Sushi

Como faço os gelados que costumo fazer.

Natas, fruta e congelador. LOL [:D]

E não fica muito duro?

Uma maneira fácil (batota[:D][;)]):

Compra o gelado mais neutro (de sabor) que encontrares. Um gelado de nata marca branca (Continente, etc). Compra chá verde japonês em pó (Macha). Deixa fora do congelador uns minutos (para amolecer ligeiramente), e dilui MUITO chá em POUCA quantidade de água bem quente... Para ficar uma "nhaca" verde escura, com um sabor demasiado forte. Mas tem que ficar BEM disolvido.

Com umas varas decentes (sem ser daquelas de 1 euros que dobram todas) e uma colher de pau/plastico/metal grande, mistura (envolve) o concentrado de chá no gelado amolecido, até ficar homogéneo[;)] Mas sem bater demasiado, para não derreter e para não perder o ar que tem. E logo de imediato coloca no congelador umas horas. Não ponhas demasiada quantidade de chá no gelado; prova [;)]; pela cor (já comeste gelado Macha) chegas lá[;)]

Não convém que o gelado esteja líquido nem que o chá tenha muita água.

A vantagem? É barato, fácil, o gelado já tem a quantidade certa de açúcar e bastante ar "aprisionado"[;)] (1 litro é MUITO MENOS que 1 quilo), ficando mais macio.

Receitas com leite e natas magras, sem sorveteira, não é a melhor ideia.

E as natas magras têm pouca gordura![:D] LOL...significa que se as quiseres emulsionar (bater), não ficam grande coisa, pois tem MUITA água e pouca gordura...com sorveteira é MUITO diferente. Já fiz várias receitas Light (para diabéticos, celíacos, pessoas com outras restrições), e gelado com nata light, adoçante, feito na máquina, é o mais light de tudo[:D][:D] e fica ok.

Nota final:

Macha de BOA qualidade (Yasuragi). Cha de má qualidade resulta em gelado de pouca qualidade.

Última edição:
Sopa miso, receita fácil e barata. Pode levar mais coisas, mas vais comprar embalagens de x quantidade para usar x/20, e a diferença não é grande.

--Água a ferver.

--Juntas hondashi ou katsuobushi a gosto (caldo de peixe; prova, sem provar é difícil cozinhar bem[;)]). O primeiro é pó, o segundo "flocos"( que há que retirar ao fim de uns minutos, antes do seguinte procedimento)

--Junta 80 a 100 gr de pasta miso e mistura. A quantidade pode variar, dependendo do gosto pessoal, da marca, etc...juntas 80, dissolves bem, e provas...se gostares mais forte, juntas mais.

Está feita![:D]

Guarnição: o que quiseres!

Mais tradicional, tofu (o de hipermercado ou Celeiro serve) em cubinhos, cebolinho picado (ou alho francês), e alga Wakame (quando hidrata, fica MUITO, mas MUITO maior, cuidado com a quantidade; coloca 1 pedacito dentro de um copo de água durante 5 minutos, para teres a noção).
Há quem ponha sementes de sésamo, ou outra coisa.

Uma guarnição que gosto bastante: cebolinho picado, e ameijoas (de preferência frescas[br:)][br:)][br:)]) Fazes o caldo, juntas as ameijoas até abirem (é rápido[;)])

Para vegetarianos, sem caldo de peixe: água, pasta miso e guarnição.

Nas lojas que referi vende-se pacotitos já com tudo (desidratado), guarnição incluida; o preço não compensa (opinião). A pasta miso dura MUITO tempo sem se estragar (já está estragada, é soja fermentada[:D]); o hondashi é caldo de peixe...se cozinhares em casa e fores minimamente criativo, consegues várias utilizações possíveis.

Última edição:
O meu jantar de ontem!

sushil.jpg

Possa ! Que indecente pah !!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu aqui a o ogar, a babar... Que delícia de apresentação. [br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][br:)]

Quanto custou isto ?

Acho que foi 60€.

Como disse já faltam ai umas 7 ou 8 peças e ainda faltam mais 4 peças que vieram depois no final!

Quando é que te "arriscas" a fazer sushi em casa?[:D][;)]

Dificilmente gastas muitos menos que esse dinheiro em despesas iniciais[;)] Mas fazes mais quantidade (convidas amigos[;)]) e sobram coisas que podes aproveitar.

Porra, não consigo convencer ninguém cá do fórum a fazer Sushi[:D][8b]

Ok, lembro-me de ter dito, por PM, a alguém (Zizo, creio) que ia fazer um "manual" e nunca mais fiz...mas tenho que arranjar tempo para isso.

Se for uma pessoa que não seja daquelas que diz que não sabe cozinhar (todos sabem, se quiserem aprender, ou fazer tentativa/erro até lá chegar[;)]), com instruções bem dadas, e uns desenhos ou fotos, consegue fazer um sushi "comestível" sem grandes dificuldades (mas com algum trabalho)...seguindo receitas, o sabor não varia muito[;)]. Um sushi bem feito e bonito, ao fim de umas quantas vezes. Pouco a pouco melhora.

Quando é que te "arriscas" a fazer sushi em casa?[:D][;)]

Dificilmente gastas muitos menos que esse dinheiro em despesas iniciais[;)] Mas fazes mais quantidade (convidas amigos[;)]) e sobram coisas que podes aproveitar.

Porra, não consigo convencer ninguém cá do fórum a fazer Sushi[:D][8b]

Ok, lembro-me de ter dito, por PM, a alguém (Zizo, creio) que ia fazer um "manual" e nunca mais fiz...mas tenho que arranjar tempo para isso.

Se for uma pessoa que não seja daquelas que diz que não sabe cozinhar (todos sabem, se quiserem aprender, ou fazer tentativa/erro até lá chegar[;)]), com instruções bem dadas, e uns desenhos ou fotos, consegue fazer um sushi "comestível" sem grandes dificuldades (mas com algum trabalho)...seguindo receitas, o sabor não varia muito[;)]. Um sushi bem feito e bonito, ao fim de umas quantas vezes. Pouco a pouco melhora.

Eu já fiz uma vez [:p] Mas não correu de forma "perfeita" os rolos não estavam uniformes e fiz apenas os rolos, não foi mesmo um jantar japonês em condições. Até porque também nunca provei sopa miso e a intenção era somente fazer os rolinhos. [;)]

Uma sugestão para quem ruma ao Algarve:

Sushyama

Fica em Almancil. Quando estive no Algarve no mês passado fui lá jantar 2 vezes. É carote (min. 40€/ pax), mas o sushi é de elevada qualidade, quer em frescura dos ingredientes, quer na confecção, quer na originilaidade de algumas peças.

Fiquei fã !

Para quem visitar Madrid ... aconselho ir ao Kabuki na P Carmona ... é 10* ... Penso que ainda nao se encontra em portugal algo parecido ... a qualidade é realmente muito acima da média ...
Tem muita fusão entre comida japonesa e mediterrânea ... é excepcional ...

Pena os preços ... contem com 60/70€ p/ pessoa.

Sabado fui lá jantar (esperei 1.30h porque nao tinha reserva e sou cliente habitual) 3 pessoas foram 210€ [8b] eu e duas mulheres que comem pouco ehehe

Sushyama

Fica em Almancil. Quando estive no Algarve no mês passado fui lá jantar 2 vezes. É carote (min. 40€/ pax), mas o sushi é de elevada qualidade, quer em frescura dos ingredientes, quer na confecção, quer na originilaidade de algumas peças.

Fiquei fã !

Por acaso vou para o Algarve no final da semana e gostaria de saber os restaurantes Japoneses que há por lá.

O que disseste é uma sugestão, ainda que seja caro.

Para quem visitar Madrid ... aconselho ir ao Kabuki na P Carmona ... é 10*..........a qualidade é realmente muito acima da média ...
Tem muita fusão entre comida japonesa e mediterrânea ... é excepcional ...

Pena os preços ... contem com 60/70€ p/ pessoa.

Sabado fui lá jantar (esperei 1.30h porque nao tinha reserva e sou cliente habitual) 3 pessoas foram 210€ [8b] eu e duas mulheres que comem pouco ehehe

Kabuki? Conheço bem o de Tenerife![:D][:D]

... Penso que ainda nao se encontra em portugal algo parecido ...
Pode ser que qualquer dia abram um para os lados da capital...[;)]

Epah, fui a outro sushi um dia destes: Yokohama (sim, como os pneus [:)])

Fica ali perto da avenida da Igreja e gostei bastante.. o buffet fica a 14,90 por pessoa e gostei bastante da apresentação, quer do espaço em si [:cool:]

Durante a minha curta estadia pelo Algarve (Albufeira), fui jantar a um restaurante Japonês.

Gostei muito do espaço e da comida, apesar de ir um bocado a medo a pensar que ia sair dali alguma coisa meia achinesada... Mas afinal fiquei surpreendido pela positiva.

Deixo-vos aqui uma foto que tirei:

P7300001.jpg

Podem saber mais pormenores sobre o restaurante aqui: ALBUFEIRA.COM - Directório: Fuji, Restaurante Japonês

No Algarve só fui ao Tako Sushi na marina de Vilamoura. Recomendo. É muito bom e não fica muito caro (tendo como comparação os restaurantes a que costumo ir no Porto: Gosho, Sumo, Itamae...)

Sushyama

Fiquei fã !

Isso é muito caro!!!
No Gosho (considerado o segundo melhor do país quase empatado com o primeiro) pago em média 50€ para duas pessoas...

Voltar
Superior