Sim pedais de encaixe, e ainda não comprei os sapatos de encaixe.
Até hoje andei sempre sem isso, mas nas subidas começo a achar que me canso mais do que se tivesse os pedais.
Eu não pensei ainda em preços.
Eu não me importo de dar mais uns euros, se souber que compensa, e que a relação qualidade preço for melhor(ainda que mais caros).
Mas não sei o que ei de comprar.
Os pedais podem ser os Shimano M520, são os que tenho e o que a maioria do pessoal compra, custam à volta dos 24€/25€ e são bons e fiáveis q.b.
Tens depois o modelo acima, os M540, mas a meu ver não vale a pena, custam quase o dobro só por serem meia dúzia de gramas mais leves. O eixo também muda um pouco, mas não me parece que justifique a enorme diferença de preço.
As sapatilhas, depende muito do teu orçamento, há muita escolha, a limitação é a carteira. Mas, se queres uma coisa já boa a um preço não muito alto, tens por exemplo os Shimano SH-M086L, custam na SportZone 69€/70€, são esses que tenho e até agora nada a apontar, para o preço que custam, dificilmente se arranja melhor. Acho que na SportZone é onde estão mais baratos, já vi em outras lojas, mas o preço anda pelos 90€.
Podes ir dando uma vista de olhos também pelos sites das lojas, por vezes aparecem promoções porreiras de 40% e 50% de desconto. Por exemplo, na Bikezone, há os Shimano SH-M182N, que por norma custam 160€ e estão agora a 81€, mas só têm o tamanho 42 se não estou em erro.
Não compres é sem experimentar primeiro, mesmo que compres online, vai primeiro a uma loja física qualquer experimentar o tamanho e só depois fazes a encomenda, caso contrário, sujeitas-te a eles não servirem, o tamanho varia muito de marca para marca, por vezes até de modelo para modelo dentro da mesma marca.
Um conselho, quando tiveres tudo, não te metas logo à grande em qualquer sítio com a bicicleta, as sapatilhas de encaixe requerem um certo tempo de habituação, treina bem primeiro encaixar e desencaixar antes de te aventures em caminhos mais complicados, senão podes querer em alguma situação soltar os pés num instante e eles não saem, tombas para o lado.