Sport Zone - problema

Fosse a empresa minha, e me tivesse acontecido, tinha que arranjar o produto ao clientem nem que fosse comprá-lo a outro sítio. Para mim é natural, mas parece que para muito não é.

Sim, o ser de palavra estragou tudom caso contrário acho que já estava resolvido.

Eu não compraria nesses termos mas o Im4real não deixa de ter razão.

Se um funcionário da empresa lhe propôs o negócio assim, a mesma só tem é que lhe colocar o produto desejado à disposição. Nem que tenham de ir buscar à Fnac.

Mas falhou ao não ter nenhuma garantia da futura troca...

Supostamente não tinha? Ele usou aquilo no dia seguinte à compra, onde tinha sido dada a garantia que o produto estava na sport zone na sexta feira seguinte..É justo devolver o diferencial, mas no fim de contas foi gasto lá esse dinheiro em talão quando podia ter gasto noutro sitio qualquer, ou seja, tinha opção de compra. Mas se o tinha era no minimo estúpido ir gastar dinheiro para outra loja, digo eu.

Claro que deviam ter isso em atenção..Mas a questão é que o artigo só foi comprado porque foi garantido que o produto estava lá na sexta feira seguinte..não foi ficar à espera que viesse a câmera passados não sei quantos meses..parece que ninguém percebeu este ponto..O gerente da loja quando percebeu que foi esse o caso deu-me toda a razão mas que não podia fazer mais nada e teria que falar com os superiores.

Há na Fnac, mas não é da mesma empresa, não dá para ir lá e trocar. Só daria no Continente, mas como não vende neste..
"Mentira"? É que para além dessa, o gerente disse-me que após aquele fim de semana nem trocar podia aproveitando o desconto, coisa que não foi dita ao meu irmão.

A culpa é de quem dá formação a este pessoal, ou de cada vez que eu vá à loja tenho que falar com o gerente da loja para perguntar o que quer que seja? No meu trabalho se eu falho, o meu chefe assume a responsabilidade face ao cliente e depois eu levo nas orelhas.
Se ali há má gestão do pessoal, se nºao lhes dou formação, é-me externo.

Sim. Na realidade o dinheiro ainda não era teu. Apesar de já teres feito a compra e o valor do descontado já ter sido transferido para o teu cartão, nada te garantia que ficasses com o produto. E se a máquina que realmente viesse e não gostasses? Devolvias e eles davam-te o dinheiro. Mas não poderias gastar o desconto porque to seria exigido...

Estas promoções têm o seu quê na hora da troca... Eu percebo que o funcionário tenha errado ou a dizer ou a reservar. E é uma falha de facto. Mas quem te garante que o gerente não lhe deu nas orelhas em privado? Ou o teu chefe dá-te o raspanete à frente do cliente?

Tu querias o item A que não havia, e compraste o B aproveitando a promoção para logo a seguir trocar pelo A (que chegava sem promoção).

Eu não estou a colocar-me do lado da Sportzone (até o pode parecer). De facto alguém na loja falhou. Mas de todas as lojas que costumo comprar, a Sportzone é para mim das melhores no que respeita a trocas/devoluções...

Ou seja, este tópico não pretende resolução para um problema mas apenas fazer um desabafo...

No fundo, sentes-te enganado por ter gasto logo o valor do desconto em cartão e ficares sem a câmara a bom preço.

Concordo que foi chato......mas também foi imprudente gastar de imediato o valor do desconto.

O que deves fazer é apenas e só uma coisa: exigires o produto que compraste e ponto final!

É isto.

A loja está "moralmente" errada, mas o erro maior foi teu. Não devias nunca ter gasto os 105€ do desconto, uma vez que não tinhas o produto de forma definitiva. Faz todo o sentido que seja assim, pois caso não fosse, chegavas ào Continente e compravas 500 pacotes de arroz com 50% de desconto em talão, gastavas o desconto no dia seguinte, e passados dois dias ias devolver o arroz, para ficar com o montante original? Obviamente não .. isto está pensado de forma a que não haja fraudes com os descontos. A tua situação não é uma fraude, mas tens de compreender que do ponto de vista da loja poderia ser. Eles quando fazem as regras, não estão à procura de situações específicas, eles apenas vêem os clientes como um todo.

Eu percebo a situação em causa e até te dou razão em vários pontos.

No entanto, quando abres um tópico, não podes estar à espera de só ter palmadinhas nas costas. As pessoas têm o direito de não te dar razão. A questão é dúbia, por isso suscita respostas diferentes.

Quando se está num fórum, tem de se estar preparado para os elogios e... para as críticas.

É curioso que quase todos os tópicos deste género acabam assim... a pessoa que faz a reclamação cá no forum não gosta das respostas que ouve por cá e no fim manda fechar o tópico! Isto pior ainda quando as situações são assim para o complicado!

Eu por acaso uma vez comprei 20capacetes de ciclismo, pedi para chamar o responsável para explicar porque levava tantos e disse-lhe que alguns seriam para devolver, pois eram para uma prova e não sei se os venderia todos, só assim fazia a compra. Era um dia de descontos, acumulei 20 e tal € de desconto. No acto da compra disseram que depois ajustavam o desconto aos efectivamente vendidos. Na devolução de 2 ou3 dos capacetes, em que recebi o dinheiro da compra fiz questão de avisar o funcionário desse aspecto... ao que ele me disse, o desconto agora fica para si, já não podemos fazer nada! Basicamente, podia ter feito a compra, devolvia tudo e ainda ganhava os 20 e tal €!
Acredito que alguns se devem ter aproveitado destas "maroscas" para ganhar algum.

Edit: obviamente não gastei o desconto antes de fazer a devolução. Mais tarde deu para uma tshirt.

o que não falta por ai. Participo num forum de tecnologia e recentemente andei a trocar impressões para a compra de um tablet, para meu espanto, parece que é um desporto comprar para depois ir trocar...

Nos telemóveis isto parece-me é o dia a dia... depois vamos comprar novo e já tem fotos ou números de telemóveis na lista!

Enfim..o que é mau é as pessoas mandarem bitaites sem lerem as coisas..não gosto dos comentários? As pessoas podem criticar desde que leiam a história toda, não é ler na diagonal e depois dizer que afinal a "bicicleta que comprei era de mudanças A, quando comprei uma câmera".
Infelizmente há aqui muita gente que só quer mandar bitaites, nem se dá ao trabalho de ler e depois surgem comentários como o teu.

É curioso que quase todos os tópicos deste género acabam assim... a pessoa que faz a reclamação cá no forum não gosta das respostas que ouve por cá e no fim manda fechar o tópico! Isto pior ainda quando as situações são assim para o complicado!

Eu por acaso uma vez comprei 20capacetes de ciclismo, pedi para chamar o responsável para explicar porque levava tantos e disse-lhe que alguns seriam para devolver, pois eram para uma prova e não sei se os venderia todos, só assim fazia a compra. Era um dia de descontos, acumulei 20 e tal € de desconto. No acto da compra disseram que depois ajustavam o desconto aos efectivamente vendidos. Na devolução de 2 ou3 dos capacetes, em que recebi o dinheiro da compra fiz questão de avisar o funcionário desse aspecto... ao que ele me disse, o desconto agora fica para si, já não podemos fazer nada! Basicamente, podia ter feito a compra, devolvia tudo e ainda ganhava os 20 e tal €!
Acredito que alguns se devem ter aproveitado destas "maroscas" para ganhar algum.

Edit: obviamente não gastei o desconto antes de fazer a devolução. Mais tarde deu para uma tshirt.

Mas quem disse que quero o montante original? E quem disse que eu queria devolver o produto? Foi garantida a entrega do produto..Parece que ainda não ficou claro este ponto.

Se eu fosse chico esperto, tinha pegado nos itens e ia lá levar como se não fossem usados, mas não o fiz porque é errado. Nunca dei uso a alguma coisa e a devolvi depois.

Para avançar, o gerente da loja disse que eu podia levar os pesos que ele aceitava de volta e restituia os 350€. E como sempre disse e assumi, o que eu queria era o produto que foi reservado e não a restituição do valor, ou o que quer que seja.

A restituição do dinheiro para mim não me interessa, tive um produto empatado por culpa de terceiros, perdi tempo e dinheiro a ir lá e no fim fico na mesma? Poh..

A loja está "moralmente" errada, mas o erro maior foi teu. Não devias nunca ter gasto os 105€ do desconto, uma vez que não tinhas o produto de forma definitiva. Faz todo o sentido que seja assim, pois caso não fosse, chegavas ào Continente e compravas 500 pacotes de arroz com 50% de desconto em talão, gastavas o desconto no dia seguinte, e passados dois dias ias devolver o arroz, para ficar com o montante original? Obviamente não .. isto está pensado de forma a que não haja fraudes com os descontos. A tua situação não é uma fraude, mas tens de compreender que do ponto de vista da loja poderia ser. Eles quando fazem as regras, não estão à procura de situações específicas, eles apenas vêem os clientes como um todo.

Mas se eu devolvesse a máquina porque não gostava o problema já era meu, aqui a loja não tinha culpa nenhuma porque o 1º item já era o pretendido.

Agora garantirem um produto e depois não entregarem é completamente diferente ou não..?

Não está é fácil de perceberem a coisa, mas pronto.

Sim, comprei o B aproveitando a promoção. Mas só o fiz, e volto a repetir, porque o funcionário disse que era possível e que reservava o produto porque tinha confirmação em Viana. Se não posso confiar nos funcionários de lá faço o quê? Venho ao fórum perguntar antes? Ou vou sempre falar com o gerente de loja?

Sim. Na realidade o dinheiro ainda não era teu. Apesar de já teres feito a compra e o valor do descontado já ter sido transferido para o teu cartão, nada te garantia que ficasses com o produto. E se a máquina que realmente viesse e não gostasses? Devolvias e eles davam-te o dinheiro. Mas não poderias gastar o desconto porque to seria exigido...

Estas promoções têm o seu quê na hora da troca... Eu percebo que o funcionário tenha errado ou a dizer ou a reservar. E é uma falha de facto. Mas quem te garante que o gerente não lhe deu nas orelhas em privado? Ou o teu chefe dá-te o raspanete à frente do cliente?

Tu querias o item A que não havia, e compraste o B aproveitando a promoção para logo a seguir trocar pelo A (que chegava sem promoção).

Eu não estou a colocar-me do lado da Sportzone (até o pode parecer). De facto alguém na loja falhou. Mas de todas as lojas que costumo comprar, a Sportzone é para mim das melhores no que respeita a trocas/devoluções...

É isto.

O facto de teres pago naquele dia para aproveitar o desconto está correcto, o registo teria de ser feito naquela data.
Mas deverias ter pago a "reserva" (ficando com o comprovativo, claro) e não comprar uma outra camera para posterior troca. Pois essa troca gera um vale no valor anteriormente pago. Terias de repôr o valor em falta para trazer a nova camera.

Mas uma vez que não tem previsão de entrega (se fosse uma questão de dias, eu esperaria) e se aceitam todo o material, eu resolvia já o assunto.

Mas quem disse que quero o montante original? E quem disse que eu queria devolver o produto? Foi garantida a entrega do produto..Parece que ainda não ficou claro este ponto.

Se eu fosse chico esperto, tinha pegado nos itens e ia lá levar como se não fossem usados, mas não o fiz porque é errado. Nunca dei uso a alguma coisa e a devolvi depois.

Para avançar, o gerente da loja disse que eu podia levar os pesos que ele aceitava de volta e restituia os 350€. E como sempre disse e assumi, o que eu queria era o produto que foi reservado e não a restituição do valor, ou o que quer que seja.

A restituição do dinheiro para mim não me interessa, tive um produto empatado por culpa de terceiros, perdi tempo e dinheiro a ir lá e no fim fico na mesma? Poh..

Mas isso tu não podes controlar. Ninguém consegue garantir a 100% que o produto de facto vai ser entregue. Já vi vários casos de encomendas pagas que depois nunca chegam a ser concretizadas porque o produto é descontinuado ou simplesmente não existe para entrega. Um funcionário ao dizer que um produto "chega em tal dia", está a dar uma aproximação.. há diversas coisas que podem correr mal pelo caminho e o produto nunca chegar a ser entregue, como por exemplo falha de stock, produto descontinuado, fábrica fechada, fornecedor incompetente, etc, etc, etc... Se tu tiveres alguma experiência em comércio, do ponto de vista do vendedor, percebes facilmente que ninguém pode garantir a entrega de nada, a não ser quando o produto chega de facto ao vendedor. A obrigação da loja é apenas restituir o valor pago, em caso de não cumprimento da tal "promessa" verbal, nada mais do que isso. E um consumidor com alguma experiência deveria saber o que eu mencionei acima.

Mas se eu devolvesse a máquina porque não gostava o problema já era meu, aqui a loja não tinha culpa nenhuma porque o 1º item já era o pretendido.

Agora garantirem um produto e depois não entregarem é completamente diferente ou não..?

Não está é fácil de perceberem a coisa, mas pronto.

Sim, comprei o B aproveitando a promoção. Mas só o fiz, e volto a repetir, porque o funcionário disse que era possível e que reservava o produto porque tinha confirmação em Viana. Se não posso confiar nos funcionários de lá faço o quê? Venho ao fórum perguntar antes? Ou vou sempre falar com o gerente de loja?

Garantiam o produto e quiseste pagar antes mesmo dele chegar... Para o mim o difícil de perceber é comprar alguma coisa que não quero para aproveitar o desconto, uma vez que o funcionário disse que o que eu quero chega amanhã...

Garantiam o produto e quiseste pagar antes mesmo dele chegar... Para o mim o difícil de perceber é comprar alguma coisa que não quero para aproveitar o desconto, uma vez que o funcionário disse que o que eu quero chega amanhã...

basicamente também é o que eu penso. Eu até nem percebo a lógica da coisa, já que ao fazer a troca de um produto por outro, era suposto anularem o tal desconto de 30% do dia da compra do primeiro...

Pois, andei eu a perder tempo e dinheiro para no fim ainda ficar a ver navios.

O facto de teres pago naquele dia para aproveitar o desconto está correcto, o registo teria de ser feito naquela data.
Mas deverias ter pago a "reserva" (ficando com o comprovativo, claro) e não comprar uma outra camera para posterior troca. Pois essa troca gera um vale no valor anteriormente pago. Terias de repôr o valor em falta para trazer a nova camera.

Mas uma vez que não tem previsão de entrega (se fosse uma questão de dias, eu esperaria) e se aceitam todo o material, eu resolvia já o assunto.

Desse lado é que parece que não há experiência nessa área. Aqui é que é loja grande contra zé povinho. A minha maria trabalhava numa empresa de material médico e se falhassem uma encomenda tavam fodid*s..fosse pelo que fosse. Se se assumem compromissos são para se cumprir. Daqui a pouco dou 30 dias para fazer a obram mas depois afinal são 60.

Mas estamos sempre a supor neste caso, não entendo porquê. O produto foi CONFIRMADO e RESERVADO na outra loja.

Pois, aqui nem é o problema de empresas de terceiros, neste caso fornecedores, poris o produto já está na empresa, apenas deslocado.

Já percebi que ninguém falhou na sportzone e eu é que sou o chico esperto [:cool:]

Mas isso tu não podes controlar. Ninguém consegue garantir a 100% que o produto de facto vai ser entregue. Já vi vários casos de encomendas pagas que depois nunca chegam a ser concretizadas porque o produto é descontinuado ou simplesmente não existe para entrega. Um funcionário ao dizer que um produto "chega em tal dia", está a dar uma aproximação.. há diversas coisas que podem correr mal pelo caminho e o produto nunca chegar a ser entregue, como por exemplo falha de stock, produto descontinuado, fábrica fechada, fornecedor incompetente, etc, etc, etc... Se tu tiveres alguma experiência em comércio, do ponto de vista do vendedor, percebes facilmente que ninguém pode garantir a entrega de nada, a não ser quando o produto chega de facto ao vendedor. A obrigação da loja é apenas restituir o valor pago, em caso de não cumprimento da tal "promessa" verbal, nada mais do que isso. E um consumidor com alguma experiência deveria saber o que eu mencionei acima.

O funcionário disse que podia comprar aquele produto e que trocava pelo produto que ele confirmou e reservou e tinha os 30%..o que é dificil de perceber aqui?

Pois, não foi isso que foi dito pelo funcionário, e o gerente pediu desculpa por esse "lapso".

Se assim fosse não queria como é óbvio.

É claro a aldrabice do funcionário em querer meter dinheiro na caixa, mas se calhar não..eu é que fui o chico esperto que quis contornar o que quer que seja.

A parte em que foi dito que aproveitava o desconto na mesma por ser troca directa escapou?

Fui levado a querer que a câmera estava reservada, que os 30% se mantinham e no fim tudo era mentira. Nova técnica de venda que depois quem se lixe é o "chico esperto" do comprador?

basicamente também é o que eu penso. Eu até nem percebo a lógica da coisa, já que ao fazer a troca de um produto por outro, era suposto anularem o tal desconto de 30% do dia da compra do primeiro...

Im4real, compreendo a tua posição e de facto houve erro por parte da SportZone. O funcionário pode até nem ter dito que podias trocar mais tarde usufruindo dos 30% de desconto com o intuito de obter a venda... pode simplesmente tê-lo dito por engano, por não saber, ou até mesmo por nem querer saber!

Em todo o caso, com tanta volta que já destes, e tendo a possibilidade de devolver tudo e ficar com o montante inicialmente gasto, era o que eu faria e ia comprar noutro sitio qualquer.
Já perdeste imenso tempo para a frente e para trás, e a coisa parece não se resolver. Podes dizer que devolvendo tudo, esse tempo foi perdido em vão, mas a probabilidade é que ainda venhas a perder mais e no entretanto andas-te a chatear sem necessidade.
No fim de contas, se assim achares, deixa ainda uma reclamação por escrito para tentar evitar que estas situações ocorram novamente.

Voltar
Superior