Tópico do BTT

Viva,

Se tudo correr bem... vou trocar este quadro...

attachment.php

por este...

TUAREG-MIDDEL.jpg

ou por este...

superlightprofile.jpg

Todos os componentes, pelo menos os principais, transitam do quadro velho para o novo.

Neste momento estou mais inclinado para o Van Nicholas... mas já estive mais inclinado para o Santa Cruz...

Tenho que pensar... e pensar nas vantagens e desvantagens de cada solução...

Cumprimentos,

Neste momento estou mais inclinado para o Van Nicholas... mas já estive mais inclinado para o Santa Cruz...

Tenho que pensar... e pensar nas vantagens e desvantagens de cada solução...

Cumprimentos,
pois, uma questão é saber se queres continuar com uma FS ou se migras para uma hard-tail...

qual a diferença, se há alguma, entre ter a suspensão traseira na vertical ou na horizontal? pode ser a mesma suspensão?

bbaixo antes de mais, parabéns pela tua bike actual, muito bonita. As cores do quadro ficam a matar com as da Fox [br:)]
Em relação às tuas dúvidas, posso te dar a minha opinião visto que tenho uma VN Tuareg e uma FS de aluminio, neste caso não uma Santa Cruz mas a MSC Koncept. Tal como disse o ElGamal, uma é HT e outra FS, tendo cada uma as suas vantagens.

Para mim a FS ganha no conforto/eficácia no meio do monte e principalmente em piso um pouco "pior" visto que o amortecedor faz maravilhas a filtrar aquilo. A VN Tuareg ganha em termos de peso (é quase menos 1kg), estética (adoro o aspecto do titânio), e manutenção (as FS têm a manutenção do amortecedor, rolamentos, etc...). E por incrível que pareça, o quadro da VN faz maravilhas visto que em pisos não muito maus comporta-se melhor que um HT normal de alumínio. Verdade seja dita, que tenho usado a minha quase sempre em estrada, mas estou a falar do que me lembro das voltas iniciais em que levei para o monte [:D]

Eu neste momento se tivesse que optar por uma das duas, optava pela VN [;)]

A minha mula já rola de novo. Tinha dois espinhos na camara de ar do pneu da frente. Levou uma camara nova e manteve-se o pneu que ainda está em bom estado (mal seria se não estivesse).

Aproveitei e tirei-lhe agumas fotos na volta de hoje:

Ver anexo 84192

Ver anexo 84193

Ver anexo 84194

Ver anexo 84195

Ver anexo 84196

Uma foto de uma das partes de que mais gosto da minha volta (ainda que não se note la mto bem - telemóvel):

SPM_A0306.jpg

Cumps...

Viva,

Obrigado pelas vossas palavras.

O motivo da troca é porque sempre desejei ter um Santa Cruz... é uma paixão desde que tenho a Mondraker... nomeadamente pela Santa Cruz Nomad mas a minha opção seria sempre pela Superlight pq é a mais indicada para XC...

Pelo mesmo preço surgiu a opção da VN Tuareg que grande vantagem em relação à Mondraker ou Santa Cruz é o facto de ser mais leve mas principalmente na manutenção da mesma...

No inicio do verão gastei 150€ na troca de todos os rolamentos da Mondraker...

Comparando a Mondraker com a SC sem dúvida que esta última por só ter um ponto de rotação tem um custo de manutenção bem mais baixo...

Sinceramente não sei o que fazer nem sei se avanço e tenho que tomar um decisão pq ainda é uma altura que consigo realizar um bom dinheiro com o quadro da Mondraker...

Outro motivo muito forte para optar pela VN é este evento... Gostaria de participar em 2010 e para tal necessito de treinar em condições...

Tenho que dormir sobre o assunto...:sh)

Última edição:
Viva,

O motivo da troca é porque sempre desejei ter um Santa Cruz... é uma paixão desde que tenho a Mondraker... nomeadamente pela Santa Cruz Nomad mas a minha opção seria sempre pela Superlight pq é a mais indicada para XC...

Pelo mesmo preço surgiu a opção da VN Tuareg que grande vantagem em relação à Mondraker ou Santa Cruz é o facto de ser mais leve mas principalmente na manutenção da mesma...

Comparando a Mondraker com a SC sem dúvida que esta última por só ter um ponto de rotação tem um custo de manutenção bem mais baixo...

Sinceramente não sei o que fazer nem sei se avanço e tenho que tomar um decisão pq ainda é uma altura que consigo realizar um bom dinheiro com o quadro da Mondraker...

Tens também a Blur XC que ainda é melhor para XC, mas é muito mais cara e a manutenção também aumenta muito.

Tal como tu, já andei muito virado para comprar o Superlight, iria ficar de morrer com a minha Fox RLC branquinha!

A minha ideia é investir num solução de compromisso que permita fazer o que faço hoje de uma forma mais eficaz mas sem aumentar os custos de manutenção nem que seja necessário sacrificar um pouco a versatilidade/eficiência...[;)]

Viva,

Outro motivo muito forte para optar pela VN é este evento... Gostaria de participar em 2010 e para tal necessito de treinar em condições...

Bom, se a tua paixão sempre foi ter uma Santa Cruz, penso ser essa a escolha acertada. Como dizes ao ter só um ponto de rotação terá uma manutenção inferior à tua actual, mas não te esqueças da manutenção do amortecedor [;)] Eu que o diga, que o meu Fox RP23 deu o berro ao fim de 10km de passeio [s)]

Porque dizes que o motivo para optares pelo VN é o TransPortugal? :confused:

Hoje tive de trocar os meus Larsen, o de traz estava em mau estado, descolou-se um bocado da tela, o piso ainda dava para rolava uns kms, mas ficou oval devido á decolagem da tela, fez 2000kms, o que estava á frente ainda deve de fazer quase outro tanto, mas agora só para o verão.
Aproveitei que vem ai a lama e coloquei-lhe uns Ignitor...
ignitor1.jpg

ignitor2.jpg

Para quem não acredita nos milagres do liquido anti-furo aqui ficam as 2 "surpresas" que encontrei no pneu da frente...
img3006l.jpg

img3010s.jpg

O de traz tambem tinha, mas era só um mais pequenino.

...
Porque dizes que o motivo para optares pelo VN é o TransPortugal? :confused:

Para um evento tão longo e desgastante deveremos optar por uma bicicleta que garanta o compromisso do leveza, robustez, eficácia e principalmente conforto.

Um FS é excelente quando pretendemos progredir num terreno mais acidentado mas o Al é um metal que absorve muito pouco as vibrações inerentes às irregularidades do terreno ao contrário dos quadros em ligas de Ti que são muito mais eficazes a absorver vibrações e pequenas depressões poupando um corpo já por si desgasto em etapas tão longas como as do TransPortugal... [;)]

...
Para quem não acredita nos milagres do liquido anti-furo aqui ficam as 2 "surpresas" que encontrei no pneu da frente...
...

Eu tenho rodas tubeless com líquido e mesmo assim tenho um furo lento que não veda nem por nada... [8b]

Lá terei que por um remendo por dentro do pneu... [8b][8b][8b]

Como prometido as fotos do sensor de cadência.

1º o íman da pedaleira.

cadencia - iman pedaleira.jpg

colado e preso por uma fita.

cadencia - iman pedaleira2.jpg

2º o íman da roda.

cadencia - iman roda.jpg

Este serve para medir a velocidade em situações em que não tenha GPS adquiridos.

3º, o sensor propriamente dito alinhado com os 2 ímanes.

cadencia - sensor.jpg

Fiz também uma limpeza profunda à transmissão e depois lubrifiquei.

Usei este produto de limpeza:

finishline.jpg

1º em estado puro e depois diluído em água.

Ficou assim:

pedaleira.jpg
cassete.jpg

Acho que ficou bem. [:cool:]

Eu tenho rodas tubeless com líquido e mesmo assim tenho um furo lento que não veda nem por nada... [8b]

Lá terei que por um remendo por dentro do pneu... [8b][8b][8b]

Por acaso, 2000kms com liquido e só tive um furo, e não vazou logo, só vazou depois de chegar a casa e ao outro dia...[:D][:D]

Hoje tive de trocar os meus Larsen, o de traz estava em mau estado, descolou-se um bocado da tela, o piso ainda dava para rolava uns kms, mas ficou oval devido á decolagem da tela, fez 2000kms, o que estava á frente ainda deve de fazer quase outro tanto, mas agora só para o verão.
Aproveitei que vem ai a lama e coloquei-lhe uns Ignitor...

O de traz tambem tinha, mas era só um mais pequenino.

Bem me parecia que já tinha visto esta WDR noutro lado. [;)]
Está cada vez melhor.

Para um evento tão longo e desgastante deveremos optar por uma bicicleta que garanta o compromisso do leveza, robustez, eficácia e principalmente conforto.

Um FS é excelente quando pretendemos progredir num terreno mais acidentado mas o Al é um metal que absorve muito pouco as vibrações inerentes às irregularidades do terreno ao contrário dos quadros em ligas de Ti que são muito mais eficazes a absorver vibrações e pequenas depressões poupando um corpo já por si desgasto em etapas tão longas como as do TransPortugal... [;)]

Não tenho experiência do Transportugal (quem me dera, apesar de não gostar do aspecto competitivo da coisa), mas já fiz alguns dos caminhos que fazem/fizeram parte dessa prova, e foi sempre com a MSC Koncept, exactamente por causa do factor conforto extra. Mas como vamos em passeio e em completa autonomia, implica levar mochilas grandes e bem cheias/pesadas, pelo que numa HT no nosso caso ia ser mais complicado [;)] Dos caminhos que fiz, os pisos não são muito duros, mas nalguns locais soube mesmo bem ter um amortecedor [:D]

O Transportugal conheço quem já o fez, essa pessoa tem uma FS e uma HT de titânio e ele optou pela FS, penso que o peso extra nesse caso é compensado pela eficácia e conforto, nesse aspecto uma FS é melhor que uma HT de titânio, mesmo sendo a FS de alumínio [;)]

Boa sorte no teu dilema [;)] eu quando passei pelo mesmo, optei pelas duas [:D]

Voltar
Superior