Tópico do BTT

O desviador não é um bom exemplo, pois os alívio já funcionam muito bem. Desafinam é mais facimente do que um topo de gama.
Agora rodas, travões, forqueta, precisão de funcionamento dos componentes, nota-se a diferença. No quadro nem por isso, a não ser que seja de suspensão total.
Nas rodas sim, há uma grande diferença, provavelmente mais pelo material usado, nos travões não, atenção que estamos a falar apenas em termos de durabilidade e não em termos "precisão" de funcionamento.

Não esquecer que no preço final das "conhecidas" também terá uma boa percentagem para custos de marketing...

Não é só o desviador, é a corrente, é a pedaleira, são os pedais, são os pneus, são as rodas, pastilhas, discos, enfim, uma enormidade de coisas que podem correr mal e a necessitarem de manutenção, basta uma porcaria de um pico para furar um pneu e se um gajo não tiver nhanha nos pneus ou uma câmara para substituir fica a pé e tem que carregar a burra às costas [8b]

Última edição:
Nem todos os quadros são iguais. Mesmo falando apenas em quadros rigidos. Basta experimentarem um quadro de alumínio desses que há nos hiper e depois um quadro de gama média/alta.

Nós dizemos que são de alumínio mas na realidade são de ligas de alumínio, e cada marca usa a sua. Algumas são mais flexíveis que outras e isso nota-se perfeitamente em muitos quadros.

Eu tive um quadro de alumínio de um hiper e tenho ainda um Astro. Depois tive um Trek 6500 e digo-vos que nem se podem comparar.

Para além da estética e da flexibilidade há ainda diferenças ao nível dos acabamentos e das soldaduras. Geralmente não se pode dizer que um quadro possa partir por isso, mas diferentes tipos de soldadura levam a diferentes comportamentos dos quadros.
Por isso não metam os quadro todos no mesmo saco [;)]

Nem todos os quadros são iguais. Mesmo falando apenas em quadros rigidos. Basta experimentarem um quadro de alumínio desses que há nos hiper e depois um quadro de gama média/alta.

Nós dizemos que são de alumínio mas na realidade são de ligas de alumínio, e cada marca usa a sua. Algumas são mais flexíveis que outras e isso nota-se perfeitamente em muitos quadros.

Eu tive um quadro de alumínio de um hiper e tenho ainda um Astro. Depois tive um Trek 6500 e digo-vos que nem se podem comparar.

Para além da estética e da flexibilidade há ainda diferenças ao nível dos acabamentos e das soldaduras. Geralmente não se pode dizer que um quadro possa partir por isso, mas diferentes tipos de soldadura levam a diferentes comportamentos dos quadros.
Por isso não metam os quadro todos no mesmo saco [;)]

Isso concordo. Mas um quadro da Decathlon não é um quadro de um hyper, ou de uma Astro. São quadros que já têm muito desenvolvimento, com requisitos elevados quanto a soldadura.
Quanto às ligas, há quem tenha ligas diferentes, mas hoje em dia quase todos usam tubos parecidos e de fabricantes idênticos (como a easton ou a reynolds).

Opinião pessoal; vejo muitas máquinas por estes lados...mas todas usadas em todo o terreno (calhaus, terra, lama, drops, até em trilhos não próprios para as ditas (downhill,etc)) várias vezes por semana. A única vez que as vi lavadinhas no brinco foi no dia em que as levaram a primeira vez para os trilhos (nem quando as vendem as lavam a fundo). Não vejo ninguém a passear nas ciclovias com a BTT xpto (tirando aqui o imigrante tuga).

Não conheço a realidade portuguesa do BTT, porque nunca o pratiquei em Portugal...mas chegou-me sair à dois fins de semanas atrás em Viseu para ver o panorama local do BTT de ciclovia. Bicicletas de BTT de gama média/alta imaculadas, ciclista limpinho e engomado, equipado da ponta dos pés à ponta da cabeça (faltavam só as protecções dos cotovelos/joelhos e canelas...). Sem exagero foram algumas dezenas de ciclistas assim e sem ponta de pó. Fez-me confusão a "passagem de modelos" e não ver ninguém sujo e com um sorriso na cara:confused:

Opinião pessoal; vejo muitas máquinas por estes lados...mas todas usadas em todo o terreno (calhaus, terra, lama, drops, até em trilhos não próprios para as ditas (downhill,etc)) várias vezes por semana. A única vez que as vi lavadinhas no brinco foi no dia em que as levaram a primeira vez para os trilhos (nem quando as vendem as lavam a fundo). Não vejo ninguém a passear nas ciclovias com a BTT xpto (tirando aqui o imigrante tuga).

Não conheço a realidade portuguesa do BTT, porque nunca o pratiquei em Portugal...mas chegou-me sair à dois fins de semanas atrás em Viseu para ver o panorama local do BTT de ciclovia. Bicicletas de BTT de gama média/alta imaculadas, ciclista limpinho e engomado, equipado da ponta dos pés à ponta da cabeça (faltavam só as protecções dos cotovelos/joelhos e canelas...). Sem exagero foram algumas dezenas de ciclistas assim e sem ponta de pó. Fez-me confusão a "passagem de modelos" e não ver ninguém sujo e com um sorriso na cara:confused:

Para aí, com tanta lama, é bom é uma bicla com um Rohloff...

Ainda houve uma boa mudança de 2010 para 2011, V-brakes para disco, suspensão...

Mas ainda tinha que lhe mudar os pedais, para uns de encaixe, o selim, para um confortável Selle SMP e os punhos, para uns maravilhosos Chunky da Esigrips

Fuel_Prdct.jpg
ChWhiteCart.jpg
Lava_Prdct.jpg

04.jpg

Última edição:

Eu tenho agora saido e venho sem tar sujo, nao ando em ciclovias mas em estrada e em caminhos de areia, uma BTT é uma bicicleta todo o terreno e como tal sitios limpos e estrada tambem fazem parte das opções de percurso.
Por isso nao me faz confusao ver uma bicicleta de BTT limpa pois nem toda a gente tem necesariamente que estar a andar em sitios com lama.

Estive a ver a TRAILROCK 4.0 10 Sport Zone está a 269 euros e acho que não preciso duma bicicleta superior visto que só costumo andar de bicicleta ao fim-de-semana(20km) em estradas e passeios ... e assim poupava 100 euros que ainda é muito, e conseguiria a bicicleta mais cedo.

Ainda não tenho a certeza se é esta que vou comprar, mas uma rockrider 5.2 não é de certeza [:vm)][:vm)]tem o quadro creme e vermelho!

Sugerem alguma bicicleta até 269 euros ?

obrigado,
Fbento

Ainda houve uma boa mudança de 2010 para 2011, V-brakes para disco, suspensão...

Mas ainda tinha que lhe mudar os pedais, para uns de encaixe, o selim, para um confortável Selle SMP e os punhos, para uns maravilhosos Chunky da Esigrips

A versão não é a mesma. [;)] Apenas usei essas fotos para mostrar a diferença da decoração.

A de 2010 é uma LTD Team com os travões Magura HS33. Não são V-brakes e são hidraulicos.

Também há a versão de 2011 com os mesmos Magura.

2011 LTD Team HS33.JPG

Como muita coisa em Portugal há muito show off. Muito dessas pessoas com quem te cruzas-te fazem BTT de Maio a Setembro e ponto final. Sempre com a burra limpinha. Quanto á passagem de modelos é como disse mais acima.....mais depressa olham para a burra do que nos dão os bons dias!

Já agora normalmente ando por monsanto e quando acabo passo pela zona da ajuda de berço e dou-lhe uma lavadela :)

Eu sinceramente não me choca andarem com as bikes limpas.
Eu tanto ando com ela assim quando faço monte.

cube.jpg

Como assim quando faço estrada.

cube2.jpg

Não tenho medo de sujar a bike mas no final até gosto de lhe fazer uma limpeza.

Eu tenho agora saido e venho sem tar sujo, nao ando em ciclovias mas em estrada e em caminhos de areia, uma BTT é uma bicicleta todo o terreno e como tal sitios limpos e estrada tambem fazem parte das opções de percurso.
Por isso nao me faz confusao ver uma bicicleta de BTT limpa pois nem toda a gente tem necesariamente que estar a andar em sitios com lama.

Eu sou miope, mas nem tanto que não consiga ver pó. E quem faz areia, ou terra em tempo seco (mesmo que por pouco tempo/distância) nota-se alguma sujidade.

Acho normal que usem a BTT também para andar na estrada/ciclovia (também uso de vez em quando). Achei estranho ver todos limpinhos (sem excepção) uma vez que a ciclovia de Viseu faz ligação a algumas zonas porreiras para a pratica.

Eu sou miope, mas nem tanto que não consiga ver pó. E quem faz areia, ou terra em tempo seco (mesmo que por pouco tempo/distância) nota-se alguma sujidade.

Acho normal que usem a BTT também para andar na estrada/ciclovia (também uso de vez em quando). Achei estranho ver todos limpinhos (sem excepção) uma vez que a ciclovia de Viseu faz ligação a algumas zonas porreiras para a pratica.

Ha quase 2 semanas fiz pouco mais de 60klm ate fiquei todo estoirado e cheguei a casa a sem ter pó quase nenhum, pois foi sempre por estrada com apenas um percurso pequeno de estrada de areia. Se calhar quem me viu cheguar pode ter pensado tipo "olha este nao deve ter andado nada nem pó traz na bike" [:cool:]

E mesmo no monte , ha monte e monte, ha caminhos e caminhos, eu pessoalmente nao me agrada nada ir para a lama e atravessar riachos de lama e agua de inverno como muitos fazem, eu nao gosto pois fica tudo sujo, fica a transmissao toda enlameada, tem se um trabalho a ter de limpar aquilo tudo.

Isto depende dos gostos de cada um,,,uns adoram descer montanhas em DH tem uma bike para isso, outro preferem caminhos no campo ou estradas(alcatrao ou areia), tem uma rigida como é o meu caso pois prefiro uma rigida porque é o tipo de bike(de BTT) que mais se enquadra naquilo que faço e tenciono fazer.

Se calhar o que faz mais "confusao" nem é o tarem sujos ou limpos, é alguem ter uma bike de dupla suspensao toda XPTO e preparada para algo mais radical e só andar em caminhos e estradas normais.

Mas isso cada um sabe de si, de onde lhe apetece e quer andar.

Olha lá está, uma de titanio tira-me do serio, gosto bicicletas de titanio de btt mas especialmente das de estrada, acho lindissimas[br:)]

A quem o dizes [br:)]

Em relação à limpeza das bicicletas e das conclusões que tiram disso, as minhas andam quase sempre imaculadas, por dois motivos:
1 não gosto de as ver sujas
2 visto que tenho que as guardar dentro de casa não convém estarem sujas [:p]

para quem liga aos quadros de marca concerteza não sabe, a berg está a comercializar a vertex 9.0 que é exactamente o mesmo quadro que a scott usava no ano passado. o Scale[;)].
até hoje ainda não vi nenhum quadro como o meu a circular.
zoulou cooma preto anodizado

Nephilim tens um exemplo a "famosa" marca Berg tinha, pois actualmente ainda não sei se tem um corredor português em DH. Foi a partir daí que a marca começou a ficar conhecida.

Quanto a sujidade, se fizer só estrada, coisa que raramente faço, a bike fica imaculada, mas baixa andar um pouco em areia que ela fica sempre suja, mas sempre, ou com pó principalmente agora que mal choveu. Ou quando chove de alguma lama, terra molhada que salta pro quadro.

Quando em PT se ter muita mania, sim quando eu ia para Arrábida notava-se bem isso tudo com grandes maquinões e eu de VAG das primeiras de suspensão total pesada pra burro. Mas quando havia subidas só via meninos com bikes de 5000€ ficaram para trás, ou eu ia lá apanhá-los [:D][:D]

Pessoalmente prefiro bom equipamento ao quadro, pois é algo que é desgaste, mas é algo que acaba por fazer muito a diferença. Na precisão, amortecimento, peso, rolamento, etc.

mmao, e acredito que não se vá ver muitos quadros iguais ao teu, porque subiram para 245€... :sh)

realmente está bem mais caro.
por menos de 200€ comprei-lhes o quadro e a pedaleira Deore[;)]

apesar do preço, o quadro token é engraçado, mas não gosto de ver os suportes para v-brake

Voltar
Superior