Test Drive Ibiza 1.2

SilverArrow

Moderador
Pois é meus amigos, ontem emprestaram um Ibiza 1.2 á minha mãe e eu é que o fui buscar.

É de 3-2006 (ainda a versão pré-restyling acho eu).

Liguei o carro e gostei pq não se ouve muito o barulho do motor. (para mim só vale a pena ouvir se o motor for bom).

Meto a 1ª , noto que a caixa é um pouco dura mas precisa.

A embraiagem é que ia furando o carro, é tão macia, demasiado macia... O que faz que os arranques sejam um pouco esforçados...

A direcção para mim também é muito Leve. Para a cidade é boa, mas um pouco mais de pressa começa a dar medo.

Lá fui andando. O Rádio é simpático e com boa recepção. O Ac com boa capacidade de referigeração e rápido (apesar de manual).

O volante é demasiado plástico e MUITO DURO, para buzinar quase que tinha de lhe dar um murro.

O carro não se mexe mal (claro quem vem dum CZT) mas até gostei, pq não ´um carro que se "queixe" quando um gajo puxa por uma mudança. Vai e acabou.

Gostei do botão para fechar e abrir as portas. Mas os espelhos Manuais... Nem o meu xsi de 96 tinha espelhos manuais.

Quando cheguei ao destino lá andei a bater em tudo o que é material. E vi com facilidade o pq de tanta queixa no fórum. Materiais muito duros em quase todo o interior... nota bastante negativa.

Mas tb sei que reconhecer que apesar dos materiais duros, a montagem estava bem feita e há uma maior noção de solidez que no meu colt.

Tem é tampões de Plástico... [xx(]

Nota geral. Gostei do Carro, fácil de guiar, e motor relativamente simpático, não anda muito, mas tb não desilude, e até que é silencioso.

Maus materiais, mas bons acabamentos e boa solidez. Bom rádio e bom ac.

Mas acho que lhe falta qq coisa. Andei a pensar em comprar o Ibiza FR a gasolina, mas acho que fiz bem em não o fazer. Pq é um carro que perde a "chama" com rapidez e é demasiado visto.

Em relação ao motor, tens de voltar a testá-lo. [:p]
O 1,2 tricilindríco é, tão só, um dos piores da classe.

Andei uns dias com um polo 1.2 65cv e.... venha de la o meu meu clio com 220000km de 97...anda melhor e gasta menos...

o polo tem um barulho esforçado de motor e gastador...

Eu penso que seja o 1.2... NComo não diz nada em lado nenhum... Vai na volta era um 14. (mas acho estranho).
´
Claro que é lento. Até pq conhecia bem o 1.2 de 86cv da lancia.
Mas dá para desenrascar. E pensava que fosse mais lento. Nada que algum jogo de caixa não resolva. ehehhehe A5 pimenteira em 3ª... subiu bem. ehhehe

Por acaso quando escrevia o texto pensei em mais coisas e esqueci-me de dizer...

1º - o Pilar A está muito em cima de um gajo...

2º O espaço atrás é um pouco pequeno. (aliás bastante pequeno)

3º Aquele sistema xpto de abrir a mala com o emblema do carro é bom é para um gajo se entalar e deixar lá 3 dedos...

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Por acaso quando escrevia o texto pensei em mais coisas e esqueci-me de dizer...

1º - o Pilar A está muito em cima de um gajo...

2º O espaço atrás é um pouco pequeno. (aliás bastante pequeno)

3º Aquele sistema xpto de abrir a mala com o emblema do carro é bom é para um gajo se entalar e deixar lá 3 dedos...

Também são coisas que já me apercebi nos Ibiza, isso da mala até "dá estilo" e está bem pensado mas…
O pilar A, gosto assim inclinado, e o espaço atrás, é o típico dos modelos desse segmento.

Os plásticos, e os materiais são realmente um ponto bastante fraco. Mas de resto é um carro que me agrada.

Apenas conheço o 1.4 TDI, e o FR comercial. O FR tem claramente motor a mais para o que é, e dá para apanhar uns sustos, principalmente quando se aproximam as curvas…

No geral é um bom carro, para andar no "pára-arranca" é porreiro, quando equipado com um motor "em condições".

Que achaste da travagem? Eu acho-a muito muito boa.

Bom, como tenho um vou tentar limpar um pouco a má imagem que alguns estão a tentar transmitir, pois vejo por aqui algumas meias verdades.

A começar pelo 1.2 que foi testado.
Disseram que é dos piores da classe, mas se forem ver, quais outros têm uma velocidade máxima de 165km/h e consumos combinados na casa dos 6l.
Cá por casa, médias abaixo de 6l/100km são muito comuns.

Se o carro tinha tampões, então tinha tb um dos piores materiais no tablier. As versões superiores, nomeadamente a versão FR que aqui se falou, tem um tablier com material mole.

O equipamento em falta é um reflexo da versão base... portanto é de esperar não ter quase nada.
Porém AC manual, que presumo tinha a unidade que foi testada, nem está disponivel para o povo em geral. Só a climatronic (automatica), pois a manual só vi em carros de aluguer.

Espaço atrás é o suf para carros deste segmento, e a mala está em grande destaque.
Discordo do ponto sobre o puxador da mala. Tenho 2 carros assim, e nunca fiquei entalado. Porém é fácil ficar com os dedos sujos, mas acontece com qq carro, cuja mala não se abra sozinha, certo? ;)

O volante, concordo que é mauzinho nessa versão... aliás, essa versão não recomendo a ninguem...

Já agora o que dizem a este volante? Melhor não?

SeatIbiza2.jpg

Abraço,
A2day

citação:Originalmente colocada por JGTB

Q experiencia tens com este motor?
Discordo da tua afirmação...

citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

hehehhe va la n meteste a 2º :P

acho o ibiza ultrapassado em tudo e claustrofobico.

Curioso é que penso o mesmo do Clio II! (ainda não testei o III).
(Era uma das opções qd comprei o Ibiza)

citação:Originalmente colocada por A2day

Tenho umas experiências curtas, tal como outro modelos da classe. Além do barulho demasiado esforçado, as prestações desiludem. Obviamente, não se podem esperar grandes performances nestes carros. Mas a concorrência consegue fazer melhor. Até o 1.2 do Clio é melhorzito. ;)

citação:Originalmente colocada por A2day

Tenho umas experiências curtas, tal como outro modelos da classe. Além do barulho demasiado esforçado, as prestações desiludem. Obviamente, não se podem esperar grandes performances nestes carros. Mas a concorrência consegue fazer melhor. Até o 1.2 do Clio é melhorzito. ;)

Em quê?
Podes mostrar valores?

Fiquei curioso...

Cumps,
A2day

O 1.2 de 3 cilindros safa-se devido a uma caixa de escalonamento correcto e de comando bastante agradável...

O motor tem um ruído característico, é engraçado ouvi-lo nos primeiros quilómetros, mas em longos trajectos cansa.

Comportamento é tipo um barco como o VW Polo...

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

A2day, acredito que o Fr tenha materiais melhores.

Mas nem esse volante me convence. Tem um ar demasiado rijo.

Nesta versão é em plástico é um facto, mas é mais grosso e tem uma dimensão perfeita (a meu ver).

Aliás é o mesmo volante que a VW, Skoda e Audi usam, só não tem é pele.

O meu Altea tem o mesmo volante (ainda que forrado a pele e iluminado):

37.JPG

Cumps,
A2day

Voltar
Superior