Test Drive Ibiza 1.2

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

O 1.2 de 3 cilindros safa-se devido a uma caixa de escalonamento correcto e de comando bastante agradável...

O motor tem um ruído característico, é engraçado ouvi-lo nos primeiros quilómetros, mas em longos trajectos cansa.

Comportamento é tipo um barco como o VW Polo...

Ora aqui está uma análise honesta.
Nem sem como ninguem tinha pegado no comportamento.
Adorna demasiado, mas não é essa a sua vocação.
É confortável qb, e em viagens longas só o ruído do motor incomoda um pouco... (pois rotações acima das 3.500 são comuns).

O motor 1.2 3 cilindros tem um ruído peculiar, tal como o 1.4 TDI de 3cilindros. Já tive tb e nem gostava mt, mas havia pessoas que adoravam... :S

Cumps,
A2day

citação:Originalmente colocada por A2day

citação:Originalmente colocada por JGTB

Em relação ao motor, tens de voltar a testá-lo. [:p]
O 1,2 tricilindríco é, tão só, um dos piores da classe.

Q experiencia tens com este motor?
Discordo da tua afirmação...

Tenho umas experiências curtas, tal como outro modelos da classe. Além do barulho demasiado esforçado, as prestações desiludem. Obviamente, não se podem esperar grandes performances nestes carros. Mas a concorrência consegue fazer melhor. Até o 1.2 do Clio é melhorzito. ;)

Em quê?
Podes mostrar valores?

Fiquei curioso...

Cumps,
A2day

Prestações</u>

Clio III 1.2 16V

Velocidade máxima 167 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 13.4 seg
Aceleração dos 0-400 m 18.7 seg
Aceleração dos 0-1000 m 35.2 seg

Ibiza 1.2 Reference (06)

Velocidade máxima 166 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 14.9 seg
Aceleração dos 0-400 m -
Aceleração dos 0-1000 m 36.5 seg

in Autohoje Online

O facto do volante ser em pele, melhora muito, mas mesmo muito.

O meu pai tem um Astra Club, tem um volante normal, com as teclas (também iluminadas), mas não é em pele. O meu é o Sport, tem o volante em pele (também com as teclas), e é incrível como o tacto é tão diferente, o volante ganha muito na pega, na utilização etc.

Em relação ao motor, tens de voltar a testá-lo. [:p]
O 1,2 tricilindríco é, tão só, um dos piores da classe.

Q experiencia tens com este motor?
Discordo da tua afirmação...

Tenho umas experiências curtas, tal como outro modelos da classe. Além do barulho demasiado esforçado, as prestações desiludem. Obviamente, não se podem esperar grandes performances nestes carros. Mas a concorrência consegue fazer melhor. Até o 1.2 do Clio é melhorzito. ;)

Em quê?
Podes mostrar valores?

Fiquei curioso...

Cumps,
A2day

Prestações</u>

Clio III 1.2 16V

Velocidade máxima 167 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 13.4 seg
Aceleração dos 0-400 m 18.7 seg
Aceleração dos 0-1000 m 35.2 seg

Ibiza 1.2 Reference (06)

Velocidade máxima 166 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 14.9 seg
Aceleração dos 0-400 m -

in Autohoje Online

Mas esse tem 75cv não é?
Na altura que comprei não havia o Clio III.
No Clio II, pelo mesmo preço havia o 1.2 8v, que tem 60cv:

Performance
Velocidade máxima 158 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 15 seg
Aceleração dos 0-400 m -

Mais comparável, não? Com 4cv a menos dá menos 8km/h.
Mesmo o 75cv com 11cv a mais só dá mais 1km/h... claro que há mt caixa por detrás destes valores, a aceleração não fica mt atrás...

Mas como disse, no Clio sentia-me clastrofóbico...
...mas há-de ter as suas qualidade tb.

Não sou tão redutor é ao dizer que o 1.2 64cv é o pior da classe...
... até pq as prestações vs. potência são interessantes.

Cumps,
A2day

PS: obrigado pelos números, não conheço bem o Clio III.

A2_Day...

Vê este tópico...

http://forum.autohoje.com/topic.asp?ARCHIVE=true&TOPIC_ID=48258&SearchTerms=Polo

Apesar de usares termos bastante subjectivos, que não usaria ao descrever qualquer carro (incluindo o Clio, o qual não gosto), algumas coisas concordo contigo.

O Polo não é um exemplo de eficiencia em curva. A suspensão é demasiadamente branda... concordo.
A taragem do Ibiza é um pouco mais forte.. mais seca, talvez.
Contudo a base é a mesma... não são esperados milagres...

Em relação aos materiais, tb aqui acontece o mesmo que no Ibiza.
O Polo que conduziste deve ser de aluguer, e por isso levaste uma versão base (ainda que a cena da chave de ponta me baralhe, pois normalmente só as versões de topo a têm).
As versões base (ou as versões de inicio de carreira do Polo) usavam materais rijos (como qualquer outro carro do segmento). Com o tempo evoluiram, para acompanhar a tendência. Na altura do Polo até o Clio tinha materiais rijos... agora a montagem é bastante diferente... digo eu. (não conheço mt o Clio III, mas a montagem do II não deixou saudades).

Cumps,
A2day

Mas o Clio II também teve o motor de 75 cv. Se não estou enganado, esse motor apareceu em 2001. E como o Clio III é bem mais pesado que o Clio II, as prestações do Clio II ainda se distanciavam mais do Ibiza.
Claro que, como disse há bocado, discutir performances em carros destes pode nem fazer muito sentido. Quem compra carros destes já sabe para o que vai.

Mas o Clio II também teve o motor de 75 cv. Se não estou enganado, esse motor apareceu em 2001. E como o Clio III é bem mais pesado que o Clio II, as prestações do Clio II ainda se distanciavam mais do Ibiza.
Claro que, como disse há bocado, discutir performances em carros destes pode nem fazer muito sentido. Quem compra carros destes já sabe para o que vai.

Bem visto.. é um facto! :D
Não foi a pensar em corridas que o comprei... sobretudo o preço e o equipamento é que fizeram dar a volta.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Começo a pensar se não seria o 1.4 de 75cv....

Julgo que não.. não fazem Reference 1.4.
Se era alugado era com muita certeza o 1.2.. se o ruído do motor era caracteristico, então era o 1.2 de certeza (se bem que dentro e ao ralenti o carro não faz mt ruído)

Cumps,
A2day

Mas o Clio II também teve o motor de 75 cv. Se não estou enganado, esse motor apareceu em 2001.
Último trimestre de 2000...

Mas o Clio II também teve o motor de 75 cv. Se não estou enganado, esse motor apareceu em 2001.
Último trimestre de 2000...

Pois.. antes até do aparecimento do Ibiza 6L (o actual).
Mas não era uma opção.. até pela longevidade do modelo, e pela próxima substituição que foi alvo este ano.

Cumps,
A2day

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

mas olha que o ibiza tb já levava uma renovação.
Levou uma o mês passado ou em Março... Não foi é suficiente...
Eu se fosse dono de um FR ou Cupra tinha ficado chateado...

Limitaram-se a meter todos os Ibizas FR/Cupra lookalike...

Mais nada.

eu acho que o ibiza regrediu em termos de qualidade de materiais face à geração anterior

quanto ao 1.2, tbm ja tive a oportuni(infelici)dade de conduzir um e aquilo é mesmo muito mau, a começar pelo ruido

Até o Punto II 1.2 de 60 cv se mexia melhor

citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

eu acho que o ibiza regrediu em termos de qualidade de materiais face à geração anterior

quanto ao 1.2, tbm ja tive a oportuni(infelici)dade de conduzir um e aquilo é mesmo muito mau, a começar pelo ruido

Até o Punto II 1.2 de 60 cv se mexia melhor

Volto a repetir.. não generalizem os interiores, pois estes dependem de versão para versão... acontece e que 80% dos que por aí circulam são versões base ou variantes... o que transmite má imagem...

Enfim... não vou defender mais o ceguinho.. já disse o que pensava.

Cumps,
A2day

Voltar
Superior