Tópico das Casas

Estou em processo de compra de um apartamento e já aceitei verbalmente o valor, que cuidados devo ter ao assinar o contrato promessa de compra e venda?
Pediram na assinatura 10%...é muito?
É pacifico escriturar por 120 mil o que vou comprar por 140?
Quanto vou pagar por tudo? Num simulador deu por volta de 1500 euros....estará certo?
Obrigado.

Estou em processo de compra de um apartamento e já aceitei verbalmente o valor, que cuidados devo ter ao assinar o contrato promessa de compra e venda?
Quanto vou pagar por tudo? Num simulador deu por volta de 1500 euros....estará certo?
Obrigado.

10% é aceitável
Escriturar abaixo do real levanta algumas questões:
- como fica em caso de venda com mais valia? Vais pagar mais...
- como justificar pagar um valor adicional elevado sem haver justificação

Óbvio que o vendedor vai pagar menos mais valias e tu pagas menos IMT

10% é aceitável

No meu caso não pretendo vender....é para ficar para quem vier a seguir, no caso do vendedor vai investir na compra de outra casa....

Obrigado.

10% é aceitável

Sim, o que poupa agora em impostos (residual) irá pagar bem numa possível futura venda. A vantagem é maior actualmente para o vendedor.

10% é o normal que tenho visto para sinal (e o que paguei nas últimas compras que fiz recentemente).

O pedreiro até foi o próprio a sugerir assim, prefer por só mão de obra. Pelo projecto e sendo eu a por o material ele até apontou o custo a rondar os 850€/900€ m2, mas acho que isso é um bocado ambicioso.
Obrigado, boa sorte para ti também.
Já era para estar a construir, mas o arquitecto conseguiu comer-me alguns 6 meses desnecessariamente.

Outra questão, que preços tem andando por aí para os projectos?
Fiquei muito admirado pela positiva pelo preço do meu projecto.

Bate certo. [:D]

Os valores dependem muito. Se é apenas licenciamento, se tem execução. Se tem levantamento ou não.
E até diferem conforme o custo da casa.
Como é que ele "comeu" 6 meses? A Camara de Mafra até é chata...

O terreno vai ficar com cerca de 1600m2.
A área de construção é cerca de 180m2 mais 55m2 para a garagem.
Vou apontar para os 1000€ m2, mas conto baixar desse valor porque vou contratar apenas mao de obra na maioria da obra e comprar tudo à minha conta.

Se não é indiscrição, estamos a falar de que tipo de zona (urbano/suburbano/rural, interior/litoral). Pergunto por andar em prospecção de me meter nisso ou comprar feito

Obrigado.

Os CPCV que tenho feito são com 10% do valor total de venda. O cuidado maior é ler tudo. Caso seja tratado por imobiliária, os mesmos são elaborados de forma independente e podem ter cláusulas ligeiramente diferentes de umas para outras.

Bate certo. [:D]

Os valores dependem muito. Se é apenas licenciamento, se tem execução. Se tem levantamento ou não.
E até diferem conforme o custo da casa.
Como é que ele "comeu" 6 meses? A Camara de Mafra até é chata...

A questão do tempo que ele "comeu" tem mais a ver com o avanço do trabalho dele. Demorou muito tempo a finalizar o projecto. Nós como clientes nem fomos nada chatos mesmo, tudo o que ele nos mostrou, aceitamos. Apenas pedimos para anular uma janela e colocar a churrasqueira, acho que mais fácil que isto é impossível. O arquitecto até vive na zona em que vou construir, está farto de conhecer a maneira de trabalhar da câmara, e foi-lhe pedido expressamente para colocar tudo como deve ser para ver se passava à primeira. Portante a parte do licenciamento vem agora.
O valor para o projecto é de 4800€ já com IVA e todas as especialidades. Pago à parte as taxas da câmara(300 e poucos € para projecto e pedido de destaque), estava à espera do dobro ou perto.
Mas considero que não é um arquitecto de vão de escada, tem uns projectos muito fixes, fez um trabalho muito bom no Ericeira Hills ou lá como se chama.
Se não é indiscrição, estamos a falar de que tipo de zona (urbano/suburbano/rural, interior/litoral). Pergunto por andar em prospecção de me meter nisso ou comprar feito
O terreno é urbano e fica numa freguesia/aldeia perto da Ericeira.

A questão do tempo que ele "comeu" tem mais a ver com o avanço do trabalho dele. Demorou muito tempo a finalizar o projecto. Nós como clientes nem fomos nada chatos mesmo, tudo o que ele nos mostrou, aceitamos. Apenas pedimos para anular uma janela e colocar a churrasqueira, acho que mais fácil que isto é impossível. O arquitecto até vive na zona em que vou construir, está farto de conhecer a maneira de trabalhar da câmara, e foi-lhe pedido expressamente para colocar tudo como deve ser para ver se passava à primeira. Portante a parte do licenciamento vem agora.
O valor para o projecto é de 4800€ já com IVA e todas as especialidades. Pago à parte as taxas da câmara(300 e poucos € para projecto e pedido de destaque), estava à espera do dobro ou perto.
Mas considero que não é um arquitecto de vão de escada, tem uns projectos muito fixes, fez um trabalho muito bom no Ericeira Hills ou lá como se chama.

O terreno é urbano e fica numa freguesia/aldeia perto da Ericeira.
Estou a "pensar" gastar o dobro no projecto da minha, elaboração do projecto ao.arranca para o ano.mas inclui fiscalização e execução.

Isso do destaque é porque tens um terreno e vais fazer um lote? Qual o tamanho do lote e quanto é que fica esse destaque? pergunto porque vou fazer o mesmo, mas na zona de Oeiras

Estou a "pensar" gastar o dobro no projecto da minha, elaboração do projecto ao.arranca para o ano.mas inclui fiscalização e execução.

Isso do destaque é porque tens um terreno e vais fazer um lote? Qual o tamanho do lote e quanto é que fica esse destaque? pergunto porque vou fazer o mesmo, mas na zona de Oeiras

No meu projecto não inclui fiscalização mas mas o arquitecto está como responsável da obra, porque se não estou em erro além de arquitecto é engenheiro civil também.
O terreno tem no total 3200 metros, vai ser dividido a meio. O pedido de destaque na câmara é cento e tal euros, não sei o que vou ter de pagar mais sobre isso.

Voltar
Superior