Tópico da Apple

OFF TOPIC:

User Nuno156, apenas por curiosidade, tanto se fala de usar várias maquinas virtuais inclusivamente para trabalho, como é que se consegue de uma boa maneira aceder a todos os meus documentos em todas elas ? Através de Pen's/disco externo, tudo centralizado num único sitio que não seja o disco do PC, cloud ? Tenho ideia que com o linux também se consegue chegar aos documentos do PC, mas existe alguma maneira simples de resolver isto ?
O meu problema com as VM é que chego a um ponto que tenho coisas espalhadas por vários sítios e ás tantas nem sei qual o ficheiro mais actual [:D]

OFF TOPIC:

User Nuno156, apenas por curiosidade, tanto se fala de usar várias maquinas virtuais inclusivamente para trabalho, como é que se consegue de uma boa maneira aceder a todos os meus documentos em todas elas ? Através de Pen's/disco externo, tudo centralizado num único sitio que não seja o disco do PC, cloud ? Tenho ideia que com o linux também se consegue chegar aos documentos do PC, mas existe alguma maneira simples de resolver isto ?
O meu problema com as VM é que chego a um ponto que tenho coisas espalhadas por vários sítios e ás tantas nem sei qual o ficheiro mais actual [:D]

Podes criar uma pasta(ou várias) no SO host partilhada pelas VMs.

Dependendo do suporte do software de virtualização + addons no SO virtualizado, podes também copiar/mover ficheiros entre host/VM directamente.

Oh Nuno156 se veres o que escrevi, vês que eu não instalei o autocad só para ver como era, eu disse que instalei e só o abri para ver como era, de futuro irei de certeza usar o autocad, mas de momento abri-o só para ver como era o grafismo da interface, que infelizmente já vi que não tem versão clássica como no Windows, eu não tenho o hábito de instalar o que não preciso, o Skype foi instalado porque é o mais usado, não goste e tirei, mas já vi que tenho que o por novamente, de momento até sei o que vou instalar de futuro: um office, logo verei qual, provavelmente o XBMC que me deram a dica aqui e tenho que ver o site da garmin para ver o que trem para MAC porque tenho um gps na moto dessa marca e uso software para fazer itinerários. Se não posso ter meia dúzia de programas no computador mais vale não o ter. Este Mac não é o meu computador profissional mas volta e meia tenho que desenrascar umas coisas, daí dar importância ao autocad e um bom office, na vertente pessoal dar importância a ver o SLB via stream :) se estivesse em Portugal via na televisão.

Última edição:
OFF TOPIC:

Eu uso servidores, sejam os típicos da cloud (Dropbox, Google Drive, etc.), sejam
repositórios de controlo de versões (SVN, etc.).

Normalmente, ficheiros de trabalho nunca devem estar unicamente armazenados
no disco de um PC, devem estar em repositórios com controlo de versões. Portanto,
é juntar essa boa prática com a necessidade de ter acesso de vários locais, e
temos ouro sobre azul.

Revision control - Wikipedia, the free encyclopedia
Comparison of revision control software - Wikipedia, the free encyclopedia

Um dos meus servidores caseiros (do meu hobby), tem precisamente um serviço de
SVN (Subversion) a correr para fazer controlo de versões e armazenamento
centralizado das minhas coisas pessoais.

A componente de cliente, depende do sistema operativo que se está a usar, e do
tipo de trabalho que se está a fazer. Se for desenvolvimento de software, normalmente
o IDE tem esse tipo de integração. Se forem ficheiros espalhados, depende. O LibreOffice
também tem integração com o SVN, por exemplo. Caso contrário, é usar uma
ferramenta adequada a tratar os ficheiros em directórios.
Mac: Cornerstone
Linux: RabbitVCS
Windows: TortoiseSVN
Comparison of Subversion clients - Wikipedia, the free encyclopedia

Oh Nuno156 se veres o que escrevi, vês que eu não instalei o autocad só para ver como era, eu disse que instalei e só o abri para ver como era, de futuro irei de certeza usar o autocad, mas de momento abri-o só para ver como era o grafismo da interface, que infelizmente já vi que não tem versão clássica como no Windows, eu não tenho o hábito de instalar o que não preciso, o Skype foi instalado porque é o mais usado, não goste e tirei, mas já vi que tenho que o por novamente, de momento até sei o que vou instalar de futuro: um office, logo verei qual, provavelmente o XBMC que me deram a dica aqui e tenho que ver o site da harmonia para ver o que trem para MAC porque tenho um gps na moto dessa marca e uso software para fazer itinerários. Se não posso ter meia dúzia de programas no computador mais vale não o ter. Este Mac não é o meu computador profissional mas volta e meia tenho que desenrascar umas coisas, daí dar importância ao autocad e um bom office, na vertente pessoal dar importância a ver o SLB via stream :) se estivesse em Portugal via na televisão.

Ok. My bad.
De qualquer modo, se tens cuidado com o que instalas, há quem não tenha.
O que eu disse continua a ser verdade.

Quanto ao resto...
Aqui há uns tempos a situação do SKYPE no Mac já foi aqui discutida.
Nessa altura deixei um monte de links.
Não vou estar novamente à procura deles, pelo que vou colocar apenas os
primeiros que encontrar.

https://support.skype.com/en/faq/FA10916/why-does-skype-for-mac-os-x-crash-my-computer
Skype for Mac 6.9 list of issues - unstable - Skype Community
Skype causing high CPU usage (100%+), computer get... - Skype Community
MacBook Pro has abnormally high CPU usage. Help! - MacRumors Forums

Do OFFICE também já aqui foi falado sobre uma vulnerabilidade que deu
origem a algumas infecções com vírus.

Portanto, cada um instala o que quiser/necessitar, convém é estar consciente
dos riscos que corre. Se for algo que não é usado com frequência, mais vale
estar numa máquina virtual.

Não fazia ideia que havia a possibilidade de partilhar pastas entre o PC e as VM. Já andei a vasculhar e realmente existe essa opção e acho que é exactamente o que eu necessito para o fim em questão.
Tenho tudo metido no onedrive e partilhar uma pasta em especifico é exactamente o que pretendo, só não sei como não me ocorreu pesquisar acerca disto antes, estava longe ...

Não fazia ideia que havia a possibilidade de partilhar pastas entre o PC e as VM. Já andei a vasculhar e realmente existe essa opção e acho que é exactamente o que eu necessito para o fim em questão.
Tenho tudo metido no onedrive e partilhar uma pasta em especifico é exactamente o que pretendo, só não sei como não me ocorreu pesquisar acerca disto antes, estava longe ...

[MODE Nuno156]
Convém ter consciência que, sempre que abres caminho entre uma máquina virtual e a máquina física, também estás a abrir um caminho potencial para hacking, vírus e malware!
[/MODE Nuno156]

Brincadeirinha! [:cool:]

Cuidado que as máquinas virtuais não são nenhuma panaceia contra todos os males da falta de segurança.

Isso não é bem assim...

Já vi que colocaste uma notícia, no tópico da segurança, sobre esse assunto.
O problema é que isso é da Silly Season. Não têm notícias para dar, por isso
copiam notícias antigas.

Há 2 anos atrás, a mesma notícia (Crisis):
Crisis Malware Specifically Targets Virtual Machines | WatchGuard Security Center

Isso não é nenhuma infecção via VM.
É uma infecção da VM via host.

Há uns tempos vi uma pior que isso, que era uma VM infectar outra VM que
estivesse a correr.

Mas uma VM infectar um host é totalmente diferente.

Isto é como um colete à prova de balas, usam-se várias camadas.

Uma VM é uma camada adicional.

Para infectar a VM tem de passar várias camadas (como em qualquer sistema),
e para chegar ao host tem de passar mais camadas. Por isso é que é mais
seguro. Nunca ninguém disse que era 100% seguro. Até porque segurança a
100% não existe. Como tal, o que se faz é REDUZIR A EXPOSIÇÃO ao risco.
Ou seja, quanto menor for a superfície exposta (código/programas), menor é
o risco. Portanto, instala-se o menos possível.

Continuando a analogia de evitar levar um tiro, é evitar ser um alvo grande.

Em termos de segurança não é muito boa ideia dar acesso ao host...

A única coisa que o SO virtualizado tem permissão para fazer é escrever e ler ficheiros nessa pasta(ponto). Existe também a opção read only, onde o SO virtualizado só terá permissões de leitura.

Claro que se os ficheiros vierem infectados o meio é pouco relevante, pois estes continuarão a estar infectados seja via usb, cloud ou pastas virtuais.

A única coisa que o SO virtualizado tem permissão para fazer é escrever e ler ficheiros nessa pasta(ponto). Existe também a opção read only, onde o SO virtualizado só terá permissões de leitura.

Claro que se os ficheiros vierem infectados o meio é pouco relevante, pois estes continuarão a estar infectados seja via usb, cloud ou pastas virtuais.

Errr... not.

Uma partilha é um serviço.
Um serviço é software.
Software tem bugs.
Bugs podem resultar em vulnerabilidades.
Se a vulnerabilidade for buffer overrun com execução arbitrária de código, podes
infectar a máquina que corre o serviço.

Nenhuma das máquina que eu tenho (virtuais ou não) tem partilha de ficheiros.
Aliás, normalmente não têm qualquer serviço aberto para o exterior.

E nos meus servidores caseiros (hobby), os serviços disponíveis são os mínimos
indispensáveis. Na firewall interna abro os serviços que uso na rede privada.
Na firewall externa abro apenas os serviços públicos (DNS, HTTP, SMTP).

Tens isso desde antes de Fevereiro?
É que, se já te tiverem caçado passwords, não se nota na estabilidade do sistema.
Mas faz mossa à mesma.

Adobe Security Bulletin
Kaspersky Provides Details on Latest Adobe Flash Zero Day | Threatpost | The first stop for security news
O Chrome? Até não. Desde meados de Maio e só uso mesmo para fazer a ponte dos favoritos do Safari para o telemóvel e para o portátil. A utilização que faço é para aí 85% Safari 10% Firefox e 5% Chrome.

Desconhecia o Xbmc. Durante uns tempos andei à experiência com o player HTML 5 do YouTube mas pareceu-me ter ainda de crescer mais. No resto o flash não é tão imprescindível como há uns anos, mas para jogos e algumas páginas de vídeos algumas até de notícias faz falta. Como não sou exigente deixo andar, mesmo que tenham falhas há por aí muito pior.

Bem, posso acrescentar mais alguns recentes rumores acerca do iphone 6: supostamente (informação vinda da Telefonica de Espanha, creio) irá custar 750 euros. Tendo em conta que terá um ecrã de 4"7 já se adivinhava que a Apple pudesse subir o preço em conformidade com a concorrência. Pessoalmente creio que irei mesmo esperar por um bom negócio com o 5s.

Voltar
Superior