Tópico das Casas

Teria de ser para teres benefício no empréstimo bancário, não é? iffru https://portal.uniplaces.com/pt-pt/tudo-iffru-apoios-financeiros-reabilitacao-urbana/

Conta como reabilitação urbana se mantiveres o mais possível a fachada original..

Não é isso. Eu estou a construir fora de zona definida pela CMP para os ditos apoios, como por exemplo a do Bonfim ou a última criada de Campanhã.

Por outro lado, eu sabia que estava a construir numa zona definida no PDM como zona em Consolidação, o que quer dizer que posso deitar abaixo e fazer de novo, respeitando os alinhamentos e altura máxima do imóvel, definido pela largura da rua.

Portanto eu poderia fazer uma casa normal e como queria. É o projecto original respeitava isso.

No entanto o labrego do arquitecto da CMP, não gostou, era uma disrupcao abrupta da fachada, e não compatível com a rua. Quando na rua há de tudo.

Alguém sabe a que serviço da câmara municipal de Lisboa me devo dirigir para obter as plantas da casa, esgotos, canalização de águas e electricidade, para saber por onde passam cada um?

Para ter noção de como foi construída.

Este tipo de informação fica registada na câmara municipal, certo? Como eles têm de dar aprovações, pareceres, etc.

Isto é de um prédio mas a empresa que o construiu já está insolvente.

Temos de olhar caso a caso, nao ha balas de prata neste problema.
O problema tanto e' pelo aumento de procura devido 'as baixas taxas de juro, como pela falta de oferta de casas com qualidade (as pessoas nao querem viver nos apartamentos feitos em 1980 no Barreiro ou na Amadora).
Olhando para Portugal, na crise de 2008 os juros baixaram, mas os spreads subiram e o acesso ao credito foi dificultado. Nao podemos pensar que um aumento dos juros seja melhor para todos, ate' porque isso iria fazer com que os emprestimos actuais aumentassem todos e, para os novos creditos, embora o valor que aquisicao pudesse ser mais baixo, o valor da prestacao paga ao banco ficaria igual.
Nao podemos e' continuar a achar que a situacao que se vive na area metropolitana de Lisboa e' normal.

Última edição:
Alguém sabe a que serviço da câmara municipal de Lisboa me devo dirigir para obter as plantas da casa, esgotos, canalização de águas e electricidade, para saber por onde passam cada um?

Para ter noção de como foi construída.

Este tipo de informação fica registada na câmara municipal, certo? Como eles têm de dar aprovações, pareceres, etc.

Isto é de um prédio mas a empresa que o construiu já está insolvente.

Geralmente isso cabe aos dept de Urbanismo...https://informacoeseservicos.lisboa.pt/contactos/diretorio-da-cidade/cat/atendimento

Fachada quase pronta.

IMG-20200923-140050.jpg

Eu gosto. Está uma boa solução para uma zona que parece ter essa traça.

Mas não estás a respeitar o alçado final... Meteste as janelas mais pequenas. Porque?
(olha que alterações de fachada não são passiveis de aprovação em Tela Final...)

Gostava mais da mais altas como tens no projecto.
Aliás eu teria feito as da direita, altas e iguais à da cada da direirta. E as duas da esquerda nem metia cantaria de pedra. Mesmo para marcar a diferença.

Isto é o que existia. Daí a ideia inicial de aproveitar a fachada existente e acrescentar a parte nova, devidamente diferenciada.

Estou a construir em zona definida no PDM como em consolidação, pelo que não tinha que respeitar qq definição de arquitectura.

As janelas têm a altura do projecto. É impressão do ângulo da foto e perfis metálicos dos andaimes à frente que transmite a impressão de serem mais baixas.

Isto é o que existia. Daí a ideia inicial de aproveitar a fachada existente e acrescentar a parte nova, devidamente diferenciada.

Estou a construir em zona definida no PDM como em consolidação, pelo que não tinha que respeitar qq definição de arquitectura.

As janelas têm a altura do projecto. É impressão do ângulo da foto e perfis metálicos dos andaimes à frente que transmite a impressão de serem mais baixas.

Eu acho que ele está a falar do que parecem ser claraboias acima das janelas no telhado.

Voltar
Superior