Tópico da Apple

Mas esse acho que é Alemão, não é?

Apesar do IBAN Alemão, funciona cá como outro qualquer banco nacional(tem até o aval do BdP), exceptuando os depósitos em cheque e numerário.

É como dizes, andam às apalpadelas e a testar conceitos mas não há coerência na UI e portanto não deve haver consenso no departamento do Ive.

Com tantos bons exemplos cá fora, gastam milhões em designers e conceptualistas para mudar o que está bom. Agora querem shove down our throats o bold horribilis, primeiro foi skeuomorphism, depois o bright palete e thin font, e agora esta salganhada pouco intuitiva e grosseira... Bastava uma natural evolução dos elementos presentes no iOS9, como mostra este exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=VmAyIiAu7RU

Até o iOS6 com jailbreak conseguia estar perto do iOS perfeito.

Menos florzinhas e mais praticalidade.

Acho que gosto do iOS11 ainda assim.

Eu até considero o iOS11 uma release interessante para o iPhone, o que destoa completamente são certos elementos da UI que apresentam-se pouco harmoniosos... Infelizmente entramos numa espiral de necessidade forçada de mudar por mudar que levou a uma certa confusão na UI do iOS10 face ao 9, e que novamente se apresenta neste 11. Quando se olha para as major releases dos últimos anos, é fácil concluir que não existe uma decisão consensual quando às guidelines a seguir, experiências na UI ano após ano com recuos e avanços que se traduzem num impacto na utilização do cliente que acaba por se ter que adaptar às mudanças e que nem sempre se acaba por traduzir numa melhoria efectiva da interacção. Funcionalidades que venham elas, agora redesenhar constantemente as notificações, control center e outros elementos estáticos da UI, desnecessário.

Eu para já ainda só instalei o iOS11 no iPad e não me chocaram nada as alterações nas fontes. Mas eu se fosse a ti também não me preocuparia muito com o assunto, porque se olharmos ao que aconteceu por exemplo com o iOS 10, as coisas ainda vão mudar. As betas do iOS 10 mudaram de tamanho das fontes várias vezes até estabilizarem definitivamente.

Eu para já ainda só instalei o iOS11 no iPad e não me chocaram nada as alterações nas fontes. Mas eu se fosse a ti também não me preocuparia muito com o assunto, porque se olharmos ao que aconteceu por exemplo com o iOS 10, as coisas ainda vão mudar. As betas do iOS 10 mudaram de tamanho das fontes várias vezes até estabilizarem definitivamente.

Sem dúvida, como disse anteriormente, ainda há muito para optimizar até à GM daqui a uns meses. O problema é que muito dificilmente as guidelines base já apresentadas terão qualquer alteração profunda para além de uns ajustes mínimos(que pessoalmente creio que não chegam para compor a coisa). Aposto contigo que os fat bold titles e a nova salganhada no Control Center estão para ficar. Qualquer alteração mais objectiva, só mesmo para o iOS12. Daqui a uns meses saberemos...

Mas o IOS11 já está disponivel para todos, ou ainda é só para developers?
Os meus aparelhos ainda não informaram que existem actualizações.

Mas o IOS11 já está disponivel para todos, ou ainda é só para developers?
Os meus aparelhos ainda não informaram que existem actualizações.

É só para developers, apesar de haver maneira de qualquer um instalar, ainda está nas primeiras versões de testes.
A versão final deve ser lançada em finais de Setembro/ inicio de Outubro.

Tópico da Apple

Assim como a mania da apple de não apresentar uma opção de pastas primeiro e ficheiros depois com ordem alfabética. :sh)

Em 2013 quando passei de Windows para OSX foi das primeiras coisas que me fez confusão tal era o hábito de ver pastas alfabeticamente e depois ficheiros também alfabeticamente.

Rapidamente fiz uma pesquisa no Google e encontrei uma pequena app que fazia isso e muito mais, o xTraFinder.

Na altura com o Montain Lion nem tabs no Finder tinhas e quer isso quer isso das pastas "on top" foram duas coisas que em ficaram ficar de imediato fã deste addon ao Finder.

Utilizei este addon durante uns anos até que, infelizmente, na passagem para o El Capitan o mesmo deixou de funcionar. A Apple passou a impedir apps com alterações deste género no sistema e pronto...

Ao princípio ainda procurei alternativas, mas como já havia tabs de qualquer forma desde o Mavericks (que utilizei desde fins de 2013) lá esqueci a função que me metia as pastas no topo e acabei por me habituar...

De qualquer forma o El Capitan era obrigatório pois melhorou bastante a rapidez e estabilidade face ao Yosemite e não iria ser por esse addon que ia ficar com o sistema na versão anterior, que era pior em basicamente tudo pois o Capitan foi um grande polimento ao Yosemite.

Entretanto continuo com o El Capitan até hoje. Felizmente continuam a sair patches de segurança até aos dias de hoje (até costumam sair na altura que saíram as versões .1, .2, .3 etc do Sierra) ao contrário do iOS que quando há um novo o antigo é completamente esquecido, o que acho mal pois uma pessoa pode querer segurança mas não quer atualizar o sistema seja porque razão for, estética ou outra.

Sim eu sei eles forçam sempre as pessoas a atualizar por todas as razões, mas a principal é meter os telefones lentos para as pessoas fazerem upgrade...

Com tantos bons exemplos cá fora, gastam milhões em designers e conceptualistas para mudar o que está bom. Agora querem shove down our throats o bold horribilis, primeiro foi skeuomorphism, depois o bright palete e thin font, e agora esta salganhada pouco intuitiva e grosseira... Bastava uma natural evolução dos elementos presentes no iOS9, como mostra este exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=VmAyIiAu7RU

Acho que realmente antes do iOS 10 ter sido apresentado me lembro de ter visto esse concept. E de facto gostei e gosto muito.

O 3D Touch no CC só agora chega (tarde) e nesse concept está muito porreiro mesmo.

Última edição:
Tópico da Apple

Apesar do IBAN Alemão, funciona cá como outro qualquer banco nacional(tem até o aval do BdP), exceptuando os depósitos em cheque e numerário.

Sinceramente não sei ao certo como funciona o Apple Pay mas pela minha experiência, não é suficiente o Banco suportar o servico. O país onde te encontras, a tua operadora e sei lá o que mais, também interessam.

Tenho contas bancarias em países onde já existe Apple Pay e não tenho acesso ao mesmo de forma nenhuma.

Sinceramente não sei ao certo como funciona o Apple Pay mas pela minha experiência, não é suficiente o Banco suportar o servico. O país onde te encontras, a tua operadora e sei lá o que mais, também interessam.

Tenho contas bancarias em países onde já existe Apple Pay e não tenho acesso ao mesmo de forma nenhuma.

Isso é estranho... não tenho nenhum problema em usar um cartão do US(PNC) no Apple Pay e pagar na Europa. E nessa altura tinha o SIM da Vodafone PT, agora tenho um do UK(Freedompop Global SIM) e sem problemas.

O N26 a suportar Apple Pay, faz todo o sentido que este funcione em toda a zona Euro, no mínimo.

O 5S começou nos últimos tempos a não carregar. Contudo se mantiver cabo inclinado no conector já carrega, o problema é que basta mexer o telefone e deixa de carregar. Ou tenho que estar sempre a fazer pressão para manter o carregamento. Comecei por achar que era do cabo mas o problema acontece com todos (oficias), apenas o grau é que varia.

Entretanto encontrei este tópico num fórum de discussão da Apple e parece que não é assim tão infrequente e que se deve a mau contacto por sujidade dentro da porta lightning e que melhora com um spray tipo "electronic contact cleaner"...

Fico reticente em meter-me em aventuras dessas e acabar por provocar um deixar de carregar de vez.

Alguém já teve problema semelhante? Como resolveram?

O meu iPhone nem me dá hipótese de adicionar o cartão sequer. Na app Wallet nem aparece a opção.

O teu Apple ID deve estar configurado para PT.
Só consegui passar a usar, no UK, depois de fazer essa alteração.

Devo dizer que Apple Pay é algo que uso regularmente e que dá imenso jeito.
Espero que chegue rápido a Portugal, porque faz todo o sentido e acaba por vir suprir o espaço do pouco sucedido (para meu espanto) porta-moedas multibanco dos anos 90.

O 5S começou nos últimos tempos a não carregar. Contudo se mantiver cabo inclinado no conector já carrega, o problema é que basta mexer o telefone e deixa de carregar. Ou tenho que estar sempre a fazer pressão para manter o carregamento. Comecei por achar que era do cabo mas o problema acontece com todos (oficias), apenas o grau é que varia.

Entretanto encontrei este tópico num fórum de discussão da Apple e parece que não é assim tão infrequente e que se deve a mau contacto por sujidade dentro da porta lightning e que melhora com um spray tipo "electronic contact cleaner"...

Fico reticente em meter-me em aventuras dessas e acabar por provocar um deixar de carregar de vez.

Alguém já teve problema semelhante? Como resolveram?

Tive esse problema várias vezes, fiquei tão habituado que no final já resolvia o problema metendo um clip lá dentro...

mas no inicio quando queria ter cuidado, qualquer coisa que consiga caber lá sem ceder no meu caso servia para limpar, um papel mais grosso cortado e depois dobrado serve, e da primeira vez fiquei espantado com a quantidade de cotão que saiu lá de dentro, nem sabia ser possivel caber lá tanto. Até o cabo passou a prender melhor ao telemovel!

Voltar
Superior