Suícidio. Porquê?

não pode ser porque apenas dói estar vivo?

sem ser necessárias grandes explicações nem racionalizações dos assuntos,nem explicar quais as causas.... na maior parte é por causa de problemas psicológicos, digo eu....

O suicídio deriva de uma multiplicidade de factores; não há respostas unitárias para uma questao tão complexa.

Por exemplo, vejamos os seguintes casos:

(a) há gente que se suicida porque sofre de uma doença terminal que vai provocar imenso sofrimento;

(b) ha gente que se suicida porque sofre de perturbações mentais de vária ordem que nunca foram resolvidas e que acabam por encontrar um escape no suicídio.

Cada caso é um caso e devemos evitar ao máximo generalizar e fazer juízos de valor sobre as situações.
Concordo plenamente.[;)]
O que será que leva os militares da G.N.R a cometer suicidio?
Alguem me sabe dizer?
Também estou a tentar perceber o porquê.[;)]

Ou não...
Na minha opinião, e posso estar errado, tê-los no sítio é ser forte e lutar contra os problemas da vida que nos deitam abaixo[;)] E não desistir nunca.

Nem mais...
não acho nada que seja um acto de coragem. até pelo facto de quem comete estar a sofrer de alguma perturbação (mental ou derivada de um facto da realidade) que não o deixa tomar decisões ponderadas.

O caso da eutanasia (ou se preferirem suicidio para acabar com sofrimento de uma doença terminal) é outra história.

O que acham do suicídio?
É uma doença mental, uma acto de bravura, de fraqueza, de honra?

Para mim é uma grande cobardia, é alguém que não teve coragem de enfrentar os problemas, ou de começar uma vida nova, de mudar, de esquecer o passado.
Embora nunca diga que o não poderei um dia cometer...

Mas não compreendo porque á certos adolescentes que se suicidam porque nao namorada os deixou ou porque os papás não lhes fizeram a vontade, enquanto existem muitas pessoas neste mundo a passar fome e com poucas esperanças para sobreviverem e mesmo assim agarram-se á vida, enquanto outros destroem a vida.

A vida só há uma e mais nenhuma. Temos de a aproveitar e nunca a destruir voluntariamente.

Arriscar a vida até compreendo, dá um certo gozo e adrenalina. Mas sempre com consciência.

Mas ás vezes podemos ter uma tão baixa auto-estima, que nos leva a pensar que não merecemos o ar que respiramos, elvar-nos a cometer tal coisa, mas normalmente é só no momento.

Também tivemos muitos suicidas que eram génios, temos o exemplo do Vincent van Gogh que se matou aos 37 anos. Gosto muito de pensar nestas coisas, mas ás vezes começo a sentir medo destes pensamentos e fico confuso sem perceber nada. Definitivamente nisto não sou grande génio.

Perceber a mete humana é muito complicado. Percebo a minha e mal.
Desculpem lá este tópico mas gostava de saber a vossa opinião acerca deste assunto.

Ps: Os entendidos em Psicologia é que podiam dar uma opinião fundamentada;);)

Se queres a minhao opinião, a vida é tua e se tu decides acabar com ela pelas razões certas ou erradas a decisão é TUA. a sociedade condena e criminaliza o acto, não digo que não existam casos que não sejam mais do que um "cry for help" mas a realidade é que a vida é de cada um e a decisão é de cada um.

O que acham do suicídio?
É uma doença mental, uma acto de bravura, de fraqueza, de honra?

Para mim é uma grande cobardia, é alguém que não teve coragem de enfrentar os problemas, ou de começar uma vida nova, de mudar, de esquecer o passado.
Embora nunca diga que o não poderei um dia cometer...

Mas não compreendo porque á certos adolescentes que se suicidam porque nao namorada os deixou ou porque os papás não lhes fizeram a vontade, enquanto existem muitas pessoas neste mundo a passar fome e com poucas esperanças para sobreviverem e mesmo assim agarram-se á vida, enquanto outros destroem a vida.

A vida só há uma e mais nenhuma. Temos de a aproveitar e nunca a destruir voluntariamente.

Arriscar a vida até compreendo, dá um certo gozo e adrenalina. Mas sempre com consciência.

Mas ás vezes podemos ter uma tão baixa auto-estima, que nos leva a pensar que não merecemos o ar que respiramos, elvar-nos a cometer tal coisa, mas normalmente é só no momento.

Também tivemos muitos suicidas que eram génios, temos o exemplo do Vincent van Gogh que se matou aos 37 anos. Gosto muito de pensar nestas coisas, mas ás vezes começo a sentir medo destes pensamentos e fico confuso sem perceber nada. Definitivamente nisto não sou grande génio.

Perceber a mete humana é muito complicado. Percebo a minha e mal.
Desculpem lá este tópico mas gostava de saber a vossa opinião acerca deste assunto.

Ps: Os entendidos em Psicologia é que podiam dar uma opinião fundamentada;);)

O suicídio não se resume a um simples acto de cobardia,de bravura ou de fraqueza.Existem diversos factores que podem levar um ser humano ao suicídio.Desde a sua estrutura familiar,mental,física.O ambiente em que o indivíduo está inserido assume um papel de extrema importância.Por vezes uma depressão profunda pode levar ao suicídio.Uma desordem mental,uma perda,etc.As pessoas questionam-se do porquê.Cada indivíduo é um caso.A falta de apoio,a solidão,o isolamento,a depressão são alguns dos factores que podem desencadear no ser humano a vontade de colocar término à sua vida.É uma questão demasiado polémica para ser descrita em poucas palavras,mas um assunto de demasiada importância para ser olhado de ânimo leve.Quando ouvirem alguém insinuar que gostaria de se suicidar,não ignorem,ajudem,pois podem estar a salvar uma vida.Por vezes as pessoas ignoram pequenos avisos e depois torna-se tarde demais.

Última edição:
Eu aposto que num flash todos, ou pelo menos 99.9% se arrependem... agora... não há é maneira de eu ganhar a aposta, mas aposto que sim. A vida é demasiado preciosa, nem que seja no ultimo momento, por mais rapido que seja, todos se arrependem da cagada que acabaram de fazer e que já não vão a tempo de a corrigir, infelizmente.

Portanto eu encaro como um impulso inconsequente.

O suicídio não se resume a um simples acto de cobardia,de bravura ou de fraqueza.Existem diversos factores que podem levar um ser humano ao suicídio.Desde a sua estrutura familiar,mental,física.O ambiente em que o indivíduo está inserido assume um papel de extrema importância.Por vezes uma depressão profunda pode levar ao suicídio.Uma desordem mental,uma perda,etc.As pessoas questionam-se do porquê.Cada indivíduo é um caso.A falta de apoio,a solidão,o isolamento,a depressão são alguns dos factores que podem desencadear no ser humano a vontade de colocar término à sua vida.É uma questão demasiado polémica para ser descrita em poucas palavras,mas um assunto de demasiada importância para ser olhado de ânimo leve.Quando ouvirem alguém insinuar que gostaria de se suicidar,não ignorem,ajudem,pois podem estar a salvar uma vida.Por vezes as pessoas ignoram pequenos avisos e depois torna-se tarde demais.
As pessoas questionam-se, acho correcto todos nos questionar-mos, porquê? Isto não é tema como dizes e bem de se debater de ânimo leve mas em parte é polémico ou não fosse o depender de uma vida humana. Todos os factores que o podem desencandear resumistes muito bem no teu post ao qual partilho inteiramente.[;)]

Última edição:
Não acho que seja um acto de cobardia, penso que é dificl para uma pessoa certas situações, é dificil para uma pessoa que hoje tem tudo ( dinheiro, amigos, uma vida) e que amanhã vê-se sem nada, é muito dificil para o ser Humano lidar com isso.

As pessoas têm forças diferentes, umas conseguem lidar melhor com isso, outras não, eu já parei para pensar nisso e nas situações que levam as pessoas a cometer, como já disseram atrás a maior parte arrepende-se de o ter cometido por vezes tarde demais para voltar atrás.

Há situações que a pessoa não consegue controlar, é complicado, e comete-o.

Se um ser Humanao tem alguma depressão, e aqui há vários tipos de depressão, se não tiver um acompanhamento, não digo médico mas basta um amigo para apoiar e desabafar, falar um pouco, essa depressão é ultrapassada, a maior parte das depressões deve-se a um nivel de vida repetitivo, sem contacto com outros seres Humanos, as pessoas começam a afastar de todos e de tudo acabando por desaparecer no suicidio, se a pessoa não for forte para contrariar essa tendência desse "natural afastamento" é mau.

Nós que também andamos por ai temos de saber identificar estas situações e tentar ajudar, pois o que acontece é também o mesmo, afastamo-nos e pensamos "Ah, o problema é dele que o resolva." não, isso é errado, de uma maneira ou outra podemos estar a contribuir para o suicidio dessa pessoa, o suicidio não é só a morte, há também o suicidio social, onde as pessoas afastam-se completamente.

Um é definitivo o outro pode-se, quiça, ainda dar a volta por cima.

Todos nós já pensamos nele, por muito que digamos que não, pois é um tema tabu da nossa sociedade, como muitos outros.

abraços

Um amigo(bem, na verdade eramos mais conhecidos com amigos comuns, mas tambem agora não interesa) meu suicidou-se ontem à noite, atirou-se para o comboio.

argh.

Ainda tivemos bastante tempo juntos, mas que raio lhe passou pela cabeça? Não tinha problema de dinheiro nem falta de amigos, realmente são coisas que não fazem sentido.

E deixou o msn ligado com uma foto a sorrir (continua ligado neste momento)

rip

Última edição:
Não acho que seja um acto de cobardia, penso que é dificl para uma pessoa certas situações, é dificil para uma pessoa que hoje tem tudo ( dinheiro, amigos, uma vida) e que amanhã vê-se sem nada, é muito dificil para o ser Humano lidar com isso.

As pessoas têm forças diferentes, umas conseguem lidar melhor com isso, outras não, eu já parei para pensar nisso e nas situações que levam as pessoas a cometer, como já disseram atrás a maior parte arrepende-se de o ter cometido por vezes tarde demais para voltar atrás.

Há situações que a pessoa não consegue controlar, é complicado, e comete-o.

Se um ser Humanao tem alguma depressão, e aqui há vários tipos de depressão, se não tiver um acompanhamento, não digo médico mas basta um amigo para apoiar e desabafar, falar um pouco, essa depressão é ultrapassada*, a maior parte das depressões deve-se a um nivel de vida repetitivo, sem contacto com outros seres Humanos, as pessoas começam a afastar de todos e de tudo acabando por desaparecer no suicidio, se a pessoa não for forte para contrariar essa tendência desse "natural afastamento" é mau.

Nós que também andamos por ai temos de saber identificar estas situações e tentar ajudar, pois o que acontece é também o mesmo, afastamo-nos e pensamos "Ah, o problema é dele que o resolva." não, isso é errado, de uma maneira ou outra podemos estar a contribuir para o suicidio dessa pessoa, o suicidio não é só a morte, há também o suicidio social, onde as pessoas afastam-se completamente.

Um é definitivo o outro pode-se, quiça, ainda dar a volta por cima.

Todos nós já pensamos nele, por muito que digamos que não, pois é um tema tabu da nossa sociedade, como muitos outros.

abraços

Um amigo(bem, na verdade eramos mais conhecidos com amigos comuns, mas tambem agora não interesa) meu suicidou-se ontem à noite, atirou-se para o comboio.

argh.

Ainda tivemos bastante tempo juntos, mas que raio lhe passou pela cabeça? era um tipo calado, não tinha problema de dinheiro nem falta de amigos, realmente são coisas que não fazem sentido.

E deixou o msn ligado com uma foto a sorrir (continua ligado neste momento)

rip
Aqui fica a pergunta e que já foi questionada, o nós sociedade podemos fazer para tentar minimizar isso e o que coloquei a bold merece tom de resposta. Acho que é uma situação em crescendo e merece a devida preocupação, pode derivar de vários factores como já foi descrito, e como tal o que podemos fazer para minimizar isto, tentar ouvir as pessoas compreendê-las e se necessário encaminha-las para uma ajuda especializada. Como também apoiar quem fica a sofrer por essas perdas e acho que deve ser de uma frustação enorme nada poder fazer quando nos confrontamos com estes casos, de uma impotência total. Como tal acho que uma pessoa que comete estes actos deve estar num desespero total que não consegue ponderar com toda a lógica possivel e consegue ocultar o que irá fazer, temos de estar atentos ao minimo sinal que possa transparecer, e continuo achar que a nossa sociedade tem um papel preponderante e não dicriminar os mais diversos sinais.[;)]
Que consigas ultrapassar isso, pois a recordações ficam e é injusto como tudo termina assim.:(

*P.S: Uma depressão não é ultrapassada de ânimo leve ou com o falar com os amigos, quando ela está intalada é uma marca que permanece e tudo depende das pessoas em tentar ultrapassar as situações, mas as marcas ficam sempre e podes acontecer o caso de pensar que a conseguimos vencer e ela vir-se a intalar mais tarde. Uma pessoa depressiva tem de de se consciencializar em tentar aceitar o seu estado e viver da melhor maneira possivel isto no lado mais positivo da doença, o pior é que a depressão é uma dor dificil de se suportar, e isso existe as especialidades para melhor tratar estes casos, os amigos é uma ajuda mas não a cura para este mal.[;)]

O suicídio tem haver com expectativas de vida que saíram furadas... eu próprio já cheguei a dizer que prefiro morrer que ficar pra sempre no meu emprego

Eu aposto que num flash todos, ou pelo menos 99.9% se arrependem... agora... não há é maneira de eu ganhar a aposta, mas aposto que sim. A vida é demasiado preciosa, nem que seja no ultimo momento, por mais rapido que seja, todos se arrependem da cagada que acabaram de fazer e que já não vão a tempo de a corrigir, infelizmente.

Portanto eu encaro como um impulso inconsequente.
Há casos e casos... há quem tente, não consegue, e depois tenta outra vez e consegue. Há casos de quem tenta mas safa-se e dizem que no ultimo momento sentiram arrependimento e pensaram "os meus problemas podem ser resolvidos". Há-os, mas não me acredito nesses 99.999999999999% de arrependidos no ultimo momento.

Última edição:
Alternativa é encontrar algo que nos preencha e realize, não considero o suicidio um meio para resolver os nossos problemas, e por vezes só agrava de quem nos acompanha.[;)]

A 1ª alternativa a quem se pensa em suicidar por causa do emprego é despedir-se.

A partir daí, e como tu dizes, é "encontrar algo que nos preencha e realize"...

Voltar
Superior