Tópico da Apple

O meu Iphone 4 ao fim de 3 anos está a dar alguns problemas. Às vezes não ouço nada e tenho que fazer reset. Além disso acho que a Apple não vai fazer mais atualizações ao SO.
O problema pelo que tenho visto é que o 6 que vai sair vai crescer em tamanho e eu acho que o 4 já está no limite do razoável. Contra a minha vontade vou provavelmente mudar de marca, apesar do SO, gosto ainda mais de andar leve sem calhamaços no bolso.:sh)

Nao se pode instalar nada é isso ? Para que serve entao um PC ?

Depende.
Para que usas um PC?
Para trabalhar? Ou para brincar?

Se for para brincar, instala o que quiseres. Se deixar de funcionar, não perdes nada,
e o tempo que gastares a voltar a colocar a funcionar, podes encarar como um
passatempo.

Se for para trabalhar, a regra é instalar APENAS E EXCLUSIVAMENTE as ferramentas
ESSENCIAIS para cumprir esse trabalho.

Eu tenho:
- OmniGraffle
- OmniPlan
- Cornerstone
- VirtualBox
- TI-Nspire
- etc.

Não tenho:
- Flash

As que tenho são essenciais para o meu trabalho.
As que não tenho, são perfeitamente dispensáveis, e caso sejam necessárias para
brincar, ou utilização ocasional, podem muito bem estar numa VM para o efeito.

A questão aqui é só uma:
- Aquilo sem o qual podes viver na boa designa-se de LIXO.

O macbook pro de 2009 cá de casa está cheio desse tipo de lixo: flash; skype; IM Messenger; máquinas virtuais windows; NTFS-3G; growl; adobe acrobat X; etc etc. E nunca foi formatado. Tem recebido upgrade de OS atrás de upgrade sem formatar nada. O máximo que já lhe fiz foi correr o Onyx (uma ferramenta de limpeza de ficheiros cache, reparação de permissões e coisas dessas), que utilizei umas 5 vezes nestes anos todos. Também é certo que não entra ali software pirateado!
Ora, o computador está a funcionar perfeitamente, atrevo-me a dizer até mais rápido do que quando era novo (aumentei entretanto a ram dos originais 2Gb para 8Gb).

Pois...
Essa é a diferença.
Quem instala apenas aquilo que NECESSITA MESMO, está disposto a pagar por isso.
Quem instala o que não é essencial, normalmente não está disposto a pagar, e instala
porque consegue "à borla"... LIXO...

O meu tempo é dinheiro.
Se o teu não é...

Ridículo é pensar que um UNIX (Linux ou OS X) é diferente de um Windows
nesse capítulo. Não trabalhas na área, pois não?

conheço umas 10 pessoas que têm mac aos anos e nunca tiveram problemas com vírus e afins, se falares com 10 pessoas que tenham windows o caso muda de figura

mas pronto, agora vou passar a navegar na net numa máquina virtual dentro de outra máquina virtual com o tor, e ambas as virtuais têm antivirus e firewalls

Última edição:
conheço umas 10 pessoas que têm mac aos anos e nunca tiveram problemas com vírus e afins, se falares com 10 pessoas que tenham windows o caso muda de figura

Isso seria o mesmo que dizer que o utilizador típico de um Mac é igual ao
utilizador típico de um Windows. Não é.

E dizer que todos esses Macs não têm vírus, é o mesmo que dizer que todos
os gajos sem espelhos em casa não são carecas. Há muito boa gente com
vírus nos Mac (e no Windows), e pensam que não têm vírus porque não têm
nenhum anti-vírus que os detecte.

1 in 5 Macs has malware on it. Does yours? | Naked Security
(...)
More disturbingly, Sophos's analysis also shows that 2.7% (one in 36) of Macs which downloaded the free anti-virus product were found to be infected by Mac OS X malware.
(...)
Advice for Mac users

Here's some advice for Mac users:

- Run an anti-virus program, and make sure it's kept up-to-date.
- Keep your security patches up-to-date - not just for your operating system, but also for programs which you run on your Mac
- Exercise caution about the programs you install, the links you click on and the attachments you open
- Keep your wits about you and stay informed! If you keep clued-up about security threats you are less likely to be tricked by a cybercriminal into making a poor decision.
(...)

Five signs your computer is infected
(...)
EVERYTHING IS RUNNING FINE

I run into many people who don't install security software. The excuse is always the same: "But my computer runs just fine without it. If I had a virus, I'd know."

The simple fact is that you don't know. Modern malware can hide deep in your computer without raising red flags. It will just quietly go about its business.

There are some sneaky viruses that will remove other viruses so you don't get suspicious!

Just because a virus isn't disruptive doesn't mean it isn't dangerous. It could be snagging your passwords, sensitive files or other vital information. The virus could be using your computer to send spam. It could even attack banks and other organizations.

You won't know until your identity is stolen and your bank account is drained. Maybe your Internet slows to a crawl or your service provider shuts down your connection.

Some people never figure it out. There are computers out there that have been sending spam for years. Their owners have no clue.
(...)

Mac Flashback Trojan: Find Out If You're One of the 600,000 Infected

Depende.
Para que usas um PC?
Para trabalhar? Ou para brincar?

Se for para brincar, instala o que quiseres. Se deixar de funcionar, não perdes nada,
e o tempo que gastares a voltar a colocar a funcionar, podes encarar como um
passatempo.

Se for para trabalhar, a regra é instalar APENAS E EXCLUSIVAMENTE as ferramentas
ESSENCIAIS para cumprir esse trabalho.

Eu tenho:
- OmniGraffle
- OmniPlan
- Cornerstone
- VirtualBox
- TI-Nspire
- etc.

Não tenho:
- Flash

As que tenho são essenciais para o meu trabalho.
As que não tenho, são perfeitamente dispensáveis, e caso sejam necessárias para
brincar, ou utilização ocasional, podem muito bem estar numa VM para o efeito.

A questão aqui é só uma:
- Aquilo sem o qual podes viver na boa designa-se de LIXO.
Nuno, em relação ao flash, quais são as alternativas no que respeita ao Safari? Desinstalado o flash, quais são as reais limitações a nível de navegação?

O meu Iphone 4 ao fim de 3 anos está a dar alguns problemas. Às vezes não ouço nada e tenho que fazer reset. Além disso acho que a Apple não vai fazer mais atualizações ao SO.
O problema pelo que tenho visto é que o 6 que vai sair vai crescer em tamanho e eu acho que o 4 já está no limite do razoável. Contra a minha vontade vou provavelmente mudar de marca, apesar do SO, gosto ainda mais de andar leve sem calhamaços no bolso.:sh)
Porque é que não compras o 5s? Vai baixar de preço e com alguma paciência apanhas seguramente uma boa promoção. ;) É possivelmente o que irei fazer.

Nuno, em relação ao flash, quais são as alternativas no que respeita ao Safari? Desinstalado o flash, quais são as reais limitações a nível de navegação?

Alternativas...

Não tenho. Simplesmente não uso. Nem o Chrome tenho instalado no OS X.
Não há nada que me faça falta. Se quiserem que eu veja alguma coisa, usem
HTML5. O FLASH já deveria ter sido morto e enterrado há muito tempo. Tal
como foi o SILVERLIGHT.
Se precisar mesmo a sério de aceder a algo que tenha FLASH, uso uma VM.

Limitações...

Não vês vídeos do Facebook (os alojados lá, vês os do Youtube, Vimeo, etc.).
Não vês vídeos de alguns canais de TV que ainda usam FLASH, etc.
Não podes jogar os jogos online feitos em FLASH, etc.

Não perguntaste, mas aqui vai:

Vantagens...

Não vês publicidade feita em FLASH.
Não corres o risco de ir a uma página e haver lá algo em FLASH que use uma
vulnerabilidade que te infecte o computador apenas por teres aberto a página.
Um dos problemas da publicidade em FLASH é que, alguém que pague pode
colocar em sites legítimos conteúdos FLASH que infectem os computadores, e
basta visitar a página.
Malvertising - Wikipedia, the free encyclopedia
Flash ads bearing malware plague popular sites
Malvertising: The Use of Malicious Ads to Install Malware
https://www.stopthehacker.com/2013/07/08/when-ads-go-wrong-malware-attacks-embedded-in-advertising/

Vê lá o dinheiro que já perdeste com os teus 17 mil posts ...

Serviço é serviço, conhaque é conhaque.

O tempo que eu perder com problemas no computador de trabalho é dinheiro perdido.
O tempo que eu perder nas minhas horas pessoais é comigo, gasto como eu quiser.

Lamento que não saibas fazer essa distinção.
Emprego vs Trabalho...

(...)
Vantagens...

basta visitar a página.
https://www.stopthehacker.com/2013/07/08/when-ads-go-wrong-malware-attacks-embedded-in-advertising/

Para evitar tais maleitas tens disponível a opção "Click to play". Exemplo:

clickto_zps4053be13.png

Se mesmo assim duvidares de tal feature do Chrome, podes usar a extensão uBlock(open source, tens o código para poderes analisar em caso de dúvidas) com extensas listas de servidores que alojam malware, ads, privacy trackers e popup spam.

Se desejares algo mais avançado(bloqueio de cookies, stylesheets (e web fonts), imagens, objectos, scripts, XHR (requests feitos pelos scripts), frames, ...) tens a extensão HTTP Switchboard, também open source.

Alternativas...

Não tenho. Simplesmente não uso. Nem o Chrome tenho instalado no OS X.
Não há nada que me faça falta. Se quiserem que eu veja alguma coisa, usem
HTML5. O FLASH já deveria ter sido morto e enterrado há muito tempo. Tal
como foi o SILVERLIGHT.
Se precisar mesmo a sério de aceder a algo que tenha FLASH, uso uma VM.

Limitações...

Não vês vídeos do Facebook (os alojados lá, vês os do Youtube, Vimeo, etc.).
Não vês vídeos de alguns canais de TV que ainda usam FLASH, etc.
Não podes jogar os jogos online feitos em FLASH, etc.

Não perguntaste, mas aqui vai:

Vantagens...

basta visitar a página.
Mas o Chrome tem um "flash próprio", não tem? Ou seja, em caso de não conseguir fazê-lo com o Safari, posso utilizar o Chrome, não é?

Eu não tenho Facebook no Mac nem nunca joguei online. :D

Para evitar tais maleitas tens disponível a opção "Click to play". Exemplo:

(...)

Se mesmo assim duvidares de tal feature do Chrome, podes usar a extensão uBlock(open source, tens o código para poderes analisar em caso de dúvidas) com extensas listas de servidores que alojam malware, ads, privacy trackers e popup spam.

Se desejares algo mais avançado(bloqueio de cookies, stylesheets (and web fonts), images, objects, scripts, XHR (requests made by scripts), frames, ...) tens a extensão HTTP Switchboard, também open source.

Ainda bem que estamos a falar de não complicar...
Isso parece-me complicar bem mais do que ter uma VM que resolve de uma só
vez todos os problemas, em lugar de procurar e ter soluções individuais para
cada um.

Por outro lado, se usas um portátil, sabes bem que é frequente fazer touch (click)
sem querer e activar um desses FLASH. Já me aconteceu bué.

Quanto ao uBlock, AdBlock Plus e afins... com e sem Open Source (irrelevante
para o caso, aceitemos que estão de boa-fé), voltamos ao problema do Adobe
Flash, do Silverlight, e do Plug-in de Java. Qualquer um deles é legítimo. Qualquer
um deles está de boa-fé. No entanto, têm vulnerabilidades.

O problema são os plug-ins, todos.

Existe uma regra de ouro da segurança de informação (mais uma para colocar no
tópico aqui ao lado):
- Instalar única e exclusivamente o necessário para o propósito do computador.

Rule of the thumb:
A quantidade de defeitos (vulnerabilidades) é directamente proporcional à quantidade
de linhas de código.

Portanto, quanto mais software tiveres instalado, maior é a probabilidade de teres
vulnerabilidades que possam ser exploradas.

O browser é o ponto de contacto mais crítico com o exterior. Quanto mais plug-ins
tiver, menos seguro é.

Attack surface - Wikipedia, the free encyclopedia
Surface Reduction
The basic strategies of attack surface reduction are to reduce the amount of code running, reduce entry points available to untrusted users, and eliminate services requested by relatively few users. One approach to improving information security is to reduce the attack surface of a system or software. By turning off unnecessary functionality, there are fewer security risks. By having less code available to unauthorized actors, there will tend to be fewer failures.

Why Browser Plug-Ins Are Going Away and What’s Replacing Them

Extensões idem:

http://www.comp.nus.edu.sg/~prateeks/papers/Extensions.pdf
Browser extensions are remarkably popular, with one in three Firefox users running at least one extension. Although well-intentioned, extension developers are often not security experts and write buggy code that can be exploited by ma- licious web site operators.

Tudo o que é código extra, aumenta a probabilidades de ter uma vulnerabilidade
exposta. É tão simples quanto isto.

Apenas Windows e Linux.
Se um dia quiser ter OS X, compro o Parallels.

Como tu próprio dizes:
As que tenho são essenciais para o meu trabalho. As que não tenho, são perfeitamente dispensáveis, e caso sejam necessárias para brincar, ou utilização ocasional, podem muito bem estar numa VM para o efeito.

Se quiseres brincar ou experimentar algo o OSX como fazes? Vais comprar o Parallels?

PS: O Parallels não é para ter vários SOs em simultâneo?

Mas o Chrome tem um "flash próprio", não tem? Ou seja, em caso de não conseguir fazê-lo com o Safari, posso utilizar o Chrome, não é?

Eu não tenho Facebook no Mac nem nunca joguei online. :D

Sim, podes usar o Chrome, que inclui o Pepper Flash em lugar do Adobe Flash.
O problema é que o Pepper também pode ter vulnerabilidades, tal como o Adobe.

A regra geral é: quanto mais coisas tiveres instaladas / a correr, maior o risco.
A solução é instalar apenas aquilo que realmente faz falta para as tarefas que
se tem de desempenhar.

Como tu próprio dizes:

Se quiseres brincar ou experimentar algo o OSX como fazes? Vais comprar o Parallels?

PS: O Parallels não é para ter vários SOs em simultâneo?

Sim. Se quiser "brincar" com o OS X, compro o Parallels.
Mas não preciso de "brincar" com o OS X. Para fazer coisas fora do comum, e que possam
ter algum risco, basta o Linux.
Temos de ver o conceito de "brincar"/experimentar. Eu não experimento aplicações. Só
instalo o que preciso. Se preciso, vejo características, reviews, e compro para instalar.
Foi assim que fiz para o Cornerstone, OmniGraffle, etc.
O "brincar" / experimentar, ou correr riscos, é aceder a páginas suspeitas, ou desempenhar
uma tarefa única, para a qual não vale a pena comprar nem instalar nada. Nesse caso, uso
uma VM de Linux para o efeito.

Exemplo:
Vamos imaginar que eu não tinha de fazer diagramas com frequência. Não teria comprado
o OmniGraffle, nem o teria instalado. Certo dia, numa ocasião rara, precisava de fazer um
diagrama. Ia a uma VM Linux, instalava o DIA, e fazia a porcaria do diagrama. Assunto
arrumado.

Ainda assim, tenho VMs de trabalho. Ou seja, VMs que uso regularmente. As VMs não têm
como único propósito "brincar"/experimentar. Uma das vantagens das VMs é poder copiar
para outro sistema, e usá-la noutro computador e/ou por outra pessoa.

Quanto ao Parallels, é exactamente o mesmo que a VirtualBox. A diferença é que é apenas
para OS X, e pode correr sem dramas o OS X como máquina virtual.
Parallels Desktop for Mac - Wikipedia, the free encyclopedia
http://www.parallels.com/eu/products/desktop/

Um exemplo de utilização de uma VM em trabalho.

Tinha uma formação para dar.
Preparei uma máquina virtual com todo o ambiente necessário para os formandos.
Testei a formação nesse ambiente.
Fiquei com a garantia que esse ambiente iria funcionar.
Em lugar de replicar o ambiente todo em cada máquina da formação, bastaria instalar a VM.
Na formação 3 formandos quiseram usar os seus portáteis.
Um tinha Ubuntu, outro Windows, outro OS X.
Dei-lhes a minha pen USB com a VirtualBox e com a VM da formação.
Simples.
Todos com exactamente o mesmo ambiente, qualquer que fosse o sistema.
Desinstalar depois da formação? Ainda mais simples.

Para quê complicar com múltiplas instalações, quando se pode simplesmente copiar as VMs?

Voltar
Superior