Tópico da Apple

Talvez para os utilizadores mais "sabidos" isso da pirataria seja verdade.
Mas para o comum dos mortais, aqueles que não percebem da "poda", e que constituem a maioria dos
utilizadores (os que realmente contam para as estatísticas), o argumento é simplesmente o preço.

Chegam à loja:
- Quero um telemóvel que dê para fazer e receber chamadas, enviar/receber SMS, dê para ver e-mail,
Facebook, Whatsapp, Skype, etc.

E depois olham para o preço, para o aspecto, marca, etc. dos que respondem a esses requisitos.

A maioria deles não sabe distinguir iOS de Android e de Windows Phone/Mobile. Nem quer saber.
Sabem identificar marcas (de telemóveis e de sistemas), mas não sabem as diferenças para além
dos nomes que identificam as marcas.

Por isso, o preço tem um papel determinante na compra.

Obviamente que o preço é relevante, há telemóveis bastante capazes que custam metade de um iPhone e satisfazem o comprador a 100%, portanto porque é que um comprador haveria de gastar mais?

Tirando a pirataria da equacao e o acesso a apks e essas coisas, o sistema Android de uma marca "normal" (Samsung, LG, HTC, Sony) é tao seguro como um iPhone.

Esqueci-me de referir que infelizmente a grande maioria dos powerbanks fornece amperagens de 1A e superior, o que é indesejável.

Até hoje, o único powerbank que encontrei no mercado que fornece ~500mA foi um híbrido carregador AA com USB in/out da Varta(
http://www.amazon.de/dp/B00MY1G444). Tem também a vantagem de podermos controlar qual a capacidade das pilhas AA e como tal forçar unicamente carregamentos parciais. Por exemplo, no meu caso para carregar o 6S uso 4 eneloops lite AA de 950mAh(http://www.amazon.de/dp/B00JXM10UK) e assim sei sempre que consigo carregar cerca de 50/60% e evitar ultrapassar os 80/90% de carga no 6S.

Parece paranóico, mas para um Eng. Electrotécnico faz todo o sentido [:p]

Sim claro que percebo perfeitamente onde queres chegar, eu nivelo pelo preço inicialmente, mas se for mesmo necessário pagar mais, por experiência anterior, também concordo que é melhor pagar e evitar chatices.
Por acaso gostava muito do XP e também me lembro perfeitamente da primeira vez que mexi num MAC há uns anos atrás (daqueles que era monitor e computador, tinham várias cores e o que mexi era vermelho [:D] - iMac G3) e foi uma péssima experiência, aquilo comparado com o XP ou com Windows 98 para mim era mesmo muito mau de utilizar (nunca me senti tão desconfortável a usar um PC, claro que nas novas versões do OS X já não sinto isso). O que dizes do OSX e do IOS eu sinto o mesmo no Windows e no android (para a minha utilização, claro) e o Windows 10 está-me a surpreender tanto que até estou a pensar comprar um WP vê lá [:D]. Mas lá está, o WP tem o problema da falta de diversidade de equipamentos e marcas (o meu irmão tem um 640 e não vou comprar um igual ao dele, mas sem ser o 640 não há nada que goste e para gastar muito também não ia para WP).

Curiosamente o OS X é anterior ao Windows XP... e esses iMac G3 suportaram OS X até à versão 10.4... creio que esse que experimentaste ainda deveia correr o OS 9 (que na minha opinião não era visualmente apelativo, porém muito robusto).

Também a título de curiosidade, o iMac G3 foi o primeiro PC a introduzir portas USB [;)]

Pois, eventualmente, será pelo facto de ainda não haver grande aplicação prática. É verdade que podes fazer algumas coisas mais rapidamente, mas isso obriga-te a alterar rotinas que já tens há muito tempo, o que não é propriamente fácil.

O force touch haverá de chegar a sua hora.

Por enquanto, enquanto todos os modelos iOS vendidos não tenham a tecnologia não irá avançar muito porque o caso de uso de uso e alternativa para quem não quem force touch não pode ser esquecida.

Quando todos os iOS à venda terem force touch, acredito que será uma questão de tempo até a Apple inventar uma desculpa para só actualizar o iOS nos dispositivos que possuem force touch, tornando obsoletos modelos que de outra maneira ainda poderiam ter actualizações.

Fiquei surpreendido que não seja já esta ano. Por vezes algumas tecnologias não são incluidas não porque a Apple não quer mas porque não existe capacidade de produção para as mesma, o touch ID teve esse problema no inicio.

Há uma coisa que me aborrece sobremaneira no iPhone. Quando a bateria acaba por completo, só depois de uns cinco minutos a carregar é que o dito se liga. Não percebo porque é que isto tem que ser assim?

Evita deixar esgotar por completo a bateria muitas vezes, se não daqui a uns tempos começas a dizer que o iPhone come bateria ás refeições [;)]

Situações de carga baixa são de evitar a todo o custo neste tipo de células. Basicamente ocorre uma alteração gradual na química interna da célula que reduz a capacidade dos iões de Lítio em reter electrões. Como tal o ideal é usar até atingir 20/30% e recarregar.

Idealmente também são necessários cuidados no momento das recargas. Usar uma baixa amperagem(pessoalmente recomendo >400mA <550mA) de modo a reduzir as fugas térmicas e a excitação corpuscular, não só reduz a degradação das células como permite uma carga efectiva maior. Também é possível retardar os efeitos do aumento da resistência interna, interrompendo o processo de carga nos 80/90%(alguns circuitos até já fazem trickle charge a partir dos 90%).

Não estranhem usar o termo célula... porque simplesmente é essa a correcta designação para uma "bateria" de célula única. Uma bateria é a designação atribuída a um conjunto de células, que não é o caso das "baterias" da quase totalidade(99.9%) dos telemóveis/tablets.

Esqueci-me de referir que infelizmente a grande maioria dos powerbanks fornece amperagens de 1A e superior, o que é indesejável.

Até hoje, o único powerbank que encontrei no mercado que fornece ~500mA foi um híbrido carregador AA com USB in/out da Varta(
http://www.amazon.de/dp/B00MY1G444). Tem também a vantagem de podermos controlar qual a capacidade das pilhas AA e como tal forçar unicamente carregamentos parciais. Por exemplo, no meu caso para carregar o 6S uso 4 eneloops lite AA de 950mAh(http://www.amazon.de/dp/B00JXM10UK) e assim sei sempre que consigo carregar cerca de 50/60% e evitar ultrapassar os 80/90% de carga no 6S.

Apesar de já ter umas luzes disto (nomeadamente o ideal ser andar entre os 30-80%), tal como ser preferível carregamentos lentos, estamos sempre a aprender.

Como gerir a amperagem de carregamento? É que apesar de dar mais saúde à bateria carregar de forma dita lenta não tenho paciência para tal, além do mais nem sei como o fazer...

Ainda por cima os Macs carregam o iPhone a 1A tal como via carregador, o que para mim é uma vantagem pois posso carregar à mesma velocidade que o carregador enquanto aproveito para, por exemplo, fazer uma nova instalação de um ipsw.

Meto o carregar o iPhone num portátil com Windows? Esses carregam a 500 mA acho.

Não sabia que o grosso dos PBs carregavam os dispositivos de forma tão agressiva...

De qualquer forma bom post, neste caso posts.

Isto lido por outros pessoas parece maluquice, mas isto entre engenheiros não causa estranheza ;)

Sou "contra" telefones de 4 polegadas mas preferia 300x ter um iSE que ter um One Plus Two.

Pós-vendas satisfatórios e correções de bugs semanais não é para mim [;)]

Obviamente que o preço é relevante, há telemóveis bastante capazes que custam metade de um iPhone e satisfazem o comprador a 100%, portanto porque é que um comprador haveria de gastar mais?

Tirando a pirataria da equacao e o acesso a apks e essas coisas, o sistema Android de uma marca "normal" (Samsung, LG, HTC, Sony) é tao seguro como um iPhone.

Pois... NÃO!

Isto requer alguma explicação...
E vai ter de começar com o tradicional "segurança da informação" vs "segurança informática".

Parece idiota, mas não é.
Eu costumo cascar no assunto, porque o pessoal encara a "segurança" como sendo uma coisa só:
Capacidade de evitar ataques de malware.

Meus caros, isso é treta. Segurança da Informação é muito mais que "segurança informática".
Esqueçam as tretas das encriptações, vulnerabilidades, e outras tretas do género.

É como um gajo instalar uma porta de segurança, e dar a chave ao bandido.
A segurança é muito mais que simples trivialidades tecnológicas.
Segurança é um conjunto de muitos temas, entre os quais as soluções tecnológicas são apenas o
suporte de todo o resto. E a parte que mais interessa de tecnológico tem zero: políticas de
segurança.

Além disso, segurança é muito mais que manter um ladrão fora de casa, é manter a privacidade,
ou seja, que mesmo ficando do lado de fora não se consiga saber o que se passa dentro de casa.
E é ainda mais que isso, é evitar que a cozinha pegue fogo, e evitar cair na banheira, etc.

Ou seja, segurança é muito mais do que a redução simples à "inviolabilidade".

Segurança da Informação é, por isso, muito mais que ser "imune" a malware.
Segurança da Informação é, também, manter os dados privados e seguros. Sendo que estes dados
seguros inclui não serem perdidos, não desaparecerem.

https://en.wikipedia.org/wiki/Information_security
(...)
Information security, sometimes shortened to InfoSec, is the practice of defending information from unauthorized access, use, disclosure, disruption, modification, perusal, inspection, recording or destruction. It is a general term that can be used regardless of the form the data may take (e.g. electronic, physical).
(...)

Ora, consoante o que vimos acima, segurança não é somente a protecção contra MALWARE, é a
protecção contra QUALQUER AMEAÇA que possa colocar a nossa informação em perigo. Isto
inclui aplicações não maliciosas que possam ter BUGS.

Ora, voltando à tua questão... se um Android é tão seguro quanto um iPhone... não é.

Começando por eliminar variáveis, como as que já eliminaste, e mais algumas.
Vamos imaginar que:
- PIRATARIA; Nem o dono do Android, nem do iOS fazem pirataria.
- APK EXTERNOS; O dono do Android não instala nada de fora da Google Play.
- VULNERABILIDADES; Nem o Android, nem o iOS têm qualquer vulnerabilidade.
- VERSÕES; Todos têm sempre a versão mais recente instalada, tanto do Android como do iOS.
- ACESSOS; Nenhum dos sistemas está com jailbreak nem rooted.

Antes de mais, uma nota: A possibilidade de instalação de APK externos, é uma questão de política
de segurança. A Google optou por dar essa possibilidade, a Apple não. Eu aceito retirar isto da
equação porque me parece que este ponto já foi entendido como sendo um factor que reduz a
segurança. E como este exercício irá servir para demonstrar que existem mais diferenças nas políticas
de segurança que têm impacto na qualidade dessa mesma segurança, dispenso a parte dos APKs
externos.

Então, como é que o Android é menos seguro que o iPhone?

Precisamente pelas diferentes políticas de segurança seguidas pela Apple e pela Google.
Ou seja, precisamente por o iOS ser "mais fechado", e o Android ser "mais aberto".
Se isto é "bom" para a "versatilidade", é MUITO MAU para a SEGURANÇA.

Exemplos:

SANDBOXING

Tal como eu referi várias vezes, o conceito de sandboxing é muito mais que uma simples segurança
contra MALWARE. O sandboxing serve para proteger contra aplicações mal programadas, e o impacto
que isso possa ter nos conteúdos do sistema e de outras aplicações. Protege também a privacidade.

Ora, o sandboxing do Android é mais relaxado que o sandboxing do iOS. Por exemplo, as aplicações
do Android podem aceder a áreas comuns a outras aplicações. Por exemplo: SD Card. Por isso é que
no Android existem aplicações de "FILE EXPLORER" e no iOS não existem.

Vamos imaginar que vocês tiram fotos, e guardam no SD Card. Vamos imaginar que uma outra
aplicação mal programada tem um BUG, e quando se faz uma operação ela apaga um directório
aleatório no SD Card... puf!!! lá se foram as vossas fotos das férias.

Resumindo, quanto mais "versátil", mais relaxado, maior a exposição da informação a problemas que
possa afectar a sua segurança.

ACESSOS / PERMISSÕES

Até ao Marshmallow, ou todas as permissões pedidas por uma App na instalação eram aceites, ou
então não era possível instalar a App. E não era possível ligar/desligar permissões ad-hoc posteriormente.

Isto significava que, principalmente as aplicações mais populares, podiam-se esticar a pedir permissões.
Quantas aplicações que NADA têm a ver com os CONTACTOS das pessoas ficam com acesso a invadir
essa privacidade. Ou eventos no calendário. Ou fotos. Etc.

Isto era um buraco GRAVÍSSIMO de segurança (política). Ou seja, uma escolha entre TUDO OU NADA.

Felizmente a Google percebeu isso, e no Marshmallow já começou a alterar essa política do tudo ou nada.
Neste momento começa a funcionar do mesmo modo que o iOS. No iOS o acesso é dado/retirado a cada
funcionalidade individualmente, e pode ser alterado a qualquer altura.

No entanto, apesar de no Marshmallow a Google já estar a ir pelo caminho correcto, ainda é um percurso
que terá de ser concluído, uma vez que não é possível cortar com o passado de um momento para o
outro, de modo a que algumas aplicações antigas possam continuar a funcionar (efeito "legacy"). Também,
ainda há muitas permissões que continuam a funcionar do modo antigo (na instalação, "tudo ou nada").

Ou seja, a Google está a levar o Android no bom caminho... mas ainda não chegou lá.

Para quem quiser ver mais qualquer coisa sobre isto:
http://inthecheesefactory.com/blog/...out-android-m-permission-developer-edition/en

Conclusão...
Existe muito mais para além do MALWARE, vulnerabilidades, e outras questões, quando se fala em termos
de segurança. Tem mais a ver com POLÍTICA de segurança, do que com a implementação técnica de
medidas de segurança.

PS:
E nem é necessário falar da encriptação da informação, nem no FBI a forçar a Apple a fazer um iGovOS.
[;)]

Nuno, tu consegues tirar o prazer todo de as pessoas lerem os tópicos. :sh)

Obrigado.

Dou-me ao trabalho de escrever conteúdos informativos, para quem quiser depois investigar melhor o tema,
em lugar de andar para aqui a colocar mitos, diz-que-disse, e espalhar mentiras.

Pelo que agradeço essas tuas palavras de apreço e incentivo.
Obrigado mais uma vez.

Nuno, tu consegues tirar o prazer todo de as pessoas lerem os tópicos. :sh)

Achei esse comentário um pouco deselegante, porque o tópico só tem a ganhar com este tipo de participações e esclarecimentos.

Não podemos/conseguimos agradar a todos, mas quanto a mim prefiro ler este tipo de conteúdo (ainda que não perceba da poda), que ler comparações de megapitos, rams e processadores, assim como os típicos comparativos do iphone com o novo xiauxunga, e por aí a diante.

És o primeiro que vejo a queixar-se que agora os Powebanks carregam todos a mais de 1A [;)]
Muitos se queixavam que eram fracos (0.5A)

Não sou minimamente formado em electrónica, devido a alguns hobbies meus tenho algum interesse em células de lítio.
Tenho algumas dúvidas

Os aparelhos não limitam a corrente que podem receber?
Ou seja, posso ligar um carregador de 2A a um dispositivo que só deve carregar a 1A.

Por exemplo o meu G2 aceita corrente a 2A em "fast charging" sei bem que é prejudicial para a bateria mas que dá jeito, lá isso dá.
No reverso da medalha também não é "saudável" ter um carregador lento e depois estar a usar o telefone e carregar ao mesmo tempo, aliás com carregadores abaixo de 0.5A ele queixa-se.

Em princípio acho pouco útil um powerbank que carregue a 500mAh.
Para mim são coisas para usar num aperto, e aí quero é que carregue rapidamente, quero lá saber da saúde da bateria (se esta fosse boa nem usava o powerbank [:D])

Achei esse comentário um pouco deselegante, porque o tópico só tem a ganhar com este tipo de participações e esclarecimentos.

Não podemos/conseguimos agradar a todos, mas quanto a mim prefiro ler este tipo de conteúdo (ainda que não perceba da poda), que ler comparações de megapitos, rams e processadores, assim como os típicos comparativos do iphone com o novo xiauxunga, e por aí a diante.

Não é novidade nenhuma que o Nuno tem um input muito bom para muitos tópicos do fórum, mas também não é novidade que quando teima com alguém ou alguma cosia, ganha pela exaustão e não aceita pontos de vista diferentes.

Há um tópico sobre segurança on-line e já se debateu diversos vezes o mesmo tema, e foi dai que fiz o comentário, assim como outros já comentaram a mesma coisa.

Não é novidade nenhuma que o Nuno tem um input muito bom para muitos tópicos do fórum, mas também não é novidade que quando teima com alguém ou alguma cosia, ganha pela exaustão e não aceita pontos de vista diferentes.

Há um tópico sobre segurança on-line e já se debateu diversos vezes o mesmo tema, e foi dai que fiz o comentário, assim como outros já comentaram a mesma coisa.

Tão teimoso quanto os que utilizam o tópico para perpetuar mitos e promover "não discussão". Seja defeito ou feitio do Nuno, sempre aprendo alguma coisa.

Claro que aceito pontos-de-vista diferentes.
Acabei de aceitar sem qualquer questiúncula quem prefere 4", ou o design do 6, etc.

Uma coisa são pontos-de-vista ou opiniões, outra coisa são mitos e falsidades.

A qualidade de um fórum não se reflecte apenas por não ter gajos chatos como eu, nem pela
ausência de trolls (abstenho-me de identificar), mas principalmente pela QUALIDADE da
informação prestada. Ou bem que tem factos, ou bem que tem mitos e falsidades.

É um pouco como a Wikipedia. Se qualquer um pudesse chegar lá e despejar um chorrilho
de mitos e falsidades sem qualquer monitorização, nem contraditório, a sua utilidade seria
nula. Daí o corrente "needs citation" na Wikipedia.

Ora, se não forem apresentados factos inegáveis, reservo-me no direito de pedir que sejam
apresentados. E apenas discuto factos, e não opiniões nem pontos-de-vista. Para aqueles
que teimam em não apresentar factos, eu teimarei em que os apresentem para que possam
ser discutidos. Penso que é a isto que chamas de "ganhar pela exaustão".

Aliás, há uma coisa que eu tento sempre fazer:
EVITAR FALAR SOBRE O QUE NÃO SEI

Nem sempre consigo. Também eu incorro no problema comum de muitas vezes pensar que
sei mais do que na realidade sei. Mas precisamente por saber desse problema, ANTES DE
FALAR sobre algo que não tenha a certeza absoluta... INFORMO-ME.

Exemplo:
Eu lembrava-me que o Android estava para implementar um esquema de acessos individuais
como o iOS tem (em lugar de pedir todos os acessos no momento da instalação). Como não
sabia em que pé isso estava... FUI INFORMAR-ME (no link que coloquei). Caso contrário,
estaria a correr o risco de dizer uma asneira, e de divulgar falsidades (aquilo que critico nos
outros).

Não sou perfeito. Mas tento não ser fonte de desinformação (e procuro combatê-las).

Eu ajudo-te com uma imagem...

angif-kiss-ass-def2.jpg

Voltar
Superior