Vão-me desculpar, mas os users que aqui afirmaram "acho que o 5S não vale €700, mas como eu só dei €400 (porque sou "buéda" inteligente), achei que se justificava" estão, na minha opinião, a atirar areia para os olhos da malta.
Primeiro, devem estar a falar de €490 (muito diferente de €400) que é o que custa um iPhone 5S subscrevendo um plano Red + ou Unlimited L (que custa "meros" €40/mês), segundo um 5S na operadora é €690, portanto dá €200 de "desconto".
Agora para obter este desconto é preciso bater cerca de €960 em dois anos, o que somando aos €490, dá €1450 na soma do equipamento e do serviço ao longo de dois anos.
Ora eu posso comprar um 5S por €700 (e desbloqueado), utilizá-lo por dois anos e gastar apenas, mais €200 em dois anos em comunicações, perfazendo um total de €900.
Sim, eu gasto em média apenas ~€100/ano em telemóvel.
Aceito que me digam que isso não dá o que um Red + me dá, claro (!) e até podem afirmar, e com razão, que o tarifário que tenho é só para alguns (Moche sub-25), no entanto não me lixem, pagam na mesma os €700 (ficam a achar que não, mas pagam!) e ainda €31.666666667/mês em telefone.
Portanto mesmo que eu gaste uns absurdos (para mim) €30/mês em telefone, ainda fica mais barato que um qualquer 5S + Unlimited L (ou Red +).
Sei que há casos e casos e para "hard-users" estes tarifários podem compensar, mas não para a maioria das pessoas.
Além disso, ainda "obrigam" a comprar telemóveis de dois em dois anos, até porque, caso não o façam, pagam na mesma os €40/mês.
E nem estou a considerar que ficam presos a uma rede e um contrato durante dois anos e que o telefone é bloqueado a uma operadora (o que vale menos comercialmente e é sempre pior), sendo que na Store online, Fnac etc, é €700 desbloqueado.
Desculpa lá mas, por exemplo, o iPhone 4S com dois anos (e considerando que novo foi €600) não vale €350. Se valer €300 já é uma sorte, embora para se vender facilmente terá de ser a €250.
Além disso um Nexus de €400 vale facilmente mais de €50 com 2 anos. Pelo menos €100/150 vale, e estou a ser pessimista para o lado do Android. Até porque em PT os Nexus têm alguma procura e não há muito oferta em usado sendo que o 4 e 5 não se apanha em qualquer loja, nomeadamente física.
Portanto temos €300 a €350 de desvalorização no iPhone e, vá, €250 a €300 no Nexus.
[

]
PS: Gosto dos produtos da maçã, tenho vários (estou até a teclar de um MBP) e possivelmente vou comprar um iPhone a curto prazo.
No entanto não vamos exagerar, como acho que o fizeste com este exemplo.