Tópico da Apple

O novo MacBook está muito bom! Dá vontade de reformar o meu, só que ainda está para as curvas.

O painel de alumínio parece que dá uma forte sensação de robustez, finalmente pode-se aceder ao HDD, a pad é multi-touch (quem se habitua não quer outra coisa), e o écrã parece que a malta ainda não se habituou, é todo em vidro. Uma NVidia lá dentro, 2 GB RAM e tudo por 1299 dólares, não é mau não senhora!

Agora é que os MBP antiga geração estão um negócio muito bom...

Não percebo é a razão para colocar a estética do "normal" e do "pro" iguais. Agora sim, os computadores vão ser todos iguais nas universidades.:( Antes num anfiteatro via-se uma grande paisagem branca, com uns pontos negros e uns cinzentos raramente, agora o "mundo apple" virou cinza.:sh)

Última edição:
Modelo de construção numa peça única, retroiluminação em LED, corpo em alumínio, faz do Macbook um produto.

Agora eu não quero estar aqui a armar-me do contra, mas aqui vai uma lista de defeitos do Macbook:
- 1200 euros é caro, tendo em conta que podia ter o dobro do disco e o dobro da RAM (aquilo que tem, até um portátil de 500 euros tem);
- Firewire não existe (o que é uma bela falta de respeito a certos clientes)...aquele indicador de bateria não podia continuar na bateria? Ou agora a Apple também gosta de demonstrar contenção de custos?
- Continua a tanga do "apêndice" para ligar a um monitor, e nem sequer equacionaram o HDMI.

P.S.:Não sou de nenhuma religião do mundo da informática. Sou apenas mais um consumidor, como os outros.

Nao percebi o ponto 2,5. O ponto em que falas da bateria.

Quanto ao preço... os Sonys SR com as mesmas caracteristicas (pior processador e memoria pior, bem como grafica bem pior) custam mais! ;)

Quanto ao firewire, eu nem o uso muito; usei uma unica vez; mas efectivamente não percebi.

Diga-se a diferença entre o Macbook e o Macbook Pro é basicamente tamanho e firewire...

Quanto ao preço... os Sonys SR com as mesmas caracteristicas (pior processador e memoria pior, bem como grafica bem pior) custam mais! ;)

Quanto ao firewire, eu nem o uso muito; usei uma unica vez; mas efectivamente não percebi.

Diga-se a diferença entre o Macbook e o Macbook Pro é basicamente tamanho e firewire...

E gráfica, como de costume. Apesar de agora o MB estar melhor apetrechado.

Modelo de construção numa peça única, retroiluminação em LED, corpo em alumínio, faz do Macbook um produto.

Agora eu não quero estar aqui a armar-me do contra, mas aqui vai uma lista de defeitos do Macbook:
- 1200 euros é caro, tendo em conta que podia ter o dobro do disco e o dobro da RAM (aquilo que tem, até um portátil de 500 euros tem);
- Firewire não existe (o que é uma bela falta de respeito a certos clientes)...aquele indicador de bateria não podia continuar na bateria? Ou agora a Apple também gosta de demonstrar contenção de custos?
- Continua a tanga do "apêndice" para ligar a um monitor, e nem sequer equacionaram o HDMI.

P.S.:Não sou de nenhuma religião do mundo da informática. Sou apenas mais um consumidor, como os outros.

São 1200 dólares, que infelizmente devem traduzir-se em 1200 euros.
1200 dólares é um preço muito justo para um portátil sólido, com baterias que duram facilmente 4 horas e com um stand-by fabuloso.

Firewire? Sim nos MBP onde pode haver profissionais a fazer edição de vídeo; no MB acho inútil, não creio que nunca vá precisar.

Se metessem HDMI era mais um adaptador VGA, bla bla...

Uma marca que mal põe certas portas que podiam ser úteis e aumentaria a versatilidade, pôs aquele aquele indicador de bateria (o das luzinhas verdes) no chassis, quando podia continuar perfeitamente a ser incluído nas próprias baterias, e assim não excluia a porta FW.

E preço upa upa!!!

Uma marca que mal põe certas portas que podiam ser úteis e aumentaria a versatilidade, pôs aquele aquele indicador de bateria (o das luzinhas verdes) no chassis, quando podia continuar perfeitamente a ser incluído nas próprias baterias, e assim não excluia a porta FW.

E preço upa upa!!!
Sim... concordo.

Eu tenho um macbook, tenho FW400, usei uma vez. Diga-se, é pouco, mas já deu para usar!

- MacBook is half a pound lighter than previous.
- MacBook Pro is two-tenths of a pound heavier than previous.
- Trackpad is surprisingly usable: "The click feels similar to the traditional button -- though slightly more resistive -- and you're able to do right-clicking by either a two-finger gesture or assigning one of the bottom corners." (Video demo) - Engadget
- "Place four fingers on the trackpad and flick them up, and Expose hides all your windows and exposes the desktop. Flick down with the same four fingers, and Expose shows all windows. Swipe left or right and the application switcher appears." - Macworld
- Kodawarisan has already posted some disassembly photos of the new MacBook.
- The mystery port from the leaked photos is the battery indicator (now on the side)
- The MacBook does not have Firewire
- The MacBook Pro has Firewire 800 (which supports Firewire 400)
- Apple has posted a manufacturing video (QuickTime) of how the new MacBooks are created from a slab of aluminum.
- The $1299 MacBook does not have a backlit keyboard

Um pequeno resumo

E preço upa upa!!!

Preço, tamanho, firewire sim! E desempenho não?! [:D] [;)]

Pelo menos, quando comprei o meu, a diferença, era a gráfica, porque os processadores e RAM, eram os mesmos...

Eu perfiro o MacBook até... porque é 13.3", isto é, é pequenino e tem o tamanho de um caderno A4...

A gráfica melhora o desempenho né? [;)]

PS: Eu também prefiro o meu macbook precisamente por ser pequeno! e com uma bateria que dura e dura e dura.. [:cool:]

Bem, o negocio que eu tinha em vista para comprar um PC portatil não deu em nada, pelo que até ao Natal vou mesmo avançar com a compra de um Mac..

Agora estou é bastante indeciso quanto ao modelo a escolher.

Os novos MacBook melhoraram imenso, quer a nivel de construção, que deixou de ser aquele plastico que ficava todo sujo no caso dos brancos e todo riscado.. E passou a ser uma construção em aluminio à semelhança do MBP.. Depois passou a ter um desempenho grafico decente... Mas, 13,3" parece-me demasiado pequeno para fazer edição de fotografias, que é aquilo que me obriga a trocar o meu velho PC. Já que pelo resto, navegação na Web, etc... o meu velho PC chega-me e sobra-me...

Por outro lado, como eu não sou de fazer upgrades todos os anos (basta dizer que o meu PC actual é um Pentium 3 @ 933 Mhz :sh) )... Já que é para ficar com um computador por longos e bons anos, poderia-me esticar um bocado e comprar um MPB.. E ai estava a pensar em comprar com o processador a 2.8 Mhz... O que daria uma factura de 2300 €... O que se durar uns 6 anos (desde que não avarie não devo trocar antes), daria um investimento razoavelmente ponderado.

Por fim, como a mobilidade para mim não é essencial (também nunca tive um portatil mesmo meu, pelo que ainda não criei em mim a necessidade [:D] ), estava a pensar também num iMac.. E ai poderia ter um fantastico monitor de 24" [br:)] por um preço que ficaria entre o MacBook e o MacBook Pro...

Enfim... Decisões... Decisões.... A unica coisa que está decidida é que no dia 25 de Dezembro tenho que ter o meu novo brinquedo nas mãos..

Já agora, ao pessoal que fala dos preços dos Mac, eu acho que estar a comparar alhos com bugalhos não faz qualquer sentido. Quem ve um MacBook percebe logo que é uma máquina com uma construção vários patamares acima do que se faz no resto do mercado. Um Asus com as mesmas specs pode ser muito mais barato, mas é um trambolho, maior, mais pesado e com um chassis muito, muito mais fraquinho e com uma grafica destas se a bateria durar 1,5 Horas em utilização real é uma sorte.. As marcas que têm modelos com melhor construção, como a Sony, que tem alguns modelos bastante porreiros, mas os preços também são bem puxaditos.. E nos restantes portateis desconheço de algum que seja portavel, como o MBP e tenha o mesmo desempenho. Ou são portaveis, ou têm boas graficas e bons processadores..

Última edição:
Um Asus com as mesmas specs pode ser muito mais barato, mas é um trambolho, maior, mais pesado e com um chassis muito, muito mais fraquinho e com uma grafica destas se a bateria durar 1,5 Horas em utilização real é uma sorte.. As marcas que têm modelos com melhor construção, como a Sony, que tem alguns modelos bastante porreiros, mas os preços também são bem puxaditos.. E nos restantes portateis desconheço de algum que seja portavel, como o MBP e tenha o mesmo desempenho. Ou são portaveis, ou têm boas graficas e bons processadores..

Não podes meter tudo no mesmo saco, claro que não podes comprar os modelos ASUS de supermercado (incluindo os da fnac, apesar de vez em quando ter lá bons modelos) com os macs. Tenho um portátil ASUS, que na altura era melhor construído, mais leve, mais fino e com melhor hardware que qualquer macbook pro, e o preço era o mesmo do modelo topo de gama da apple.

E já agora relembro que alguns macbook são construidos pela ASUS.

mundano, acho que não te vou dar novidade nenhuma, mas tantos nos pc's como nos Mac, se não precisas de portabilidade, é sempre melhor negócio trazer um desktop que um portátil.
No caso concreto dos Macs, consegues comprar iMacs com specs ao nível do Macbook Pro por um preço bem mais baixo, e ainda trazer um ecran de 20" ou 24", que será sempre maior que o de 15" ou 17" de um MBP.
Pior que isso, se tencionas manter o computador durante muitos anos, convém comprar as melhores specs que o orçamento permitir comprar, de forma ao computador se aguentar o melhor possível.
Posto isto pensa assim:
Pelos 2300€ de um MBP de 15" com processador 2.8GHz... compras um iMac de 24" com processador 3.06GHz, 4GB de RAM e disco rígido de 1TB e uma GeForce 8800GS... certamente mais adequado a tratamento de fotografia.

Cumprimentos

mundano,

Se tiveres um monitor jeitoso podes sempre ligar o portátil ao monitor e trabalhar no monitor, há muita malta que faz isso, inclusive o web designer da empresa onde estou. Portanto o problema do monitor é um "não problema".

Relativamente a placas gráficas, não sei até que ponto melhoram a edição de fotografias, ou melhor, até que ponto demorar menos 2 segundos a fazer uma operação é um argumento para comprar uma placa gráfica melhor.

Relativamente aos preços, 2300€ por um portátil é muita pasta e 2000€ por um desktop idem aspas aspas.

Mundano,

Hoje estive a brincar com os novos MB e MBP numa loja Mac. E estão brutais, nem percebi muito porque a malta embirrou com os monitores de vidro... achei-os muito bom.

Como já disseram aqui, sempre podes usar um monitor externo, que eu faço isso também. Porra, podes meter um iMac de 24'' ligado a um MacBook... e por 1299 dólares, um portátil que se nota muito robusto e bem construído, com SO Leopard e todo o software preciso, é um bom negócio.

Eu sei que para edição de fotografias a gráfica 3D não serve para nada. O que importa é simplesmente o processador e a memoria...

Mas é daquelas coisas... Se tiver um bom desempenho gráfico pode ser que de vez em quando jogue um ou outro jogo..

A questão de ser um portátil é mais porque assim nem precisava de mudar nada do meu desktop. Não me apetece nada ter que andar a copiar tudo, mudar as coisas de sitio em casa. Arranjar um sitio para por o desktop actual, etc.. etc.. E depois, a mobilidade é sempre uma vantagem. Não me faz muita falta, mas reconheço-lhe as vantagens..

Não podes meter tudo no mesmo saco, claro que não podes comprar os modelos ASUS de supermercado (incluindo os da fnac, apesar de vez em quando ter lá bons modelos) com os macs. Tenho um portátil ASUS, que na altura era melhor construído, mais leve, mais fino e com melhor hardware que qualquer macbook pro, e o preço era o mesmo do modelo topo de gama da apple.

E já agora relembro que alguns macbook são construidos pela ASUS.

Não estou a falar de Asus de supermercado.. Conheço muitos Asus.. E a opinião que tenho deles é que têm um bom value for money, de resto nem acho que sejam especialmente bons, nem especialmente bem construídos, mesmo quando falamos em modelos que custam mais de 1000 euros.. Só a titulo de exemplo há um ano e meio um amigo meu comprou um Asus todo XPTO que custou à volta de 1800 euros e posso dizer que o teclado inflectia para dentro quando se pressionava em algumas zonas, além de ter um aspecto exterior semelhante a qualquer Asus de supermercado.

Falas mal dos portáteis de supermercado, mas não te preocupes que os Apple's também dão problemas. E não são poucos (então acerca das falhas da "logic board" nem se fala).

E não é por ter um chassis de alumínio com uma construção alternativa (embora não seja novidade) que deixará de os dar.

No entanto se gostas do design dos computadores e acima de tudo do SO, então vai em frente.

P.S.: Se é para usar em casa, mais vale arranjares um MAC de secretária, ou então mandar vir o Macbook que escolheres com o cabo de saída de vídeo (opcional, embora no MBP vem incluído, se não me engano) e também arranjares um monitor.

Voltar
Superior