Tópico da Apple

Também tenho atenção, aliás não fosse isso provavelmente não saberia estes preços.

Tenho dois que mandei vir do ebay.es, mas que na realidade veio da China.

Demorou quase 4 semanas, mas por €1,09 (já com portes incluídos) fiz a festa com dois mini adaptadores destes que me dão jeito sobretudo com o cabo curto do powerbank.

A primeira vez que liguei dá este aviso:

http://media.idownloadblog.com/wp-c...iOS-7-Unauthorized-Lightning-cable-prompt.jpg

Nunca vi esse aviso.

A ideia que fiquei foi que tiveram a oportunidade para fazer algo muito bom, mas acabaram por joga-la no lixo... [8b][8b]:sh)

Eu também preferia que a moldura da frente fosse preta. Ou melhor, o ideal mesmo seria que fosse vermelha. Mas são opções estéticas. Eu nunca gostei dos iphones e Ipads com a frente branca, mas há quem goste.
Uma opção estética que tabém acheia curiosa foi terem pintado as linhas das antenas na mesma cor vemelha. Nos outros iphones não as pintam à cor do resto.

Tenho um destes que acabei por dar à minha esposa em 2011

580696-500x333.jpg

attachment.php

Garanto-vos que ao vivo é muito engraçado!

Já esse IPhone......[:vm)]

Eu também preferia que a moldura da frente fosse preta. Ou melhor, o ideal mesmo seria que fosse vermelha. Mas são opções estéticas. Eu nunca gostei dos iphones e Ipads com a frente branca, mas há quem goste.
Uma opção estética que tabém acheia curiosa foi terem pintado as linhas das antenas na mesma cor vemelha. Nos outros iphones não as pintam à cor do resto.

Também nunca gostei da frente branca. Em vermelho, acho que depois ficava demasiado berrante...

Para mim, o ideial era a frente preta com o anel do Touch ID e o "ear piece" em vermelho [br:)][br:)]

Desde quando o país de produção é sinal de qualidade ou falta dela? Que ideia tão antiquada...

A China tem das melhores linhas de produção do mundo. (de varias areas)

Isso é conversa de leigo Audigy, não de um expert como tu.

Ora relê:

Andam a cortar nos custos de produção e consequentemente na qualidade... (...)

Não sejamos ingénuos, ao cortar nos custos de produção, reformulo, ao optar pela pela produção de algo num país com uma lei laboral mediocre(para não dizer outra coisa), muita coisa é cortada along the way.

Não me venham dizer que depois de produzir esse acessório no Japão, um acessório com um custo já de si extremamente baixo para o valor final que pedem(19$+state tax), tinham a necessidade de passar a linha para esse potento excepcional da qualidade laboral que é a China? E não me venham dizer que o acabamento desempenhado por uma criança/jovem escravizado é similar a ao de um jovem/adulto devidamente pago, porque não é.

Leigo ou não, esta é a realidade bem longe do antiquado que referes ser.

Acessórios Apple "made in Japan" ? :confused:

Fica aqui a foto:
madeinjapan.jpg

Nos ebays desta vida há disso a $1, 2 unidades por 1,09, 4 por 1,49 etc.

Agora claro que não são MFI certified...

Se paguei 800 por um telemóvel, também devo ter 20 para pagar um acessório original, especialmente tendo em conta que no interface Lightning existe uma componente de VR(current/voltage regulation), portanto não vale a pena poupar uns trocos para potencialmente ter mais hipóteses de poder fritar o charging IC do iPhone devido a um current regulator manhoso.

Isso do made in China ou lá onde for é muito relativo hoje em dia. Em bom rigor deveria dizer-se assembled in China, porque na verdade os componentes de um ipHone vêm de tudo quanto é lado (e da própria China também). Por exemplo, as baterias, vêm da Coreia do Sul (as que são feitas pela Samsung), os LCDs vêm da Sharp e da Japan Display no Japão, e alguns vêm da LG na Coreia do Sul; as memórias flash vêm da Toshiba no Japão ou da Samsung na Coreia; as câmaras vêm da Sony no Japão; a RAM vem de Taiwan ou da Coreia se for da Hynix; a baseband vem da Qualcomm nos EUA, etc... Até da Europa vão coisas, como por exemplo os acelerómetros que são feitos na Alemanha pela Bosch; os giroscópios que são feitos em França, ou os chips NFC que são feitos na Holanda...

É a globalização a pleno vapor. Portanto hoje em dia dizer-se que o produto X é feito aqui ou ali, enfim, vale o que vale.

Com os devidos controlos, e posto que o design (no sentido lato) do produto seja bem feito, acho até que actualmente nenhum país dá mais garantias de qualidade que a China, pela simples razão de que eles têm um know how ímpar em tudo o que é produção em enormíssima escala de produtos. Só a China, ou no caso em concreto, só em Taiwan existem as insfraestruturas necessárias para se produzir milhões de equipamentos por dia com tanta eficiência. É toda uma rede logística de fornecedores, transpotes, trabalhadores, despachantes, etc, extremamente bem oleada, que não para nunca. Por exemplo, quem acha que os portos holandeseses de Roterdão e Antuérpia são o supra-sumo do comércio internacional, pense novamente. Actualemte até um porto chinês relativamente modesto como Tiajin pôe Roterdão num chinelo. Se visitarmos Schenzen ou Guangzhou então nem se fala.

De facto gostos não se discutem, mas acho que a moldura branca nalguns modelos fica muito bem. Aliás quando comprei o SE entre o silver e o space Gray simpatizei logo com a primeira cor. A segunda embora seja a cor oficial do iPhone achei muito banal.

Mas concordo que esta versão red em vermelho e preto ficava outra loiça. No Macrumors lembraram-se das cores do iPod U2 Edition para dizerem como este Red poderia ter ficado.

33Stradale disse:
Com os devidos controlos, e posto que o design (no sentido lato) do produto seja bem feito, acho até que actualmente nenhum país dá mais garantias de qualidade que a China, pela simples razão de que eles têm um know how ímpar em tudo o que é produção em enormíssima escala de produtos.

A usarem crianças é normal que haja um know how ímpar a fabricarem coisas como telemóveis ou auriculares.[:)]

Voltando ao registo sério, fazer atenção que hoje em dia certamente isto já não se passa, mas é uma das coisas que me vem à cabeça quando se fala em custos mais baixos e mão de obra especializada na China.

Não sejamos ingénuos, ao cortar nos custos de produção, reformulo, ao optar pela pela produção de algo num país com uma lei laboral mediocre(para não dizer outra coisa), muita coisa é cortada along the way.

Não me venham dizer que depois de produzir esse acessório no Japão, um acessório com um custo já de si extremamente baixo para o valor final que pedem(19$+state tax), tinham a necessidade de passar a linha para esse potento excepcional da qualidade laboral que é a China? E não me venham dizer que o acabamento desempenhado por uma criança/jovem escravizado é similar a ao de um jovem/adulto devidamente pago, porque não é.

OMG

Audigy, não vou entrar nesta discussão contigo porque não nos leva a lado nenhum.
Mas isso que dizes não tem lógica nenhuma. A China já não é hoje o que era há 10 anos atrás.
A China tem linhas de produção de enorme qualidade com adultos e responsabilidade social equivalente a qualquer outro país.
Se ainda há empresas fracas e crianças a trabalhar na China? Claro, mas não vamos 'tomar a parte pelo todo'. [;)]

Possivelmente (não sabemos) essa nova linha na China que produz esse cabo, é superior em tudo à Japonesa. Who knows?
Agora essas conclusões que tiras baseadas somente no país de origem são de um leigo, desculpa.

E claro, o 33Stradale tem razão: estamos a falar de linhas de montagem, maioritariamente. Duvido que exista algum país com melhores linhas de montagem que a China.

Última edição:
Isso do made in China ou lá onde for é muito relativo hoje em dia. Em bom rigor deveria dizer-se assembled in China, porque na verdade os componentes de um ipHone vêm de tudo quanto é lado (e da própria China também). Por exemplo, as baterias, vêm da Coreia do Sul (as que são feitas pela Samsung), os LCDs vêm da Sharp e da Japan Display no Japão, e alguns vêm da LG na Coreia do Sul; as memórias flash vêm da Toshiba no Japão ou da Samsung na Coreia; as câmaras vêm da Sony no Japão; a RAM vem de Taiwan ou da Coreia se for da Hynix; a baseband vem da Qualcomm nos EUA, etc... Até da Europa vão coisas, como por exemplo os acelerómetros que são feitos na Alemanha pela Bosch; os giroscópios que são feitos em França, ou os chips NFC que são feitos na Holanda...

É a globalização a pleno vapor. Portanto hoje em dia dizer-se que o produto X é feito aqui ou ali, enfim, vale o que vale.

Acho que estás a misturar os locais de desenvolvimento com os locais de produção. Por exemplo, referes a "baseband da Qualcomm", o software pode muito bem ser desenvolvido no USA(talvez até com outsourcing na India e outros locais), mas o IC em si é produzido nas foundries da TSMC em Taiwan, na China ou Singapura(USA tem uma mas de desenvolvimento e não de produção), e mais recentemente nas foundries da Samsung(na nova fab na Coreia).

O mesmo para a Infineon(agora Intel) que é based na Alemanha mas produz essencialmente na China(basebands/IC para os iPhone 7/Plus).

No fundo estamos a analisar a montagem e a qualidade desta. Apesar da crescente automatização das linhas, a grande parte da montagem propriamente dita passa pela mão humana. Entre o acabamento desempenhado por uma criança/jovem escravizado e o de um jovem/adulto devidamente pago...

Tópico da Apple

Se paguei 800 por um telemóvel, também devo ter 20 para pagar um acessório original, especialmente tendo em conta que no interface Lightning existe uma componente de VR(current/voltage regulation), portanto não vale a pena poupar uns trocos para potencialmente ter mais hipóteses de poder fritar o charging IC do iPhone devido a um current regulator manhoso.

Tenho perfeita noção disso mas tenho estes adaptadores apenas com solução de recurso.

Tenho dois cabos originais, um em casa e outro no carro que utilizo para carregar o iPad e iPhone.

Depois tenho um pequeno cabo micro USB-USB que vinha com o PB Xiaomi 5000 mAh que junto com este adaptador é um bom combo para levar no bolso e carregar sem um cabo original enorme a estorvar.

O PB costuma estar no carro para quando é necessário.

Tenho também outro mini adaptador destes na carteira.

Mas isto até chegou recentemente (demorou como disse quase 4 semanas) e, como disse, é uma solução de recurso e estou consciente que não é MFI certified.

Sabes se o que é vendido em lojas físicas é obrigatoriamente MFI?

No outro dia na Primark estava lá um cabo USB -> microUSB + Lightning por €3,50, a ficha Lightning é necessariamente MFI?

É uma grande multinacional, não é uma loja dos chineses...

Percebo o que dizes que quem tem 800 para dar por um móvel da 20 por um adaptador mas é precisamente por isso que eles se dão ao luxo de chular o cliente e eu não alinho nisso.

Bem, além disso o iPhone foi prenda na altura pelo que logo aí não tenho a mesma perceção sobre o assunto

O adaptador TB-HDMI que utilizo para o monitor externo foi €1 no ebay, o oficial são uns €30, um disparate...

Última edição:
(...)
A China já não é hoje o que era há 10 anos atrás.
A China tem linhas de produção de enorme qualidade com adultos e responsabilidade social equivalente a qualquer outro país.
(...)

No meu local de trabalho convivo com uma equipa bastante multicultural e talvez devido à predominância na área tecnológica(e por ser localizar no USA), grande parte desta é Asiática(China/Coreia do Sul). Como é óbvio conversamos e seria de mim insensato não considerar a opinião deles, onde alguns viveram durante anos, e onde parte ainda tem as suas famílias. Não, a China não é o mesmo que era à 10 anos atrás. É pior. Um governo com "pulso de ferro" que não respeita e pouco apoia o seu povo, com um tecido empresarial onde a corrupção lastra, e onde o reconhecimento pela vida humana anda quase ao nível de um cão. Maravilha. Diria mais, se a responsabilidade social é assim tão equivalente a qualquer outro país(depreendo ocidental), porque não ir para lá viver? Desculpa mas desse pote não como eu... [;)]

Tenho perfeita noção disso mas tenho estes adaptadores apenas com solução de recurso.

Tenho dois cabos originais, um em casa e outro no carro que utilizo para carregar o iPad e iPhone.

Depois tenho um pequeno cabo micro USB-USB que vinha com o PB Xiaomi 5000 mAh que junto com este adaptador é um bom combo para levar no bolso e carregar sem um cabo original enorme a estorvar.

O PB costuma estar no carro para quando é necessário.

Tenho também outro mini adaptador destes na carteira.

Mas isto até chegou recentemente (demorou como disse quase 4 semanas) e, como disse, é uma solução de recurso e estou consciente que não é MFI certified.

Sabes se o que é vendido em lojas físicas é obrigatoriamente MFI?

No outro dia na Primark estava lá um cabo USB -> microUSB + Lightning por €3,50, a ficha Lightning é necessariamente MFI?

É uma grande multinacional, não é uma loja dos chineses...

Percebo o que dizes que quem tem 800 para dar por um móvel da 20 por um adaptador mas é precisamente por isso que eles se dão ao luxo de chular o cliente e eu não alinho nisso.

Bem, além disso o iPhone foi prenda na altura pelo que logo aí não tenho a mesma perceção sobre o assunto

O adaptador TB-HDMI que utilizo para o monitor externo foi €1 no ebay, o oficial são uns €30, um disparate...

Compreendo o que dizes acerca do custo excessivo deste tipo de acessórios(de certo modo ao comprarmos um iPhone/iPad/etc já entrámos nesse bandwagon), mas infelizmente se optarmos pela via do aftermarket não certificado podemos colocar em causa a estabilidade dos circuitos internos do equipamento.

Por exemplo, no Lightning como indiquei anteriormente, existe um C/V regulator que faz a ponte mediadora com os inputs com energia. Qualquer overvoltage ou mesmo impulso de corrente é imediatamente cortado ou estabilizado nesse IC. Tal tarefa é de uma enorme relevância na protecção e fornecimento de um input limpo e estável aos circuitos internos do equipamento.

De nenhuma forma recomendo que se use um acessório de terceiros(para recarga) sem a devida certeza que este é certificado. Podes consultar aqui a lista: https://mfi.apple.com/MFiWeb/getAPS

Na whitepaper da patente do Lightning(ver aqui):
As still another example, in embodiments where connector 100 is part of a charging accessory, a current regulator can be embodied within one of IC's 108a or 108b. The current regulator can be operatively coupled to contacts that are able to deliver power to charge a battery in the host device and regulate current delivered over those contacts to ensure a constant current regardless of input voltage and even when the input voltage varies in a transitory manner.

Outro tipo de conversores que não envolvam (re)carga são, na grande generalidade, seguros de usar pois só lidam com cargas residuais necessárias para o "transporte" dos dados pelos interfaces.

Voltar
Superior