Assim sendo, mais de um ano e dois meses de o ter adquirido, fui com o iPhone à Vodafone no Porto. Munido da factura de compra. Expliquei a situação e a menina perguntou se eu tinha conhecimento das condições de garantia da Apple ("riscos profundos ou mossas são normalmente associadas à má utilização, pelo que a garantia pode não ser activada").
Confirmas a experiência que eu assisti, mas tu usavas uma capa de protecção, o meu colega não....
Creio que não há uma fórmula para definir o que é um risco profundo ficando esse aspecto ao critério de cada um. Aliás, este assunto é algo que a mim me origina grandes dúvidas... e continuo admirado como grande parte dos clientes Apple continuam tão defensivos em relação a estes aspectos.
No fundo confirmas o que eu assisti.
Afinal com que fundamento a Apple anula uma garantia, se um iPhone apresentar um risco profundo dizendo que tal risco é prova de uso indevido? Afinal um iPhone 4/4S, a menos que se use capas protectoras, são dos aparelhos mais suscetíveis a ter todo o tipo de riscos na parte traseira... Achas que a Apple terá legitimidade para
«fugir com o rabo à seringa», anunciando uso abusivo se a traseira (de vidro, não propriamente à prova de riscos) apresentar um risco mais profundo? Com que fundamento? O que terá esse risco influenciado para que um botão home deixe de funcionar, ou um ecrã se torne amarelado num dos cantos???
No caso desse meu colega era um pequeno risco que era mais saliente, além que a traseira de vidro estava toda cheia de pequenos riscos de um uso normal sem capa... Isso poderá ter sido potenciado pelo facto de todos os dias o telefone ficar em cima de uma mesa também de vidro.
Neste caso o telefone nunca tinha caído ou tinha tido um uso fora do normal. Mas segundo a menina da Vodafone o telefone não podia ser "reparado" ao abrigo da garantia porque a traseira estava toda riscada e de ter um risco que embora pequeno, era um pouco mais profundo (mas não rachado), o facto de ter mais de 12 meses (mas menos de 24) também dificultava a reparação. Isso eram instruções que a menina da vodafone tinha que cumprir e que segundo ela eram exigidas pela própria Apple, algo que também confirmas...
Achas correcto?