Tópico do BTT

Já tenho uns pedais de encaixe e já comecei a cair. :sh)

Ainda não estou 100% convencido.

Cada um pouco ter a sua opinião, mas pedais de encaixe foram feitos para facilitar a pedalada em estrada, no entanto no BTT é util mas em percursos pouco acidentados.

Agora acrobacias, saltos, e terrenos agrestes e radicais, BMX etc, pedais de encaixe nao combinam muito bem.

Cada um pouco ter a sua opinião, mas pedais de encaixe foram feitos para facilitar a pedalada em estrada, no entanto no BTT é util mas em percursos pouco acidentados.

Agora acrobacias, saltos, e terrenos agrestes e radicais, BMX etc, pedais de encaixe nao combinam muito bem.
em subidas muito complicadas, como íngremes com ramos e pedras, feitas no prato pequeno e carreto grande, faço batota: desencaixo os pedais. muitas vezes não é preciso fazer força na pedalada, e aí pedalar com a parte atrás da planta do pé é suficiente.

Isso é claramente verdade em situações de rolar e descidas simples, mas em descidas complicadas ou subidas lentas, daquelas com muitas irregularidades ir com os pés presos, quando a bicicleta está quase parada e pode parar a qualquer momento .....

Uma curiosidade, no downhill eles levam pedais de encaixe ?

A vantagem é mesmo em descidas e subidas técnicas com elevado grau de dificuldade[;)] Nas simples até sem pés apoiados se faz bem. Como disse atrás a estabilidade em cima da bicicleta e o controlo (saltos incluídos) é superior. Aquelas derivas em rochas e troncos são fáceis de gerir (era um problema que tinha com os de plataforma). Quando vamos a subir uma parede o pedal de encaixe permite mais força (binário[:D]) e por isso aguentas aqueles "5metros" que faltam para ultrapassar o obstáculo.

O problema de tirar o pé só se costuma por no ínicio. Uma vez habituado tiras na boa. Eu o único problema que tenho é com o pé direito (que desencaixa menos) e às vezes faço figura de urso:sh)

Quanto ao downhill vejo pessoal com e sem.

Mas existem pedais de encaixe com plataformas boas!

Como em tudo na vida, há vantagens e desvantagens, mas na minha opinião, as vantagens de andar com pedais de encaixe superam as suas desvantagens.

Cabe a cada um pesar os prós e contras e decidir se os usa ou não.

Por acaso já fiz muitos km´s, mas também nunca me convenci de usar pedais de encaixe, tenho sempre aquele receio de numa descida mais técnica ir aos papeis [:D]

Para mim os pedais de encaixe são uma mais valia. Permitem um pedalar mais eficiente e em terrenos muito irregulares permitem manter os pés nos pedais. [;)]

Apenas acho que os Shimano SPD não são grande coisa na lama. Torna-se complicado desencaixar pois ficam muito presos com a sujidade.

Como em tudo na vida, há vantagens e desvantagens, mas na minha opinião, as vantagens de andar com pedais de encaixe superam as suas desvantagens.

Cabe a cada um pesar os prós e contras e decidir se os usa ou não.

Esta é talvez a opinião que mais se aproxima da minha [;)] Aqui vão finalmente umas fotos fresquinhas :

dscn3579bo.jpg

dscn3580z.jpg

dscn3581n.jpg

dscn3582.jpg

dscn3583l.jpg

Última edição:
Os pedais de encaixe, depois de estar mecanizado o desencaixar e ao contrário do que possam pensar, mesmo nas descidas com mais calhaus e etc, são uma mais valia enorme porque os pés vão sempre onde devem estar, e consegue-se controlar melhor a bicha.

Eu é sempre com eles metidos... por mais inclinada e com calhaus que seja a descida. O pé já sai sem pensar...

E se cairem, não tenham medo que a bike salta fora dos pés, a não ser que tenham a força toda nos pedais.

Não tenham medo de experimentar. é bem mais perigoso descer desencaixado do que encaixado. Desencaixado corre-se o risco do pé fugir do pedal e levarem com o pedal na canela.
Ainda tenho uma marca na canela à pala de uma situação dessas.

Eu meti há cerca de 3 semanas e não há saida que não dê uma queda!

Isso é que é azar.

Eu até ver caí 3 vezes e todas as vezes no mesmo dia. :sh) E já usava SPDs há mais de 2 meses. O que se passou é que com a lama aquilo para sair estava difícil. A reacção estava lá mas como tinha os pés muito mais presos não fui a tempo.

E ainda não te aleijaste ?

Não foi para mim, mas eu vou responder, todas as quedas que tive e vi com pedais de encaixe foi ou parado ou a velocidade muito baixa (no tira não tira o pé).

Normalmente ficamos com a ocasional nódoa negra e arranhão, a não ser que se tenha muito azar.

Aconselho toda a gente a usar pedais de encaixe , é uma grande diferença a nível de rendimento e segurança.

Desde que montei os pedais de encaixe , so cai duas vezes por causa dos mesmos , uma foi logo quando os montei e a outra foi a noite , não reparei que tinha uma pedra a minha frente e como também ia devagar caí para o lado [:D]

Muitos profissionais do downhill usam pedais de encaixe , e até todo o pessoal que conheço do downhill usa [;)]

Não foi para mim, mas eu vou responder, todas as quedas que tive e vi com pedais de encaixe foi ou parado ou a velocidade muito baixa (no tira não tira o pé).

Normalmente ficamos com a ocasional nódoa negra e arranhão, a não ser que se tenha muito azar.

É como eu ...as quedas que dei foram todas paradas...o raio do pé não queria sair. A ultima até foi engraçada. Maratona de Evora e estava tão "roto" que ao passar por muita areia não consegui tirar o pé e cai no fofinho da areia......E levantar-me?..Estava estão bem deitado!!!

É como eu ...as quedas que dei foram todas paradas...o raio do pé não queria sair. A ultima até foi engraçada. Maratona de Evora e estava tão "roto" que ao passar por muita areia não consegui tirar o pé e cai no fofinho da areia......E levantar-me?..Estava estão bem deitado!!!

Ares do Alentejo é o que dá .

Também muito importante nos pedais de encaixe , é corrigir a colocação dos pés e das pernas , para evitar dores nos joelhos .
Quando comecei a andar de bicicleta, sofria com dores nos joelhos , mas desde que mudei para os SPD, acabaram as mesmas ,e já lá vao 10 anos . Cumps

Última edição:
Ares do Alentejo é o que dá .

Também muito importante nos pedais de encaixe , é corrigir a colocação dos pés e das pernas , para evitar dores nos joelhos .
Quando comecei a andar de bicicleta, sofria com dores nos joelhos , mas desde que mudei para os SPD, acabaram as mesmas ,e já lá vao 10 anos . Cumps

Já agora aproveito este consultório de experts, mas dores nos joelhos não tenho mas por vezes sinto dormência nos dedos dos pés....

Já agora que posição é a mais indicada?

Já agora aproveito este consultório de experts, mas dores nos joelhos não tenho mas por vezes sinto dormência nos dedos dos pés....

Já agora que posição é a mais indicada?
A posição mais utilizada é o eixo dos cleats ficar ao centro (na direcção) do osso do dedo grande, aquele q sai.

Edd :)

Voltar
Superior